quanta potencia e potencia demais claro a gente adora carros absurdamente potentes mas ao mesmo tempo somos defensores daqueles automoveis com potencia na medida certa que dao mais valor a dinamica do que a cavalaria bruta no entanto de vez em quando nos pegamos babando em um carro preparado de mais de 1 000 cv este porsche 911 1976 por exemplo tem um flat 6 biturbo capaz de entregar mais de 1 000 cv para acompanhar seu visual maroto e nao tem como nao admira lo por isto concorda [youtube id= dqlyfrzkjq width= 620 height= 350 ] bisi ezerioha e o cara por tras deste monstro filho de nigerianos ele poderia ter sido um cientista de sucesso — começou a estudar engenharia petroquimica aos 15 anos na universidade de anambra na nigeria e depois de se mudar para os eua ainda conseguiu graduaçoes em ciencias naturais e engenharia quimica na universidade da california sua maior paixao contudo sempre foi preparar motores e foi com isto que ele decidiu ganhar a vida ao fundar a bisimoto engineering em 1995 a filosofia de bisi e simples nao ha limite para a potencia que se pode extrair de um motor desde que isto possa ser feito com segurança e que o resultado fique confiavel sendo assim a bisimoto acabou ganhando fama graças a suas preparaçoes extremas com motores que raramente nao passam dos 1 000 cv se voce acompanha o mundo dos carros modificados ha algum tempo certamente ja deve ter visto a honda odyssey preparada por ele [youtube id= ivrj0wa_opc width= 620 height= 350 ] com a intençao de ser um quase sleeper a minivan so começa a revelar sua verdadeira natureza quando se oberva o gigantesco intercooler pelo buraco onde deveria haver uma grade atras dele esta o mesmo v6 de 3 5 litros que originalmente entrega 250 cv no entanto com componentes internos reforçados e dois turbos mas definitivamente nao apenas isto a potencia agora e de insanos 1 043 cv a honda odyssey foi feita para o sema show em 2013 mas bisi acabou adotando a para usar de vez em quando o porsche por sua vez foi pensado como carro de uso pessoal desde o inicio porque ha quem ache sensato dirigir por ai em um esportivo peso pena com motor na traseira e quase 1 000 cv nas rodas e bisi e um destes caras tudo começou com um porsche 911 turbo 1976 se voce tem boa memoria vai lembrar como comentamos algumas vezes aqui no flatout como o porsche 930 codinome do 911 turbo de primeira geraçao era um carro arisco alem de ter muito peso concentrado atras traçao traseira e entre eixos curto a atuaçao do turbo estava longe de ser linear — perto das 4 000 rpm voce tomava uma patada capaz de te fazer perder o controle dependendo da situaçao a fama de viuva negra do 930 mais o fato de ele ter para lamas alargados e um visual mais agressivo motivaram bisi a optar por um deles como base para seu projeto no entanto nao demorou nada para que ele percebesse que o motor original um flat 6 de tres litros refrigerado a ar de 260 cv nao daria conta do recado — sua ambiçao era grande demais a primeira coisa que ele fez foi procurar um motor mais moderno a um preço bacana encontrando logo um boxer de 3 4 litros vindo de um 911 996 — aquele que nao e bem aceito por alguns fas por causa dos farois de porsche boxster de qualquer forma a origem pouco importava — o importante e que o motor tivesse potencial e de fato com dois turbocompressores turbonetics de 61 mm bielas de inox e pistoes forjados feitos sob medida injetores de alta vazao cabeçotes retrabalhados e coletores de escape e admissao exclusivos quase da para dizer que o motor e outro tambem foram instalados dutos de aluminio intercooler sparco do tipo ar ar um radiador maior da griffin valvulas supertech sendo que as de escape sao feitas de inconel uma liga de niquel cromo e ferro e comandos com graduaçao mais agressiva [youtube id= 1d8olacgfl8 width= 620 height= 350 ] o resultado e um motor plenamente capaz de entregar mais de 1 000 cv no entanto e ai que entra um segredo o modulo de controle do motor que permitiu ate a instalaçao de um acelerador eletronico atua junto com o controlador de boost dos turbos e na maior parte do tempo mantem a potencia do motor na casa dos 800 cv — cerca de 660 cv nas rodas de acordo com testes no dinamometro se com 260 cv originais o 911 turbo ja era um carro bruto imagine o que acontece quando voce triplica esta potencia por isto bisi fez questao de adequar todos os outros aspectos do carro a nova cavalaria assim a suspensao recebeu amortecedores ajustaveis do tipo coilover eibach retrabalhados pela bisimoto; gaiola de proteçao integral e freios mais modernos tambem vindos do porsche 991 o carro ja teve diferentes conjuntos de rodas e pneus ao longo de sua existencia e atualmente esta com um jogo de fifteen52 outlaw 001 aquelas rodas criadas por magnus walker inspiradas nas classicas fuchs de 17x9 na dianteira e 17x11 na traseira calçadas por pneus toyo proxes r888 com as mesmas cores usadas pelos porsche 911 de competiçao nos anos 1970 elas casam muito bem com o visual agressivo do carro que teve os para lamas ainda mais alargados recebeu um body kit projetado e fabricado sob medida e uma asa traseira de fibra de carbono a cor azul se chama bisimoto electric blue e tambem foi desenvolvida exclusivamente para bisi por dentro o que se tem e uma ode a forma a serviço da funçao ao mesmo tempo em que nao ha qualquer tipo de luxo com todos os revestimentos removidos e apenas banco painel e gaiola de proteçao integral na cabine; nao ha aquela bagunça tipica dos carros de corrida nada para te atrapalhar nada para tirar sua atençao apenas o necessario para andar rapido e apreciar uma boa experiencia ao volante agora se voce acabou lembrando daquele outro cara que transforma os porsche 911 em monstros — akira nakai da rauh welt begriff — saiba que ha uma relaçao entre os dois e a bisimoto que fornece os motores preparados que os carros de nakai san usam nas corridas de longa duraçao no japao tudo fez sentido agora nao e parece que o mundo fica cada vez menor as vezes nao e [fotos bisimoto engineering]
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