ola amigos e leitores do pc para mim e uma honra participar deste espaço poder contar um pouco da historia do meu poise e compartilhar algumas experiencias que adquiri durante o percurso mas antes vamos deixar duas coisas claras 1 apesar de tecnico sou engenheiro nao vou escrever com linguagem formal e rebuscada usar termos da nasa ou bombardear meus posts com informaçoes extremamente detalhadas afinal o foco aqui e contar um pouco do aprendizado e dos planos quem quiser algo mais especifico pode me chamar nos comentarios mandar e mail whatsapp pombo correio ou sinal de fumaça que terei o maior prazer em responder 2 e bom explicar para que voce nao pense que eu me refiro a coisas ruins maldosas que o meu nivel de envolvimento com o carro e com o automobilismo e bem alto podendo ser definido da seguinte forma ta·ra·do adjetivo 5 [popular] diz se do individuo maniaco ou apaixonado por alguma coisa substantivo masculino 6 aquele que tem tara sim de acordo com a definiçao nº 5 eu sou um tarado por carros e conheço inumeros neste grau que ja considero incuravel meu nome e leonardo ceregatti tenho 35 anos e sou engenheiro mecanico automotivo formado pela fei e nao tem nada de acaso na escolha da profissao pois a admiraçao e paixao por estas maquinas fantasticas chamadas automoveis começaram cedo meus primeiros desenhos nao abstratos eu devia ter uns tres ou quatro anos de idade eram todos com foco em veiculos fumaça rodas motores por isso que digo que sou um tarado nao sei explicar o que me motivou mas acho que minha mae tem grande influencia durante toda a gravidez ate as ultimas semanas ela dirigia uma caravan 1977 sem direçao hidraulica e de repente foi em uma dessas manobras que o volante da caravola bateu na minha cabeça e começou todo o processo vai saber com uns 12 ou 13 anos alem dos interesses gerais dessa idade comecei a ler publicaçoes tecnicas acordava bem cedinho para assistir o telecurso 2000 que passava na globo ainda no fim da madrugada eu achava fantastico os temas tecnicos como as coisas eram fabricadas projetadas quando tinha um tempo livre depois da escola pegava a bike e descia na oficina de um amigo que na epoca era o cara que arrumava o carro do meu pai hoje esse cara e um grande amigo excelente mecanico nao e oficina de preparaçao que me xinga pra caramba quando apareço com minhas loucuras mas depois a gente da risada com os causos do voyage foi nessa epoca 14 para 15 anos que roubei a chave do carro do meu pai a primeira vez era uma parati gl 1993 que ficava alguns dias da semana na garagem de casa como bom moleque arteiro que eu era observei por algum tempo onde meu pai guardava a chave reserva da parati no fundo de uma gaveta de meias lembro que a primeira vez que entrei no carro e dei a partida sem ninguem ali do lado uma sensaçao de liberdade de poder mal consegui tirar o carro da garagem o motor morreu varias vezes devo ter gasto ali o equivalente a 10 000 km de embreagem mas era legal demais ate um dia que meu pai me pegou fazendo isso haja castigo e palmada na epoca nao tinha esse lance de nao me toque a chinela cantava por la falei bastante de mim de alguns motivos que me fizeram desde cedo gostar de carros mas vamos ao que interessa o pangare comprei este carro em 2008 de um amigo com quem eu trabalhava no campo de provas da ford e que tinha montado um voyage 1 9 turbo com cerca de 300 cv com 1 6 bar de pressao — e que era tao chato quanto eu para escolher carro com estrutura boa peças boas e tambem montar com capricho com qualidade foi um ganha ganha pois eu ja estava querendo comprar um carro para montar ja que tinha batido um gol cl 1 8 turbo em 2006 isso e uma outra e longa historia eu tinha planos/projetos para este carro que me acompanhou durante quase toda a faculdade e foi um grande laboratorio para minhas experiencias malucas mas a vida e assim e a gente tem que seguir em frente eu tambem tinha um opala nessa epoca — era um quatro portas 1976 com motor 250s que eu instalei e cambio de quatro marchas no chao nao era original nao era carro de coleçao mas me diverti muito com ele fosse encontro de antigos postao da faria ou anhanguera/bandeirantes eu estava la bons tempos mas e o voyage bem o voyage em 2008 era um carro gostoso para acelerar confiavel progressivo mas eu queria mais ele tinha uma calibraçao de motor bem conservadora e a suspensao era levemente rebaixada legal para o dia a dia em 2009 eu morava em sete lagoas mg perto de santa luzia onde fica o mega space durante a semana quinta feira a noite rolava arrancada no estilo treino livre e quase todo mes tinha um final de semana com um