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Zero a 300

Um 190E 2.5-16 EVO II novo | O carro da Xiaomi | O 911 volta a ser aspirado e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Suzuki mostra conceitos kei off-road

Parece que realmente a nova mania japonesa é o kei-car para aventuras fora-de estrada; a Suzuki mostrou os carros que farão parte de sua exposição no próximo Salão de Tóquio em 2024, e eles são realmente divertidos: uma versão levemente modificada do novo supermini Swift, uma prévia do Spacia Gear de última geração equipado para acampamento e uma versão do mini-caminhão Super Carry projetado para off-road.

Primeiro, há o Swift Cool Yellow Rev Concept. Este é o mais simples deles: basicamente uma versão personalizada do Swift normal.  A cor chama-se “Cool Yellow Metallic”, e é combinada com gráficos “Swift” no perfil, detalhes em cinza escuro, coberturas dos faróis e um conjunto de rodas de liga leve com acabamento preto. Não há menção a nenhuma modificação mecânica, seja em motor e câmbio ou suspensão.

Bem mais legal e diferente é o (respire fundo) Suzuki Super Carry Mountain Trail Concept. Basicamente é o caminhãozinho kei da marca, transformado num off-road extremo. Bom, pelo menos na aparência. As portas e a caçamba traseira foram substituídas por estruturas tubulares, com um “exoesqueleto” protegendo toda a pequena cabine avançada.

Há um rack de teto com uma barra de LED, um conjunto de rodas com beadlock e pneus off-road, uma roda sobressalente externa e uma placa protetora de metal abaixo do para-choque dianteiro. De novo, não há alterações mecânicas, mas pelo menos, mudou bastante a personalidade do carrinho. E a especificação original deve ser suficiente aqui: tem tração nas quatro rodas, câmbio manual de cinco marchas, e o motor é o tradicional tricilíndrico turbo de 658 cm³ da categoria kei.

Por fim há a extremamente quadrada Van Spacia, que vira uma cozinha móvel no conceito Suzuki Spacia Papa Boku Kitchen Concept. Tem uma grade em estilo diferente e jipístico, e toda a cara de carro off road, embora não seja.  Vem com uma cozinha atrás dos bancos traseiros, que segundo a marca, existe para “melhorar a colaboração entre pais e filhos por meio de atividades culinárias durante acampamentos familiares.”

Além desses três, a Suzuki também apresentará outros veículos de sua linha no salão, claro. O Tokyo Auto Salon 2024 será realizado de 12 a 14 de janeiro. (MAO)

 

Novo 911 pode voltar a ser aspirado

Confesso curiosidade a respeito do futuro do Porsche 911; agora que a empresa decidiu que sempre será seis cilindros, e recentemente turbinou quase todos eles, para onde evoluir? Como continuar fazendo-o diferente e interessante?

Parece que voltando um passo para trás. A empresa está se preparando para uma atualização de seu carro-símbolo para 2024, conhecida internamente como “992.2”. Aparentemente está ganhando novos motores; e pasme, se acreditarmos nos boatos da indústria, voltará a opção aspirada nos carros básicos. Sim, o carro básico aspirado, e “Turbo” será um nome que significa a presença de turbocompressor, de novo. Hoje todo 911 é turbo (fora alguns GT3 especiais), e o “Turbo” só é mais turbo que os outros turbo, mas todo mundo no fim é, bem, … turbo. Sim, confuso.

O boato chega via a revista americana Car and Driver, que afirma que um motor de seis cilindros e 3,6 litros está chegando em configurações de aspiração natural e biturbo. Este motor não será um acréscimo à linha; em vez disso, substituirá os motores existentes.

Segundo a revista, o 911 GTS adotará a configuração de motor aspirado com um pequeno auxílio elétrico, um motor de 90 cv dianteiro que fará o carro um 4×4, mas que não pode ser carregado na tomada. O atual 911 GTS tem um motor biturbo de 3,0 litros.

O 911 Turbo, por sua vez, então viria com menos cilindrada: dos 3,8 litros hoje, para este novo 3,6, agora turbo. Hoje, o 911 Turbo tem 572 cv, ou 640 cv na versão S. O GT3, segundo essa especulação informada, continuaria um 4 litros aspirado.

