hoje a seleçao brasileira enfrentou a belgica pelas quartas de final da copa do mundo e as coisas nao sairam como planejado mas o mundo continua girando nao e mesmo como ja dissemos estamos aproveitando o torneio mundial de futebol para falar um pouco sobre os carros dos paises que participam ou seja nada mais apropriado do que falar um pouco sobre os automoveis produzidos na belgica e um assunto um pouco amargo no momento mas vida que segue [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] voce provavelmente nao vai conseguir citar muitas fabricantes belgas de renome nos dias de hoje isto porque bem nao existe nenhuma contudo ha decadas a belgica e um importante polo industrial para companhias estrangeiras parte disto se deve a localizaçao privilegiada do pais que faz fronteira com a frança a alemanha e a holanda e tambem nao fica muito longe do reino unido e da italia mas a verdade e que na virada do seculo xx a belgica foi uma das potencias da industria automotiva mundial nos primeiros anos do automovel e antes da primeira guerra mundial entre 1900 e 1914 mais de 200 fabricantes de automoveis estavam em plena atividade na belgica nomes como minerva imperia fn e excelsior sao lembrados com carinho pelos entusiastas belgas como alguns dos pioneiros da industria automotiva local mais do que isto ha quem diga que foi um belga ferdinand verbiest o primeiro a ter a ideia de criar um veiculo movido por sua propria força um carro a vapor projetado por ele em 1677 tambem e inevitavel citar o primeiro automovel no mundo a passar dos 100 km/h a maquina conhecida como la jamais contente um carro em forma de torpedo com dois motores eletricos que entregavam um total de 68 cv e levou o carro ate os 105 88 km/h em 29 de abril de 1899 a primeira guerra mundial comprometeu a industria automotiva no mundo inteiro forçando muitas fabricantes a deixar os carros um pouco de lado e concentrar sua produçao em equipamentos belicos com a belgica nao foi diferente se antes do conflito a belgica podia se orgulhar e exportar 3/4 de toda sua produçao automotiva apos o fim da guerra em 1918 a maioria das fabricantes deixou de existir por outro lado nao demorou muito para que fabricantes estrangeiras se instalassem na belgica conhecendo o bom historico automotivo do pais general motors e ford foram as primeiras em 1925 e 1930 respectivamente hoje em dia carros da audi e da volvo tambem sao produzidos na belgica a fabrica da audi e uma herança da volkswagen que começou a produzir o fusca por la em 1954 e entre 2010 e 2017 produziu o audi a1 o foco atual da fabrica que fica em bruxelas sao os carros eletricos da linha e tron ja a volvo fabrica automoveis na belgica desde 1965 na cidade de ghent sua primeira fabrica fora da suecia alias la sao produzidos o suv xc40 o seda s60 a perua v60 e o hatchback v40 antes disto foram produzidos na belgica outros automoveis marcantes na historia da volvo como o c30 e a perua amazon general motors o primeiro carro da gm montado na belgica saiu da fabrica em abril de 1925 a planta na cidade de antuerpia tinha capacidade de montar 25 carros por dia e no fim daquele ano 2 040 carros haviam sido feitos na belgica foi o inicio de uma parceria que durou 85 anos a fabrica de antuerpia que por boa parte de sua existencia produziu modelos da opel fechou as portas em 2010 por conta da recessao mundial que teve seu auge no ano anterior tirando os empregos de cerca de 2 600 funcionarios na epoca a opel alegou falta de investidores que pudessem viabilizar a operaçao da fabrica toda a produçao de modelos da opel foi transferida para a fabrica de frankfurt na alemanha os fas da chevrolet no brasil bem sabem que tivemos um opel belga circulando em nossas ruas o astra f primeira geraçao do hatch que substituiu o kadett na europa ele começou a ser fabricado importado em dezembro de 1994 e era equipado com motores produzidos no brasil era um importado com coraçao nacional o motor familia ii de dois litros 8 valvulas e 116 cv com injeçao eletronica isto facilitava bastante sua manutençao era o mesmo motor que ja havia sido usado no kadett e na sua versao perua a ipanema no monza e que mais tarde seria visto tambem no vectra no astra de segunda geraçao e na zafira o astra apelidado como belga no brasil era um carro espaçoso bem acertado e bem equipado trazendo de serie ar condicionado direçao hidraulica vidros eletricos e travas eletricas com airbag duplo como opcional podia ser hatchback de quatro portas ou perua e foi importado ate 1996 com cerca de 36 000 exemplares vendidos em dois anos a razao foi um aumento repentino da aliquota de sobre os automoveis que de uma hora para outra foi de 20% para 70% inviabilizando completamente a importaçao do carro por sorte a chevrolet do brasil ja estava preparando sua fabrica em sao caetano do sul/sp de onde ainda saiam a ipanema e o kadett descontinuados em 1997 e 1998 respectivamente para produzir o astra de segunda geraçao a partir de setembro de 1998 um ano depois de seu lançamento na europa agora se o astra belga teve vida curta no brasil a segunda geraçao foi um dos modelos mais longevos da general motors fabricados no brasil so foi sair de linha em 2011 com alguns exemplares vendidos ainda em 2012 era o fim dos projetos da opel no brasil que tambem incluiram a zafira minivan feita sobre a plataforma do astra o vectra de 1995 a 2005 e o astra seda de terceira geraçao vendido no brasil como chevrolet vectra entre 2006 e 2011 todos estes porem eram