o dodge polara e um caso curioso no brasil o modelo nasceu como o hillman avenger no reino unido com o pacote basico dos carros compactos da epoca como o chevrolet chevette o ford escort o datsun 310/bluebird e o toyota corolla combinando uma carroceria de baixo peso a um motor dianteiro e traçao traseira na europa ele teve boa reputaçao na epoca ganhando ate mesmo versoes esportivas de rua — o avenger tiger de 92 cv e 890 kg que acelerava de zero a 100 km/h em 9 segundos no brasil contudo ele foi lançado em um momento socio economico um tanto conturbado o que tambem afetava a operaçao local de sua fabricante a chrysler do brasil por isso apesar de ter seus fas incondicionais a historia e detalhes tecnicos do dodge 1800/polara sao razoavelmente desconhecidos entre os entusiastas brasileiros o flatouter paulo zalewsky e um dos fas do modelo engenheiro mecanico ele trabalha com calibraçao de motores na industria e nos ofereceu um ponto de vista tecnico sobre o motor do polara — que voce le a seguir leo contesini sempre achei muito curiosa e fascinante a politica expansionista que a chrysler adotou nos anos 60/70 querendo abraçar novos mercados e expandir o dominio no mercado mundial levando mais longe a iconica concorrencia das tres grandes de detroit a america do sul foi onde teve a meu ver uma das investidas mais fortes deles foi significante a sua participaçao no mercado europeu e em outros mercados como o oriente medio tambem aqui no brasil começou com a compra da simca na decada de 60 para se tornar a chrysler do brasil tivemos a chrysler europe rootes group simca e etc chrysler fevre na argentina uma parceria com a mitsubishi e no oriente medio uma especie de joint venture com a iran khodro a estatal iraniana que na epoca nao era estatal para construir carros e incentivar a industria nacional do pais que ja foi contada em um passado aqui uma das coisas mais comuns que existem e tirar o motor original do polara e enfiar qualquer coisa ali geralmente um ap veja bem eu tambem sou apzeiro possuo um gol gt alem do meu polara 76 so acho um absurdo tremendo olhar para o motor dele e achar que e um motor ruim por ser ainda varetado ou usar carburador horizontal grande erro que se comete julgando o livro pela capa venho aqui hoje introduzir o leitor ao mundo desconhecido do avenger engine que nasceu na europa em 67 teve a sua fase tropical na america do sul possuindo um bloco exclusivo no brasil durando ate 90 na argentina e morrendo apenas recentemente em 2024 no ira e que ainda possui uma comunidade muito unida apaixonada e dedicada a manter esse motor vivo ate hoje a chrysler querendo ganhar mercado na europa lança na europa um seda compacto para combater o escort da epoca tarefa dificil ja que o mesmo alem de ser um bom carro familiar tinha uma boa fama dos ralis da epoca o hillman avenger foi lançado em 1967 com a missao de embalar as vendas do grupo rootes visto que o hillman imp nao teve o sucesso esperado hoje vou me atentar apenas no seu motor que tambem saiu no hillman hunter que levou ele ao oriente medio o seu motor em um primeiro olhar nao possui nada demais um classico ohv comando no bloco cabeçote com balanceiros e varetas 8v litragem indo de 1100cc ate os 1600cc camara de combustao no bloco ou seja cabeçote plano quenchless engine como todo bom motor ingles carburador de venturi variavel eletrica lucas um bom automovel ingles segundo david vizard autor de varios livros sobre preparaçao de motores e grande nome na industria o motor foi projetado por um genio chamado john infelizmente neste artigo onde ele menciona o engenheiro chefe nao se lembrou do sobrenome de qualquer forma john projetou um motor destinado a ser o mais ecologico possivel sem ter um catalisador a camara de combustao deste motor era pelo menos para um motor moderno nao convencional tambem menciona que nunca havia visto um cabeçote com tanto fluxo na bancada isto tudo de um motor original linha de produçao observe na foto abaixo como sao grandes as valvulas mesmo de um cabeçote oem [caption id= attachment_380350 align= aligncenter width= 899 ] cabeçote de um dos dodginhos do polycarpo [/caption] na epoca david tinha um avenger gt com um par de carburadores stromberg acredito que verticais com uma placa 1/16 1 5mm isolando parcialmente o escape do coletor de admissao com um furo no meio em um dado momento ele