Por enquanto, nada de 911 elétrico; a empresa resolveu esperar para ver o futuro de perto, e se acontecer, somente na década de 2030. (MAO)

 

O primeiro carro da Xiaomi

Assim como a briga Apple vs Samsung foi atrapalhada pela chinesa Xiaomi, agora a discussão Tesla Model S vs Porsche Taycan vai se tornar sem sentido também: conheça o primeiro automóvel da marca de smartphone Xiaomi.

É um carro elétrico, chamado SU7. Mede 4.997 mm de comprimento em um entre eixos de 3.000 mm, e tem um incrível Cx de apenas 0,195. Tem várias versões, que para confundir todos, são chamados de V6, V6S e V8S, apesar de nenhum motor a combustão estar presente no veículo, em V ou otherwise.

O V6 básico têm um único motor atrás e dá 299 cv e 41 mkgf de torque às rodas traseiras. Faz o 0-100 km/h em 5,28 segundos. A autonomia é de 668 km.  O V8 vem com dois motores, 4×4, 673 cv, e faz o 0-100 em 2,78 segundos. Tem autonomia de 800 km.

O V8 é mais rápido e veloz que o Taycan, e tem mais autonomia que o Tesla. A tecnologia de carregamento rápido de 800 volts do V8 significa que você pode adicionar 220 km de autonomia em 5 minutos, ou 390 km em 10 minutos quando conectado a uma estação adequadamente rápida.

Como é de se esperar de uma empresa de smartphone, tecnologia e tela de mais de 16 polegadas de infotainment fazem parte do pacote. O pacote autônomo consiste em lidar, câmeras e radar, que inicialmente oferecem condução sem intervenção em rodovias e estacionamento automático, mas podem expandir o elemento de direção autônoma para as ruas da cidade.

O preço ainda não foi divulgado, bem como os países onde será vendido, fora da China; parece que não vai para os EUA. Devemos saber mais no início do ano que vem. (MAO)

 

HWA EVO: a volta do 2.5-16 EVO II como um restomod

A Mercedes-Benz tem longa tradição em carros extremamente velozes e efetivos em pista; mas quando se fala de carros esporte de verdade, aqueles que não são apenas rápidos, mas satisfatórios para se dirigir rápido apenas pelo prazer de dirigir rápido, são mais raros. Alguns, como o autor, diriam que existe apenas um: o 190E. Especialmente as versões de homologação para pista com cabeçote Cosworth DOHC de 16 válvulas. E entre essas, a melhor de todas, claro, o 190E 2.5-16 EVO II. Pode ser um esquisito batmóvel cheio de asas e alargadores de paralama, mas é um carro que, segundo todas as avaliações, é quase divino para o ato de dirigir com vontade.

O 190E 2.3-16 e seus sucessores são da era pré-AMG; quando existiram a AMG era uma preparadora independente, mas uma que conhecia bem o carro: era parte da campanha de competição dele no DTM. A AMG era cria do cérebro de um certo engenheiro ex-Mercedes chamado Hans Werner Aufrecht. Quando A Mercedes-Benz comprou a AMG nos anos 1990, Herr Aufrecht criou uma nova “AMG”, focada em competição, usando suas iniciais: a HWA.

Agora, a HWA publicou imagens de seu anova aventura nas ruas, e não nas pistas: um restomod do Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evo II. A HWA chama-o simplesmente de EVO, e parece que será uma “Singerização” do carro.

Não, não se aflija: nenhum dos raros (e, francamente, perfeitos como são) 2.5-16 Evo II originais foram machucados na confecção deste carro. A empresa compra 190 E normais, carros que foram fabricados aos milhões, e o transformam num “2.5-16 Evo II moderno”.

As imagens mostram um carro bastante similar ao original, sem muitos exageros que são tão comuns nos restomods hoje em dia. A HWA ainda não forneceu especificações técnicas sobre o carro. O motor original de 2,5 litros e 232 cv certamente não será usado; de novo, é raro e especial demais para isso. Como é parte integrante da mítica do carro, com sua suavidade a baixa rotação e grito de competição em alta, ficamos curiosos em saber o que será usado aqui. Pode estragar a coisa toda se escolhido errado. Veremos.

Seja qual for o caso, o carro tem muito pedigree, e promete. Mas como sempre neste tipo de coisa, não é para gente normal: você já pode encomendar o seu, aparentemente, direto com a empresa alemã, por preços que iniciam em € 714.000 (R$ 3.834.180), na Europa. Barrabás! (MAO)