o tempo passa rapido meus amigos parece que foi ontem que a porsche venceu as 24 horas de le mans pela segunda vez consecutiva em um final de corrida dramatico no qual a toyota perdeu a liderança nos ultimos minutos por um problema com o prototipo ts050 hybrid mas ja faz quase um ano estamos em junho e a ediçao de 2017 da corrida e daqui a duas semanas nos dias 17 e 18 ha um fato que torna as 24 horas de le mans de 2017 especialmente notaveis para nos nada menos que nove brasileiros no grid de largada um recorde absoluto mas a presença do brasil nas 24 horas de le mans nao e exatamente novidade nas 84 ediçoes da prova realizadas ate agora nada menos que 26 brasileiros participaram da competiçao a primeira vez foi em 1935 ou seja temos uma tradiçao ate razoavel no circuito de la sarthe depois disto tivemos alguns marcos importantes em 1959 pela primeira vez foram dois brasileiros na largada; numero que subiu para tres em 1995 quatro em 1996 cinco em 2008 e seis em 2016 o salto para nove pilotos do brasil em le mans neste ano certamente e admiravel e nos deixa orgulhosos especialmente porque isto significa que teremos tres pilotos estreantes na corrida de 24 horas barrichello daniel serra andre negrao e tony kanaan quando eles largarem serao 29 brasileiros na historia da corrida ate agora porem a lista e esta bernardo souza dantas 1935 hermano da silva ramos 1954 1956 e 1959 christian heins 1959 e 1963 fritz d orey 1960 jose carlos pace 1973 paulo gomes 1978 marinho amaral 1978 alfredo guarana menezes 1978 roberto moreno 1984 raul boesel 1987 1988 1991 maurizio sandro sala 1989 1990 1991 1992 1995 1996 antonio hermann de azevedo 1993 1994 1995 1996 1997 thomas erdos 1995 1996 1997 1999 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 e 2011 nelson piquet 1996 e 1997 andre lara rezende 1997 ricardo zonta 1998 e 2008 jaime melo 2004 2007 2009 2010 2011 e 2012 nelson piquet jr 2006 e 2016 christian fittipaldi 2006 2007 e 2008 alexandre negrao 2008 bruno senna 2009 2013 2014 e 2016 augusto farfus 2010 e 2011 lucas di grassi 2013 2014 2015 e 2016 fernando rees 2014 2015 e 2016 pipo derani 2015 e 2016 oswaldo negri jr 2016 rubens barrichello 2017* tony kanaan 2017* andre negrao 2017* daniel serra 2017* e uma galera nao por esta razao vamos comentar as participaçoes mais marcantes dos brasileiros nas 24 horas de le mans começando e claro do começo o pioneiro bernardo de souza dantas apesar de ter nascido em paris bernardo de souza dantas tinha cidadania brasileira graças a seu pai tambem brasileiro de familia rica bernardo ganhou um bugatti logo que começou a dirigir com um dos esportivos mais importantes da epoca na garagem o jovem logo se interessou por automobilismo e começou a disputar ralis subidas de montanha e arrancadas no inicio dos anos 1930 seu sonho eram os grandes premios porem ja naquela epoca os monopostos eram carros carissimos e proibitivos mesmo para um jovem afortunado como ele mas le mans era diferente bastava ter um esportivo que pudesse ser dirigido a noite com o regulamento em maos bernardo mandou preparar seu carro para a prova de 1935 na qual alinhou a dez dias de seu 23º aniversario a direçao foi dividida com o amigo frances roger teillac largando sob uma forte chuva em 1935 havia 60 concorrentes e a minha posiçao era a 6ª por causa da cilindrada deram a partida e eu segui andando pela minha velocidade porque numa corrida de 24 horas voce tem que seguir um plano de corrida senao o carro quebra na primeira hora foi interessante porque o circuito tinha 13 quilometros e voce conseguia fazer esses 13 quilometros uma vez duas vezes tres vezes uma vez atras da outra com uma diferença de segundos voce repete a mesma coisa mesma velocidade mesmo lugar mudança de marcha… e uma experiencia muito boa disse bernardo em entrevista a luiz alberto pandini do site gp total foi desta forma serena e metodica que bernardo e seu amigo roger teillac conduziram o bugatti type 35 com seu oito em linha de 3 3 litros por 19 horas ao longo de 129 voltas no 130º giro o motor quebrou e eles abandonaram a corrida pouco depois da corrida bernardo perdeu boa parte de sua fortuna quando o banco que a guardava simplesmente faliu ele entao vendeu seu bugatti e sendo engenheiro aeronautico começou a trabalhar em uma fabricante de motores de aviao em paris quando a segunda guerra começou temendo acabar em um campo de concentraçao ele mudou para o brasil ja em 1940 e aqui ficou ate 2005 quando morreu vitimado por um tumor no figado pace boesel e di grassi os brasileiros a um degrau do topo nunca tivemos um vencedor brasileiro nas 24 horas de le mans mas chegamos bem perto tres pilotos conquistaram a segunda colocaçao em tres ocasioes diferentes na primeira vez foi jose carlos pace chamado pelos gringos apenas de carlos pace o o piloto ficou mais conhecido por sua carreira na formula 1 que começou em 1972 e terminou abruptamente em 1977 com um acidente de aviao que tirou sua vida em 1973 porem pace estava em otima forma disputando as 24 horas de le mans com a ferrari 312pb prototipo do grupo 6 equipado com um flat 12 