o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro simplifique e depois adicione leveza adicionar potencia torna voce mais rapido nas retas; subtrair peso torna voce mais rapido em todos os lugares todo mundo conhece essas frases famosas anthony colin bruce colin chapman elas sao repetidas desde que ficou famoso em competiçao e com seus fantasticos carros esporte de rua chapman era um engenheiro brilhante que entendia que uma ponte deve aguentar so o que foi projetada para aguentar; uma ponte que aguenta tudo qualquer um pode fazer para lembrar de ainda outra frase famosa desse produtor incansavel de verdades incontestaveis em forma de frase nao ha como deixar de admira lo por isso tambem este dominio da palavra escrita muito da mitica da lotus nasceu direto de sua pena ao mesmo tempo que ela acontecia chapman era leitor e escritor voraz e suas publicaçoes em revistas especializadas inglesas nos anos 1950 e 1960 ajudaram aquela populaçao entender a engenharia de automoveis e a suposta grandeza de seu intelecto claro como nenhum outro nao e a toa que o projetista de seu primeiro motor o quatro em linha dohc baseado no motor ford ingles ohv era ele tambem um escriba harry mundy alem de desenhar como engenheiro motores de formula 1 para a brm e a coventry climax era editor tecnico da decana publicaçao inglesa the autocar quando desenhou o motor lotus eram na verdade entusiastas de automoveis e competiçao numa epoca em que capacidade tecnica e muito trabalho duro eram suficientes para começar uma fabrica deles; nao existiam muitas legislaçoes e tanto problema e gasto em teste e homologaçao para se construir um carro e vende lo a lotus começou literalmente em um estabulo com o trabalho de colin sua namorada depois esposa hazel e um grupo de amigos voluntarios seu nascimento e um conto de fadas entusiasta [gallery ids= 326133 326128 326129 326130 326131 326132 ] vindo direto do mundo de competiçao o principio basico o cerne o ethos da companhia sempre foi o baixo peso uma engenharia de suspensao superior bem como um comportamento superior em direçao esportiva tambem faziam parte dela desde o inicio mas estavam em segundo plano baixo peso era o que definia a empresa ate bem pouco tempo atras uma pagina chamada filosofia da lotus existia no site da empresa dizendo exatamente isso em marketes com as frases famosas de chapman e tudo nao mais para seguir o futuro eletrico ditado por lei a coisa que costumava ser o motivo central de se existir uma lotus para começo de conversa nao faz mais sentido boa sorte a companhia; ela vai precisar mas divago; o fato e que esta sanha de inovaçao de chapman fez seu primeiro carro realmente criado para ser produzido em serie ser um completo fracasso o elite type 14 de 1957 era um lindissimo minusculo e aerodinamico cupe que pesava nada e era impulsionado por um exotico mas tambem minusculo e leve motor de corrida o coventry climax fwe de aluminio mas a maior inovaçao era seu monobloco todo em peças de resina poliester reforçada com fibra de vidro um monobloco de fibra de vidro nunca viu isso entao nao deu certo e o preço da inovaçao errar por sorte o carro que colin desenhou num domingo a tarde para substituir o seu rustico lotus 6 o lotus seven foi um grande sucesso e manteve a empresa viva o problema do elite nao era que nao funcionava e que era complexo e caro demais para ser vendido o cupe com um motor de 1200 cm³ custava o preço de um jaguar e type de 3 8 litros tudo bem que em algumas pistas mostraria seu minusculo derriere ao enorme jaguarzao ui mas isso nao importava todo mundo comprou o jaguar o seu substituto entao seria algo mais simples ainda um lotus inovador e leve mas de uma forma que pudesse ser vendido um pouco mais seven um pouco menos formula 1 se e que me entendem nascia o elan type 26 talvez o maior classico de uma empresa que ja fez coisas como o imortal seven o elan era tudo que o elite tinha de bom simplificado e melhorado inicialmente concebido como um substituto de baixo custo para o seven quando ficou claro que o elite provavelmente levaria a lotus a falencia virou seu substituto por isso seu design foi influenciado tanto pela prudencia quanto pelo futurismo tinha um chassi agora uma espinha dorsal de chapa estampada e soldada que seguraria toda a mecanica motor transmissao suspensao tudo se tornaria marca registrada da lotus e usado sempre depois disso ate a morte de chapman em 1982 facil de fabricar e pesando apenas 34 kg este chassi espinha dorsal tinha uma seçao no centro que media apenas 292 x 152 mm mas suportava o carro todo as suspensoes independentes nas quaro rodas eram simples mas bem desenhadas e os freios traseiros a disco eram inboard simples barato leve mas efetivo o motor seguia o mesmo principio de simplificaçao mas sem perder o desempenho o mtotor lotus desenhado por mundy nao era um motor especial de corrida como o coventry climax e sim um barato pequeno e leve bloco