ha um bom tempo mais precisamente em fevereiro de 2014 a fiat confirmava o lançamento do 500 abarth no brasil ele chegou atrasado e nao vendeu muito em boa parte por conta do aumento de preço que sofreu pouco depois de sua chegada mas na epoca foi recebido com bastante entusiasmo pelos entusiastas e nos inspirou a fazer uma breve retrospectiva de quase todos os hot hatches que a fiat havia lançado no brasil e no mundo [gt40 content search= hot hatch widget= 1 ] aqui no flatout a gente acredita que nunca e tarde para fazer uma sequencia e por isso decidimos dar continuidade aquele post fazendo um panorama geral na historia dos hot hatches de outras fabricantes começando de forma quase aleatoria confesso com a peugeot e questao de afinidade eu simplesmente acho os hot hatches da peugeot muito bacanas gosto do estilo discreto e harmonico dos classicos e da ousadia moderada dos atuais e conheço a excelente reputaçao que todos eles tem alem disso ainda nao superei o fato de o peugeot 208 gti nao ter sido oferecido no brasil nos vamos falar dele mais adiante peugeot 104 zs o primeiro hot hatch feito pela peugeot nao era exatamente hot mas era interessantissimo para quem curtia carros pequenos e espertos ele tinha apenas 3 6 metros de comprimento e 2 23 metros de entre eixos a base era o peugeot 104 hatchback compacto lançado em 1972 dois anos antes do vw golf mk1 e quatro anos antes do golf gti amplamente considerado o hot hatch original curiosamente o peugeot 104 surgiu primeiro como um seda de dois volumes ou seja tinha a silhueta de um hatch porem a tampa do porta malas nao dava acesso ao habitaculo mais ou menos como o mini original o 104 hatchback de duas portas — chamado pela peugeot de 104 coupe — foi lançado em 1974 bem como a versao hatch de quatro portas normalmente o 104 era movido por um quatro cilindros de 954 cm³ e parcos 45 cv ou de 1 1 litro e 57 cv em 1976 porem foi lançado o peugeot 104 zs que tinha um motor de 1 1 litro e 66 cv a mesma potencia do meu fiat uno mille 2008 que jamais poderia ser considerado um hot hatch estamos falando porem de um carro lançado ha mais de quatro decadas [youtube id= veeaond4wvy width= 620 height= 350 ] ao menos em 1979 houve uma versao especial do peugeot 104 a zs2 que adotou um motor de 1 4 litro 1 360 cm³ e 93 cv mais que o dobro da potencia no modelo menos potente de 45 cv em 1982 o motor 1 4 tornou se standard no 104 zs porem amansado para entregar 80 cv o peugeot 104 foi fabricado ate 1988 peugeot 205 gti rallye e t16 o pequeno 104 foi o primeiro modelo compacto da peugeot que ate seu lançamento era conhecida como uma fabricante de carros grandes conservadores e caros demais no entanto foi seu sucessor o peugeot 205 lançado em 1983 que mostrou ao mundo que os franceses sabiam o que estavam fazendo com um estilo mais maduro maior espaço interno e boa dinamica mesmo nas versoes mais simples o 205 foi um sucesso de publico e critica mas os entusiastas gostam mesmo claro do 205 gti este foi lançado em 1984 e tirava proveito de uma nova familia de motores a xu a primeira versao do 205 gti tinha um motor 1 6 de 8 valvulas com comando simples no cabeçote e 105 cv o chamado xu5j que era capaz de levar o hot hatch de zero a 100 km/h em 8 6 segundos com maxima de 187 km/h para o ano modelo de 1987 recebeu um cabeçote com valvulas maiores e passou a entregar 115 cv rebatizado como xu5ja paralelamente tambem no fim de 1987 foi lançado o peugeot 205 gti 1 9 como uma alternativa mais refinada o motor batizado xu9ja tinha 130 cv e com ele o gti 1 9 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 8 segundos com maxima de 204 km/h visualmente os modelos gti se distanciavam do 205 comum pelas rodas maiores de 14 polegadas na versao 1 6 e de 15 polegadas no 1 9 ambas fabricadas pela speedline e pelas molduras pretas nos para lamas que junto da suspensao mais baixa davam ao 205 gti uma postura bem mais agressiva e assentada como uma alternativa mais acessivel ao 205 gti em 1988 a peugeot apresentou o 205 rallye inspirado naturalmente por seus carros de rali a ideia era dar aos entusiastas um carro igualmente divertido porem mais facil de comprar manter e preparar por isto ele utilizava um motor de 1 3 litro com dois carburadores weber e comando de valvulas mais agressivo para entregar 103 cv embora tivesse os mesmos freios a disco usados pelo gti todo o resto do 205 rallye era muito mais basico o interior quase nao tinha isolamento acustico as rodas eram de aço estampado com pintura branca assim como todos os outros detalhes do carro e a unica decoraçao mais