fechou esse furo e percebeu que perdeu 4hp do motor onde reparou que esse tipo de motor precisa de parte do combustivel atomizada e outra parte vaporizada mas sua saga nao parou por ai ele ainda recebeu um par de carburadores weber e depois testou com um par de dellorto que segundo ele possuiam uma melhor atomizaçao de combustivel que os weber deixando o ceo da weber inglesa bravo dizendo que ele nao sabia o que estava falando ego fragil ou confiança demasiada no seu produto acabou por ganhar varias corridas na europa de drag a circuitos o all iron varetado de 1500cc do avenger se mostrava muito mais rapido que os modernos ford 1600 twin cam deixando varios engenheiros pulvorosos mas afinal o que faz deste motor tao especial david diz primeiro um cabeçote com fluxo muito bom e tanto swirl quanto pude encontrar embora ainda estivesse apenas na media naquele trimestre em segundo lugar valvulas que usavam quase todo o diametro do cilindro e como este era um motor de curso curto o diametro era grande para uma unidade de 1500cc e isso significava que as valvulas tambem eram dutos do tamanho apropriado muito importante grande atençao foi dada aos venturi auxiliares do carburador duplo deitado dellorto 40 dhla para garantir uma atomizaçao de combustivel uniformemente fina duto independente por cilindro e um sistema de escape bem dimensionado em termos de comprimentos diametros etc tudo isso produziu mesmo em rotaçoes muito baixas uma mistura altamente atomizada na camara quenchless que este motor tinha a cereja final do bolo veio de uma calibraçao diligente do avanço mecanico e de vacuo fornecido pelo distribuidor se eu tivesse que isolar um fator que contribuiu para o amplo desempenho deste motor seria obviamente a dinamica da mistura de cilindros superior a norma para quem e do mundo dos polara nao e nenhuma surpresa que este motor com uma boa taxa de compressao avanço recalibrado e uma boa alimentaçao de combustivel se transforma em um motor girador e com uma boa faixa de torque david mesmo fala que ele pode ate nao ter grandes numeros de pico mas a sua usabilidade esta de 400rpm aos 8000rpm um motor que rende muito em uma grande faixa de rpms o meu dodge mesmo so de colocar uma igniçao programavel com mapas indo ate 42º de avanço parecia ser outro carro outro motor o maior problema a meu ver sao o conjunto de pistoes e bielas chegando a pesar quase 1kg cada biela e em torno de 500g cada pistao aqui no brasil sua vida foi um tanto quanto conturbada começando pela parte boa o brazilian block e alguns mm mais alto que o bloco europeu isto se deve a decisao de destaxar mais ainda o motor devido a qualidade da gasolina brasileira na epoca a parte ruim e algo que eu nao entendo o polara majoritariamente em 74 apenas com solex h34pdsi saiu com carburadores horizontais que se tornaram o terror dos mecanicos nao entendo o porque um duto fixo uma agulha com pequenos furos de onde sai o combustivel na medida que e descoberta e um pistao que se move verticalmente revelando mais partes da agulha e alterando o diametro do venturi possui uma mola e um oleo que e usado para regular a intensidade do movimento do pistao mesmo sendo simples deste jeito virou o terror dos mecanicos na epoca que falavam uma quantidade enorme de bobagens e que o carburador nao presta a falta de habilidade de regular uma peça simples gerou uma ma fama totalmente desnecessaria algumas receitas de preparaçao aqui no brasil sao populares utilizando bielas e pistoes modernos uma das que mais gosto e biela de ap 144mm com pistao gm reto ou entao rebaixando se o bloco uma conta rapida que temos e que a cada 1mm se aumenta 0 8 de taxa usando o conjunto original no caso por ter um moente considerado grande 50mm alguns preferem deslocar o centro dele fazendo um virabrequim de maior curso com um jogo de pistao e bielas adequados voce pode passar dos 2200cc e isso so e possivel nos blocos brasileiros pois nosso motor e mais alto segue as medidas dos diferentes motores do avenger de fabrica 1250cc = curso 64 3 mm pistao 78 6 mm 1300cc = curso 66 7 mm pistao 78 6 mm 1500cc = curso 64 3 mm pistao 86 12 mm 1600cc = curso 66 7 mm pistao 87 33 mm 1800cc = curso 77 mm pistao 86 mm brasil https //youtu be/_xlyvcvynwe si=h0nn1d0y5apdmbw7 no video acima o fantastico dodge da lenda rodrigo copelo motor aspirado no platinado e carburador weber do polara