entao vamos continuar a historia do branquelo antes de qualquer coisa gostaria de agradecer pelos comentarios elogios sugestoes e pedir desculpas por nao conseguir responder todas as duvidas mas vamos por partes e por ordem cronologica dos fatos tentando atender aos pedidos nos comentarios como falei no outro post a preparaçao começou a tomar um rumo mais serio logo apos fazer o escape dimensionado quando a sede por desempenho foi aumentando logo em seguida comecei a procurar pelo remapeamento da injeçao busquei em diversas oficinas conceituadas a melhor opçao para tirar o maximo de potencia possivel e optei por alterar o mapa diretamente na central original ja que modulos piggy back como o unichip possuem um custo elevado apesar de serem a melhor opçao estava decidido a levar o carro ate sao paulo junto com outro amigo e extrair cerca de 35 cv atraves do aumento de pressao da turbina um pouco de abertura dos injetores e adiantamento do ponto de igniçao em razao da qualidade da gasolina brasileira que possui pre detonaçao dentro dos cilindros mas havia um porem esse adiantamento do ponto seria um tanto quanto agressivo e para evitar riscos de quebra o motor so poderia funcionar com gasolina podium hora de fazer contas com o litro da podium custando aproximadamente r$4 00 e havendo poucos postos com a oferta deste combustivel premium fui atras de alguem que soubesse fazer um mapa para gasolina comum ou aditivada foi entao que encontrei o junior/overspeed no forum do punto clube um cara que hoje faz remapeamento por hobby tem um grande conhecimento e sabia fazer exatamente o que procurava no momento em pleno feriado de 1º de maio ficou acertado que ele viria a belo horizonte chipar quatro t jet e assim nos reunimos na casa de um amigo para que ele pudesse alterar os parametros aumentando a pressao para 1 2 bar abrindo um pouco os injetores e com um pequeno adiantamento do ponto o motor agora rende cerca de 180 cv e aproximadamente 27 mkgf de torque o comportamento do carro mudou consideravelmente a turbina começa a mandar ar para os cilindros a partir das 2 000 rpm assim como no mapa original mas agora segura pressao maxima ate 5 500 rpm para so depois começar a cair o carro tem bom folego em uma ampla faixa de rotaçao ja que o corte de giro foi ampliado para 7 000 o carro ja era bem divertido e ficou ainda mais interessante e mais forte para um motor 1 4 com turbina pequena entretanto aqui entra um ponto de atençao que muitos comentaram no primeiro post sim o cambio e fragil o punto t jet usa a transmissao c510 que tambem e utilizada nos veiculos com motores e torq 1 6 e 1 8 e foi projetada para suportar ate 22 mkgf de torque ou seja originalmente o carro ja esta bem proximo do limite e precisa ser tratado com cautela os aneis sincronizadores e o trambulador sao os componentes que geralmente sofrem a fadiga de donos menos cuidadosos e de vez em quando vemos casos de transmissoes que foram pro espaço nunca tive problemas com a minha mesmo depois de remapeado mas sei que preciso tomar cuidado nos momentos de flatout e por que nao troca la pela caixa c635 de 6 marchas que equipa o bravo t jet e punto abarth na italia e e capaz de suportar mais de 28 kgfm ainda nao tenho todas as repostas para essa pergunta mas a principio os semi eixos nao sao compativeis e requerem uma adaptaçao complicada alem do custo e pouco espaço no cofre do punto voltando ao projeto os pneus originais sao os pirellis p6 four seasons que em questao de aderencia deixam um pouco a desejar principalmente depois do aumento de torque e potencia decidi entao trocar por borrachudos com um composto melhor e durante a busca encontrei um jogo de roda que sempre gostei mas nunca achei a venda no brasil por serem importadas e pouco conhecidas trata se de um jogo aro 18 da marca katana modelo nj02 que possuia o offset ideal para o carro nao pude resistir e abracei tambem as rodas junto com pneus falken ziex 912 medidas 215/40r18 o conjunto me surpreendeu pela leveza ja que cada roda pesa 8 5kg as originais pesam quase 14kg e aderencia dos novos pneus que mudaram pra melhor o comportamento do carro ao contornar curvas algo ainda precisava melhorar nao gostei do visual com as rodas pretas deixaram o carro um pouco apagado e o visual jipe me incomodou um pouco tres semanas depois de instaladas foram pintadas de cinza fosco e chegaram molas eibach para deixar o carro mais proximo ao chao valorizar as rodas e ter ganho expressivo de estabilidade nunca tive carro rebaixado antes e me surpreendi com o comportamento em curvas e o conforto das molas alemas o ganho em estabilidade e segurança e enorme mas devo confessar que como uso amortecedores originais em ruas irregulares e buracos eles dao fim de curso e leves quicadas resolverei em breve esse problema com a adoçao de amortecedores esportivos logo apos o carro ter ficado como eu queria alguns amigos decidiram organizar um track day e nao pude perder a oportunidade de colocar o carro na pista para testar tudo o que foi feito mas antes contei com a ajuda de um deles para trocar as pastilhas de freio e deixar tudo afinado optei por pastilhas powerbrakes de composto mais macio para evitar fading e aprimorar a frenagem no dia de acelera lo no circuito foi a primeira vez que andei em um circuito mas ja foi o bastante para criar um novo vicio a experiencia de poder acelerar em um asfalto liso fazer curvas abusando dos pneus e conhecer todos os limites do carro e sensacional o evento speed racing day foi realizado no mega space um circuito pequeno com curvas fortes e relevo interessante posso dizer que o punto se saiu melhor do que o esperado nao tive um problema sequer o rendimento foi excelente as pastilhas cumpriram seu papel e nao apresentaram fading os pneus e as molas fizeram o carro contornar brilhantemente as curvas e o motor foi mais do que suficiente para arrancar sorrisos do meu rosto como os de uma criança em um parque de diversao mas como o ser humano sempre quer mais ja sai de la com novos planos a ideia e trocar a turbina por um conjunto maior e passar o combustivel para alcool — algo similar a receita dos carros da copa linea mas isto e assunto pro proximo post ate la por henrique oliveira project cars #113
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