ha alguns dias depois de contar a historia das siglas gsi e opc da opel decidimos incluir a antiga divisao alema da general motors na serie uma breve historia de quase todos os hot hatches a primeira parte deste especial pode ser acessada aqui a segunda voce acompanha a seguir agora chegamos aos anos 1990 e as coisas continuam bem interessantes ainda que um pouco mais distantes de nossa realidade a partir de meados daquela decada a linha da opel na europa começou a ficar mais distante do que viamos no brasil enquanto carros como o corsa o astra e o vectra recebiam geraçoes totalmente novas em seu pais de origem no brasil viamos reestilizaçoes simples e atualizaçoes mecanicas minimas com isto os europeus tiveram alguns hot hatches que podem parecer ate meio bizarros ao nosso olhar como o vauxhall vectra gsi da foto que abre este post que alem de ser um vectra hatchback tinha um v6 turbinado debaixo do capo quer saber mais entao nos acompanhe opel astra gsi/opc geraçoes f e g a primeira geraçao do astra veio foi lançada em 1991 para substituir o kadett e de quinta geraçao e por isso ficou conhecido como astra f apesar da mudança de nome o astra era um carro muito semelhante ao kadett em concepçao motor dianteiro transversal suspensao independente do tipo macpherson na frente e eixo de torçao atras e ate mesmo a silhueta era semelhante no caso do hatchback a opel naturalmente nao deixou de oferecer uma versao esportiva o astra gsi foi lançado junto com as outras versoes e era o modelo de topo o motor era o ja conhecido c20xe feito com base no familia ii porem com cabeçote desenvolvido pela cosworth com comando duplo e injeçao multiponto seus 150 cv a 5 800 rpm e 20 7 kgfm de torque a 4 000 rpm garantiam que o astra gsi fosse de zero a 100 km/h em 8 8 segundos com velocidade maxima de 214 km/h no brasil o astra gsi tambem marcou presença no entanto a chevrolet brasileira apostou em um pacote estetico de muito bom gosto diga se com o mesmo motor 2 0 16v oferecido em outras versoes de 136 cv e 19 2 kgfm de torque suficientes para ir de zero a 100 km/h em 9 1 segundos com maxima de 203 km/h a segunda geraçao foi lançada em 1998 o astra g trouxe uma nova plataforma com entre eixos mais longo 2 606 mm contra 2 517 mm e motores atualizados usando ainda como base a familia ii porem com novos cabeçotes desenvolvidos em parceria com a lotus a companhia britanica alias tambem se envolveu no acerto dinamico do astra g na versao esportiva a primeira mudança que se notava era a nova sigla opc de opel performance center em vez de gsi em seguida vinha o motor em vez do c20xe usado ate entao o astra opc era equipado com o x20xer com cabeçote de maior fluxo e novo trem de valvulas para entregar 160 cv e 19 7 kgfm de torque acoplado a uma caixa manual de cinco marchas o motor era capaz de levar o hot hatch de zero a 100 km/he m 8 3 segundos com velocidade maxima de 219 km/h o astra opc tambem vinha com molas e amortecedores bilstein rodas de 17 polegadas da bbs e freios maiores alem de direçao com calibragem mais direta por dentro havia bancos concha da recaro mas o restante do habitaculo nao era muito diferente do que se via em qualquer outro astra uma cabine limpa harmonica e de boa ergonomia em 2001 a opel decidiu ir alem e deu ao astra opc um turbocompressor o motor de codigo z20let entregava 200 cv e generosos 25 5 kgfm de torque e erae capaz de levar o hot hatch de zero a 100 km/h em 7 5 segundos enquanto a velocidade maxima chegava aos 235 km/h opel corsa gsi ainda na primeira metade dos anos 1990 mais precisamente em 1993 a opel lançou a segunda geraçao do corsa a primeira a chegar ao brasil um ano depois a plataforma e a mecanica eram praticamente as mesmas do modelo anterior mas a carroceria trouxe uma transformaçao radical trocando as linhas retas predominantes no corsa a por formas arredondadas e suaves no corsa b que imediatamente conseguiu se sobressair diante dos rivais tanto na europa quanto no brasil enquanto as versoes mais simples continuavam usando os motores da primeira geraçao o pocket rocket da familia o corsa gsi adotava um 1 6 16v chamado c16xe feito com base no motor familia i porem com um cabeçote de 16 valvulas desenvolvido pela lotus munido de 110 cv e 15 3 kgfm o corsa gsi de segunda geraçao era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9 8 segundos e atingia os 192 km/h de velocidade maxima incrivelmente esta versao do corsa chegou a ser vendida no brasil lançada ja em outubro de 1994 nosso corsa gsi era praticamente igual ao modelo europeu com exceçao do motor denominado x16xe a principal diferença eram os recursos para reduzir emissoes e consumo de combustivel que tornavam o motor um pouco menos potente 108 cv e 14 8 kgfm