a fiat confirmou para 2014 a chegada do fiat 500 abarth ao brasil estamos ansiosos e tomamos esta como a oportunidade perfeita para lembrar de todos os outros hot hatches ja feitos pela marca de turim ou voce acha que so de gti vivem os compactos apimentados o fiat 500 abarth e so o mais recente integrante da familia de compactos apimentados da fabbrica italiana automobili torino a fiat ja cultiva o habito de criar versoes esportivas de seus carros pequenos famosos pela funcionalidade de seus projetos e boa dirigibilidade mesmo nas versoes basicas desde 1956 com o fiat abarth 750 a parceria entre as duas empresas decolou mesmo com o lançamento do fiat 500 em 1958 que deu origem ao fiat abarth 695 voce pode toda a historia da parceria entre a abarth e a fiat neste post mas estamos falando de hatchbacks — carros com motor dianteiro e tampa do porta malas que da acesso ao interior do carro tecnicamente o 500 e 0 600 sao sedas como o fusca — tinham motor traseiro e porta malas na frente sendo assim qual foi o primeiro hot hatch da fiat quase da famiglia a resposta nao esta na fiat e sim em uma divisao da marca — a autobianchi criada em conjunto por fiat bianchi e pirelli o autobianchi a112 lançado em 1969 era um hatchback de motor dianteiro transversal e traçao dianteira a mesma receita do mini que ainda nao era exatamente popular na epoca carlo abarth desenvolveu uma versao esportiva do carro lançada em 1971 com motor de 982 cm³ e 57 cv — mais do que o suficiente para mover com disposiçao os 700 kg do carro em 1975 o motor teve sua cilindrada ampliada para 1 050 cm³ e a potencia cresceu para 70 cv o primeiro hatch tambem foi o primeiro hot o a112 abarth nao era um fiat mas o fiat 127 era naquele mesmo ano de 1971 nascia o primeiro hatchback da fiat mas sua versao sport nasceu tarde — sete anos e uma reestilizaçao depois o motor era o mesmo do a112 abarth — um 1 050 de 70 cv mas o visual era mais moderno e harmonico o interior tinha bancos com detalhes vermelhos volante de boa pegada e a suspensao era mais firme nao se espera muito mais do que isto de um bom hatch italiano com vocaçao para acelerar em 1982 a reestilizaçao o deixou um pouco desajeitado mas compensou com um motor 1 3 de 75 cv e um painel mais moderno entrando no ritmo ainda que tenha sido primeiro hatch apimentado da fiat o 127 sport tende a ser esquecido por causa deste cara aqui o fiat ritmo abarth se a dianteira esquisita causa estranhamento o que tem debaixo do capo e de deslumbrar um 2 0 com comando duplo no cabeçote e carburador weber desenvolvendo 125 cv na versao 125 tc lançada em 1981 o desempenho era excelente o ritmo abarth acelerava de 0 a 100 km/h em pouco mais de oito segundos com maxima de 190 km/h dois anos depois era apresentada uma reestilizaçao que deixava o ritmo com um visual mais convencional e atraente so que atraente de verdade era o novo motor 2 0 da versao abarth que recebia dois carburadores solex de corpo duplo e comandos mais bravos as modificaçoes renderam 5 cv a mais que justificaram a mudança do nome para fiat ritmo abarth 130 tc o desempenho correspondeu o tempo de zero a 100 km/h baixou para 7 8 segundos e a velocidade maxima aumentou para 195 km/h alem do motor mais potente as versoes abarth do ritmo tinham outras modificaçoes importantes no conjunto mecanico os freios recebiam discos ventilados na dianteira o cambio zf manual de cinco marchas era exclusivo da versao e a suspensao foi recalibrada para um desempenho mais esportivo mas o ritmo abarth tambem e especial por outra razao ele foi o ultimo esportivo abarth feito em uma linha de produçao separada dos outros carros da fiat depois dele a abarth passou a ser uma grife para versoes esportivadas dos modelos da fiat turbo o substituto do fiat 127 foi apresentado no cabo canaveral eua em 1983 o compacto projetado por giugiaro teve vida longa e uma grande historia fora da italia graças ao interior espaçoso visual moderno para a epoca e eficiencia no consumo de combustivel em 1985 o uno ganhou sua primeira versao quente o uno turbo i e o motor 1 3 era derivado daquele que equipava o fiat ritmo mas uma coisa fazia toda a diferença um turbocompressor que fazia a potencia chegar a 105 cv a 5 750 rpm e o uno turbo acelerar de 0 a 100 km/h em 8 3 segundos com maxima de quase 200 km/h o visual nos faz lembrar dos uno 1 5 e 1 6 r com a dianteira classica dos fiat da decada de 80 postura mais assentada arcos pretos nos para lamas faixas laterais e farois auxiliares em 1989 o uno europeu passou por uma reestilizaçao adotando uma identidade visual mais proxima do fiat tipo acompanhando as mudanças o uno turbo recebeu um novo motor de 1 4 litro que equipado com uma turbina garrett t2 e injeçao bosch rendia 118 cv a 6 000 rpm evoluçao em 1988 a fiat apresentava o substituto do ritmo o fiat tipo com ele