na semana passada falamos sobre a linha do tempo alternativa do 300sl que deu origem a todos os supercarros da mercedes — do prototipo c112 ao atual amg one passando pelo slr mclaren que foi inspirado no lendario 300slr dos anos 1950 conforme explicamos o 300slr apesar do numero 300 da sigla sl e das portas asa de gaivota nao tinha relaçao alguma com o 300sl de corrida ou de rua ele era ainda mais radical nascido como um carro de formula 1 na mesma epoca em que o 300sl ele ganhou as ruas e deu origem a um dos esportivos mais radicais ja fabricados ate hoje o uhlenhaut coupe a historia do uhlenhaut coupe começou em 1954 quando a mercedes desenvolveu seu novo carro de formula 1 naquele ano o regulamento passou a exigir motores aspirados de 2 500 cm³ ou sobrealimentados de 750 cm³ a mercedes que tradicionalmente usava motores kompressor ate desenvolveu um motor de 750 cm³ sobrealimentado capaz de produzir 390 cv a 10 000 rpm mas alem de usar 100 cv so para operar o compressor que gerava 4 4 bar o consumo de combustivel era 2 3 vezes maior que um motor aspirado com a mesma potencia foi assim que a mercedes acabou desenvolvendo um motor aspirado de 2 5 litros para seu novo carro ele tinha oito cilindros em linha comando de valvulas desmodromico e um sistema de injeçao de combustivel derivado do v12 db602 usado no caça messerschmitt bf 109e o resultado foram 261 cv — quase 105 cv/litro um feito e tanto para a epoca como o sl w194 o novo formula 1 da mercedes foi baseado em um chassi tipo spaceframe feito com tubos de liga leve de magnesio para manter o peso baixo o motor ficava posicionado atras do eixo dianteiro por causa dos freios em vez de usar discos uma tecnologia nova que vinha sendo usada nos avioes e tambem pela jaguar — a mercedes optou por usar os velhos e confiaveis tambores e ai veio o problema ele tinha tambores maiores que as rodas de 16 polegadas o jeito foi instalar os tambores no eixo em um arranjo inboard [caption id= attachment_224187 align= aligncenter width= 716 ] ai estao os tambores espetados no eixo[/caption] o efeito colateral foi o motor recuado em posiçao central dianteira em tese isso e bom para o comportamento dinamico mas neste caso ele causou outro problema o cambio ficou recuado demais e precisou invadir o cockpit consumindo praticamente todo o espaço para as pernas do piloto e como se nao fosse o bastante o motor ainda era inclinado para manter a dianteira baixa o que resultou em um volante do motor excentrico em relaçao ao virabrequim eles se conectavam por meio de uma coroa forjada no meio do virabrequim em azul na imagem abaixo que movia uma arvore ligada ao volante na outra ponta em amarelo alem de fazer a sincronizaçao do comando de valvulas no cabeçote conjunto em verde e mover a bomba de oleo em vermelho claro com isso o piloto ficava com o tunel da transmissao entre suas pernas e tinha o pedal de embreagem e um pedal de freio no lado esquerdo e um pedal de freio e o acelerador no lado direito para que as tecnicas de pilotagem como trail braking left foot braking e punta tacco nao fossem afetadas [caption id= attachment_224186 align= aligncenter width= 705 ] note o tunel dividindo o footwell em dois a embreagem e o freio na esquerda e o freio e o acelerador quase escondido na direita tambem e possivel ver a inclinaçao e o recuo do motor e como o plenum da admissao criou o ressalto no capo do slr[/caption] batizado w196 o novo mercedes nao ficou pronto a tempo de estrear nas primeiras provas da temporada de 1954 e so foi estrear em julho no gp da frança em reims onde vestiu sua carroceria aerodinamica que cobria as rodas na epoca isso era permitido entao a mercedes desenvolveu duas carrocerias uma com as rodas expostas para circuitos mais travados e uma versao aerodinamica com as rodas cobertas para circuitos rapidos — que eram monza reims silverstone naquela primeira temporada [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 224189 224191 ] o carro era insanamente rapido fangio venceu quatro das seis provas que disputou com o w196 e conquistou seu segundo titulo os outros dois pilotos karl kling e hans hermann pontuaram em todas as corridas que terminaram das pistas para a estrada naquele mesmo 1954 a mercedes começou a desenvolver o sucessor do 300sl para as corridas de endurance e usou como base seu vitorioso carro de formula 1 com uma adaptaçao no chassi para deslocar para a esquerda o banco do motorista e incluir mais um banco — algo exigido pelo regulamento do recem criado mundial de carros esporte wsc o avo do atual wec — e uma carroceria tipo barchetta para manter o peso baixo o motor oito em linha teve seu deslocamento e taxa de compressao aumentados passando a desenvolver 310 cv como o nome w196s soava pouco atraente a mercedes decidiu batiza lo como 300slr baseada no mesmo padrao de seus carros de rua 300 por causa do motor e slr significando super leicht rennen ou super leve de corrida a estreia do carro aconteceu na lendaria mille miglia de 1955 prova em que foram inscritos stirling moss juan manuel fangio karl kling e hans hermann e que terminou com uma dobradinha moss fangio — na qual o britanico desenvolveu as pace notes com seu navegador denis jenkinson da italia os 300slr foram para le mans na frança