a tradiçao da volkswagen com os hot hatches e longa e muito bem sucedida embora nao tenha sido o primeiro o golf gti mk1 de 1976 foi o carro que colocou os hatches esportivos em evidencia e sem duvida pode ser considerado um dos carros mais influentes de todos os tempos depois dele os alemaes de wolfsburg aperfeiçoaram a receita e a empregaram em outros modelos — ainda que o golf tenha sido o nome mais importante da familia ao longo de todos estes anos ha duas semanas começamos a contar a historia de quase todos os hot hatches da volkswagen se voce revisitar as duas partes anteriores parte 1 e parte 2 vai notar que ja falamos sobre algumas variaçoes do golf mas ainda ha modelos que precisam ser citados uma vez que a ordem da lista e cronologica nesta terceira e ultima parte chegamos aos anos 2000 e falamos sobre a revoluçao turbinada que começou com o golf gti mk4 e hoje dominou nao apenas a linha da vw mas toda a industria automotiva golf gti mk4 a mk7 como dissemos no post anterior a terceira geraçao do golf gti foi a ultima a contar com um motor naturalmente aspirado o golf mk4 lançado em 1997 era um carro completamente reformulado nao apenas em projeto mas em seu papel na linha a vw o deixou mais refinado melhor acabado e bem mais caro por outro lado a abordagem mais upmarket do golf permitiu que a vw levasse o gti a outro nivel assim começando em 2000 o hot hatch mais importante da vw adotou pela primeira vez um turbocompressor e nunca mais largou o primeiro gti turbinado usava uma variante de 1 8 litro com cabeçote de 20 valvulas cinco por cilindro do motor ea113 inicialmente o golf gti mk4 dispunha de 150 cv a 5 500 rpm e 21 4 kgfm de torque entre 2 200 rpm bem mais que os 116 cv do motor 2 0 8v usado anteriormente o motor era acoplado a uma caixa manual de cinco marchas ou tiptronic tambem com cinco marchas e era capaz de levar o golf gti de zero a 100 km/h em 8 5 segundos com maxima de 211 km/h nao demorou muito para que a vw demonstrasse o potencial do novo motor turbinado ja em 2001 a potencia do golf gti foi a 180 cv a 5 500 rpm enquanto o torque aumentou para 24 kgfm de troque entre 1 950 rpm e 4 700 rpm era o downsizing começando a despontar na industria quase duas decadas antes de seu auge o golf gti mk4 de 180 cv era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 9 segundos com velocidade maxima de 221 km/h e possivel encontrar ambas as versoes no brasil mas a variante mais potente e a mais comum alias no brasil o golf mk4 ganhou um sopro extra de vida pois vendido por aqui ate 2012 com uma reestilizaçao polemica em 2007 o gti foi fabricado por aqui ate 2009 com uma versao de 193 cv usando combustivel de alta octanagem do motor 1 8 turbo as geraçoes v e vi do golf nunca chegaram oficialmente ao brasil apenas seus derivados como o jetta seda mk5 e o jetta variant mk5 e mk6 com isto nao tivemos o primeiro golf gti a ser equipado com o atual motor 2 0 turbo da familia ea888 que fez sua estreia no golf mk5 em 2004 com 200 cv entre 5 100 e 6 000 rpm e 28 5 kgfm de torque entre 1 800 e 5 000 rpm o motor 2 0 tsi era capaz de levar o golf gti mk5 de zero a 100 km/h em 6 9 segundos com velocidade maxima de 234 km/h o cambio podia ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem este oferecido pela primeira vez no golf isto posto o golf mk5 teve uma vida mais curta que o previsto embora tenha ficado mais sofisticado mecanicamente e tambem mais caro o hatchback foi criticado pela piora no acabamento interno assim ja em 2009 a vw promoveu nele uma reestilizaçao bastante abrangente com novos farois e grade novas lanternas e um interior