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Zero a 300

Um Jesko vietnamita | A nova Yamaha R3 2026 | Fotos do novo Jaguar e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

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Conheça a Yamaha R3 2026

A Yamaha R3 é uma moto interessante, situada num nicho meio sem par aqui no Brasil hoje em dia. Uma moto esportiva de entrada que não é sobre potência extrema; mais uma porta de entrada para o hoje meio esquecido universo das sportbikes, e que está um pouco acima da monocilíndrica R15. Está numa faixa de preço que também é pouco povoada de concorrência direta.

A Yamaha acaba de anunciar a chegada da versão atualizada da R3 ao Brasil, com design reformulado, entre outras novidades.  O novo visual é inspirado na YZR-M1, onde se destaca um novo farol pequeno e agressivo. Luzes auxiliares em LED são posicionadas nas laterais.

O motor permanece o mesmo: um bicilíndrico de 321 cm³, arrefecido a líquido e DOHC, com taxa de 11,2:1, 41,3 cv a 10.750 rpm e 3 mkgf a 9.000 rpm. Não é potente como o de uma Kawasaki ou Honda de 500 cm³ (seus mais próximos concorrentes), mas é conhecido por ser um motor que gira fácil e feliz, e que é bem liso para um bicilíndrico paralelo; além disso parece ser bastante confiável. A novidade aqui é que o câmbio de seis marchas vem agora com o moderno slipper-clutch, a embreagem assistida e deslizante, que facilita as trocas de marcha e reduz o travamento da roda traseira em reduções bruscas.

A suspensão dianteira é garfo invertido de 37 mm e 130 mm de curso, e a traseira é monoamortecida com sete níveis de regulagem de pré-carga. O disco de freio dianteiro é de 298 mm e o traseiro, de 220 mm, e a moto conta com ABS de canal duplo. As rodas são em liga leve de 17 polegadas, e vem com pneus 110/70 na frente e 140/70 atrás. Pesa 171 kg em ordem de marcha, com um tanque de 14,2 litros de gasolina.

O painel é totalmente novo, 100% digital e com tela multifuncional. Tem também agora conectividade Bluetooth através do Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect. Através dele, o usuário poderá visualizar no painel da moto o status da bateria do smartphone conectado, mensagens e chamadas recebidas, entre outras informações.

A moto chega nas lojas em março, com um preço sugerido de R$ 36.990. Próximo do preço da Honda CB 500F aos R$ 40.660, sim. Mas esta é uma moto sem carenagem, menos no espírito da sportbike tradicional, embora mais potente. Mais próxima está a Kawasaki Ninja 500, essa sim esportiva com carenagem completa, que custa R$ 40.690. Oferecendo um pouco menos, por preço menor, a R3 é uma opção interessante para o iniciante neste mundo. (MAO)

 

Novo Jaguar flagrado em testes

A revista inglesa Autocar conseguiu fotos de um dos novos Jaguar 001 em testes. O primeiro carro da nova era da Jaguar, criado a partir do conceito Type 00 de dezembro, deve ser revelado no final do ano.

O super-GT elétrico é o primeiro Jaguar totalmente novo desde que o I-Pace foi lançado no início de 2018. Ele será elétrico e caríssimo na tradição inglesa de Rolls-Royce, Bentley e Aston Martin; abandonando a tradição da marca de ser mais, por menos. As estimativas de preço o colocam acima dos £ 100.000 (R$ 715 mil), no seu país de origem. Terá também “mais de 575 cv”, autonomia superior a 700 km.

Testando nas condições de neve perto do Círculo Polar Ártico, as novas fotos revelam mais detalhes sobre o carro que liderará a próxima geração dos Jaguar. As imagens mostram a traseira do carro fortemente camuflado pela primeira vez, o que confirma a ausência de uma janela traseira; a retrovisão supostamente é via câmeras. Isso foi mostrado no conceito Type 00 de dezembro, também.

O que a Jaguar pretende com seu rebranding?

As imagens também mostram finas luzes traseiras divididas. As novas imagens também revelam um design interessante de porta traseira que abriga uma pequena janela e se alarga para trás acima do arco da roda traseira, cortando a carroceria.

Não é a primeira “reinvenção” da Jaguar

A parte frontal vem com a inscrição “lorips”. Em vez de prever um futuro nome de produção, isso pode ser uma referência a “lorem ipsum”, um texto latino usado em design gráfico e publicação para preencher espaços que ainda não têm conteúdo. Uma palavra diferente aparecerá lá no carro de produção? Vai saber. Com esta nova Jaguar, tudo é possível.