naturalmente veio uma versao esportiva se voce gosta de esportivos da decada de 90 certamente o nome sedicivalvole nao lhe e estranho tratava se de um tipo com motor 2 0 16v herdado do seda medio lancia thema com comando duplo no cabeçote e 148 cv para efeito de comparaçao o motor duratec do ford focus da geraçao passada — tambem um 2 0 16v — rende 147 cv o sedicivalvole ia de 0 a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de cerca de 210 km/h tempos modernos dando um salto no tempo chegamos aos anos 2000 e ao fiat grande punto apesar do nome na europa o grande punto e considerado um compacto — seu antecessor direto e o punto que ao sair de linha cedeu espaço ao fiat panda e ao grande punto sendo assim o fiat punto abarth lançado na europa em 2007 e quase um pocket rocket e coloque rocket nisto apesar do motor ser um 1 4 turbinado — em essencia a mesma configuraçao do uno turbo — aqui o motor rende 157 cv e leva o carro de 0 a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 208 km/h na versao ss ou a italiana esseesse disponivel como um kit instalado nas concessionarias abarth a partir de 2008 a potencia chegava aos 180 cv suficientes para leva lo de 0 a 100 km/h em 7 5 segundos com maxima de 218 km/h a partir de 2009 o grande punto passa a se chamar punto evo e a potencia da versao abarth passa a 165 cv o zero a 100 e de 7 9 segundos com velocidade maxima de 213 km/h foguete de bolso mesmo em 2007 a fiat lançou o 500 um pequeno hatch de visual retro que teve origem no conceito trepiuno apresentado no salao de genebra em 2o04 tres anos depois foi apresentado o modelo de produçao e em 2008 o mundo conheceu o fiat abarth 500 equipado com mesmo motor 1 4 turbo do punto abarth mas com 135 cv — mais do que o suficiente para garantir desempenho pra la de esportivo em um carro menor e mais leve a versao esseesse tem 160 cv alem do esseesse existiram algumas ediçoes limitadas bem interessantes do 500 abarth como os abarth 695 tributo ferrari e 695 tributo maserati que homenageiam as duas famosas construtoras de esportivos do grupo fiat ambas tem 180 cv e foram feitas em serie limitada mais recentemente foi a vez do abarth 595 50º anniversario lançado em comemoraçao aos 50 anos do abarth 595 original e tambem equipado com o motor de 180 cv foram feitas 299 unidades nos eua onde a fiat voltou a atuar em 2010 — quebrando um jejum de 26 anos sem representaçao oficial nos estados unidos — o 500 abarth foi oferecido apenas na versao de 160 cv contudo devido a adaptaçoes exigidas por lei para aumentar a segurança o carro pesa um pouco mais se na europa o 500 nao chega a 900 kg nos eua o peso do modelo fabricado no mexico e de pouco mais de uma tonelada nada porem compromete seu carater esportivo dimensoes reduzidas suspensao bem calibrada rodas nas extremidades e motor turbinado significam so uma coisa diversao nao e para menos com tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h de 7 9 segundos e maxima de 182 km/h alem de um ronco delicioso o 500 abarth e um dos melhores esportivos de rua da atualidade e como nao poderia deixar de ser a versao esseesse e ainda mais rapida 0 100 km/h em 7 4 segundos e maxima de 205 km/h versao brasileira desde os primeiros anos de sua atuaçao no brasil que começou em 1976 a fiat cria versoes locais de seus esportivos na europa o fiat 147 por exemplo teve a versao rallye com motor 1 3 de de 61 cv por dentro trazia cintos de tres pontos bancos exclusivos e painel de instrumentos completo com conta giros voltimetro e manometro de oleo por fora destacavam se o spoiler frontal e os emblemas e rodas exclusivos anos mais tarde o uno seu sucessor recebia sua primeira versao quase esportiva que poucos conhecem a sx com motor 1 3 de carburador duplo e 70 cv seu desempenho nao era dos mais empolgantes mas o visual ja dava uma previa do que viria a seguir arcos pretos nos para lamas farois auxiliares nos para choques e spoiler traseiro adiantavam o que veriamos nos famosos r — 1 5 r 1 6 re 1 6 r mpi o primeiro lançado em 1987 usava um motor 1 5 de origem argentina o chamado sevel e projeto mais sofisticado era alimentado por carburador de corpo duplo e tinha comando de valvulas mais esperto e taxa de compressao mais alta o resultado eram 86 cv de potencia e 12 9 mkgf de torque visualmente ele era caracterizado pelas faixas laterais spoiler traseiro farois de neblina e a iconica tampa traseira na cor preto fosco em 1990 o 1 5 r se tornou 1 6 r se o visual era praticamente o mesmo o motor agora rendia 88 cv e 13 7 mkgf de torque tres anos depois o esportivo recebia injeçao eletronica multiponto e o sobrenome mpi com o novo sistema de alimentaçao o motor produzia 92 cv e o 1 6 mpi recebeu elogios da imprensa especializada por sua agilidadade e estabilidade — esta ultima graças a geometria de suspensao retrabalhada mas