os hatchbacks esportivos franceses gozam de uma reputaçao altissima entre uma parcela consideravel de entusiastas parte disto pode ter a ver com a imagem exotica que os modelos produzidos na frança possuem no resto do mundo graças aos modelos que pouco convencionais como o citroen ds boa parte dos citroen antigos na verdade e o renault avantime por exemplo mas os meritos tecnicos dos hot hatches franceses sao reais a maioria deles e excepcional em sua proposta com algumas exceçoes pontuais [gt40 content search= renault widget= 1 ] ha alguns meses traçamos um panorama de quase todos os hatchbacks esportivos da peugeot hoje fizemos o mesmo com a renault hoje a fabricante se destaca por seus modelos com a grife r s de renaultsport que hoje e representada principalmente pelo megane rs mas conta tambem com uma versao do sandero desenvolvida especialmente para o brasil e tambem do clio mas a tradiçao dos hot hatches da renault e tao antiga que o segundo hot hatch lançado na historia e um renault o primeiro item deste top alias ou seja alem de tudo podemos dizer que os franceses praticamente inventaram o hot hatch o primeiro de todos alias tambem e frances o simca 1100 ti sobre o qual falaremos em breve na primeira parte do post falaremos sobre os primeiros hot hatches da renault antes da criaçao da marca r s que cobriremos na parte 2 que tambem contara com um certo renault clio com motor de seis cilindros renault 5 alpine talvez voce ja tenha lido ou ouvido por ai que o volkswagen golf gti certamente e o mais emblematico hot hatch da decada de 1970 mas que nao foi o primeiro e a culpa parcialmente e desse cara o renault 5 alpine conhecido como renault 5 gordini no reino unido lançado em maio de 1976 o golf gti embora apresentado anunciado no salao de frankfurt de 1975 so chegou ao mercado em dois meses depois em julho de 1976 o renault 5 alpine era movido por um motor de 1 4 litro com comando no bloco o chamado renault cleon fonte ou sierra projeto que tem relaçao com o motor do ford corcel e que deu origem ao ford cht que equipou o escort e o gol no brasil no caso do hatch da renault porem estamos falando de um motor com camaras de combustao hemisfericas e cabeçote de fluxo cruzado entregando 93 cv parece pouco mas era o dobro da potencia da versao basica com motor 1 1 o renault 5 alpine/gordini tambem trazia visual mais descolado com faixas adesivas um para choque dianteiro mais volumoso e rodas mais largas o zero a 100 km/h era cumprido em 9 7 segundos enquanto a velocidade maxima era de 178 km/h em 1982 a renault apresentou o r5 alpine/gordini turbo sucessor do primeiro alpine que como o nome dizia apostava na sobrealimentaçao para conseguir um desempenho ainda mais esperto graças a um turbocompressor garrett t3 o motor 1 4 chegava aos 112 km/h o que reduzia o tempo de zero a 100 km/h para 8 7 segundos enquanto a velocidade maxima subia para 180 km/h agora o renault 5 alpine turbo nao deve ser confundido com o integrante mais insano da familia renault 5 turbo ja em 1980 a renault decidiu transformar o r5 em um carro mais adequado para os ralis e veja so de inicio a ideia era responder a altura de ninguem menos que o lancia stratos prototipo com jeito de supercarro em miniatura e um v6 ferrari atras dos bancos partindo da plataforma do renault 5 os franceses instalaram o quatro cilindros de 1 4 litro equipado com um sistema de injeçao eletronica bosch k jetronic e capaz de entregar 160 cv na versao de rua lançada em 1980 para homologaçao do carro de rali que em 1984 chegou aos 350 cv https //www youtube com/watch v=m32xjvft2xi embora tivesse a identidade visual do renault 5 e oficialmente fizesse parte da familia o turbo era um projeto bastante diferente com carroceria mais larga traçao traseira e suspensao com braços triangulares sobrepostos o que lhe conferia um comportamento dinamico bem mais proximo de um esportivo de motor central traseiro o zero a 100 km/h era cumprido em impressionantes sete segundos com maxima de 203 km/h um ultimo detalhe interessante o visual da traseira com saidas de ar embutidas nas molduras dos para lamas foi obra de marcello gandini no estudio bertone em tempo apesar de ter motor central traseiro o renault 5 turbo era um hatchback funcional com porta malas na traseira o carro perfeito para um casal sem filhos nao renault 11 turbo este e provavelmente o carro menos conhecido desta lista o renault 11 foi lançado em 1981 ao lado do renault 9 sua versao seda e ambos tinham a carroceria desenhada por robert opron o mesmo projetista responsavel pelo belissimo citroen sm de 1970 embora seja um carro compacto com formas retilineas e proporçoes contidas o renault 11 tinha seu charme especialmente na versao esportiva turbo que pegava emprestado o motor 1 4 sobrealimentado usado no renault 5 porem com 105 cv potencia que aumentou para 115 cv anos depois diferentemente do renault 5 alpine que tinha a proposta de ser um carro compacto agil acessivel e simples o renault 11 turbo tinha uma proposta mais voltada ao conforto embora fosse mais pesado o r11 turbo era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 7 segundos com maxima de 187 km/h renault 19 16s o renault 9 foi substituido em 1989 pelo