chamativa eram as listras com as cores da peugeot talbot sport na tampa do porta malas e na grade dianteira o 205 rallye foi um sucesso a peugeot planejou um total de 5 000 exemplares mas teve de fabricar mais de 30 000 para antender a demanda paralelamente as cores da peugeot talbot sport faziam sucesso nos ralis especificamente no grupo b a categoria mais insana do wrc com o peugeot 205 t16 embora tivesse apenas o nome e a silhueta do peugeot 205 sendo na verdade um prototipo desenvolvido do zero para competiçoes equipado com um motor 1 8 16v turbo central traseiro com potencia que podia passar dos 600 cv dependendo do acerto o peugeot 205 t16 foi campeao no wrc em 1985 e 1986 o que certamente ajudou na boa reputaçao do 205 mesmo que a versao de rali fosse um carro completamente diferente agora como voce deve lembrar os carros que competiam no wrc precisavam ter pelo menos 200 unidades fabricadas e vendidas ao publico e nao foi diferente com o peugeot 205 t16 a versao de rua era pintada de cinza metalico e mantinha exatamente a mesma carroceria widebody [youtube id= ckbvzwtnv6s width= 620 height= 350 ] o motor 1 8 turbo era amansado para entregar cerca de 200 cv suficientes para que o t16 fosse de zero a 100 km/h em 6 6 segundos com maxima de 208 km/h tecnicamente ele nao era um hatch mas certamente era hot peugeot 309 gti um carro pouco conhecido no brasil e o peugeot 309 compacto lançado em 1985 que era em essencia uma versao esticada do 205 posicionado no segmento imediatamente superior embora tivesse tres volumes bem definidos o peugeot 309 era um hatchback nao muito diferente do ford escort que tivemos no brasil por exemplo — tipo de carroceria que alguns chamam de notchback embora isso nao mude o fato de ele ter acesso ao habitaculo pela tampa do porta malas a versao gti oferecida exclusivamente com o motor de 1 9 litro usado no gti 1 9 foi lançada em 1986 e ao menos na europa foi igualmente apreciada pelos entusiasas embora nao tenha feito fama alem do atlantico a versao de 8 valvulas era capaz de ir de zero a 100 km/h em oito segundos com velocidade maxima de 206 km/h em 1990 foi apresentado o peugeot 309 gti16 que como o nome indicava tinha uma versao de 16 valvulas do motor 1 9 capaz de entregar 160 cv e de levar o hot hatch de zero a 100 km/h em 7 8 segundos a velocidade maxima era de 217 km/h peugeot 106 rallye e gti o peugeot 205 nao teve um sucessor direto em vez disso foi substituido por um carro ainda menor o simpatico 106 que foi lançado em 1991 e deveria herdar as vendas das versoes mais baratas do 205 enquanto futuro peugeot 306 lançado em 1993 ja vamos chegar nele seria o sucessor dos 205 mais caros e tambem do 309 a primeira versao esportiva do 106 foi o rallye que tinha um motor 1 3 de 100 cv com injeçao eletronica magneti marelli acoplado a uma caixa manual de cinco marchas com relaçoes bastante proximas sua velocidade maxima era de 185 km/h e a decoraçao esportiva era igualmente simples e de bom gosto com rodas de aço estampado frisos vermelhos nas laterais e as faixas em vermelho amarelo e azul inspiradas pela equipe de rali da peugeot o acabamento era frugal como no 205 rallye a versao rallye continuou sendo oferecida apos o facelift promovido pela peugeot no 106 em 1996 a segunda fase foi batizada s2 e recebeu um pequeno acrescimo de 3 cv a potencia original a primeira fase ficou conhecida retroativamente como s1 a grande estrela da linha do 106 porem tambem foi lançada so apos o facelift o 106 gti ou s16 em alguns mercados da europa que tinha um motor de 1 6 litro com cabeçote de 16 valvulas e 120 cv era um carro mais refinado com interior bem acabado e farto de equipamentos um apelo distinto do 106 rallye [youtube id= enter video id eg wq4y7ztznkc width= 600 height= 350 ] os para lamas tinham molduras na cor da carroceria e o para choque dianteiro tinha desenho mais pronunciado com farois auxiliares redondos o 106 gti era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 7 segundos e tinha velocidade maxima de 205 km/h vale aqui uma mençao honrosa o mais perto que chegamos do peugeot 106 gti no brasil foi o 106 quiksilver que tinha exatamente o mesmo bodykit do gti porem era equipado com o mesmo motor 1 0 de 50 cv que nao tinha um rendimento muito empolgante 0 100 km/h em 17 5 segundos e maxima de 145 km/h peugeot 206 rc/gti180 o peugeot 206 foi lançado em 1998 e tinha uma missao importantissima ser o verdadeiro sucessor do peugeot 205 pois o 106 nao conseguiu conquistar os antigos fas do hatchback oitentista seu visual acertadissimo quase futurista rendeu ao 206 