ola galera do flatout meu nome e fernando tenho 26 anos e sou do litoral de sp e agora se preparem porque se tem uma coisa que eu gosto e de escrever muito especialmente sobre meu passat vr6 tema deste project cars #203 vamos la como todo mundo tem um passado negro que me desculpem os fieteiros ou fiatistas minha historia com os carros começou com um fiat tipo 1 6 i e ano 1996 nao que fosse um carro ruim era otimo anda bem pra um 1 6 tem cambio bem escalonado bom acerto de suspensao excelente espaço interno mas talvez pela inocencia e falta de experiencia e na ansia de comprar logo o primeiro carro depois de conseguir a cnh acabei comprando uma bomba ele me deixou na mao varias vezes por vazamentos na caixa de direçao alternador vazamentos no sistema de arrefecimento mas pelo menos nao pegou fogo e pra encerrar a breve historia com meu primeiro e unico fiat entrei mais rapido do que deveria numa curva sob chuva torrencial perdi a traseira rodei e bati de frente numa mureta nada de grave aconteceu comigo alem do susto e da tristeza porque apesar dos problemas era meu primeiro carro e no fundo eu gostava dele na epoca meu salario era merreca e precisava de um carro para trabalhar nao poderia me dar ao luxo de gastar com um carro parado numa funilaria e depois numa oficina entao vendi batido mesmo e o comprador encarou o conserto antes de continuar gostaria de salientar que inclusive durante a permanencia desse tipo na minha garagem eu enxergava os carros como meros meios de transporte meu irmao por outro lado sempre foi um autentico gearhead do tipo graxeiro que aprendeu quase tudo que sabe sozinho nao tem medo de meter a mao na massa e me ajuda sempre que as coisas complicam e as conversas com os amigos dele eram sempre sobre carros rebaixados rodas preparaçoes eu simplesmente achava aquilo tudo uma perda de tempo sabia de nada inocente o mundo da voltas minha profissao nao tem nada a ver com o universo automotivo mas depois de alguns anos sem abrir um caderno no primeiro semestre de 2014 conclui o curso de mecanica basica ciclo otto no senai um grande abraço ao professor ricardo vitorio por coincidencia quando comprei o tipo meu irmao tinha um tambem pouco antes do acidente com o meu ele tinha trocado por um golf mk3 gl 1 8 e para nossa alegria tambem acabei comprando um ano 1996 modelo gl 1 8 o do meu irmao tinha ar condicionado o meu nao coisas de vw eu era feliz sem saber em termos de confiabilidade foi disparado o melhor carro que eu tive o unico problema foi uma bobina queimada numa praia no meio do nada em ubatuba [gallery columns= 4 ids= 40947 40948 40949 40950 ] foi com esse carro que peguei a doença mas comecei humilde comparado a hoje coloquei nele os bancos do gti 94 que ate hoje acho a estampa mais bacana entre todos os gti e tambem as rodas 17 replicas do modelo long beach depois veio um mk4 gti 1 8t otima escolha em termos de performance so que mais uma vez um pessimo negocio depois de um tempo o carro começou a fumar turbina nova cabeçote retificado alguns reais a menos no bolso e bola pra frente em resumo a doença ja partiu pra um estagio mais avançado farois mascara negra lanternas de r32 amortecedores bilstein sport touring class molas eibach rodas long beach primeiro replicas novamente e depois o primeiro jogo de originais que eu tive [gallery columns= 4 link= file ids= 40951 40952 40953 40954 ] mesmo com o mk4 na garagem acabei comprando outro mk3 dessa vez gti ano 94 na cor turquoise blue a mais bonita na minha opiniao esse ja veio pronto com rodas santa monica de 17 uma leve preparaçao aspirada com direito a fueltech rodando com etanol suspensao rebaixada um dos carros mais bonitos que eu ja tive e com certeza o que mais chamava atençao nas ruas [gallery link= file ids= 40955 40956 40957 ] algum tempo depois uma situaçao financeira nao muito favoravel me fez vender o belo mk3 azul nao e verde para meu amigo leo que namorava justamente este carro ha anos desde que um colega nosso tinha comprado essa joia de um aposentado no interior de sp ainda totalmente original e tambem troquei o mk4 pelo terceiro mk3 em minha vida esse veio do