onde eram os favoritos afinal o carro novo era consistente e a mercedes ja havia faturado a prova com um modelo menos potente como o carro usava freios de tambor e tinha potencial para esbarrar nos 300 km/h ao final da hunaurdieres/entrada da mulsanne a mercedes ate desenvolveu um freio aerodinamico para o carro foi justamente por causa deste sistema de freios que a historia do w196 da mercedes e do proprio automobilismo mudou [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 224200 224199 ] na 35ª volta mike hawthorn estava na ponta com seu jaguar d type seguido pelo retardatario lance macklin em seu austin healey 100 e por pierre levegh em seu mercedes 300slr ao entrar na reta dos boxes hawthorn recebeu um sinal da equipe para parar e reabastecer alem de ser ser equipado com um seis em linha de 3 4 litros e 245 cv leia mais sobre ele aqui o d type era um carro leve pesando apenas 840 kg graças a construçao monocoque em aluminio e era o unico carro equipado com freios a disco tecnologia de ponta em 1955 quando todos os outros carros usavam freios a tambor incluindo o austin healey e os mercedes quando hawthorn freou para encostar nos boxes macklin nao conseguiu reduzir a velocidade com a mesma eficiencia e jogou o carro para a esquerda logo atras dele vinha levegh a toda velocidade seguido por juan manuel fangio que estava na segunda posiçao e vinha tentando ultrapassar o colega de equipe que estava algumas voltas atras levegh nao conseguiu parar nem desviar a tempo teve a visao obstruida por uma nuvem de poeira e acabou dando com a roda dianteira esquerda na traseira do austin healey o 300 slr levantou voo e capotou algumas vezes sobre as barreiras de feno na beira da pista desintegrando se no processo pedaços da carroceria de magnesio desprenderam se e atingiram a multidao bem como eixo dianteiro e o pesado bloco do oito em linha para piorar boa parte dos componentes da carroceria entrou em combustao o magnesio e um metal altamente inflamavel e as chamas nao se extinguem com agua o resultado foi a maior tragedia da historia do automobilismo com 84 mortos e 120 feridos https //www youtube com/watch v=rmoh5hzaazk diante do tragico acontecimento a mercedes se retirou da prova varias outras corridas foram canceladas e a suiça baniu as provas de circuito em seu territorio alem de se retirar de le mans a mercedes ainda optou por deixar o automobilismo ao fim daquele ano a fabricante ainda disputou o tourist trophy em dundrod na irlanda prova valida para o wsc que a mercedes fechou o podio com seus pilotos nas tres primeiras colocaçoes depois veio a targa florio onde a mercedes conseguiu mais duas vitorias e faturou o titulo daquele ano — que acabou esquecido com a lembrança permanente da tragedia o uhlenhaut coupe antes do tragico desfecho de le mans a mercedes havia desenvolvido uma versao fechada do 300slr para disputar a carrera panamericana o modelo tinha um visual muito parecido com o do 300sl de rua e adotou as mesmas portas asa de gaivota do esportivo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 224212 224213 224214 224215 ] foram feitos dois prototipos que estavam em desenvolvimento quando a tragedia de le mans aconteceu e a carrera panamericana foi cancelada para nunca mais voltar alem disso com a mercedes anunciando o fim de seu programa de automobilismo dois prototipos ficaram sem uso na fabrica e foi assim que nasceu o primeiro carro de formula 1 de rua da mercedes o chefe da divisao esportiva rudolf uhlenhaut a adaptar um dos carro para seu uso pessoal sim um carro de rua com chassi e motor de formula 1 usado diariamente para desespero dos vizinhos de uhlenhaut como era um carro de rua licenciado para vias publicas ele logo ficou conhecido informalmente como o carro mais rapido do mundo sendo capaz de chegar aos 290 km/h diz uma lenda que uhlenhaut certa vez estava em munique atrasado para uma reuniao em suttgart a cerca de 220 km de distancia e precisou de apenas uma hora para chegar ao destino ainda no fim dos anos 1950 uhlenhaut deixou de usar o cupe e passou a usar outros carros de serie da mercedes ele se aposentou em 1972 sem nunca ter possuido um carro em seu nome quanto aos dois exemplares do uhlenhaut coupe eles se diferenciam principalmente pela cor do interior um deles usa o tecido xadrez azul o outro usa o tecido xadrez vermelho o carro tambem tinha a posiçao bizarra de dirigir com o tunel entre as pernas e provavelmente por esta razao a mercedes jamais cogitou coloca lo em produçao seriada as principais casas de leilao do mundo como a bohnam s a rm auctions e a gooding & co estimam que os uhlenhaut coupe valham entre 50 milhoes e 60 milhoes de euros o que faria dele um dos carros mais caros da historia [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 224223 224218 224221 224244 ] felizmente a chance de esse carro parar em nas maos de especuladores guardado em uma coleçao discreta para raramente ser visto em açao a mercedes mantem os dois exemplares no acervo de seu museu em stuttgart e sempre participa de eventos de classicos como a mille miglia carrera panamericana targa florio goodwood revival e festival of speed https //www youtube com/watch v=5cc1_d8prlm
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