em 18 de fevereiro de 2001 um acidente no circuito de daytona beach nos eua tirou a vida de dale eanhardt como detalhamos neste post a causa de sua morte uma fratura basal craniana uma lesao nos ossos da base do cranio regiao ligada a diversas estruturas vitais como o apoio do cerebro e a transiçao para o pescoço e uma area delicadissima e se lesionada pode causar danos cerebrais irreversiveis e em muitos casos a morte ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] tambem foi assim com roland ratzenberger que morreu em 30 de abril de 1994 durante os treinos para o grande premio de san marino em imola o mesmo gp que no dia seguinte foi marcado pelo acidente de ayrton senna o tricampeao brasileiro alias tambem sofreu uma fratura basal craniana embora a causa oficial de sua morte tenha sido o impacto de uma peça da suspensao no rosto ratzenberger e earnhardt entretanto talvez pudessem ter sido salvos caso estivessem utilizando o hans o dispositivo um protetor cervical de fibra de carbono que hoje e obrigatorio em todas as categorias de elite do automobilismo foi criado pelo dr robert hubbard nos anos 80 e e considerado uma das invençoes mais importantes para a segurança no esporte a motor o dr robert hubbard morreu na ultima terça feira 5 aos 75 anos de idade em comunicado oficial a hans performance products disse que hubbard faleceu em casa rodeado por seus entes queridos mas nao divulgou a causa de sua morte o dr hubbard dedicou sua vida a segurança de motoristas e pilotos na decada de 1970 ele obteve um phd em engenharia biomecanica especializando se estudo das propriedades mecanicas dos ossos do cranio entao ele foi trabalhar na general motors la ele foi o coordenador do departamento de segurança da companhia conduzindo pesquisas sobre o efeito de impactos no corpo humano e desenvolvendo bonecos para testes de colisao foi em meados da decada de 1980 que o dr hubbard começou a desenvolver os primeiros prototipos do hans sigla para head and neck support ou suporte para cabeça e pescoço em portugues ao longo das pesquisas que havia realizado ao longo dos anos o dr hubbard chegou a conclusao de que as fraturas basais cranianas costumam ser causadas por impactos violentos na junçao do pescoço com o cranio e tambem pelo movimento brusco de chicote a que o corpo e submetido em uma colisao o formato basico do hans foi definido logo no inicio um suporte em forma de u que fica atras da cabeça e preso ao capacete por duas ancoras em cada lado mais dois braços que avançam sobre os musculos peitorais ele tem duas funçoes principais evitar que a cabeça chicoteie com violencia e transmitir a energia do impacto para o torax que e muito mais resistente do que o pescoço aquela altura o dr hubbard ja havia aberto uma pequena companhia no michigan para dedicar se ao desenvolvimento a fabricaçao e a comercializaçao do hans a patente foi emitida em 1985 e em novembro de 1986 um prototipo foi testado na ultima etapa do campeonato imsa gt realizada no circuito de daytona beach https //www youtube com/watch v=uesttfhutg4 o hans foi testado pelo piloto jim downing amigo pessoal e cunhado de hubbard durante a corrida mas foi considerado grande e pesado demais alem de ser visto com desdem pelos pilotos que criticavam a perda de visao periferica causada pelo equipamento que sequer cabia em um monoposto da formula indy na epoca acreditava se que da forma como estava o hans poderia causar mais acidentes do que salvar vidas apesar disto downing acreditava que o hans poderia ser aperfeiçoado para ficar mais confortavel e compacto e a dupla passou mais alguns anos realizando atualizaçoes no projeto a primeira versao comercial do hans foi lançada em 1991 mas ainda levaria uma decada ate que hubbard conseguisse chegar a seu objetivo tornar o equipamento obrigatorio nas principais categorias do automobilismo a virada veio em 1999 depois que o piloto uruguaio gonzalo rodriguez que competia na indy sofreu um acidente e morreu em decorrencia de uma fratura basal craniana foi quando entraram em cena steve olvey e terry trammell medicos da formula indy que acompanhavam de perto o desenvolvimento do hans e acreditavam em seu potencial para salvar vidas os dois se juntaram a hubbard em uma cruzada para tornar o hans mais facil de usar e assim possibilitar sua obrigatoriedade no automobilismo aquela altura alguns pilotos de formula 1 ja estavam testando o hans mas seu feedback nao era suficiente para convencer os colegas e os organizadores de categorias como a indy a nascar e a propria f1 das vantagens trazidas pelo equipamento foi so depois que o brasileiro christian fittipaldi na epoca um dos pilotos com maior visibilidade na indy envolveu se no projeto a convite de olvey que o hans chegou a forma que tem hoje em seu livro rapid response no qual conta sua trajetoria como medico de automobilismo olvey conta que chamou fittipaldi por saber que o mesmo era extremamente exigente quanto a seu carro e seus equipamentos e que so daria o aval para o hans se o mesmo estivesse perfeito o feedback positivo de fittipaldi em 2000 foi crucial para que a partir do ano seguinte o hans se tornasse obrigatorio na formula 1 em 2001 ano da morte de dale earnhardt a nascar recomendava o uso do hans a seus pilotos mas o equipamento era opcional earnhardt era um dos detratores do dispositivo que poderia ter salvo sua vida nos anos seguintes outras categorias incluiram o hans em sua lista de equipamentos obrigatorios incluindo a formula 1 em 2003 e a nhra national hot rod association responsavel por organizar a maior parte dos campeonatos de arrancada norte americanos em 2004 a nascar so tornou o hans obrigatorio em 2005 atualmente o hans e considerado a principal inovaçao em segurança no automobilismo das ultimas duas decadas e e obrigatorio na maioria das categorias profissionais de automobilismo seja com monopostos prototipos ou carros de turismo e tudo graças ao dr hubbard e a todos os que colaboraram com ele
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