Curiosamente, em tamanho e formato, ele não parece muito diferente do Jaguar XJ elétrico, que foi descontinuado no meio de seu programa de desenvolvimento em 2021, embora teoricamente não tenha nenhuma relação com esse carro. Mas se fôssemos pessoas que gostam de apostar…

É improvável que vejamos o interior antes da revelação oficial no final deste ano, mas fontes sugerem que as futuras cabines da Jaguar serão altamente minimalistas e com muita tecnologia, omitindo botões em favor de controles de toque e dominadas por uma “interface de infoentretenimento envolvente que abrange a largura do painel, com uma tela de toque secundária no console central para controle de temperatura e funções de áudio.”

Desde a revelação do conceito Type 00 em dezembro, a marca encerrou a produção de todos os modelos; o que existe hoje é estoque antigo. O plano da marca parece considerar isso, mas pode uma empresa sobreviver tanto tempo sem produtos? E se pode, que mundo estranho é esse não? A última vez que isso aconteceu, que conseguimos lembrar, foi quando a Ford parou em 1927 de fazer o modelo T, para se preparar para o A. Conseguirá a Jaguar sobreviver? E mais: vale a pena desse jeito? Veremos! (MAO)

 

Um furgão Toyota Hi-Ace em versão GR?

Essa é realmente inesperada. Lembram da Van grande da Toyota no Japão, a Hi-Ace? Pois bem, a divisão GR Parts da Gazoo racing, conhecida por equipar modelos Toyota com componentes de inspiração esportiva, recentemente colocou as mãos na HiAce. Van esportiva, por algum motivo, parece ser uma tendência moderna.

Esclarecendo, a GR Parts fica bem no fundo da cadeia alimentar da Gazoo Racing. Está abaixo dos modelos GRMN, GR e GR Sport. O HiAce não é mencionado no site oficial da Gazoo Racing no Japão. Isso mostra que a Toyota realmente não o considera parte da linha GR, apenas uma acessoriamento da GR. Sim, confuso, mas é o que é; hoje em dia o mundo é cheio de “AMG” em carros que tem nada de AMG.

De qualquer forma, existem duas versões de H1-Ace com logotipos GR: uma inspirada no off-road, e outra, em “competições no asfalto”.

A principal diferença entre os dois é o design do para-choque dianteiro e das saias laterais. A Versão I, off-road, tem uma inserção de para-choque aparafusada robusta com LEDs integrados e uma placa protetora de metal, unidas por saias laterais que parecem degraus laterais e para-lamas da marca GR em vermelho ou preto.

A Versão II, ‘esportiva”, vem com um Splitter frontal e extensões de saia lateral mais discretas. Os proprietários também podem optar por um para-choque traseiro mais profundo com um difusor em miniatura, um novo conjunto de rodas de liga leve de 15 polegadas e um suporte de placa com parafusos GR. Além dos acessórios GR, há também uma série de acessórios de design feitos pela Toyota á venda em concessionárias, com a marca “Modellista”.

O custo das atualizações da GR Parts é de ¥ 231.000 (R$ 8.771) para o bodykit da versão I e ¥ 143.000 (R$ 5.429) para a versão II. Se você quiser o tratamento completo, com rodas e pneus, precisará de ¥ 275.000 (R$ 10.442). (MAO)

 

Canal de Youtube vietnamita cria um Koenisegg a partir de um Camry

O fato de que um Koenisegg Jesko, um hipercarro exclusivo que custa mais de 3 milhões de dólares, FOB na Suécia, estava totalmente fora das possibilidades de um humilde cidadão vietnamita, não impediu um grupo deles de ter um. Bem, pelo menos, em aparência.

Os indianos em questão são a turma do canal do YouTube NHẾT TV. Eles decidiram construir um Jesko eles mesmos. E conseguiram! Tá, o desempenho certamente não é o mesmo do original, mas para o uso que pretendem fazer dele… tá valendo, né? A criatividade e inventividade com poucos recursos desse povo é realmente incrível.

O projeto levou um ano para ser concluído. Todo o processo é condensado em um vídeo de uma hora. Considerando que eles estão trabalhando em uma pequena oficina sem uma infinidade de equipamentos de alta tecnologia, a coisa toda é realmente impressionante. Começa com uma estrutura de esqueleto simulada para criar a carroceria do Jesko, que é coberta de clay e esculpida, no mesmo método que você veria no estúdio de design de um fabricante de automóveis. Painéis individuais de fibra de vidro são feitos a partir disso e, em seguida, combinados para criar uma única carroceria de fibra de vidro.

Eles também fabricaram um chassi. Mesmo: buchas, braços de suspensão, suportes e fixadores especiais necessários para aparafusar as peças, tudo fabricado em casa. Incrível. Um Toyota Camry de 4 cilindros dos anos 1990 doa a parte mecânica.

Claro que é só para parecer um Jesko e andar devagar. Mas mostra que onde há uma vontade, há uma maneira. Nem que seja uma maneira, bem, vietnamita de se realizar este sonho particular. Realmente impressionante. (MAO)