meu amigo dudu ano 96 tambem gti sequoia green rodas de aço alargadas e uma altura insana a essa altura voces ja devem ter notado que minhas preferencias sao muito mais voltadas para a estetica sobremaneira rodas bacanas e suspensao rebaixada forma sobre funçao aceito as criticas dos fundamentalistas e clube do frisinho inc mas nao vao mudar minha cabeça so que ai meu irmao que e ainda muito mais burro fissurado do que eu deu uma volta com o carro e resolveu que seria dele e tanto fez que vendeu o gl e praticamente me obrigou a vender o gti pra ele ja mencionei que meu pai tambem tem um mk3 ja em epoca de vacas gordas novamente veio o gti vr6 nº 59 da serie dos 99 carinhosamente apelidado de chewbacca este carro antes de chegar ate mim estava em curitiba e era assim body kit esteticamente questionavel a parte tinha sob o capo um supercharger da vf engineering numa configuraçao que rendia salvo engano 280cv nao tenho certeza dessa informaçao e entao ele foi comprado pelo meu amigo carlos abel que ja foi capa da fullpower com sua coleçao que vai desde um mki com swap para vr6 turbo passando por um rarissimo mk3 gti vr6 conceptcolour mk4 gti 1 8 muitoturbo mkv r32 [gallery columns= 4 link= file ids= 40967 40966 40965 40959 40960 40961 40962 40963 ] comprei o carro ja convertido de volta pra originalidade body kit e supercharger retirados e com inacreditaveis 21 mil kms no hodometro comprovados pelo software vagcom optei pelas rodas aristo de 18 tendo colocado as long beach originais de volta posteriormente e coilovers eibach farois customizados e lanternas de r32 mantendo as peças originais guardadas e claro bora vents iluminados no painel e mais algumas modificaçoes esteticas internas e externas alem do escapamento sob medida filtro k&n inbox e reprogramaçao na ecu ronquinho de carro esportivo ele tem [youtube id= w3lc6ou8ami width= 620 height= 350 ] sucesso no bgt 5 em 2013 https //www youtube com/watch v=b19j8du9hrq video filmado no bgt v com o amigo cesar vulgo indio/cavalo imitando o ronco nesse ponto a doença ja esta em estagio terminal com o agravante do vr6addiction pra quem tem o ingles afiado video bem detalhado sobre os motores vr6 [youtube id= y0lkwt3ttic width= 620 height= 350 ] basicamente o ronco caracteristico se deve a diferença de comprimento entre os dutos de admissao e escape dutos de admissao curtos e de escape compridos nos cilindros 2 4 e 6 e o inverso nos cilindros 1 3 e 5 conforme a ilustraçao como tive os dois eu atesto o que alguns ainda podem duvidar mesmo com dois cilindros e um litro a mais de deslocamento na ponta do lapis o vr6 perde mesmo que por uma margem pequena para o 1 8t em termos de desempenho e o comportamento dinamico e um pouco comprometido pelo peso maior sobre o eixo dianteiro mas se me perguntarem qual eu prefiro vr6 na cabeça a sensaçao do torque infinito e disponivel ao minimo toque no acelerador o ronco maravilhoso e instigante e a exclusividade de uma serie limitadissima contam muitos pontos a favor nessa equaçao e caramba finalmente chegamos a razao de ser desse texto o passat exclusiv 2 8 vr6 1995 recebi uma excelente proposta pelo golf e incrivel como depois de todo esforço e dedicaçao pra deixar os carros do meu jeito mesmo assim eu nao me apego sou frequentemente criticado pelos amigos mais proximos as vezes eles tem razao admito vendi o chewbacca e passei a procurar um mk3 vr6 porem sem muito sucesso [gallery columns= 4 ids= 40975 40974 40973 40976 ] mencionei no post que anunciava as novas vagas para o project cars que eu nao via nada demais no passat da geraçao b4 na verdade ainda acho um carro de tiozao os 1995 tem ate cortininha no vidro traseiro mas meu amigo dudu aquele do mk3 verde com rodas de aço tinha recem adquirido um motivado principalmente pelo ronco depois de dar uma volta comigo no chewbacca e comecei a ve lo com outros olhos e pensei ora se nao acho um mk3 por que nao procuro um passat e assim foi feito procuramos o menos pior pois geralmente esses carros encontram se num estado geral nao muito bom quando nao totalmente detonados ou em desmanches mesmo o carro me impressionou bastante