ha alguns dias começamos a contar aqui no flatout a breve historia de quase todos os hot hatches da volkswagen voce pode conferir aqui hoje vamos dar sequencia a linha do tempo na primeira parte começamos com o primeiro golf gti de 1976 ele foi absurdamente influente estabelecendo nao apenas o direcionamento dos hot hatches da vw pelas decadas que viriam mas tambem levando as rivais da volks a olhar com mais seriedade para o segmento se hoje em dia o primeiro esportivo de muitos entusiastas e um hot hatch isto se deve em grande parte ao golf gti isto posto a historia da volks com os hatchbacks nervosinhos abrange muito mais que as sete geraçoes do golf e e mais diversa do que parece a primeira vista como voce podera constatar a seguir volkswagen polo g40 quando a segunda geraçao do volkswagen golf foi lançada em 1984 suas dimensoes aumentaram consideravelmente ele era nada menos que 18 cm mais longo 5 5 cm mais largo e tinha entre eixos 7 5 cm maior que a primeira geraçao por conta disto o volkswagen polo começou a assumir um papel cada vez mais importante na base da gama e foi por isso que em sua segunda geraçao a vw decidiu dar a ele uma versao esportiva de respeito os mais entendidos vao lembrar que houve em 1979 um polo gt mk1 aquele carro contudo era mais um pacote estetico do que um modelo apimentado de fato seu motor era um pequeno 1 0 de 60 cv com o polo gt mk2 porem as coisas começaram a ficar mais interessantes lançado em 1982 o hatch tinha um motor 1 3 com taxa de compressao elevada carburador de corpo duplo e 75 cv o carro tambem tinha outras modificaçoes como molduras pretas nos para lamas que aumentavam a largura do carro em 20 mm conta giros no painel relogio digital farois duplos e bancos esportivos ele nao era muito rapido em linha reta o zero a 100 km/h era cumprido em 11 5 segundos com maxima de 171 km/h mas o baixo peso de apenass 725 kg alem dos ajustes na suspensao garantiam dinamica divertida para um carro de entrada em 1987 porem a vw decidiu adicionar mais pimenta a receita apresentando o polo gt g40 equipado com um supercharger e com um sistema de injeçao monoponto no lugar do carburador o motor 1 3 passava a entregar 115 cv a 6 500 rpm e 15 1 kgfm de torque a baixas 3 600 rpm era o suficiente para ir de zero a 100 km/h em 8 1 segundos com velocidade maxima de 192 km/h alem disso com a suspensao 25 mm mais baixa que no polo comum e tambem mais firme seu comportamento dinamico era exemplar para o segmento tanto que apos o facelift que o polo mk2 recebeu em 1990 a mecanica seguiu praticamente igual com a adiçao de um catalisador para reduzir a emissao de poluentes o que custou 2 cv ao motor que passou a entregar 113 cv embora seja um dos hot hatches mais desconhecidos da volks o polo g40 tem sua importancia ele foi o primeiro vw equipado com supercharger nos anos 80 abrindo caminho para outros modelos com compressor como o golf ja citado no post anterior e o volkswagen corrado na primeira parte deste post falamos sobre o vw scirocco de primeira e segunda geraçoes a terceira geraçao sobre a qual vamos falar no terceiro e ultimo post so veio em 2008 mas antes dele existiu outro cupe da volkswagen feito com base no golf o corrado lançado em 1988 o corrado aproveitava a plataforma do golf mk2 compartilhando com ele o entre eixos e boa parte dos componentes estruturais e de suspensao no entanto o design do carro estava claramente um passo a frente com para choques melhor integrados a carroceria e uma identidade visual mais moderna e de certa forma noventista que foi aproveitada na terceira geraçao do golf embora para a volkswagen o corrado fosse um cupe tecnicamente ele era um hatchback de duas portas com o caimento do teto mais suave como em um fastback e e por isto que ele esta nesta lista com sua bela carroceria construida pela karmann e diversas inovaçoes ele foi um dos primeiros carros produzidos em serie com spoiler traseiro ativo por exemplo mas nao estamos falando de qualquer corrado na epoca do lançamento havia duas versoes a mais simples com um motor 1 8 16v praticamente igual ao do golf gti tinha 136 cv e era capaz de ir de zero a 100 km/h em 9 5 segundos no entanto se voce quisesse algo mais forte podia optar pelo corrado g60 que adicionava um supercharger a mistura para chegar aos 158 cv e 23 kgfm com isto ele ia de zero a 100 km/h em 8 1 segundos com maxima de 225 km/h nos anos seguintes o corrado adotou novos motores incluindo um 2 0 com versoes de 8 valvulas e 16 valvulas com potencia de 116 e 136 cv respectivamente o mais desejado deles porem foi o corrado vr6 lançado em 1991 voce nao precisa ser um fa da volkswagen para conhecer ou mesmo admirar o motor vr6 trata se de um engenhoso motor v6 cujas bancadas de cilindros sao tao proximas apenas 15° bem menos que os 60° ou 90° dos motores em v tradicionais que e possivel usar apenas um cabeçote desenvolvido especificamente para aplicaçao transversal o motor vr6 conseguia ser tao curto quanto um quatro