de tres litros na verdade 2 991 cm³ com comando duplo nos cabeçotes e 470 cv ele dividiu o volante com o italiano arturo merzario e depois de 349 voltas chegaram em segundo lugar atras apenas da dupla francesa henri pescarolo e france gerard larrousse que pilotavam o matra ms670b e venceram com seis voltas de vantagem depois foi a vez de raul boesel que em 1991 dividiu o posto no jaguar xjr 12 e seu mitico v12 de 7 4 litros e 740 cv com o americano davy jones e o frances michel ferte no entanto o que todo mundo lembra das 24 horas de le mans de 1991 e a vitoria do ainda mais mitico mazda 787b que cruzou a linha de chegada primeiro com 362 voltas completadas com 360 voltas boesel pode ter ficado em segundo mas ao menos garantiu a jaguar o titulo do wsc naquele ano a terceira e ultima foi recente em 2014 lucas di grassi chegou em segundo lugar ao volante do audi r18 e tron quattro nº1 que dividiu com o dinamarques tom kristensen e o espanhol marc gene foi na verdade uma dobradinha da audi o r18 nº2 comandado por andre lotterer alemanha marcel fassler suiça e benoit treluyer frança completou 370 voltas em 24 horas tres a mais que o carro de lucas di grassi ambos eram equipados com motores v6 turbodiesel tdi de quatro litros em conjunto com um sistema eletrico e tron team pace a equipe brasileira em le mans incentivados financeira e moralmente pelo entao presidente da confederaçao brasileira de automobilismo carlos naccache os brasileiros alfredo guarana menezes paulo gomes e mario amaral decidiram disputar as 24 horas de le mans em trio em parceria com a equipe francesa cachia team foi formada a cachia team pace em homenagem a jose carlos pace morto no ano anterior o carro que a team pace conseguiu foi um porsche 935 alugado equipado com um boxer de 2 1 litros com turbo e nada menos que 700 cv o carro foi todo decorado com os nomes de patrocinadores brasileiros e pintado nas cores vermelho e amarelo o vencedor foi o renault alpine a442b de didier pironi e france jean pierre jaussaud com 369 voltas completadas ja o desempenho do trio brasileiro foi bastante satisfatorio setimo lugar com 369 voltas completadas e ainda mais se considerarmos que os porsche ainda ficaram com a segunda a terceira a quinta a sexta e a oitava posiçoes foi uma das poucas ediçoes das 24 horas de le mans nos anos 1970 que nao foram vencidas pela porsche o recordista thomas erdos thomas e o primeiro a esquerda sim o outro a direita e ben collins the stig thomas erdos nasceu no rio de janeiro em 1963 mas fez sua carreira na europa depois de uma ascensao consistente nas categorias de base — com direito ao titulo britanico da formula renault em 1990 — ele se viu muito perto de chegar a sonhada formula 1 mas ao mesmo tempo em que esteve tao perto do sonho ele tambem estava distante seu patrocinio fora cortado devido a crise gerada pela guerra do golfo iniciada em 1990 em vez de fazer as malas e voltar para o brasil erdos continuou na formula renault na formula 3 e em 1995 estreou nas 24 horas de le mans pela equipe de fabrica da britanica marcos na categoria gt2 era o inicio de um recorde brasileiro em le mans erdos disputou nada menos que 13 ediçoes da prova conquistando duas vitorias na categoria lmp2 em 2005 e 2006 e um terceiro lugar na mesma categoria em 2010 a vitima de le mans christian bino heins foto revista warmup christian heins estreou nas 24 horas de le mans em 1959 quando dividiu um porsche 718 rsk com o frances carel godin de beaufort a dupla porem abandonou a corrida depois de 186 voltas por uma quebra no motor nascido em sao paulo em 1935 heins foi para stuttgart em 1953 onde fez seu curso tecnica de nivel superior e um estagio na mercedes benz no ano seguinte iniciou sua carreira nas pistas nas 2 horas de interlagos e começou a destacar se ate se tornar chefe da equipe willys no inicio dos anos 1960 sua posiçao rendeu um convite da propria alpine para disputar as 24 horas de le mans de 1963 em um prototipo alpine m63 baseado no a108 nao por acaso a versao francesa/original do willys interlagos heins topou pintou seu alpine com uma faixa verde e amarela sobre a pintura azul na quinta hora da prova heins imprimia um ritmo forte o bastante para liderar sua categoria quando o motor do aston martin dp214 de bruce mclaren e innes ireland estourou e despejou todo o oleo contido em seu carter na pista os pilotos ninian sanderon e mike salmon que vinham logo atras conseguiram desviar da enorme mancha escorregadia roy salvadori que vinha em seguida com seu jaguar e type lightweight acabou derrapando no oleo e capotou o carro dando inicio a um incendio jean pierre manzon bateu no jaguar e parou no meio da pista heins que seguia manzon tentou desviar e bateu em um quarto carro antes de acertar um poste e explodir salvadori e manzon tiveram ferimentos mas escaparam vivos heins nao teve a mesma sorte com queimaduras extensas e graves lesoes na cabeça ele morreu ainda no local com apenas 28 anos em homenagem a heins seu amigo wilson fittipaldi jr batizou seu filho com o nome christian
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