fala galera meu nome e luiz sergio tenho 28 anos e sou administrador de restaurante moro no rio de janeiro mas fico um pouco distante do meu project car trata se de um fiat palio 2008 carinhosamente batizado de nunka vou contar essa historia com a ajuda de meus amigos antonio e william que sabem mais do carro do que eu rsrsrsrs pois o carro fica em brasilia onde eles moram como tudo começou a historia desse project car assim como grande parte do seu desenvolvimento e feita a seis maos em ordem o dono do carro ja apresentado eu william que estou escrevendo essa parte porque sou apaixonado por fiat e o especialista em palio da turma e o antonio que alem de revisor dos nossos textos e o catalogo humano de datas e acontecimentos importantes tudo começou em 2007 bem antes do palio existir nessa epoca eramos estudantes de engenharia mecanica no cefet/rj e tinhamos em comum a paixao por um projeto chamado baja sae pra quem acompanha o flatout ja sabe bem do que estou falando mas em resumo e um projeto estudantil de um carro off road monoposto que compete em 2 etapas anuais com outros semelhantes tambem fabricados por universitarios naquela epoca eu era o capitao da equipe e dentre muitas seleçoes de integrantes naquele ano que em especial foi o melhor ingressaram o antonio e o luiz sergio doravante conhecido pela alcunha de luizao nao demorou muito começamos a falar de carro e acompanhar track days naquela epoca so como espectadores do saudoso autodromo de jacarepagua que deus o tenha e que castigue o cesar maia quando for a hora ja que a grana era muuuuito curta na foto abaixo a glamour de comer um pao com mortadela pra ter dinheiro pra entrada no evento naquela epoca nem pensavamos em que um dia alguem teria um track car no maximo faziamos conta pra ver em quantos anos daria pra participar num evento pudera a nossa frota era composta do meu palio 1 0 16v com colchoes de ar no lugar das molas o antonio com o fusca itamar ainda sem freios e pneus diagonais e o luizao com um celta vhc 2005 rodando com gnv o apelido nunka em 2008 devido a uma fatalidade esse celta encontrou um poste na rua tres rios e virou ferro velho graças a deus ninguem se machucou o substituito para ele foi um incrivel palio g1 fiasa 1 0 8v noooovo demais porem com gnv que matou toda a performace dos 61cv dele lembro como se fosse hoje dos xingamentos que o carro recebia a cada retomada o inevitavel aconteceu depois de alguns meses o fiat popular foi vendido e a frase eu nunca mais vou ter um palio ecoou no tempo e ficou eternizada no nome do novo amigo anos depois esse foi o motivo do apelido do palio eu nunca ou nunka para os intimos avançando um pouco o tempo devido a um empreendimento o dono do bolido teve que abandonar a faculdade de engenharia e ingressou em gastronomia area mais afim do seu negocio porem a nossa amizade nao acabou assim mesmo depois que eu e antonio mudamos para brasilia continuamos nos falando e como a lombriga por velocidade mesmo adormecida continuava nos atentando logo arrumamos um track day no saudoso autodromo de brasilia que deus o tenha e que castigue o agnelo queiroz quando for a hora para assistir por coincidencia nesse evento em 2014 um fusion preto estava na pista e para atentar o juizo do amigo do rj enviamos algumas fotos do carro no evento nao demorou muito e a resposta foi vou levar o fusion pra brasilia no proximo td na hora nao acreditamos mas em julho de 2014 ajudado por uma cegonha de carros que veio do rj la estava o ford que acelerou bravamente nos 2 dias de track day o primeiro track day fusion esse td foi maravilhoso o carro desceu da cegonha ainda com pneus radiais originais o hodometro marcava cerca de 5 000 km levamos o carro para uma loja de pneus e trocamos os pneus 18 por slicks da mesma medida rodas balanceadas e voltamos ao autodromo o briefing foi emocionante lembro que fique dentro do carro na fila da vistoria escutando linkin park e conversando com o loroza outro amigo que tinha vindo junto para conhecer bsb como era de se esperar os tempos desse primeiro evento nao foram expressivos devido a falta de braço na pista vide foto de uma bela freada dentro da curva mas a zueira e a diversao foram muito boas pronto se a lombriga estava la quase morta bastaram dois dias de pista para os planos de vir em outras ediçoes se concretizarem infelizmente o seda de rua nao gostou muito das pistas e cobrou um preço caro dois discos de freio quatro pastilhas e uma conta cara na semana seguinte foi o momento que percebemos que alem da distancia o custo de manutençao e o risco nao compensariam usar o carro de rua na pista a compra do nunka luizao estava empolgado com aqueles dois dias entao decidiu procurar algum carro para transformar em track car vimos anuncios diversos mas tres chamaram atençao um gol 1 8t que estava no rj e eu conhecia o dono mas que foi vendido antes mesmo de ser visto um fiesta 1 6 que tinha o chassi remarcado e estava num preço excelente mas tambem ja vendido e um palio 2008 1 6 16v rally aqui de brasilia mandei uma mensagem pro luizao com o anuncio do carro e perguntei se ele queria que fosse ver logo gostou do fiat e marquei com o dono anterior para conhecer o brinquedo depois de quase uma hora de desencontros eu tinha poucos dias de bsb e nao sabia andar aqui marcamos em uma quadra da asa norte e la fui eu seguindo o waze de longe avistei o branquinho estava com rodas de ferro 14 e pneus yokohama de rali o antigo dono usava ele como carro de rua entao dentro dele tinha cadeirinha de bebe pertences pessoais som com 6x9 e tapetes de borracha como em casa tivemos oito palios nao foi muito dificil perceber quao o carro estava integro de motor e lata na epoca ele