renault 19 com carroceria projetada por giorgetto giugiaro e versoes hatch de duas portas hatch de quatro portas e seda de quatro portas seu estilo lembrava um pouco o renault 9 porem com mais suavidade e harmonia nas linhas alem disso tinha uma nova plataforma e nas versoes mais caras novos motores com comando duplo no cabeçote de 1 4 litro e 1 7 litro todas as versoes tinham duas valvulas por cilindro exceto o hot hatch que era batizado simplesmente renault 19 16s de 16 soupapes ou 16 valvulas o renault 19 16s apresentado em 1990 estava disponivel como hatchback ou seda e tinha como uma de suas marcas registradas uma discreta entrada de ar no capo o motor de 1 8 litro com comando duplo no cabeçote tinha 137 cv e era capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 212 km/h o comportamento do motor que subia de giro rapido e era equipado com uma das ecus mais avançadas da epoca desta lista o renault 19 16s e o unico que pode ser encontrado no brasil importado de 1994 a 1996 o carro ja trazia a reestilizaçao promovida em 1992 com uma grade aparente e farois triangulares o conjunto mecanico era exatamente o mesmo de antes da reestilizaçao vale observar que em alguns mercados o renault 19 16s era vendido sem catalisador o que elevava a potencia para pouco mais de 140 cv renault clio 1 8 16s o renault clio foi lançado em 1990 para substituir o renault 5 que aos 18 anos ele estreou em 1972 ja sentia o peso da idade ou ao menos era o que a renault achava o clio um carro de estilo decididamente mais moderno e convencional mas acabou convivendo por mais seis anos com o r5 tamanho era o sucesso deste ultimo na frança mesmo tanto tempo depois do lançamento a verdade e que ao adotar diversos componentes estruturais do renault 5 e tambem seu sistema de suspensao mcpherson na frente e braços semi arrastados atras o clio herdou seu bom comportamento dinamico e sua desenvoltura nas curvas por isto a renault nao tardou em dar a ele uma versao mais apimentada enquanto o modelo basico era movido pelo antiquado motor sierra de 1 2 litro 8v com carburador comando no bloco e 54 cv o chamado clio 1 8 16s tinha como seu nome indicava um motor de 1 8 litro com comando no cabeçote e 16 valvulas alem de injeçao eletronica multiponto um acrescimo de nada menos que 154% em relaçao ao modelo base com isto o renault clio 1 8 16s era capaz de ir de zero a 100 km/h em oito segundos cravados com velocidade maxima de 212 km/h o carro tambem tinha freios a disco de maior diametro uma discreta entrada de ar no capo e suspensao mais firme o desempenho da versao esportiva certamente ajudou o renault clio a conquistar uma excelente reputaçao logo de cara tornando se um verdadeiro sucesso em 1996 o hatch havia alcançado a marca de solidas 50 000 unidades por ano [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] renault clio williams foi em 1993 porem que a renault mostrou o verdadeiro potencial do sucessor do r5 colocando no mercado aquele que e um dos melhores hot hatches do universo sem exagero o clio williams para começar ele era um especial de homologaçao criado com a ajuda da renault sport o que o torna precursor dos rs de hoje para que o clio pudesse ser inscrito no campeonato frances de rali o regulamento exigia que 2 500 exemplares de uma versao de rua para que o carro de competiçao fosse ser homologado e assim a renault produziu 3 800 unidades 1 300 a mais do que o necessario o que foi uma otima decisao porque o clio williams vendeu como baguette quente de manha isto nao tinha somente a ver com seu visual mas certamente o modo como o carro se apresentava conquistou alguns de seus donos a pintura azul contrastava com as rodas speedline douradas de 15 polegadas e emblemas da williams f1 completavam o pacote estetico a renault decidiu aludir a williams porque a equipe britanica que naquele ano havia vencido o titulo mundial de formula 1 com alain prost utilizava um motor v10 renault de 3 5 litros em seu fw15c boa parte do segredo era o motor 2 0 16v f7r versao modificada do 1 8 16v usado no clio 16s que alem dos cilindros de maior diametro e pistoes de curso ampliado trazia valvulas maiores comando mais agressivo radiador de oleo e coletor 4×1 o resultado era uma pequena usina capaz de desenvolver 147 cv a 6 100 rpm sendo que 85 % deles ja estavam disponiveis as 2 500 rpm em um carro de 990 kg o resultado era um tempo de zero a 100 km/h em 7 5 segundos com velocidade maxima de 215 km/h o clio williams tambem trazia suspensao independente nas quatro rodas com barras estabilizadoras maiores e bancos mais envolventes ainda que nao tenha vencido o campeonato frances de rali com o clio de competiçao a renault foi muito elogiada pela imprensa automotiva especializada nunca deixou na epoca do lançamento e o clio williams ainda e lembrado como um dos melhores hot hatches de todos os tempos https //www youtube com/watch v=f iiz_y0dqy em 2004 a revista evo o colocou em 6º lugar na lista dos melhores carros produzidos entre 1994 e 2004 richard hammond do top gear o chamou de um dos melhores hot hatches de todos os tempos em 2013 vinte anos depois do lançamento e nos estamos fazendo isto hoje
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