as picapes medias de cabine dupla sao muito populares no brasil ha mais de duas decadas possivelmente desde que foram lançadas as variantes de cabine dupla da chevrolet s10 em 1996 e da ford ranger em 1998 antes disto elas eram veiculos de nicho e nao havia muitas opçoes de fabrica ja havia certa demanda claro anteriormente e sabendo disso as fabricantes ate chegaram a oferecer caminhonetes de cabine dupla ao publico um exemplo e a ford f 100 que ganhou uma opçao de cabine dupla ja em 1963 entretanto ela foi vendida em pequena quantidade e a cabine simples tornou a ser a unica opçao pouco tempo depois foi so na decada de 1980 que este tipo de carroceria começou a ficar mais popular aparecendo com mais frequencia nas ruas lembro muito bem de quando criança na decada de 1990 achar curioso o design de algumas picapes de cabine dupla que era bem diferente das de cabine simples elas tinham a dianteira mais baixa com farois de carro e por vezes ate vinham com uma tampa sobre a pequena cabine ficavam parecidas com sedas gigantes e eu ate gostava tendo crescido em uma cidadezinha do interior paulista eu as via com frequencia geralmente elas eram conduzidas por fazendeiros que as usavam para trabalho e como carro da familia [gallery type= grid size= medium columns= 2 link= file ids= 242652 242654 ] so vim a saber mais tarde que aquelas eram conversoes feitas por empresas nacionais usando fibra de vidro e muita criatividade para suprir uma necessidade do mercado que era praticamente ignorada pelas grandes fabricantes a mais famosa delas era sem duvida a souza ramos a empresa paulistana de eduardo souza ramos foi a pioneira deste tipo de veiculo e a primeira a trabalhar em conjunto com uma fabricante de automoveis para assegurar a qualidade das conversoes [caption id= attachment_242649 align= alignnone width= 800 ] foto lexicar[/caption] o ponto de partida era sempre a ford f 1000 cuja conversao começou a ser realizada em 1981 o material escolhido era a fibra de vidro cujo uso na produçao de veiculos fora de serie ja estava bem estabelecido desde a decada de 1960 inicialmente a sr mantinha as duas portas originais acrescentando uma extensao em fibra a cabine sem grandes alteraçoes no design original da dianteira que so recebia uma nova grade e farois duplos dispostos horizontalmente em vez dos farois empilhados originais a traseira da cabine tinha espaço de sobra para tres pessoas [caption id= attachment_242666 align= alignnone width= 800 ] foto 4x4 brasil[/caption] as opçoes de motor e cambio eram exatamente as mesmas da f 1000 incluindo gasolina e diesel este era um mwm de 3 9 litros com 83 cv e 25 3 kgfm de torque acoplado a um cambio manual de cinco marchas que levava a força para as rodas traseiras — picapes com traçao 4x4 ainda nao eram comuns no brasil desempenho bruto nao era seu forte com mais de duas toneladas a f 1000 a diesel nao levava menos que 34 segundos para ir de zero a 100 km/h e a velocidade maxima ficava abaixo dos 120 km/h de todo modo seu forte era o torque em baixa com pico em 1 600 rpm de todo modo o argumento de venda nao era o desempenho e sim espaço interno conforto para os ocupantes e robustez mecanica mesmo a custa de 30% da capacidade da caçamba cuja perda era um preço pequeno a se pagar o verdadeiro destaque alem obviamente dos cinco lugares era a lista de equipamentos ainda que a maioria deles ar condicionado direçao hidraulica farois auxiliares e som de alta fidelidade fosse opcional nas versoes mais baratas muito bem recebidas no salao do automovel de sao paulo as picapes da souza ramos foram um sucesso imediato ja nos primeiros meses a sr produzia de dez a vinte unidades mensais e nao demorou para que a linha se expandisse em 1982 foi lançada a sr country uma station wagon inspirada pelo ford bronco com entre eixos 28 cm mais curto e com apenas duas portas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 242663 242656 ] no ano seguinte foi a vez da deserter cuja principal caracteristica eram as janelas laterais traseiras maiores chamadas panoramicas pela sr que aumentavam a sensaçao de espaço na cabine e deixavam na bem mais arejada a versao com janelas comuns continuou sendo produzida rebatizada max mais tarde max sport e tinha como destaque os 15 cm extras na cabine em 1984 a sr apresentou a country wagon versao fechada com entre eixos original [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 242662 242661 ] as maiores mudanças na linha aconteceram em 1986 quando a sr promoveu uma atualizaçao no estilo de suas picapes de cabine dupla e stations foi ali que estreou a dianteira mais baixa com os farois emprestados do ford del rey aquela altura a produçao esbarrava nos cinquenta exemplares mensais levando em conta todas as variaçoes de carroceria no ano seguinte foi lançada a versao rally que ganhava pneus mais garrudos estepe montado no teto e quebra mato porem nao trazia modificaçoes mecanicas em 1988 foi lançada a linha xk que trazia modificaçoes esteticas mais profundas na dianteira e acabamento mais refinado no interior incluindo novos revestimentos nos bancos couro era opcional e nas portas ate mesmo o painel de instrumentos era todo reconstruido em fibra melhorando ligeiramente o visual e a ergonomia mas o modelo mais criativo da linha veio em 1991 a deserter xk de quatro portas a versao a qual me referi no inicio deste post que trocava a caçamba por um volumoso porta malas fechado e ficava mesmo parecida com um seda gigante que curiosamente pegava emprestadas as lanternas do fiat premio mais curiosa ainda era a mudança promovida na dianteira a partir do ano seguinte quando os farois do del rey foram substituidos por peças oriundas da arquirrival os farois do chevrolet monza tubarao apesar de tomar estas liberdades com o acabamento externo a souza ramos mantinha sua estreita ligaçao com a ford todas as suas picapes e station wagons eram oferecidas com garantia de fabrica e programa de revisoes como qualquer outro ford [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 242650 242651 ] aquela altura ja era mais do que claro que as picapes de cabine dupla da souza ramos eram veiculos de lifestyle o que ficava claro ate mesmo pelos materiais de divulgaçao ja nao eram carros de trabalho mas sim veiculos de passeio ainda que a mecanica a diesel que era de longe a mais popular e correspondia a mais de 90% das vendas acontece que foi justamente ali que começaram a ser vendidas picapes medias de cabine dupla de fabrica desta vez mirando um publico maior com acabamento superior e projeto mais moderno elas nao demoraram a desbancar as ofertas fora de serie nao apenas os modelos da sr mas tambem rivais que incluiam brasilvan brasinca sulamericana e engerauto falaremos delas em breve
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