gls voltando ao iran khodro paykan ou apenas paykan teve uma longa vida 67 a 2005 com a derivaçao pick up bardo indo ate 2013 e sobrevivendo indiretamente de outras formas ate 2023 o problema do paykan e que ele nasceu na parceria do ira com a chrysler europe a chrysler ainda nos anos 70 vendeu a sua parte europeia para outras empresas visto que foi uma investida com baixo retorno financeiro lee iacocca que na epoca era um dos chefes da chrysler ate mesmo fala que foi uma pessima decisao a investida europeia o interessante e que a operaçao iraniana parou nas maos da psa onde ela continuou fabricando apenas o paykan com o motor e caixa de avenger mesmo apenas entao na decada de 90 que ela decidiu atualizar a carroceria daquele mercado por algum motivo ela achou que as suas plataformas nao eram totalmente adequadas para aquele mercado desenvolvendo entao um peugeot 405 com toda a mecanica do paykan sim se voce ja imaginou fazer um peugeot 406 traçao traseira saiba que a peugeot no ira fez isso e com mecanica do polara no brasil isto seria um absurdo sem explicaçoes o peugeot rd nasceu em 1998 com a ideia de modernizar a sua linha de produtos no ira caindo no principio que o paykan era detentor de uma plataforma robusta decidiram entao atualizar a sua carroceria simplesmente jogaram a carroceria de um peugeot 406 na estrutura do hunter veja na foto abaixo ate mesmo a lataria onde se encaixa a torre de suspensao e o suporte de bateria sao bem similares [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 380343 380340 380336 380337 ] as rarissimas fotos desse carro essas sao as unicas que encontrei ate hoje e aqui nasceu uma das peças mais cobiçadas no mundo dos avenger/polara/milqui/hunter o coletor de admissao para injeçao eletronica primeiro ele teve uma versao monoponto que carece de fotos na internet posteriormente veio a versao multiponto com coletor do tipo plenum e em duas versoes ainda por cima o rd nasceu 1600i e quando teve seu facelift chamado de peugeot roa passou para o 1700i o coletor do facelift e um tanto quanto maior proporcionando obviamente mais fluxo ao motor outro detalhe e que eles receberam gnv de fabrica esse motor durou ate 2023 quando a versao pickup do peugeot roa finalmente morreu encerrando mais de 50 anos de historia de um motor que nasceu numa fracassada investida europeia de uma gigante de detroit o lado bom e que trouxe algumas peças para os donos de avenger/polara/cricket/sunbeam ao longo de sua vida seu cabeçote foi levemente desenhado e passou a ser de aluminio os coletores de admissao ja mencionados e ate mesmo um sistema de abs foi implementado nessa linha ainda e possivel acessar o site da bardo onde ela ate mesmo respeita a norma euro ii de emissoes mas ainda assim nao se pode falar do motor do polara sem mencionar a sua incrivel passagem pela argentina como todo veiculo que existiu por la sempre teve uma pesada preparaçao aspirada envolvendo ate mesmo o mago de alta gloria no processo existem o que conhecemos como kit berta bomba de oleo externa tampa de valvula de aluminio carter seco comando agressivo cabeçote dutado coletor de admissao coletor de escape e outros itens que nao se sabe exatamente se existiram ou nao nas fotos abaixo temos um motor com a parte de admissao berta e bomba de oleo externa nessa segunda leva de fotos temos mais algumas peças como o tanque o carter que e incrivelmente bonito as tampas de valvulas ja com a logo da vw o cabeçote dutado e um comando da f2 para o dodginho acho muito interessante essa tecnica de dutagem do cabeçote na argentina e algo muito extremo mas que joga todo o ar atras da valvula em um motor aspirado e que entrega todo seu potencial em altas rotaçoes esse tipo de preparaçao faz total sentido parece uma obra prima da engenharia que envolve a preparaçao de motores ao extremo [caption id= attachment_380335 align= aligncenter width= 1280 ] carter seco para o polara[/caption] [caption id= attachment_380342 align= aligncenter width= 1280 ] a beleza do logo berta[/caption] [caption id= attachment_380348 align= aligncenter width= 1280 ] um cabeçote f2 codasur[/caption] [caption id= attachment_380363 align= aligncenter width= 1600 ] comando berta para o polara[/caption] sua participaçao na tc2000 dos hermanos foi uma das mais iconicas principalmente por terem dominado os primeiros anos da competiçao 80 81 e 82 