de torque sem comprometer o desempenho de forma relevante infelizmente quando o corsa de terceira geraçao foi lançado no brasil a versao gsi de duas portas foi negligenciada recebemos apenas o seda e o hatch de quatro portas o opel corsa c gsi era movido por um motor 1 8 ecotec com comando duplo no cabeçote 125 cv a 6 000 rpm e 16 8 kgfm de torque a 4 600 rpm com cambio manual de cinco marchas o corsa c gsi ia de zero a 100 km/h em nove segundos cravados enquanto sua velocidade maxima ficava nos 204 km/h vauxhall vectra gsi o nome mais inusitado desta lista e sem duvida o do vectra gsi os brasileiros conhecem a versao seda do vectra gsi a lançada por aqui em 1993 com motor c20xe de 150 cv acontece que no reino unido o vectra gsi foi um hot hatch dos bons na europa e bastante comum ate hoje um estilo de carroceria praticamente inexistente no resto do mundo o dos liftbacks hatchbacks longos com traseira tipo fastback sempre com quatro portas o vectra b nao foi exceçao e a vauxhall decidiu que a versao gsi seria feita com base na versao hatch outra peculiaridade do vauxhall vectra gsi era o motor v6 algo incomum em hatchbacks de traçao dianteira com 2 5 litros de deslocamento comando duplo nos cabeçotes e injeçao multiponto o v6 entregava 180 cv e era acoplado a uma caixa manual de cinco machas suficientes para levar o vectra gsi de zero a 100 km/h em 7 9 segundos com maxima de 223 km/h ainda que o perfil do vectra hatchback possa causar estranhamento a decoraçao esportiva do gsi era interessante com um spoiler nada discreto no para choque dianteiro saias laterais e para choque traseiro mais volumosos e um pequeno spoiler na tampa do porta malas opel vectra gts opc foi na terceira e ultima geraçao do vectra que a opel decidiu dar ao modelo sua versao mais nervosa o vectra gts opc gts era o sobrenome da versao com carroceria hatchback do vectra c cuja variante esportiva foi lançada em 2002 debaixo do capo novamente estavam seis cilindros em v exceto que estamos falando de um v6 turbinado de 2 5 litros com 255 cv e 36 2 kgfm de torque o cambio manual de seis marchas levava a força apenas para as rodas dianteiras e o vectra opc era capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 235 km/h a versao britanica se chamava vauxhall vectra vxr em 2005 acompanhado de um leve facelift veio um motor de 2 8 litros que turbinado entregava 280 cv e 37 7 kgfm de torque suficientes para que o vectra opc fosse de zero a 100 km/h em 6 3 segundos e atingisse a velocidade maxima de 255 km/h alias vale o lembrete o vectra c europeu era diferente do vectra c brasileiro que era na verdade um astra de terceira geraçao rebatizado um carro de porte mais proximo do vectra b opel corsa opc o compacto corsa so veio ganhar uma versao opc em 2007 na quarta geraçao corsa d o motor era um 1 6 turbo de 194 cv a 5 850 rpm e bons 23 5 mkgf de torque entre 1 980 e 5 850 rpm e uma funçao overboost que aumentava este numero para 27 1 mkgf por um breve periodo como bom hot hatch o corsa opc so era oferecido com duas portas https //www youtube com/watch v=_6hncjcpz5s na atual geraçao lançada em 2014 a ultima com plataforma general motors o corsa opc seguiu com o motor 1 6 turbo porem com 207 cv a 5 850 rpm e 25 kgfm de torque entre 1 900 e 5 800 rpm 28 5 kgfm com overboost com cambio manual de seis marchas e o bastante para ir de zero a 100 km/h em 6 3 segundos com maxima de 230 km/h o corsa opc ainda e equipado com diversos recursos tecnologicos avançados como amortecedores adaptativos diferencial dianteiro com autoblocante mecanico da drexler e freios brembo com discos de 330 mm na dianteira https //www youtube com/watch v=uenpdd8f5ai opel astra opc geraçoes h e j nosso conhecido chevrolet vectra gt/gtx nada mais e que o opel astra h hatchback na europa isto e fato bem conhecido o que nem todos sabem e que a versao opc vendida na europa era um carro bem interessante lançado em 2005 o astra h opc era movido pelo motor 2 0 turbo ecotec de 240 cv e 32 6 kgfm de torque ele tinha rodas de 18 polegadas body kit mais agressivo e bancos recaro e cambio manual de seis marchas com o conjunto o astra h opc era capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 220 km/h a geraçao seguinte a j foi lançada em 2012 a versao opc seguia usando um 2 0 turbo com comando duplo variavel no cabeçote e injeçao direta de combustivel porem com 280 cv a 5 500 rpm e 40 8 mkgf entre 2 500 e 4 500 rpm o cambio novamente era manual de seis marchas o conjunto era suficiente para levar o astra opc de zero a 100 km/h em seis segundos cravados ja a velocidade maxima era limitada eletronicamente em 250 km/h https //www youtube com/watch v=bo1rujjotmw
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