quando em 1962 soichiro honda decidiu que alem de motos sua companhia tambem faria carros a soluçao encontrada foi simples e direta fazer carros pequenos e colocar neles os motores das motos mais potentes foi assim que na decada de 1960 nasceram a picape t360 e os pequenos esportivos s500 e s600 — todos com motor de moto e batizados de acordo com o deslocamento aproximado do motor em cm³ o s600 foi lançado em 1964 e tinha um motor de 606 cm³ com quatro carburadores comando duplo no cabeçote e 57 cv a 8 500 rpm com corte de giro proximo as 10 000 rpm era um motorzinho e tanto que por sua capacidade de girar alto era considerado um mini motor de formula 1 — e ainda era suficiente para levar os cerca de 750 kg do carro aos 140 km/h a transmissao era manual de quatro marchas levando a força para as rodas traseiras atraves de correntes e a suspensao era independente nas quatro rodas por barras de torçao na dianteira e amortecedores do tipo coilover na traseira no fim das contas apesar da pouca potencia era um carro absurdamente divertido em uma estradinha cheia de curvas agora esqueça tudo isso porque o honda s600 que voce vai conhecer hoje tem cerca de vinte vezes mais potencia que o original e em vez de curvas gosta mesmo e de devorar retas na dragstrip sim ele e um carro de arrancada e o motor e um seis cilindros com comando duplo no cabeçote vindo direto do toyota supra — sim e um 2jz e mole ou quer mais [youtube id= ppt0hpfzk7i width= 620 height= 350 ] beleza para começar trata se de um s600 cupe versao lançada em 1965 e produzida em numeros limitados — algo que por si so ja aumenta o tamanho da heresia entao voce olha o capo e ve que acima dele projeta se um turbocompressor quase do mesmo tamanho do carro ok talvez a gente esteja exagerando mas e fato que este turbo e gigantesco e considerando que o espaço no cofre que antes era ocupado por um motor de 600 cm³ agora serve de abrigo a algo que desloca quase seis vezes este volume — e ainda precisa do sistema de arrefecimento do intercooler e de todos os perifericos — nao havia outro lugar para ele detalhe o carro tem volante do lado direito seu dono phil penny e australiano e o turbo fica bem na frente do piloto o carro ja esta com phil ha varios anos e no inicio acredite era seu daily driver ou seja ele nao comprou o s600 so para transforma lo em um monstro das dragstrips a coisa simplesmente foi acontecendo — primeiro foi a troca do motor original por um fiat lampredi com comando duplo no cabeçote pois e quando este abriu o bico entrou em cena o 2jz o projeto do s600 que tem carroceria sobre chassi facilitou as coisas na hora de reposicionar o seis cilindros mais para tras liberando um pouco de espaço no cofre e melhorando a distribuiçao de massas — agora o motor e quase central dianteiro o que exigiu algumas modificaçoes na parede corta fogo e se os 300 e poucos cv de um 2jz original certamente ja dariam conta do recado ja ficou claro que o carro tem bem mais do que isto foto fullboost com au o turbocompressor billet com diametro de 94 mm foi feito sob medida foi so o começo phil tambem instalou um kit stroker aumentando o curso dos pistoes e consequentemente o deslocamento do motor que agora e de 3 2 litros internamente o reforço ficou por conta de bielas de aluminio grp pistoes revestidos com ceramica valvulas com retentores e molas de titanio e comandos sure cam o motor queima metanol e tem duas flautas de combustivel injetores de alta vazao 12x1500 cc bomba de combustivel mecanica e corpo de borboleta de 102 mm [youtube id= ifqfjwu6hxq width= 620 height= 350 ] o resultado com pressao de 1 9 bar coisa de 880 cv nas rodas ou mais de 1 000 cv no motor aumentando a pressao para 2 4 bar a coisa fica realmente seria phil fala em quase 1 700 cv no motor a transmissao agora e uma caixa automatica ford c4 de tres marchas muito usada em carros de arrancada potentes como este foto bryn musselwhite/speedhunters com tanta força disponivel reduzir peso nao foi exatamente uma prioridade e para preservar o espirito do s600 original phil deixou todos os acabamentos externos no lugar e fez o mesmo com o interior na medida do possivel — a capa original do painel ainda esta la mas agora abriga um cluster digital; o unico banco e do tipo concha feito de aluminio e ha uma gaiola de proteçao integral feita de cromo molibdenio mas os revestimentos das portas sao originais claro o lado de fora recebeu alguns ajustes — rack para nao tombar para tras nas arrancadas uma asa na traseira e obviamente para lamas alargados para acomodar os gigantescos pneus ha tambem um para quedas para auxiliar a funçao dos freios que sao da wilwood com discos de 260 mm e pinças de quatro pistoes com tudo isto o minimo que a gente espera e um desempenho matador e e exatamente que o s600 entrega estamos falando 8 31 segundos a 270 km/h no quarto de milha ou seja 402 metros e muito muito rapido [youtube id= ykbmwx6ipio width= 620 height= 350 ] e o tipo de projeto que nao ve restriçoes quanto ao ano de fabricaçao do carro aos emblemas na carroceria e a origem dos componentes o que importa e andar rapido de vez em quando e bom lembrar que da para fazer as coisas desse jeito e se o resultado for impressionante assim melhor ainda
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