FlatOut!
Image default
Projetos

Um Honda S600 com motor 2JZ de 1.000 cv é a coisa que não deveria existir mais incrível que existe

Quando, em 1962, Soichiro Honda decidiu que, além de motos, sua companhia também faria carros, a solução encontrada foi simples e direta: fazer carros pequenos e colocar neles os motores das motos mais potentes. Foi assim que, na década de 1960, nasceram a picape T360 e os pequenos esportivos S500 e S600 — todos com motor de moto e batizados de acordo com o deslocamento aproximado do motor em cm³. O S600 foi lançado em 1964 e tinha um motor de 606 cm³ com quatro carburadores, comando duplo no cabeçote e 57 cv a 8.500 rpm, com corte de giro próximo às 10.000 rpm. Era um motorzinho e tanto que, por sua capacidade de girar alto, era considerado um "mini motor de Fórmula 1" — e ainda era suficiente para levar os cerca de 750 kg do carro aos 140 km/h. A transmissão era manual de quatro marchas, levando a força para as rodas traseiras através de correntes, e a suspensão era independente nas quatro rodas por barras de torção na dianteira e amortecedores do tipo coilover na traseira.