alguns premios na epoca do lançamento e tambem garantiu que ele fosse produzido ate 2012 na frança ate 2014 no brasil ate 2016 na argentina e ate hoje no ira nosso foco para este post porem e o 206 rc ou 206 gti 180 no reino unido o hot hatch lançado em 2003 era movido por um motor 2 0 16v de 177 cv um quatro cilindros de fazer inveja com comando duplo variavel e coletores de admissao e escape de alto fluxo capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 7 4 segundos a peugeot caprichou no restante do pacote tambem alem da suspensao brilhantemente calibrada o carro tinha rodas de 17 polegadas e bancos semi concha na dianteira tornando o 206 gti um excelente motivo para invejarmos os europeus no inicio dos anos 2000 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] peugeot 306 s16 e gti 6 o peugeot 306 lançado em 1993 foi o tal substituto do 309 que mencionamos mais acima era um carro consideravelmente maior do que aquele que sucedia voce provavelmente esta satisfeito por lembrar que suas versoes esportivas sao ate faceis de encontrar no brasil tanto o 306 s16 quanto o 306 gti 6 o primeiro foi lançado na europa em 1993 e era movido por um belissimo quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote 16 valvulas injeçao eletronica magneti marelli e 157 cv um numero impressionante ate hoje se tratando de um 2 0 sem induçao forçada a decoraçao do modelo lembrava bastante o que se via no 205 gti com frisos pretos nas laterais suspensao mais baixa e rodas exclusivas o 306 s16 foi substituido pelo gti 6 em 1997 o motor era praticamente o mesmo porem recebeu um retrabalho de fluxo e novo acerto eletronico para entregar 167 cv e levar o hot hatch de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com velocidade maxima de 220 km/h peugeot 207 gti se as versoes esportivas do 306 sao relativamente comuns no brasil o mesmo nao pode ser dito do 207 gti vendido na frança que era uma versao do verdadeiro peugeot 207 produzido entre 2006 e 2014 o peugeot 207 que tivemos no brasil conhecido como 206+ na europa era pouco mais que um 206 que passou por uma cirurgia plastica para lembrar o 207 europeu em todo o caso o peugeot 207 gti europeu que tambem era chamado de 206 rc em alguns mercados foi lançado em 2007 e tornou se o primeiro hot hatch com a marca peugeot a utilizar o motor 1 6 turbo thp desenvolvido pela peugeot citroen em parceria com a bmw com 175 cv e cambio manual de cinco marchas o 207 gti era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 1 segundos com velocidade maxima de 220 km/h peugeot 208 gti eis o carro que nos foi prometido mas nunca veio o peugeot 208 gti que chegou a ser confirmado para o brasil pouco depois do lançamento do hatchback em 2013 a versao mais quente do 208 e movida por uma versao de 208 cv do motor turbo thp acoplado a uma caixa manual de seis marchas ele e capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 5 segundos enquanto a velocidade maxima e de 230 km/h a decoraçao discreta apenas com rodas maiores e alguns detalhes em vermelho nos acabamentos da carroceria e um de seus atrativos assim como o interior bem projetado e criativo no fim das contas os brasileiros receberam em 2016 a versao gt que pode nao ter 208 cv mas tem 173 cv no motor 1 6 turbo e e capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 6 segundos com maxima declarada em 222 km/h peugeot 308 gti por fim chegamos ao ultimo item desta lista o 308 gti o peugeot 308 ja e um caso curioso por si so porque foi o primeiro modelo da fabricante francesa a manter o nome com o lançamento de uma nova geraçao a primeira foi produzida entre 2008 e 2013 e a segunda um carro completamente diferente ainda esta no mercado quanto ao 308 gti estamos diante de um belo exemplo de evoluçao a primeira geraçao lançada em 2010 era movida por um motor 1 6 turbo thp de 200 cv que nao foi muito bem recebida pelos entusiastas dos gti franceses que acusavam no de apresentar desempenho aquem de rivais como o golf gti com seus 210 cv o visual acima tambem nao era dos mais empolgantes convenhamos tudo mudou com a segunda geraçao do 308 gti apresentada em 2015 alem da melhora absurda no visual o 308 gti atual adotou uma versao bem mais potente do motor 1 6 thp ou melhor duas uma de 250 cv e uma de 270 cv a versao mais potente tem discos de freio de 380 mm na dianteira bancos concha com revestimento em couro e alcantara e diferencial torsen de deslizamento limitado na dianteira alem de rodas de 19 polegadas o gti de 250 cv tem rodas de 18 polegadas
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