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Zero a 300

Um Mercedes-Maybach de 900 cv e 320 km/h | detalhes do novo Corvette ZR1 | quanto custa o “Defender” Ineos e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Brabus leva o Mercedes-Maybach GLS aos 900 cv (!)

Lembra do Audi RS Q8 ABT que conhecemos ontem aqui mesmo no Zero a 300? Pois o tuning alemão de hoje só reforça aquela impressão que mencionei ontem, sobre o RS Q8 parecer um hatchback abrutalhado: dê uma olhada nas fotos dele e depois veja este Mercedes-Maybach GLS da Brabus, que vamos conhecer hoje.

Seu nome é Brabus 900, o que não diz muito além de que ele é um Brabus e tem 900 cv. Sim, 900 cv em um SUV de luxo com massageadores nos bancos traseiros. Afinal, é um Maybach de 900 cv. Originalmente ele era um Mercedes-Maybach GLS 600, equipado com o motor V8 biturbo de quatro litros e 557 cv, mas depois de passar pelas oficinas da preparadora mais sem-noção do planeta, o V8 biturbo passou a deslocar 4,5 litros e, com a ajuda de turbos maiores, chegou aos 900 cv. É uma receita à moda dos antigos AMG, o que só reforça a nossa percepção de que a Brabus de hoje é a AMG de ontem. Ah, e acho que você vai querer saber que o torque foi de 77 kgfm para 107 kgfm, limitado eletronicamente para preservar a transmissão e demais componentes.

A Brabus, curiosamente, não menciona nada sobre o motor elétrico de 48 volts ensanduichado entre o bloco do V8 e o câmbio automático de nove marchas, mas, considerando que o motor 4.5 tem 107 kgfm e eles divulgam torque máximo de 127,2 kgfm, é seguro dizer que o motor de 48 volts continua lá, inalterado e fornecendo seus 25 kgfm de torque quando exigido. Daí o total de 127,7 kgfm divulgado pela Brabus. Isso é um aumento de insanos 28 kgfm em relação ao original nesse nível de torque — ou seja: há um C180 inteiro de diferença neste Brabus.

Com as rodas de 24 polegadas Monoblock M Platinum Edition, o troglodita alemão vai do zero aos 100 km/h em 4,2 segundos e segue até os 320 km/h. Nesse caso, a suspensão se rebaixa em 25 mm para prover mais estabilidade direcional e se sujeitar menos aos ventos cruzados. É algo insano para um automóvel que pesa 2.785 kg.

Agora, quanto à parte menos importante, o lado de dentro do carro e a decoração externa, ele tem tudo o que se costuma ver nos demais Brabus — nada de novo por aqui. Uma quantidade enorme de fibra de carbono por todos os lados, couro premium perfurado nos bancos e portas, alcantara, aço inoxidável e alumínio na cabine e iluminação personalizada — que, talvez, esteja perigosamente próximo do exagero. Mas quem se importa? É só apagar e curtir os 900 cv enquanto o banco libera seus músculos tensos do dia cansativo. (Leo Contesini)

 

Corvette C8 ZR1 deve vir com dois turbos

A revista americana Muscle Cars and Trucks, citando fontes que considera confiáveis, revelou esta semana a configuração mecânica da versão que, como em toda geração do carro, promete ser o ápice em desempenho: O ZR1.

Segundo a publicação, o C8 ZR1 deverá usar uma versão biturbo do V8 de 5,5 litros do Z06. Sim, o motor DOHC de virabrequim plano e estratosférica linha vermelha de 8600 rpm. Com dois turbocompressores supostamente dará uma potência de 850 cv ao ZR1. A única opção de caixa de câmbio continuaria a DCT de oito marchas de origem Tremec.

Corvette Callaway Twin-Turbo 1988

Se se comprovar, seria apenas a segunda vez que um Corvette foi vendido em concessionárias Chevrolet com garantia e dois turbos. A primeira vez, sabemos, foi em 1987, quando escolher o RPO “B2K” lhe dava a conversão Callaway Twin-Turbo para o Corvette C4, pelo dobro do preço do Corvette normal de 240 cv.

Era bem diferente do que será este ZR1 moderno; tinha 382 hp a apenas 4250 rpm (corte a 4500), e nada menos que 77,8 kgfm a apenas 2500 rpm. O motor parecia não ter lag algum, e puxava feito um caminhão desde a marcha-lenta: um motor “de torque”. Supomos que um Twin-Turbo em cima do motor girador da Z06 atual seja um animal de outra origem. E será também o primeiro Corvette turbo criado dentro da GM, e fabricado totalmente por ela.

