o mustang foi o carro que ao lado do pontiac gto fundamentou o muscle car moderno em 1964 ainda que alguns insistam em chama lo de pony car bonito barato e potente mais de quarenta anos depois em 2005 ele repetiu a dose liderando o retorno dos muscle cars retro com sua quinta geraçao e complementando com visual classico a receita consagrada v8 na dianteira e traçao traseira quando a identidade de um modelo e tao forte nao e coisa que se altere facilmente talvez por isso este mustang 1969 com motor central traseiro nos impressione tanto quer dizer nao e so isso olhe para ele com exceçao de alguns detalhes esteticos e das proporçoes que a nossos olhos tao acostumados com o perfil classico do mustang nos parecem um tanto erradas e um carro bem chamativo atraente ate ainda mais quando ficamos sabendo que o motor atras dos bancos nao e qualquer um mas o v8 de 5 4 litros supercharged do ford gt nao da para errar com isso da seu nome e mach 40 em uma referencia obvia ao ford gt40 o lendario prototipo anglo americano que interrompeu a sequencia de vitorias da ferrari triunfando por quatro anos seguidos de 1966 a 1969 nas 24 horas de le mans mas o carro começou a vida como um mustang mach 1 1969 que seu criador o engenheiro aposentado terry lipscomb comprou no site de classificados craigslist em 2009 lipscomb arrematou o carro pensando nas maldades que poderia aprontar com o fastback e depois de uma conversa com dave eckert dono da oficina de customizaçao eckert s rod & custom no estado do oregon viu se diante de um projeto bem ambicioso enquanto pensava em componentes de aluminio na carroceria e engine swaps eckert sugeriu um mustang de motor central traseiro se eckert ele foi inspirado pelo primeiro de todos os mustang que era um roadster de dois lugares com um motor v4 atras dos bancos ou simplesmente gostava da ideia nao se sabe o que importa e que lipscomb embarcou nessa no fim das contas o mustang mach 1 1969 foi doador daquilo que da a este carro metade do seu nome e o visual de um mustang para brisa teto para lamas dianteiros farois e lanternas portas e maçanetas e nao muito mais do que isto todo o resto foi construido de maneira artesanal pela equipe de eckert que orientou se por dezenas de renderizaçoes idealizadas por lipscomb e executadas pelo designer mike miernik que tambem ajudou a detalhar especificaçoes como a ergonomia a distribuiçao de massas e as dimensoes gerais do carro a transformaçao do mustang um classico muscle car com v8 na dianteira e traçao traseira e algo mais proximo de um supercarro demandaria muitas modificaçoes na estrutura especialmente porque lipscomb idealizava algo mais proximo de um supercarro baseado no mustang se tal coisa tivesse sido feita na decada de 60 por isso foi decidido que uma nova estrutura seria feita do zero [gallery columns= 4 link= file ids= 59140 59141 59142 59143 59144 59145 59146 59137 ] optando pela simplicidade a equipe de eckert criou sob medida um chassi separado da carroceria nao muito diferente da antiga plataforma panther que ate 2011 foi a base do ford crown victoria nao e o modo de construçao mais moderno — eles poderiam ter ido ate mesmo com um chassi tubular — mas nos parece adequado a um carro inspirado nos fim dos anos 60 o chassi recebeu um sistema de suspensao que usa boa parte dos componentes do corvette c6 na dianteira e na traseira — incluindo o subchassi e o sistema de direçao na frente e braços inferiores e superiores atras com molas amortecedores ajustaveis e subchassi traseiro feitos e acertados sob medida [gallery columns= 4 link= file ids= 59162 59161 59151 59150 ] os freios trazem discos de 14 polegadas da baer e pinças de seis pistoes nas quatro rodas — estas peças em aluminio billet de 18x10 e 19x11 frente e traseira respectivamente projetadas por miernik e inspiradas pelas rodas originais do mach 1 1969 os pneus sao michelin pilot super sport de medidas 275/35 na dianteira e 325/30 na traseira [gallery columns= 4 link= file ids= 59152 59153 59160 59158 ] o interior aproveita as formas gerais do mustang porem o painel foi feito do zero usando fibra de vidro e revestido com couro de primeira qualidade bem como os revestimentos de porta e os bancos que aproveitam a estrutura dos originais os instrumentos sao da new vintage e o som da pioneer a qualidade de construçao e boa mas o estilo parece um tanto inacabado e fica claro que o interior nao foi desenhado por uma grande fabricante contudo quem ja viu o carro de perto — como quando o carro foi exposto no sema show em 2013 no mais o que se tem e um carro com a cara do ford mustang e proporçoes de supercarro exatamente como lipscomb imaginou alem de um belo conjunto mecanico o v8 supercharged queveio de um ford gt 2006 batido e desloca 5 4 litros recebeu um novo compressor mecanico e um novo sistema de gerenciamento da motec a transmissao continua sendo o transeixo ford/ricardo manual de seis marchas nao ha mais detalhes da preparaçao mas foi o bastante para que a potencia aumentasse de 558 cv para cerca de 730 cv se um ford gt original era capaz de chegar aos 100 km/h em 3 7 segundos imagine o que o mach 40 faz com quase 200 cv a mais [youtube id= wbfpstfvb5e width= 620 height= 350 ] fora alguns detalhes esteticos como as saidas de ar na face traseira e as rodas um desenho mais tradicional cairia bem a gente curtiu o resultado — nos faz pensar no que aconteceria se a ford realmente tivesse pensado em fazer um supercarro com a cara do mustang alem disso foi um belo destino para o conjunto mecanico do falecido ford gt ainda que seja doloroso saber que um dos pouco mais de 4 000 exemplares que existem no mundo perdeu sua vida contudo ha quem prefira algo mais tradicional e a estes apresentamos o mustang mach 1970 de bobby johnson que foi fotografado pelos caras do engine swap depot no ultimo fim de semana durante o encontro hot rod power tour no alabama como o mach 40 este belo garanhao recebeu o v8 modular de 5 4 litros supercharged de um gt40 e ainda que nao existam detalhes publicos a respeito da preparaçao sabemos que johnson construiu um chassi sob medida para que a carroceria precisasse apenas de modificaçoes minimas — no caso as rodas traseiras foram movidas 7 6 cm para tras ambos os carros tem seus meritos mas queremos saber de qual deles voce gostou mais
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