campeonatinho mais estruturado eu ia direto mas vi que o carro nao estava aguentando o tranco tive muitas quebras cabeçote transmissao embreagem coxim na arrancada categoria desafio megaspace mg decidi entao encostar o carro e iniciar o projeto do pangare nome que surgiu em uma conversa de beira de pista com uns amigos la de minas comparando minha relaçao com o carro a do pica pau com o pe de pano segundo eles o voyage era um carro manco desajeitado limitado mas que era meu parceiro e que apesar dos perrengues que eu passava me divertia muito [youtube id= rs7ed458rn0 width= 620 height= 350 ] foi ai que a coisa começou a ficar seria onde eu comecei a calcular as coisas antes de fazer a definir metas me programar financeiramente para cada passo metendo a mao na massa e aprendendo cada vez mais a me virar mas por que um voyage tao limitado e ultrapassado se eu ganhasse r$1 00 para cada vez que escuto isso estaria rico mas a resposta e bem simples eu nao estou rico e preciso de algo relativamente barato e confiavel para poder brincar alem do mais gosto do desafio de tentar fazer um carro/plataforma/motor tao estereotipado render mais do que muitos esperam eu respeito todos os gostos e bolsos tem gente que curte e tem poder aquisitivo para andar de supercarros e comprar kits gringos de performance mas tambem tem a turma do dyi do it yourself que mete a mao na massa e inventa/se vira com o que tem a primeira meta definida foi muito simples diversao afinal de que adianta dedicar tempo e dinheiro em algo que nao te traga boas gargalhadas te permita fazer amizades ajude a crescer como individuo ou nao te faça bem para mim nao faz sentido algum a segunda meta o projeto nao tem fim algumas pessoas tem pressa sofrem com algo que esta la na frente miram num objetivo final e esquecem de aproveitar toda a jornada a caminhada que vai ocorrer ate la; eu acho que o mais legal e tentar aprender se arriscar deixar de lado o medo de errar e ir colhendo os frutos tem uma frase que eu gosto e uso sempre nao e filosofia barata de boteco o homem que nunca fez um erro nunca fara nenhuma outra coisa george bernard shaw e e assim que eu vivo este projeto do pangare; experimentando errando acertando evoluindo fazendo amigos aprendendo e curtindo importante dizer que ate hoje o carro tem setup de rua com exceçao dos pneus slick 225x40 e rodas 13x8’’ que instalo quando vou pra pista eu uso o carro eventualmente para trabalhar dar um passeio ou viajar minha mulher reclama um pouco ja ate usei o carro algumas vezes para transportar parte da minha mudança viajei cerca de 600 km com todo espaço ocupado por tralhas veiculo de carga mesmo de 2010 para ca andei muito com o carro e corri em interlagos fazenda capuava velo citta kartodromo de limeira hot lap e tenho planos de correr no aic brasilia trackday distrito racing piracicaba ecpa trackday crazy for auto no inicio desse ano instalei um banco concha e removi a tapeçaria talvez assim iniciando a fase mais racing do carro que de nascença nao tem nada de racing quero melhorar estrutura e performance para tornar o caixote mais confiavel e seguro com foco em pista cada vez menos na rua felizmente hoje posso fazer isso ja que tenho outro carro um focus duratec sedan 2008 e uma carretinha para puxar o voyage banco concha maior segurança e apoio o cinto de 5 pontos sera instalado somente com a roll cage carretinha praticidade e viagens mais longas o carro atualmente e o recordista segundo na categoria fwd do hot lap 1 02 380 0 23s atras do corsa minion do meu amigo otavio carmacio isso me motiva a melhorar portanto hoje estou refazendo o motor e bolando upgrades de suspensao os proximos passos incluem reforços estruturais instalaçao de rollcage alivio de massa remoçao/substituiçao de componentes como vidros paineis de portas etc instalaçao de uma injeçao sequencial nova relaçao de marchas e algumas adaptaçoes que estou fazendo por exemplo um defletor de oleo para o carter deixo aqui algumas imagens e videos do pangare em açao [gallery link= file columns= 4 ids= 22754 22749 22760 22765 ] e por fim um video na fazenda capuava de pneus radiais suspensao de rua aprendendo o traçado e os limites na companhia de um audi s3 e um pelotao formado por civic si com compressor e dois subarus muito legal dividir a pista com os amigos e suas maquinas [youtube id= rbfetsdarnw width= 620 height= 350 ] nos proximos posts vou falar de detalhes da montagem de sustos entrar nas specs de cada sistema/subsistema do projeto ate a proxima e grande abraço por leo ceregatti project cars #94
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