pela solidez na construçao tudo da a impressao de que foi feito com esmero e o mais importante para durar os paineis da carroceria sao extremamente alinhados vedaçao dupla nas portas capas nos trincos otimo isolamento acustico plasticos de qualidade acima da media o forro das portas e todo em couro enfim um tipico sedan de luxo dos anos 1990 feito na alemanha [gallery columns= 4 link= file ids= 40981 40980 40979 40977 ] o passat b4 e uma reformulaçao da geraçao b3 mas ainda sobre a mesma plataforma 35i a principal caracteristica dos passat b3 e a ausencia da grade frontal a ventilaçao do radiador fica a cargo unicamente da entrada de ar abaixo do para choque e um dos calcanhares de aquiles dos vr6 e justamente o sistema de arrefecimento na europa provavelmente isso nao e uma preocupaçao mas no brasil talvez ja ouvi dizer que alguns se nao muitos b3 tiveram problemas com superaquecimento por aqui o modelo b4 trouxe de volta a grade frontal e um conjunto de farois e piscas inspirados no logus/pointer segundo consta o design dos farois do logus/pointer foi desenvolvido pelo estudio ghia e finalizado pela vw do brasil tendo agradado e muito a matriz alema os b4 que vieram para o brasil de 1995 a 1997 se nao me engano sao todos de fabricaçao alema com opçoes de motorizaçao 2 0 e 2 8 vr6 nas carrocerias sedan e perua variant cambio manual e automatico oficialmente somente automatico nas variant mas existem manuais air bag para o motorista e passageiro de serie alem do abs teto solar era opcional e o meu nao tem uma pena nao tenho certeza se apenas nos vr6 pois nao conheço nenhum 2 0 mas o meu tambem conta com ar condicionado digital climatronic e o banco do motorista tem ajuste de altura eletrico [youtube id= ifnsa3u_7zc width= 620 height= 350 ] outro recurso que considero muito bacana e o mostrador da temperatura do oleo lubrificante no computador de bordo seria muito mais util o monitoramento da pressao claro mas nao deixa de ser legal agora vai la conferir o painel de instrumentos de um popular okm made in brazil talvez o carro tenha me ganhado pela semelhança do conjunto otico com o do golf mk3 ne falando em mk3 apesar de serem plataformas distintas o passat compartilha com o golf alem das mecanicas 2 0 e vr6 no brasil a suspensao tanto e que as coilovers que instalei no passat foram compradas para ser instaladas no meu ultimo golf o modelo alemao tem o pisca principal cego a peça e apenas decorativa uma das modificaçoes foi ter instalado os piscas funcionais do modelo norte americano porem ligados em conjunto com as luzes de posiçao escapamento sob medida para libertar o ronco da fera ficou bem diferente do mk4 e um pouco aquem do que eu planejava acho que essa diferença se deve ao cabeçote de apenas 12 valvulas e ao maior comprimento dos canos de escapamento de qualquer forma com o carro andando ficou satisfatorio [gallery columns= 5 link= file ids= 40988 40987 40986 40985 40990 ] mesmo com o carro em bom estado me incomodavam as repinturas feitas anteriormente pois o capo estava com um tom totalmente diferente do resto do carro alem de um vinco na porta traseira direita e para choques bem arranhados serviço a cargo do homero prisma funilaria santos otimo profissional nao e o da iliada mas o processo de pintura foi uma epopeia tambem decidi repintar o carro inteiro o para choque dianteiro estava com varias travas quebradas e por isso nao poderia ser alinhado corretamente mas consegui outro em perfeitas condiçoes num desmanche conjunto otico totalmente novo da marca depo pois achar todas as peças da hella novas e praticamente impossivel [gallery columns= 4 link= file ids= 41006 41005 41004 40999 40998 40997 40996 40995 40994 40993 40992 40991 ] enquanto o carro estava na pintura mais um amigo entra em cena meu xara fernando mais conhecido como ferna hp tornearia santos excelente torneiro mecanico daqueles profissionais dedicados e perfeccionistas dificeis de encontrar por ai hoje em dia eu tinha arrematado este raro jogo de rodas bbs bugatti mas a furaçao 5x120 tala de 8 polegadas e offset 40 pediam adaptaçoes o offset das dianteiras foi aumentado em 