A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Sessão da manhã

Um Porsche de 700 cv subindo Pikes Peak é a coisa mais linda que você verá hoje

A subida de montanha de Pikes Peak de 2014 ficou meio que encoberta pela Copa do Mundo e pelas 24 Horas de Le Mans, mas a edição deste ano foi tão desafiadora e empolgante como sempre. Uma prova disso é este maravilhoso curta que mostrou a subida do veterano da montanha Jeff Zwart ao volante de um Porsche 911 preparado para render 700 cv. Bônus: mini-documentário e onboard!

Jeff Zwart é um daqueles caras que, como se diz, “zeraram a vida”: além de fotógrafo automotivo com clientes do calibre da revista Road & Track no currículo e diretor de comerciais para várias empresas do ramo automotivo — de fabricantes como Porsche e BMW a empresas como a Firestone e a Turn10, desenvolvedora de Forza Motorsport —, este senhor de 60 anos recém-completados é piloto de mão cheia.

Suas experiência atrás do volante remonta ao início dos anos 90, quando ele começou a disputar campeonatos nacionais de rali pelos EUA e até participou de uma etapa do WRC na Nova Zelândia. Contudo, a fama veio com suas sete vitórias em diferentes categorias no Pikes Peak Hillclimb — sempre ao volante de Porsche modificados. Ao todo, ele já pilotou mais de dez Porsche diferentes montanha acima — incluindo um 911 GT3 Cup com o qual foi o recordista da categoria Time Attack em 2010.

Em 2011 ele pegou um Porsche 911 GT2 RS — basicamente um carro de rua com 620 cv — e o dirigiu por mais de 1.800 km, do sul da Califórnia a Pikes Peak, no Colorado, e ainda subiu a montanha com ele. A jornada foi documentada pelo amigo e também diretor Will Roegge no curta Porsche, The Road to Pikes Peak e agora, em 2014, os dois voltaram a trabalhar juntos para registrar a participação de Zwart na subida de montanha deste ano, que aconteceu no fim de junho.

O resultado é esta pequena obra prima de quatro minutos que, com quase nada além de imagens do carro e do cockpit e dos sons do boxer, da válvula de alívio do turbo, consegue nos transportar junto do Porsche de 700 cv de Zwart e nos fazer sentir pelo menos parte do que ele sentiu em sua subida solitária. Nem mesmo a falha de uma das bombas de combustível apaga o brilhantismo de sua pilotagem.

Agora, se você quer uma experiência ainda mais imersiva, os caras do canal /DRIVE publicaram o onboard completo da subida de Zwart, que durou 10:01,91:

O ronco que você ouve pertence a um Porsche 911 GT3 Cup preparado pela BBi Autosport — o boxer de quatro litros passou de 500 para 700 cv. O minidocumentário abaixo foi produzido simultaneamente ao vídeo com Jeff Zwart, e mostra os bastidores de uma equipe responsável por preparar um Porsche para subir uma montanha a 4.000 metros de altura de uma maneira mais artística e poética:

Ambos os vídeos estão disponíveis em resolução 4K, para quem tem um daqueles monitores gigantes e uma boa conexão com a internet

É certo que Zwart e sua equipe vão voltar a Pikes Peak no ano que vem — e desta vez não vai ter Copa do Mundo que nos faça esquecer disso.

 

Matérias relacionadas

Bubble Gun Treffen 7 Edition é o Volkswagen Up TSI de duas portas que a gente sempre quis

Dalmo Hernandes

Clássicos de corrida feitos de Lego são nossa nova obsessão

Dalmo Hernandes

Renault Twingo V8 Trophy é a prova de que os franceses são loucos (e isto é bom)

Dalmo Hernandes