mais sofisticado e com materiais melhores embora a plataforma fosse a mesma assim como alguns dos paineis da carroceria a vw chamou o novo golf de mk6 a receita da versao gti nao mudou o motor era o mesmo porem com uma reprogramaçao eletronica para chegar aos 210 cv entre 5 300 e 6 200 rpm enquanto o torque permaneceu o mesmo o golf gti mk6 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 9 segundos com velocidade maxima de 240 km/h com cambio manual e 239 km/h com cambio dsg de dupla embreagem a receita estabelecida no golf gti mk5 apesar das falhas daquela geraçao foi tao eficaz que segue em uso ate hoje no golf mk7 que foi lançado em 2014 apesar de utilizar uma plataforma modular totalmente nova a mqb o golf gti mk7 aproveitava o motor ea888 agora com 220 cv entre 4 500 e 6 200 rpm e bem mais generosos 35 6 kgfm de torque entre 1 500 e 4 400 rpm era o suficiente para ir de zero a 100 km/h em 6 5 segundos e atingir os 246 km/h de velocidade maxima da mesma forma que no gti mk5/6 o cambio podia ser manual de seis marchas ou dsg de seis marchas em 2016 com seu primeiro facelift de meia vida o golf gti mk7 passou a entregar 230 cv potencia que antes da reestilizaçao ficava restrita aos modelos equipados com o performance package ja o performance package foi atualizado de acordo com a potencia passando a 240 cv golf r32 quando falamos que a quarta geraçao revolucionou o golf nao estamos brincando como voce deve lembrar o golf mk3 foi o primeiro da linhagem a receber o motor vr6 em 1994 com 2 9 litros 190 cv e 25 kgfm de torque o golf mk4 tambem usou o motor vr6 na versao glx vendida la fora com 2 8 litros e potencia de 174 ou 204 cv dependendo da quantidade de valvulas 12 ou 24 respectivamente mas a vw estava cozinhando algo ainda mais interessante o golf r32 que foi lançado em 2002 o nome da versao era alusivo ao deslocamento do motor vr6 que foi ampliado para 3 2 litros com 24 valvulas o motor vr6 d golf r32 era capaz de entregar 241 cv a 6 250 rpm e generosos 36 6 mkgf de torque a 2 800 rpm a força era moderada por um cambio manual de seis marchas ou na europa pelo dsg de seis marchas alias o r32 foi o primeiro golf a utilizar o cambio dsg antes mesmo do gti mk5 https //www youtube com/watch v=fene29xmpsc sua maior novidade porem era o sistema de traçao nas quatro rodas haldex em essencia o mesmo sistema quattro da audi com um sistema de acoplamento viscoso em vez de manter a distribuiçao de torque entre os eixos em 50 50 o haldex aplicava força as rodas traseiras apenas quando as dianteiras perdiam traçao vale observar tambem que o r32 adotava um sistema de suspensao traseira por braços triangulares sobrepostos no lugar do eixo de torçao das outras versoes e eram estes o grandes trunfos do r32 original cuja estabilidade e agilidade em curvas foram elogiados pela imprensa especializada o zero a 100 km/h eram cumprido em 6 6 segundos enquanto a velocidade maxima ficava nos 246 km/h em 2005 a versao r32 chegou ao golf mk5 o conceito nao mudou praticamente nada exceto pelo visual obviamente e pela potencia que atraves de pequenos ajustes passou de 241 cv para 250 cv a 6 300 rpm enquanto o torque permaneceu inalterado o sistema de traçao integral haldex tambem foi mantido — ate porque mudar uma das melhores coisas do modelo anterior seria besteira embora pesasse cerca de 40 kg a mais o novo golf r32 acabou ficando mais rapido no 0 a 100 km/h agora cumprido em 6 5 segundos com cambio manual e 6 2 segundos com o cambio dsg por outro lado o motor vr6 ja nao se mostrava o mais adequado para um hot hatch do porte do golf e por isso o r32 mk5 foi