Segundo essas fontes, o ZR1 deve chegar nas lojas no ano-modelo 2025 ou 26. Mas parece que não é só isso: existirá um Corvette acima do ZR1 em desempenho. É o tão esperado Corvette Zora: com os motores elétricos dianteiros do prometido Corvette híbrido (E-Ray?), o Corvette Zora terá mais de 1000 cv e tração nas quatro rodas. Zora Arkus-Duntov, certamente, ficaria orgulhoso. (MAO)

 

Revelado o preço de venda do Ineos Grenadier na Inglaterra

O Ineos Grenadier, como sabemos, é um acontecimento único: chateado com o fim da produção do Land Rover Defender original, um carro que acreditava imortal, um bilionário (no caso, Sir James Arthur “Jim” Ratcliffe, CEO e fundador da multinacional química Ineos) resolve fazer algo a respeito, e assim nasce uma nova fábrica de carros.

É uma operação totalmente profissional e em escala, viabilizada pela compra da antiga fábrica da Smart na França, e a contratação do especialista Magna-Steyr para o projeto. A Magna-Steyr projetou o Mercedes-Benz G-Wagen original, e ainda o produz para a Mercedes.

Agora, vem a notícia de que o novo Ineos Grenadier 4×4 estará à venda no Reino Unido em 18 de maio, com preço a partir de £ 49.000. O mais barato é o Utility Wagon, de dois lugares, que rivalizará com o Toyota Land Cruiser Commercial e o Land Rover Defender Commercial, efetivamente furgões baseados em jipes, que existem por serem menos taxados pelo governo, e por isso, comercialmente interessantes e de altas vendas. Tem inclusive vidros laterais, então se imagina o seu real uso. A capacidade do Grenadier Utility Wagon é de 2.088 litros de carga, capacidade de reboque de 3.500 kg e capacidade de reboque de uma carga de 5.500 kg.

A versão de passageiros de cinco lugares, com preço de £ 52.000, reduz obviamente a capacidade de carga para 1152 litros (77 litros a mais que o Land Rover Defender 110 equivalente), ainda que em peso a capacidade seja igual ao Utility Wagon.

O Ineos Grenadier pode ser movido a gasolina ou diesel, ambos motores BMW 3.0 de seis cilindros em linha turbo, acoplados a uma caixa automática de oito velocidades. A empresa anunciou recentemente 24 pontos de venda em todo o Reino Unido, que serão baseados em concessionárias existentes da Audi, BMW, Ferrari e Ford, e um objetivo de que todos os seus clientes estejam “dentro de 45 minutos de um concessionário”.

O Defender começa aos £ 46.000 na Inglaterra, mas a perua de 4 portas 110, equivalente ao Grenadier, parte de £ 58.000. O que coloca o Grenadier bem no meio de sua faixa de preço, um concorrente direto. O mais chique G-Wagen, para quem perguntou, é de outra categoria de preço: parte de £ 123.500. (MAO)

 

Esta é a Honda CB 500 2023

A Honda CB 500 é uma linha de motocicletas muito interessante, ainda que meio esquecida e pouco comentada; uma moto relativamente barata, fácil de pilotar, e que serve tanto para cidade como para a estrada. Serve, na verdade, para tudo; com a vantagem de ser uma Honda, com vasta rede de concessionárias por todo país. A linha 2023 desta moto, que é vendida nos sabores de rua (CB 500F) e aventureira (CB 500X) acaba de ser lançada, e traz algumas alterações interessantes.

Primeiro, m novo garfo telescópico dianteiro Showa SFF-BP, agora invertido, com 41mm de diâmetro, e com acabamento dourado. É de funções separadas: amortecimento hidráulico em uma bengala e mola na outra. Na CB 500X, o curso do grafo é maior, claro. A suspensão traseira foi mantida: amortecedor único com regulagem de pré-carga. Mas foi recalibrada, e recebeu uma balança traseira mais leve em 1,1 kg.

Os freios dianteiros, antes disco único de 310 mm, agora são dois discos de 296 mm. As pinças também receberam upgrade: agora são quatro pistões cada, com fixação radial na CB 500F e axial na CB 500X. Com os novos freios viram novas rodas, mais leves para compensar os freios mais pesados. A CB 500F permanece usando rodas de 17 polegadas nas duas rodas, enquanto a CB 500X traz uma roda maior na frente, de 19 polegadas. Esta série de modificações resultam numa geometria diferente das motos anteriores, e a Honda promete um comportamento mais sofisticado para a nova CB 500 2023.

O motor permanece igual, ainda que a Honda declare que foi recalibrado: bicilíndrico em linha de 471 cm³ arrefecido a líquido, com 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm. O câmbio de seis velocidades também não mudou.

Em aparência, a mudança mais óbvia é o novo farol de LED. Além disso, A CB 500F tem um para-lama dianteiro redesenhado, enquanto a CB 500X recebeu um radiador modificado. A CB 500F 2023 tem preço sugerido de R$ 39.100,00 sem frete, e está disponível nas cores Vermelha, Prata Metálica e Cinza Fosca. Para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00 sem frete e as cores são Vermelha, Prata Metálica e Verde Fosca. O preço subiu em média 17% em relação ao ano-modelo 2022. (MAO)

 


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