produzidos no brasil e devidamente adaptados ao nosso mercado e as condiçoes de nossas vias ford cinco anos depois que a general motors se instalou na belgica a ford fez o mesmo na mesma antuerpia e ao longo de 50 anos em atividade produziu cerca de 14 milhoes de automoveis na decada de 1960 foi aberta uma segunda fabrica na cidade de genk a 60 km da outra fabrica la foram produzidos diversos modelos da ford para abastecer o mercado europeu entre 1963 e 2014 quando a fabrica foi fechada nos anos 60 e 70 era feitos na belgica o seda taunus a van transit de primeira geraçao e o escort mk1 em 1982 os belgas começaram a fabricar o ford sierra um dos automoveis mais bem sucedidos da divisao europeia da marca na epoca que permaneceu em linha ate 1992 era de la que saiam as versoes mais interessantes como o sierra rs cosworth um verdadeiro canhao cujo motor de dois litros tinha cabeçote de 16 valvulas desenvolvido pela cosworth uma turbina garrett t3 e intercooler para entregar 204 cv e sua versao seda o sierra rs sapphire cosworth o sucessor do sierra o ford mondeo de primeira geraçao começou a ser produzido em genk a partir de 1993 e no ano seguinte foi lançado oficialmente no brasil ja como modelo 1995 seus principais rivais locais eram o chevrolet vectra e o fiat tempra ele pode ser encontrado no brasil como seda hatchback de quatro portas ou perua com motor 1 8 16v de 115 cv na versao de entrada clx ou 2 0 16v de 136 cv na versao glx mais luxuosa seu destaque eram o acabamento e o bom nivel de equipamentos o mondeo clx vinha de serie com ar condicionado direçao hidraulica vidros e travas eletricos e airbag para o motorista o mondeo glx acrescentava teto solar e cambio automatico a lista de opcionais a partir de 1997 a ford começou a trazer para o brasil a versao reestilizada apenas com motor 2 0 16v e ja sem a opçao pelo hatch por outro lado em 1999 foi apresentada a versao ghia cujo motor v6 duratec de 2 5 litros entregava 170 cv a segunda geraçao do mondeo lançada no brasil em 2002 tambem vinha da belgica era um carro maior e mais moderno com formas mais retilineas que competia em um segmento superior disputava mercado com o honda accord o vw passat e o toyta camry mas ele so durou tres anos e vendeu menos de 30 000 unidades a unica motorizaçao disponivel era o 2 0 16v duratec agora com 143 cv o substituto do ford mondeo no brasil foi o fusion que começou a ser importado do mexico em maio de 2006 o mondeo continuou sendo produzido na belgica ate 2013 coincidentemente sua atual geraçao e a versao europeia do ford fusion atualmente ele e fabricado na em khimki na russia e em valencia na espanha isto porque a fabrica da ford em genk fechou as portas em 2014 com parte de um plano para cortar 20% da capacidade de produçao europeia em razao da baixa demanda volkswagen a historia da audi na belgica começa em 1948 quando o empresario pierre d ieteren firmou um acordo com a volkswagen para importar carros da alemanha d ieteren nao era estranho ao business desde antes da segunda guerra mundial ele ja importava carros norte americanos para a belgica em especial modelos da studebaker em 1949 meses depois da aliança com a vw d ieteren abriu uma fabrica em bruxelas para montar carros da studebaker em solo belga e foi um dos grandes responsaveis por tornar a marca a terceira mais vendida no pais atras apenas de ford e general motors como ocorreu por toda a europa porem belgica do pos guerra precisava de um carro barato e economico naquele momento delicado assim a partir de 1954 a fabrica que produzia carros da studebaker começou tambem a fabricar o fusca em 1960 foi fabricado do o fusca belga de nº 100 000 e a produçao chegou a 795 000 em 1970 em 1974 a produçao do fusca foi encerrada e d ieteren vendeu a fabrica para a vw ele continua contudo sendo o representante da marca no pais responsavel pela distribuiçao de carros de diversas marcas do grupo na belgica como vw audi skoda lamborghini bentley e bugatti a vw continuou usando a fabrica em bruxelas e de la sairam varios modelos da marca nas decadas seguintes passat golf lupo e polo sao alguns deles [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] apal a porsche belga agora nem so de carros estrangeiros vive a industria automotiva belga a presença abundante do fusca na belgica levou ao surgimento daquela que pode ser considerada a porsche belga guardadas as devidas proporçoes a apal foi fundada em 1961 por edmond pery um especialista em carrocerias de fibra de vidro na cidade de liege começou a ser fabricado em 1962 o apal coupe um esportivo com portas asa de gaivota e motor boxer vw ou porsche montado na traseira ele foi fabricado ate 1965 com cerca de 150 unidades vendidas aproximadamente 30 com motor porsche em 1968 foi lançado o apal horizon gt outro esportivo porem com motor central traseiro e uma carroceria curiosa que misturava linhas arredondadas tipicas dos anos 60 na dianteira com formas retilineas na seçao posterior no mesmo periodo a apal tambem produziu diferentes modelos de buggy sempre com mecanica volkswagen e cerca de 5 000 exemplares fabricados ate 1973 entre 1981 e 1994 a apal fabricou seu carro mais vendido uma replica do porsche 356 speedster feita sobre a plataforma do fusca cerca de 700 exemplares foram fabricados antes que a companhia fosse transferida para a alemanha em 1998 desde entao a produçao de carros completos cessou e apenas kit cars foram comercializados
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