com jorge omar del rio e em 83 com rubens luis di palma deram um belo trabalho para os ford taunus peugeot 405 fiat 125 e opel k 180 nos primeiros anos de competiçao vendo o alto nivel de preparaçao que esses motores levaram na argentina nao e nenhuma surpresa as suas glorias subsequentes de uma preparaçao desse nivel eu realmente acho um absurdo no sentido bom da palavra dutar um cabeçote se tiver a chance um dia com toda certeza farei algo tipo mesmo cansado na decada de 80 o velho dodge enfrentava de igual para igual seus concorrentes nem mesmos os modernos ford sierra e renault fuego foram pareos para o milqui como e conhecido por la conseguindo um vice campeonato em 88 seu ultimo ano competindo abaixo trago a ficha tecnica do dodge campeao de 81 com del rio quatro cilindros em linha dodge diametro do cilindro 88 9 mm curso do pist fundo 80 mm deslocamento 1 960 cm³ taxa de compressao 11 1 1 potencia maxima 187 hp a 7 600 rpm com bomba d agua duas valvulas na cabeça admissao 43 mm e escape 37 mm deslocamento do virabrequim com curso de 80 mm padrao 77 mm carburado por 4 carburadores mikuni de 40 mm de diametro unico geminados de tal forma que funcionam como dois carburadores duplos pistoes perfect circle lubrificaçao por carter umido com bomba de oleo original radiador de oleo independente comando lateral no bloco altura 12 9 mm refrigerado a agua pela bomba original [caption id= attachment_380332 align= aligncenter width= 530 ] carro de del rio[/caption] motores que vao ate as 8 000 rpm 200 cv aspirados carburaçao weber comandos com mais de 300º de graduaçao que chegavam a mais de 200 km/h extraiam o maximo que conseguiram do pequeno notavel e para finalizar toda a epopeia polaristica vamos falar da formula 2 codasur de 82 a 86 existiu localmente um campeonato de formula 2 entre os paises da america do sul do lado brasileiro eram os antigos formula vee ford cht na argentina resolveram utilizar motores renault e dodge basicamente pegaram o motor da tc2000 e jogaram em um formula teve algumas melhorias claro mas a formula codasur e algo meio obscuro na historia do automobilismo foi dificil ate mesmo achar uma foto que aparecesse nem que fosse de relance o motor dodge mas essa formula aconteceu e foi dominada pelos berta vw 1500 pilotados por guilherme maldonado [caption id= attachment_380333 align= aligncenter width= 705 ] a unica foto em que se ve claramente o motor do polara no carro de maldonado [/caption] [caption id= attachment_380339 align= aligncenter width= 960 ] berta vw 1500[/caption] [caption id= attachment_380344 align= aligncenter width= 960 ] esta foto foi tirada na etapa de cascavel [/caption] [caption id= attachment_380365 align= aligncenter width= 1166 ] tabela de competiçoes da codasur do ano de 86 com a classificaçao do berta mk3 renault 18 nº 45 creditos https //mundomotormisiones com ar/se cumplen 34 anos de la carrera de la f2 codasur en iguazu/[/caption] https //www youtube com/watch v=_lu_q5afb5a acredito que consegui elucidar um pouco mais sobre este desconhecido mundo dos polaras eu sou um grande fa deste motor dediquei uma parte da minha graduaçao como engenheiro mecanico para explorar algumas nuances dele um motor que surpreende sempre muito por estar desatualizado e conforme voce vai melhorando o aos poucos vem grandes resultados te deixando ainda mais fascinado pelo carro acredito que consegui mostrar algumas coisas perdidas entre os mais fanaticos do avenger que la fora inclusive possui clube e uma bela historia na industria europeia e sul americana sou completamente apaixonado pelo meu dodge carro incrivel fantastico e que nunca perco a vontade de andar obrigado chrysler do brasil por criar essa obra prima agradecimentos especiais ao rodrigo copelo e alexandre polycarpo duas grandes referencias no mundo dos polaras pessoas que desbravam o mundo do dodginho antes mesmo de eu nascer sou de 1999 para deixar claro sem a contribuiçao desses dois essa materia seria inviavel de fazer tambem fica meu agradecimento ao dilan esteves que enfiou pistoes gm no dodginho sandro linn dodgeiro das antigas referencia na regiao das missoes com seu polara branco/azul/preto noeimar um grande fornecedor de peças de polara e todos os que contribuiram nos grupos com informaçoes para esta obra polaristica vida longa ao polara
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