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Zero a 300

Um mini-Toyota MR2 | Um novo McLaren | O adeus a Soichiro Toyoda e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Toyota pode estar projetando mini-MR2 com a Suzuki e a Daihatsu

1986 Toyota MR2

Boatos sobre a volta do motor central-traseiro para o Toyota num sucessor espiritual do MR2, visto em concessionárias japonesas pela última vez em 2007, tem circulado de tempos em tempos, mas sem nenhuma evidência concreta.  Agora a revista japonesa Best Car relata que um carro esporte pequeno está endo desenvolvido em conjunto pela Suzuki e a Daihatsu, e será um mini-MR2, com logotipo Toyota.

O Suzuki Capuccino

De novo, não é um boato totalmente novo: a Toyota mostrou um conceito disso em outubro de 2015, chamado S-FR, mas tinha motor dianteiro. Segundo a revista japonesa, o carro agora é de motor central-traseiro, com um motor de três cilindros, 1.0 litro turbo. A fonte cita que a potência seria na casa dos 120 cv, talvez com assistência híbrida leve para “encher” a curva de torque antes do turbo.

Daihatsu Copen

O carro pesaria em torno de uma tonelada, e mediria 4200 mm num entre-eixos 2500 mm. A Suzuki está supostamente desenvolvendo o motor, enquanto a suspensão dianteira será adaptada da geração atual do Yaris. Seria estritamente um carro de dois lugares e levaria o emblema da Toyota.

O novo MR2 teria um objetivo de preço de venda a partir de 2,2 milhões de ienes no Japão, ou R$ 85.800 no câmbio de hoje, bem abaixo do GR86, e do Mazda Miata. Ainda é apenas um boato, mas um no mínimo interessante.

Em outros tempos, quando a indústria local ainda tinha alguma autonomia, iria dizer que já é tempo de alguém fazer um carro esporte brasileiro nesses moldes de motor central-traseiro, usando componentes de carros baratos de grande série, Argo/Polo/Onix/HB20. Mas hoje em dia? Deixa para lá. (MAO)

 

McLaren mostra outra variante do 720S: GT3 Evo

Parece que as notícias do fim do McLaren 720S foram exageradas; a empresa acaba de lançar uma nova versão. Na verdade, nem tão nova assim: é uma versão atualizada do 720S GT3, originalmente lançado em 2018.

É um carro de competição, não homologado para as ruas. Para diferenciá-lo do carro de 2018, é agora o McLaren 720S GT3 Evo. Homologado para a temporada 2023, o carro de corrida possui travas rápidas para desmontar o para-choque dianteiro e o splitter, facilitando a troca de peças pelas equipes.

Esses painéis da carroceria foram redesenhados para gerar downforce adicional e transferir o centro de pressão aerodinâmica para frente. A McLaren está instalando uma nova abertura no capô dianteiro para melhor equilíbrio e maior resfriamento. Além disso, as luzes auxiliares foram realocadas para proporcionar melhor visibilidade durante as corridas noturnas. Na parte de trás, a asa é mais alta e com mecanismo que a torna ajustável.

Vem equipado com amortecedores ajustáveis de quatro vias TTX40 Öhlins e os engenheiros fizeram alterações adicionais nos triângulos superiores dianteiro e traseiro da suspensão, bem como no cubo de roda. A empresa sinaliza também melhoria na durabilidade dos discos de freio.

A McLaren já está recebendo encomenda para carros inteiros, mas também oferece essas atualizações para os carros existentes.

Mas o 720S de rua realmente encerrou a produção, e será substituído pelo 750S que deve ser lançado em abril. Ele terá 750 cv (dã!) do motor V8 biturbo, 30 cv a mais do que antes. Segundo a Automotive News, cuatará US$ 342.000 (R$ 1.774.980) nos EUA. (MAO)

 

Morre Shoichiro Toyoda aos 97 anos de idade

Shoichiro Toyoda, presidente honorário da Toyota Motor Corporation, morreu aos 97 anos. Toyoda iniciou sua carreira na empresa de sua família em 1952, concentrando grande parte de sua experiência em controle de qualidade e tecnologia.