cilindros e apenas um pouco mais largo e ele foi tao bem projetado que e utilizado ate hoje em uma versao de 3 6 litros no suv atlas deslocando 2 9 litros 2 861 cm³ o motor vr6 do corrado entregava excelentes 190 cv a 5 800 rpm acompanhados de 25 kgfm de torque a 4 200 rpm com cambio manual de cinco marchas era o suficiente para que o corrado vr6 fosse de zero a 100 km/h em 6 9 segundos com maxima de 233 km/h como se nao bastasse o corrado vr6 tambem foi efusivamente elogiado pela imprensa europeia pelo comportamento dinamico corretissimo para um traçao dianteira equilibrado controlavel e com pouco sub esterço alem de rodar razoavelmente confortavel e um bom porta malas https //www youtube com/watch v=hw177qsisbs apesar das qualidades o volkswagen corrado fez sucesso moderado entre os entusiastas no caso da versao vr6 especificamente as vendas baixas eram reflexo dos impostos cobrados sobre motores maiores que encareceram o preço para o consumidor final o corrado deixou de ser fabricado em 1995 depois de sete anos no mercado volkswagen golf gti e vr6 mk3 a terceira geraçao do golf foi lançada em 1991 ainda maior e mais sofisticado em desenho e acabamento assumindo um segmento que no brasil chamamos de hatch medio a versao gti lançada em 1993 trazia pela primeira vez um motor 2 0 16v capaz de entregar 152 cv a 6 000 rpm e bons 18 4 kgfm de torque a 4 000 rpm embora fosse menos potente que o corrado o golf gti mk3 mostrou se mais popular que ele entre os fas da vw e de qualquer forma ainda era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 1 segundos com maxima de 225 km/h alem de oferecer a boa dinamica que aquela altura ja era marca registrada do hot hatch o golf nao pagava impostos extras talvez voce tenha ficado confuso o golf gti que tivemos no brasil nao vinha com este motor isto acontece porque nosso golf gti mk3 era a versao de oito valvulas que dispunha de bem menos folego 116 cv a 5 200 rpm e 17 3 kgfm de torque a 2 400 rpm suficiente para ir de zero a 100 km/h em 11 segundos com maxima de 186 km/h nao e por acaso que esta cada vez mais dificil de encontrar um golf gti mk3 stock no brasil muitos sao modificados para ficarem mais interessantes afinal ja oferecem uma boa base de todo modo o golf gti mk3 foi especialmente marcante por ser o ultimo da linhagem com motor naturalmente aspirado o golf gti mk4 que vai aparecer no proximo post adotou um motor 1 8 turbo com cabeçote de 20 valvulas em 1994 a volkswagen decidiu colocar no golf o motor vr6 ja usado no corrado dando origem ao golf gti vr6 o motor era exatamente igual com 2 9 litros 190 cv e 25 kgfm de torque mas o desempenho era ligeiramente melhor que o do corrado vr6 zero a 100 km/h em 6 7 segundos e maxima de 250 km/h o golf gti vr6 tambem foi vendido no brasil importado a partir de 1995 contudo o carro vendido por aqui era a versao norte americana que utilizava um motor com deslocamento um pouco mais baixo de 2 8 litros 2 792 cm³ dotado de 176 cv a 5 800 rpm e 23 9 kgfm de torque suficientes para ir de zero a 100 km/h em 7 8 segundos e com maxima de 224 km/h numeros excelentes para a epoca diga se volkswagen polo gti enquanto o golf gti ficava cada vez maior e mais potente o volkswagen polo ia assumindo o posto das geraçoes antigas em porte e preço a terceira geraçao lançada em 1994 deixava isto claro ao mostrar uma evoluçao drastica em relaçao a anterior com uma plataforma totalmente nova mais espaço interno e pela primeira vez injeçao eletronica em todas as versoes o polo gti demorou um pouco a chegar ele foi lançado em 1998 com 3 000 exemplares vendidos em toda a europa exceto no reino unido o motor 1 6 16v da familia ea111 entregava 120 cv a 6 200 rpm e 15 3 kgfm de torque a 4 000 rpm e com ele o polo gti ia de zero a 100 km/h em 9 1 segundos em 2000 o polo mk3 foi restilizado por fora e por dentro o gti acompanhou alem de ganhar farois maiores dizem que inspirados pelo gol giii desenvolvido no brasil o carro passou por uma pequena atualizaçao no motor que recebeu comando de valvulas variavel na admissao com isso chegou a 125 cv a 6 500 rpm e 15 5 kgfm a 3 000 rpm com cambio manual de cinco marchas o polo gti era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 7 segundos com maxima de 203 km/h era o polo mais potente e mais rapido da historia ate entao a quarta geraçao do polo foi apresentada em 2001 e a exemplo do que aconteceu com a terceira levou algum tempo para ganhar uma versao gti ela veio apenas em 2005 mas a espera valeu a pena pela primeira vez o polo gti tinha um motor turbo debaixo do capo era o mesmo 1 8 20 valvulas usado no golf gti mk4 calibrado para entregar 150 cv a 5 800 rpm e 22 1 kgfm de torque entre 1 900 e 4 500 rpm com isto o polo gti mk4 ia de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 212 km/h ele foi importado para o brasil em quantidade limitadissima apenas 30 carros em outubro de 2006 e e bastante raro de encontrar a venda
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