5mm e foram feitos adaptadores de 15mm com parafusos sob medida e tambem adaptadores mais largos para a traseira devido a diferença de 58mm entre as bitolas dianteira e traseira rodas pintadas de prata novamente bordas polidas pneus 195/40/17 montados e epic fail [gallery link= file columns= 4 ids= 41017 41018 41020 41023 ] sim fizemos testes e mediçoes antes de decidir as medidas mas como na teoria a pratica e outra quando montamos mesmo com o carro ainda alto percebi que nao ia ficar do jeito que eu planejava sem that fitment dessa vez pequeno gafanhoto [gallery columns= 4 link= file ids= 41024 41022 41016 41025 41008 41007 41021 41015 41014 41013 41012 41011 ] outro agravante sao as bandejas reforçadas e portanto maiores para suportar o peso extra na dianteira alem das pinças de freio enormes isso dificulta a montagem de rodas largas com offset baixo neste carro decidi deixa las guardadas por enquanto e parti para as long beach ja aproveitando para montar as coilovers jom sou suspeito para falar dessas rodas mas considero um dos modelos mais bonitos lançados pela vw e sao um otimo coringa porque dificilmente ficam feias mesmo em carros mais antigos levei mais tempo desmontando os bancos e todos os acabamentos da parte traseira e do porta malas para ter acesso aos parafusos da torre do que propriamente trocando a suspensao neste ponto peço desculpas aos leitores pois eu tenho o habito de registrar tudo que faço nos meus carros mas como eu nunca imaginaria que um dia seria escolhido para o project cars em algumas etapas eu tirei poucas fotos porque estava empenhado em botar a mao na massa [gallery columns= 4 link= file ids= 41034 41033 41032 41031 ] espaçadores de 30mm para as rodas traseiras eu sei que isso prolonga o braço da alavanca e força a suspensao numa geometria diferente daquela para qual foi projetada e aumentando a bitola altera as caracteristicas subesterçantes de um carro ff etc etc etc mas lembrem se o foco desse projeto e puramente estetico tambem dei atençao ao cofre troquei os reservatorios de expansao e do esguicho do para brisas por peças novas a capa do motor foi repintada cabos de vela vermelhos e uma boa limpeza ja melhoraram bastante e com o carro pronto chegou o dia do evento mais esperado pelos amantes de vw no brasil o famoso bubble gun treffen ou apenas bgt em sua 6ª ediçao ja tinha participado em 2012 com o mk4 vermelho e em 2013 com o vr6 prata sem percalços na viagem de ida nem na volta evento como sempre muito bacana e bem organizado pelo pessoal da volskpage foi otimo rever os amigos e conhecer muitos outros que so tinha contato pelos foruns e facebook e mais bacana ainda foram os elogios ao carro apesar de ser um projetinho bem simples de suspensao+roda e outras firulinhas e neste ponto aproveito para agradecer a galera do golf mk3 club especialmente ao nilton mauricio e rodrigo e aos demais e claro que cederam espaço para um estranho no ninho e tambem e claro a paciencia e apoio da minha namorada quem sabe talvez um dia esposa erica que me acompanha desde o bgt 4 [gallery columns= 5 link= file ids= 41044 41038 41042 41040 41041 ] tinha mais algumas alteraçoes em mente para o futuro como bancos recaro troca de varios componentes mecanicos e uma boa geral no cofre organizando a fiaçao e coisas do tipo mas como sou um eterno insatisfeito decidi vende lo e partir pra outra empreitada no mundo dos mk4 novamente encerro por aqui e espero que tenham gostado estou aberto a criticas e sugestoes e na medida do possivel responderei a todas as duvidas pertinentes na area de comentarios um grande abraço aos colegas flatouters por fernando correia project cars #203 uma mensagem da equipe flatout fernando e muito legal ver uma historia como a sua que começou com um certo desapego aos carros e terminou com uma grande admiraçao a um conjunto bacana como o dos modelos vr6 da volkswagen nos anos 1990 seu projeto e uma boa amostra de que nao e preciso ir muito longe para fazer uma personalizaçao bonita e de bom gosto parabens pelo projeto e boa sorte nas proximas empreitadas gearheads
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