É a dúvida que todo homem enfrenta uma vez na vida: uma ilha particular ou um supercarro? Quer dizer, nem todo mundo tem esta dúvida. Bem, na verdade a gente sabe de um cara, e ele nem está em dúvida: Emilio Cirelli, um corretor de imóveis que mora na Flórida, EUA, quer trocar sua ilha por um Porsche 918 Spyder. Será que ele vai conseguir?
A história anda circulando pela internet há alguns dias e, bem, dá para entender o motivo: tem alguém querendo trocar uma ilha por um carro, cara!
Ao lado do McLaren P1 e da Ferrari LaFerrari, o Porsche 918 Spyder é um dos membros da santíssima trindade dos hipercarros — era só disso que todo mundo falava até pouco tempo atrás. Só porque não custa relembrar: estamos falando de um V8 naturalmente aspirado de 4,6 litros e 615 cv, mais três motores elétricos que elevam este número para 887 cv. E ainda tem os 130 mkgf de torque. Canalizados através da caixa PDK de dupla embreagem e sete marchas, esta força toda é capaz de levar o 918 até os 100 km/h em 2,5 segundos, com máxima de 346 km/h.
O problema é que só fizeram 918 deles, e todos foram vendidos antes de as entregas começarem. Não precisa ser um gênio nem um especialista no mercado automotivo para saber o que isto significa: comprar um 918 Spyder tornou-se um investimento. Quando novo, um exemplar custava cerca de US$ 900 mil (ou por volta de R$ 2,8 milhões). Hoje, os poucos exemplares usados custam algo entre R$ 1,5 milhões e R$ 1,8 milhões (entre R$ 4,7 milhões e R$ 5,7 milhões) — ou seja, praticamente o dobro do preço.
Para Cirelli, pagar muito mais do que ele acredita que seja um valor justo pelo Porsche 918 não faz sentido. E não é como se ele estivesse trocando a ilha onde mora, seu único pedaço de terra, por um superesportivo. Cirelli não é o Johnny Castaway…
É como dizem na internet: se você lembra disso, é porque está ficando velho
Cirelli é corretor do mercado imobiliário há quase 30 anos — desde que se mudou de Nova Jersey para a Flórida — e, há cerca de dez anos, realizou o sonho de comprar sua própria ilha, que fica na cidade de Port Orange e tem três acres, ou cerca de quatro quilômetros quadrados. De acordo com o anúncio no Racing Junk, site de classificados americano dedicado aos carros de corrida, a ilha foi inspecionada e está livre de contaminação no solo e nela não habitam quaisquer espécies protegidas — ou seja, está pronta para receber um resort turístico ou outro investimento do tipo.
O anúncio também esclarece que há duas opções para adquiri-la: ou você paga US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,16 milhões, em conversão direta) ou dá em troca um Porsche 918 Spyder. Considerando os valores envolvidos, que estão bem longe da nossa realidade, nos parece um bom negócio.
Um detalhe interessante: a verdade é que esta não é a primeira vez que Cirello propõe sua ilha em troca de um supercarro: em 2013, ele anunciou a propriedade no Craigslist por US$ 1,2 milhão (R$ 3,8 milhões)… ou uma Ferrari Enzo. O que o fez mudar de ideia?
De acordo com uma entrevista com Cirelli no site Teamspeed, o corretor imobiliário acredita que o Porsche 918 é um carro mais confiável para uso diário do que uma Ferrari ou McLaren — mesmo sem nunca ter guiado um. “Eu tenho um 911, e acredito que o Porsche é um dos melhores carros já feitos. É utilizável, é mais barato, a manutenção é melhor”, Cirelli afirma. “É só entrar nele e sair dirigindo. Não dá para dirigir uma Ferrari todo dia.”