FlatOut!
Image default
Car Culture História

Uhlenhaut Coupe: a história do primeiro Fórmula 1 de rua da Mercedes

Na semana passada falamos sobre a linha do tempo alternativa do 300SL, que deu origem a todos os supercarros da Mercedes — do protótipo C112 ao atual AMG One, passando pelo SLR McLaren, que foi inspirado no lendário 300SLR dos anos 1950. Conforme explicamos, o 300SLR, apesar do número 300, da sigla SL e das portas asa-de-gaivota, não tinha relação alguma com o 300SL de corrida ou de rua. Ele era ainda mais radical. Nascido como um carro de Fórmula 1 na mesma época em que o 300SL, ele ganhou as ruas e deu origem a um dos esportivos mais radicais já fabricados até hoje: o Uhlenhaut Coupé. A história do Uhlenhaut Coupé começou em 1954, quando a Mercedes desenvolveu seu novo carro de Fórmula 1. Naquele ano o regulamento passou a exigir motores aspirados de 2.500 cm³ ou sobrealimentados de 750 cm³. A Mercedes, que tradicionalmente usava motores "kompressor", até desenvolveu um motor de 750 cm³ sobrealimentado capaz de produzir 390 cv a 10.000 rpm, mas além de usar 100 cv só para operar o