da ford como o desempenho do ford nao era suficiente para o lotus um cabeçote dohc desenhado por mundy era usado junto com dois webers duplos voila quase o mesmo resultado metade do preço so isso ja faria do elan um carro sensacional mas tem mais a carroceria de fibra de vidro era do tipo roadster agora livre de ser estrutura como o cupe elite era belissima tambem desenhada por ron hickman e peter kirwan tayor o primeiro um designer e o segundo um banqueiro o elan foi um sucesso instantaneo e ate hoje o mais amado dos lotus; tanto que serviu de inspiraçao e baliza de medidas para gordon murray desenvolver o mclaren f1 e a mazda com o primeiro mx5 miata de 1989 fez uma verdadeira copia moderna dele com uma diferença claro aos 680 kg um elan pesava praticamente a metade do mclaren e 300 kg a menos que o miata barrabas [gallery ids= 326170 326171 326164 326158 326153 326155 326149 326156 326150 326157 ] mas embora o elan fosse uma revelaçao em estrada e ruas nas pistas nao foi um sucesso o problema era imprevisibilidade no limite o chassi flexionava e gerava um subesterço violento os carros de corrida começavam a receber modificaçoes de geometria troca de buchas por juntas metalicas esfericas rodas de magnesio molas mais baixas e varias alteraçoes na carroceria para ventilaçao e saida de ar finalmente em 1964 aparecia o modelo 26r o numero alusao a designaçao interna do elan na lotus type 26 e o r de racing as versoes de produçao apresentavam carroceria dianteira e traseira alargada para abrigar rodas de magnesio largas alem de uma capota rigida leve de fibra de vidro apenas para confundir futuros historiadores nem todos os exemplos apresentavam um duto de capo enquanto os carros vendidos para exportaçao tinham farois ocultos assim como o elan comum mecanicamente o 26r diferia por apresentar triangulos de suspensao mais leves de competiçao eixos de transmissao estriados deslizantes no lugar de juntas de borracha barras estabilizadoras maiores e um grau de reforço em torno dos pontos de fixaçao da suspensao os pedais foram reposicionados e freios de circuito duplo com cilindros mestres duplos e pinças de liga leve foram adotados o motor era preparado pela cosworth para 140 ou 160 cv o peso de homologaçao para competiçao do lotus 26r era de apenas 580 kg a partir de 1965 a historia de competiçao do elan entao mudou com o 26r o elan se transformou em um vencedor prolifico e uma base sobre a qual todo corredor amador de elan baseava suas modificaçoes uma lenda nao das competiçoes profissionais mas das amadoras; e um dos melhores exemplos de carro esporte segundo chapman um lotus 26r no brasil aqui no brasil nunca tivemos importaçoes oficiais de lotus; uma pena ja imaginaram se alguem tivesse feito isso nos anos 1960 bem a tempo de pegar a onda de patriotismo e conhecimento da marca com as vitorias de emerson fittipaldi no inicio dos nos 1970 talvez fosse uma interessante historia de sucesso mas nao foi assim e muito poucas acabaram por aqui mas elas existem claro e as poucas que existem foram preservadas de uma forma ou de outra este carro das fotos a venda na old is cool em sao paulo e uma delas nao nao e um 26r de fabrica; foi feito a partir de uma elan normal nao chore o 26r era um carro de corrida e mesmo os sobreviventes so tem a plaqueta do chassi original e olhe la; as vezes so o numero todo o resto trocado feito o navio de teseu e uma elan 1973 que nasceu com 5 marchas ja as 26r sao todas quatro marchas originalmente mas a maioria hoje esta com cinco mas tudo foi alterado para melhor desempenho em pista seguindo a formula da 26r upgrades de suspensao freios rodas o motor original quando pediu as contas foi trocado por uma unidade de competiçao importada com 1700 cm³ original era 1500 cm³ o cambio e uma unidade mais moderna de cinco marchas o chassi do elan sofre com corrosao mas existem chassi de reposiçao de varios fornecedores inclusive com os reforços do 26r um novo chassi especifico de competiçao foi fornecido pela tony thompson racing tonythompsonracing co uk especialistas em elan de corrida a carroceria foi toda refeita em fibra mais fina e mais leve e o carro foi remontado usando peças de primeira linha como mangueiras aeroquip como preparado para correr inicialmente tinha bomba d’agua eletrica e nao tinha alternador; hoje ele esta com bomba mecanica de volta e alternador e um carro de corrida que nao esta emplacado para uso nas ruas mas e um incrivel exemplo de um elan focado para pista que deve ser algo sublime de guiar pesando muito pouco com um motor ardido e bravo como sao os lotus dohc de competiçao e o acerto de suspensao ja conhecido do 26r deve ser muito bom alguns dizem ser nao so isso dizem ser o melhor ponto gordon murray por exemplo sempre diz que nao ha nada igual a um elan bem acertado e se o 26r e o mais bem acertado deles certamente este carrinho e algo bem serio
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