estava com escapamento original com exceçao do abafador reto na ponta suspensao com molas originais e amortecedores tag pedi para dar uma volta e logo percebi que o carrinho era esperto o motor sevel 1 6 16v que nao era original ao modelo g4 estava perfeito e era bem elastico o vendedor me falou que o carro tinha um chip e que os bancos concha originais tinham sido retirados junto aos cintos de cinco pontos apesar dos bancos originais de tecido e alguns lascados na gaiola do carro a base era perfeita pra um race car [gallery columns= 4 link= file ids= 71556 71557 71559 71560 ] terminei a vistoria negociei valores e liguei pro luizao acho que eu estava tao empolgado com o carro que convenci ele a comprar o brinquedo uma semana depois arrumamos uma vaga na garagem do antonio e ele veio morar aqui o nunka a ted racing conhecida no mundo de rali teve uma parceria com a fiat onde ela recebia palios originais e modificava com intuito de venda para pessoas que quisessem participar de eventos nao sei muito da regra mas na categoria que o nunka corria so eram permitidos motores ate 1600 cm³ e poucas ou nenhuma modificaçao na sua potencia era logicamente obrigatorio o uso de uma gaiola de proteçao homologada pela cba e a suspensao era modificada se eu nao me engano com amortecedores bilstein e molas koni pelo texto acima ja deu para perceber que o nunka ja havia perdido esse chao o carrinho contava tambem com bancos lico e cintos de cinco pontos tambem subtraidos do mesmo alem de uma caixa de marchas modificada essa caixa era basicamente a mesma do 1 6 16v com o diferencial original encurtado original 3 765 / rali 3 909 e quinta encurtada original 0 872 / rali 0 971 fazendo o pobre sevel gritar em qualquer reta acima de 120 km/h ja o motor era o step b ou corsa lunga que saiu em sua maioria nos brava mais modernos a grande diferença para o motor que saiu nos palio eram os pistoes menores e o curso maior ja que esse motor originalmente era muito girador e com fama de falta de torque em baixa a ficha tecnica e a seguinte categoria n2 1401cc a 1600cc carro | fiat palio | 2 portas motor | 1 6 cc | 16 valvulas | original | 112cv traçao | 4x2 dianteira eletronica | original suspensao | ted racing pneus | yokohama rodas | liga leve fiat | aro 14 bancos | sparco cintos | sparco caixa | 5 marchas | original combustivel | gasolina santantonio | cromo molibidenio depois de muito procurar descobrimos que o motor que la esta apesar de ser um step b ja havia tido o coletor de admissao substituido pelo do step a o que nao e ruim levando em consideraçao a borboleta maior do segundo tambem descobrimos que esse motor ja tinha sido retificado porem ao abri lo constatamos que continuava nas medidas originais somente com novos pistoes casquilhos e aneis na compra do carro vieram de brinde um jogo de rodas deliga leve 14 originais com pneus 195 70 r14 o jogo de rodas de ferro 14 com pneus yokohama de rali e um jogo de amortecedores fenix estourados uma ou duas semanas antes do primeiro track day do nunka paramos o fiat num posto para trocar oleo e filtros como o carro era usado domesticamente ate o filtro de ar era original assim que o carro subiu no elevador constatamos o historico de rali dele placas de poeira e lama seca caiam do assoalho oleo trocado estacionamos o nunka em frente a loja de bolos para trocar as rodas pelas de liga leve com os pneus radiais montados estava impraticavel rodar com ele na cidade mesmo suave com os pneus de rali esta certo que os 195/70 nao eram um primor de estabilidade mas ali pudemos ver como o palio chamava a atençao dos populares todos paravam para ver o interior gaiolado e perguntavam se o carro era di currida o primeiro track day nunka track day marcado oleo trocado pneus radiais receita do sucesso luizao entrou num aviao no galeao com o bicho carpinteiro girando na redline antonio levou o nunka no aeroporto de brasilia para finalmente ser conhecido pelo dono luizao todo empolgado com o carro dava leves esticadas para conhecer o motor apesar dos avisos do copiloto entrou forte de 2ª em um retorno e o palio fez questao de apresenta lo ao que viria a ser seu amigo intimo o contra esterço ja no autodromo o carro continuava chamando atençao todos admiravam a qualidade da gaiola da ted racing e alimentavam o capetinha no ombro do luizao dizendo que o carro merecia ser mexido o desempenho do nunka na pista ficou abaixo do fusion obvio 2 59 e 2 44 respectivamente o motor era praticamente original ainda e ele estava calçando pneus radiais que pareciam andaimes o asfalto de bsb dobrava os pneus e fazia o carro soltar a traseira porem enquanto o fusion dava 4 ou 5 voltas antes de o conversor de torque abrir o bico e a chavinha de boca aparecer no painel o nunka dava dez voltas tranquilo nossa percepçao foi de um carro muito bem feito com um chao excelente apesar de alto e que sobrava carro para pouco motor o nunka enchia 140 km/h no fim da reta de brasilia e desenvolvia bem nas saidas de curva era necessario aliviar o pe para tracionar o que deixou claro que faltava pneu tambem logico [gallery columns= 4 link= file ids= 71570 71571 71575 71574 71573 71572 71576 71577 ] desse td saimos com um projeto para os proximos escapamento filtro cai pneus slick e suspensao regulavel bom esse foi o primeiro capitulo da historia do nunka racing team e do carro que ja e famoso nos grupos de whatsapp e track days de bsb e gyn continuem acompanhando os proximos textos dessa historia que ainda vai envolver escape gigante muito barulho pneus que mais pareciam uma esteira de trator dedos quase perdidos e etc ate breve por luiz sergio costa project cars #288
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.