o melhor de todos os uno veio no ano seguinte o uno turbo lançado em 1994 ele trazia visual bem diferente do modelo italiano com para choques mais agressivos e arcos nos para lamas tudo na mesma cor da carroceria preto amarelo ou vermelho — um visual apropriadamente exagerado e condizente com o desempenho do carro o motor 1 4 importado da italia era exatamente o mesmo do uno turbo i e de 1989 equipado com turbo garrett t2 a 0 8 bar de pressao maxima para desenvolver 118 cv o interior trazia um dos paineis mais completos da epoca com indicador de pressao do turbo e temperatura do oleo bancos envolventes cintos de segurança vermelhos e volante de tres raios as rodas eram de 14 polegadas calçadas com pneus 185/60 e os freios com discos ventilados na dianteira vinham do tempra a suspensao era 10 mm mais baixa o uno turbo brasileiro ia de 0 a 100 km/h em 9 2 segundos com maxima de 195 km/h quem diria que tres anos antes este mesmo carro inaugurava o segmento dos carros populares no brasil com o frugal uno mille em dezembro daquele ano o brasileiro tambem passou a poder comprar a versao nacional do fiat tipo sedicivalvole mesmo com 137 cv — onze a menos do que o modelo italiano — seu motor 2 0 16v de funcionamento suave fazia dele um dos carros mais rapidos do brasil na epoca com velocidade maxima de 204 km/h sua vocaçao esportiva ficava clara pelos frisos vermelhos nos para choques e saias laterais rodas de 15 polegadas e bancos envolventes com forraçao diferenciada os recaro eram opcionais e sao bem raros de se achar hoje em dia depois do sedicivalvole a fiat foi mais discreta com seu sucessor o brava veio com a versao hgt diferenciada apenas por um spoiler traseiro que tambem era acessorio oferecido pela concessionaria e pelas rodas exclusivas uma pena pois o motor 1 75 de 132 cv poderia justificar um visual mais arrojado com sua aceleraçao de zero a 100 km/h em nove segundos e os 200 km/h de velocidade maxima infelizmente esta mesma discriçao foi adotada pela fiat com seu sucessor o stilo apareceu ao mesmo tempo em que a fiat e a chevrolet firmavam parceria no brasil que resultou no palio 1 8r que usava o mesmo conjunto mecanico da versao hlx porem com caracterizaçao esportiva apesar de ter usado o mesmo motor 1 8 para as versoes finais esportivadas o stilo teve uma versao bem apimentada que cumpriu seu papel o stilo abarth de 2003 com motor de cinco cilindros 2 4 litros 20 valvulas e 167 cv o stilo com o emblema do escorpiao veio antes de a fiat voltar a usar a abarth como uma verdadeira divisao esportiva mas os fas do motor fivetech nao se decepcionaram com o desempenho do carro 0 a 100 km/h em 8 9 segundos e maxima de 217 km/h alem de um belo ronco honravam o nome e ajudaram o stilo abarth a angariar uma base de fas pequena porem fiel turbo de novo quase tao potente quanto o stilo abarth porem menor mais bonito mais confiavel e economico este e o punto t jet lançado em 2009 apesar de ser uma versao simplificada construida sobre uma plataforma derivada do palio o punto t jet brasileiro usa o mesmo motor 1 4 16v turbo do modelo italiano porem com 5 cv a menos totalizando 152 cv a 5 500 rpm nada que comprometa seu desempenho — pelo contrario o t jet e um carro extremamente divertido com torque maximo de 21 1 mkgf logo as 2 250 rpm belo acerto dinamico visual agressivo e acabamento caprichado e um carro digno de ser chamado de versao esportiva em 2012 o punto foi reestilizado ficando a cara do punto evo italiano e o t jet ficou ainda mais agressivo por fora e melhor acabado por dentro contudo a mecanica permanece inalterada — e isso nao e uma critica agora a fiat confirmou a chegada de outro hatch turbinado — o menor e mais potente 500 abarth sera o primeiro abarth de verdade oferecido no brasil e sua origem mais provavel e o mexico onde sao produzidas as unidades enviadas aos eua isto significa que nosso foguete turbinado tera 160 cv — potencia reservada na europa a versao esseesse tudo bem que devido as exigencias de proteçao contra impactos dos states o 500 deles e ligeiramente mais pesado mas nos nao vamos deixar que isto estrague a magia do momento nao e bonus track uno furgao 1 3 e praticamente uno preparado para track days mas de fabrica duvida entao me acompanhe no lugar do motor fire 1 0 de 66 cv do mille o uno furgao vem com o fire 1 3 de 71 cv e 11 6 mkgf de torque etanol o peso e de apenas 831 kg aliviados com a retirada do banco traseiro nao ha econometro para voce nao ficar com a consciencia pesada depois de acelerar demais e a gente nao duvida que a suspensao tambem seja um pouco mais firme para aguentar o transporte de carga agora voce ja sabe se quiser um uno rapido de verdade procure um uno furgao mas corra porque certamente os estoques so vao durar mais algumas semanas
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