o ultimo hot hatch da volkswagen com o seis cilindros de angulo estreito ele segue em uso ate hoje movendo carros maiores e suvs o sucessor do golf r32 assim perdeu o motor de 3 2 litros o que levou a volks a batiza lo simplesmente golf r mas a gente ja vai chegar la scirocco r aqui cabe um interludio em 2008 como que para compensar os entusiastas pelo acabamento inferior do golf mk5 e aumentar as expectativas para o mk6 a vw lançou o scirocco de terceira geraçao 16 anos depois que a segunda geraçao saiu de linha exatamente como os dois scirocco anteriores a terceira geraçao era um hatchback duas portas com formas mais arrojadas e silhueta mais baixa que a fabricante chamava de cupe no entanto em vez de transformar o golf em um fastback a vw optou por um teto longo quase totalmente horizontal terminado abruptamente para formar uma traseira mais alta e truncada apesar do visual decididamente mais esportivo que no golf nem todas as versoes do scirocco eram esportivas o modelo basico tinha um motor 1 4 turbo de apenas 122 cv o hot hatch de verdade era o scirocco r que tinha uma versao do motor 2 0 tsi com 265 cv a 6 000 rpm e os mesmos 35 6 kgfm de torque do golf gti mk7 o cambio podia ser manual de seis marchas ou dsg tambem de seis marchas o scirocco r era capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 8 segundos com maxima de 256 km/h em 2014 apos o unico facelift sofrido pelo scirocco em sua vida a potencia passou a 280 cv e o torque novamente permaneceu inalterado o tempo de zero a 100 km/h caiu para 5 7 segundos enquanto a velocidade maxima passou a ser limitada a 250 km/h no ano seguinte a volkswagen decidiu dar a linha scirocco uma versao esportiva mais acessivel entre o modelo basico e o sirocco r o chamado scirocco gts recebeu o mesmo motor usado pelo golf gti pre facelift com 220 cv e 35 6 kgfm de torque entre 1 500 e 4 400 rpm como nas outras versoes era possivel optar entre uma caixa manual de seis marchas e uma dsg com o mesmo numero de marchas qualquer que fosse a escolha o scirocco gts era capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 244 km/h e ele tinha um charme retro com faixas vermelhas na carroceria e nos bancos que torna a sigla gts especialmente apropriada golf r de volta ao golf se o gti mk6 era praticamente igual ao mk5 no aspecto tecnico o mesmo nao podia ser dito do r32 mk6 que foi anunciado no fim de 2009 como modelo 2010 para começar ele nao era mais r32 e sim golf r isto porque em vez do motor vr6 de 3 2 litros ele tinha uma versao mais potente do 2 0 turbo do golf gti com pistoes forjados bielas e bloco reforçados comando de valvulas mais agressivo injetores de maior vazao um novo intercooler e um turbo maior o motor passou a 270 cv que chegavam as 6 000 rpm enquanto o torque permanecia nos 35 6 kgfm entre 2 500 e 5 000 rpm o cambio novamente podia ser manual ou dsg sempre com seis marchas e o sistema de traçao integral haldex foi revisado o resultado era um carro capaz de chegar aos 100 km/h em 5 7 segundos com maxima limitada em 250 km/h — so nao tinha mais o belo ronco do vr6 mas este era um sinal dos tempos hoje o motor 2 0 tsi e onipresente na linha ele esta debaixo do capo do atual golf r alias desde 2013 com novo cabeçote novas valvulas novos pistoes e um turbocompressor com mais pressao a potencia aumentou para 300 cv a 5 500 rpm enquanto o torque foi para 38 7 mkgf entre 1 800 e 5 500 rpm aliado a um cambio manual ou dsg novamente ambos com seis marchas o golf r mk7 chega aos 100 km/h em 4 9 segundos com maxima ainda limitada em 250 km/h
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