Ascendeu a diretor-gerente em 1961, depois a diretor-gerente sênior em 1967 e vice-presidente executivo em 1972. Virou presidente de operações de vendas da Toyota em 1981. Quando as organizações de vendas e produção da empresa se fundiram em 1982, virou presidente da Toyota Motor Corporation. Toyoda atuou como presidente do conselho de administração de 1992 a 1999. Ele esteve no conselho por mais uma década e, em 2009, deixou o cargo para se tornar o presidente honorário.

Toyoda era filho do fundador da empresa, Kiichiro Toyoda. Ele também é pai do atual CEO e presidente Akio Toyoda, que deixará o cargo em 1º de abril para se tornar presidente do conselho. O atual presidente da Lexus, Koji Sato, está assumindo o cargo de presidente e CEO da Toyota Motor Corporation, e anuncia renovado foco em eletrificação. Um tempo de mudança realmente, na casa de Toyoda. RIP. (MAO)

 

Fotos de sucessor do Aventador vazam no Instagram

O usuário de Instagram @automotivo_mike publicou imagens mostrando dois ângulos de três quartos do supercarro ainda sem nome da Lamborghini, que deve substituir o Aventador. O design agressivo e angular combina com os flagras de carros camuflados e imagens de patentes, levando todos a acreditar que este é, de fato, o novo Lambo.

Em termos de design, o sucessor do Aventador empresta muito de seu estilo de carros de produção limitada e únicos, como o Sián FKP 37 e o Terzo Millennio. Há faróis e lanternas traseiras em forma de Y, escapamentos hexagonais e entradas de ar pronunciadas em ambos os lados do carro.

A Lamborghini já confirmou que será movido por um V-12 naturalmente aspirado, assistido por motor elétrico, fazendo dele um híbrido. O carro deve sair em março, quando então saberemos se estas fotos são realmente as do mais novo supercarro de Santa Agata Bolonhese. (MAO)

 

Buick Roadmaster a venda é última da espécie

A plataforma B-body da GM americana, corrente de 1990 a 1996, nos deu os últimos carros tradicionais americanos full-size, com chassi separado, da empresa. Os Chevrolet Caprice, os Buick Roadmaster, os Oldsmobile Custom Cruiser, e os Cadillac Fletwood. Até nos deu a volta do Impala SS, baseada no Caprice.

Impala SS: o último Chevrolet tradicional

Mas as peruas derivadas desses sedãs são ainda mais especiais: são as últimas peruas tradicionais americanas de chassi separado, e terceira fila de passageiros voltadas para trás. As últimas de uma espécie hoje extinta.

Entre essas peruas, a mais interessante sempre foi a Buick; normalmente ganhava motores mais potentes (5,7 litros ao invés de 5,0 no Caprice Wagon) e mais luxo, além da lateral imitando madeira, cafona mas totalmente em linha com o tipo de carro que falamos aqui. Ficou ainda mais interessante depois de 1993, quando ganhou uma versão do V8 LT1 do Corvette, com 260 cv.

Mas esta Roadmaster em especial, que apareceu a venda no site de leilão online Bring a Trailer, é ainda mais legal que a original. Sob o capô desta está um LS3 V8 de 6,2 litros, mais moderno, menor e mais leve, e com 430 cv e 58 mkgf de torque. A transmissão é automática de quatro velocidades 4L65E e lá atrás está um diferencial autoblocante.

É um carro simplesmente sensacional, que nos parece muito mais interessante que qualquer SUV moderno, e oferece espaço generoso para oito passageiros, quase uma Kombi! Além disso, o Roadmaster vem completo com uma porta traseira interessante, que desce como a tampa traseira de uma picape, ou abre para o lado como uma perua americana tradicional. O vidro da tampa é elétrico, e desce para dentro dela.

Há detalhes de monte interessantes aqui, como as fileiras traseiras invertidas, com porta-copos, compartimentos fechados, quebra vento e cintos de três pontos. Um carro que simplesmente não existe mais; uma chance única. (MAO)