A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Um Camaro de 1.000 cv para encarar os Hellcat no quarto-de-milha como nos velhos tempos

A Fireball é uma preparadora americana que prepara Camaros de 9 segundos, ganha alguns títulos e quebra alguns recordes no circuito americano de drag racing. Mas em seu projeto mais recente eles decidiram fazer um Camaro para as ruas… e você já imagina qual é o resultado não?

O carro foi apresentado nesta semana durante o SEMA Show. Seu nome é Fireball 900, e ele entrou na oficina da preparadora como um mero Camaro SS, equipado com seu V8 LT1 6.2 de 461 cv, e saiu de lá com nada menos que 990 bhp — que, convertidos, são 1.003 cv no virabrequim.

A mágica envolveu a instalação de um compressor de polia, o retrabalho dos dutos do cabeçote, um novo trem de válvulas (com comando, molas, balancins e varetas de alto desempenho), bielas de cromo-molibdênio, uma nova bomba de combustível, admissão redimensionada, coletores de escape de aço inoxidável, e catalisadores de alto fluxo. Para transferir essa brutalidade para as rodas (e também reduzir a perda mecânica no caminho) o carro ganhou um novo eixo traseiro com aço de alta resistência, um novo cardã de alumínio e pneus radiais de arrancada.

Colocado no dinamômetro, o Fireball 900 marcou nada menos que 838 cv nas rodas traseiras. A preparadora calcula uma perda de cerca de 20%, o que resulta nos 990 bhp declarados.

Camaro-3

Além da preparação mecânica o Fireball 900 também ganhou novas rodas de liga leve, conjunto de emblemas da preparadora, um novo capô e um conjunto de splitter, saia e spoiler traseiro para otimizar a aerodinâmica do muscle car.

Como dissemos mais acima, a melhor parte é que não se trata apenas de um conceito para o SEMA ou um carro de arrancada, mas sim um modelo de rua que pode ser comprado por qualquer pessoa com US$ 90.000 na conta. Como diz a preparadora, são menos de US$ 100 por cavalo-vapor.

Matérias relacionadas

O Lotus Exige Sport ganhou 380 cv para envergonhar supercarros na pista

Leonardo Contesini

Um funcionário da McLaren salvou a vida do motorista deste 650S – e recebeu uma medalha por isso

Dalmo Hernandes

Este é o novo BMW Série 1 Sedan que não teremos por aqui

Leonardo Contesini