you say you never compromise with the mystery tramp but now you realize he s not selling any alibis as you stare into the vacuum of his eyes and say do you want to make a deal toda vez que a gente ganha algo perde algo nao ha almoço de graça neste mundo nem avanço que nao traga consigo uma perda de igual tamanho este fato tao importante de como a vida funciona veio na minha cabeça quando lembrei onde e quando conheci a obra de bob dylan foi por volta de 1984 entao com 15 anos de idade num lugar que nao existe mais uma loja de discos perdemos isso; o ato fisico de visitar uma loja conversar com os atendentes e outros clientes ouvir musica nas salinhas com vitrola e enormes fones de ouvido e as vezes sair de la com um novo disco debaixo do braço louco para chegar em casa e deitado na sala colocar o disco para tocar olhando a capa e o encarte longamente nao estou reclamando entenda bem considero apps que fazem streaming de musica como o spotify um dos maiores avanços da humanidade junto com o waze e o espelhamento de ambos sem fio direto na tela central de nossos carros ajuda muito e eu adoro viver com eles nao e ser ludita; e so lembrar do que perdemos para ter eles perdemos algo claro nao disse isso no começo dessa conversa dylan foi apresentado a mim quando depois da escola passei na minha loja de discos preferida no bairro de icarai em niteroi rj antes de pegar o onibus para casa passava muito tempo la mas ao entrar naquele dia ouvi o inconfundivel acorde inicial de like a rolling stone a voz de dylan o que ele falava a musica em si tudo me fez parar e ouvir que coisa diferente e legal [caption id= attachment_379746 align= aligncenter width= 940 ] com suze rotolo capa do disco[/caption] o dono da loja que me conhecia imediatamente fez um montinho de singles aqueles disquinhos de uma musica so para que eu ouvisse e entendesse o que era a obra de dylan sou um fa desde entao; naquele dia mesmo por insistencia do dono voltei para casa com uma copia de the freewheelin bob dylan na capa um jovem dylan anda sorridente com a namorada por uma nova iorque gelada e urbana; uma imagem que fazia o moleque sonhar mais que gostar de bob dylan queria ser bob dylan mas confesso que 40 anos depois de descobrir o artista e aprender tudo que podia sobre ele naquele tempo sem internet dylan nao era mais uma coisa tao presente na minha vida hoje coisa de muito tempo atras musicas que por familiaridade por ouvir milhoes de vezes antes dos 20 anos perderam a atraçao isso e ate assistir no cinema a complete unknown um completo desconhecido filme de james mangold [caption id= attachment_379749 align= aligncenter width= 999 ] thimothee chalamet como o jovem bob dylan elle fanning como suze rotolo e a triumph tiger t100 ss como ela mesma[/caption] nao estava esperando devo confessar que focado na principal era da vida artistica de dylan de 1960 a 1966 o filme me emocionou de verdade o principal foi o jeito que o diretor nos mostrou artistas famosos e influentes epoca de joan baez a woodie guthrie ouvindo o jovem 19 anos dylan tocando suas musicas sozinho com violao a gente sente a emoçao deles de entender ali quao grande ele seria james mangold tambem e o diretor de ford vs ferrari que se passa justamente olha so na mesmissima epoca de 1960 a 1966 eu adorei como mangold contou a historia de shelby e miles nao e totalmente acurada nos fatos e cronologia mas conta o que interessa de forma correta e melhor conta o que e o que interessa da historia o principal e as lendas e fatos mais legais ficou muito bom tanto para quem conhecia quanto para quem nunca tinha ouvido falar de nada daquilo fez o mesmo aqui na historia de dylan e realmente sensacional o filme e confesso ter me pego de jeito eu que sou fa de dylan como fez tambem com ford vs ferrari desconfio que ele gosta tanto dessas historias como eu do jeito que as mostrou se fosse eu o ditador dos oscars esse filme tinha levado todos os premios os atores por exemplo estao todos perfeitos e aprenderam ate a tocar e cantar como os musicos que interpretam mas uma coisa tambem me chamou atençao por sua acuidade e simbolismo e a parte que representa em toda a lenda do jovem dylan a sua moto e sendo este um site neste tema automotivo que inclui motocicletas sinto me impelido em abrir um parentese para falar dela aqui pouca gente deu a ela afinal de contas a importancia na historia de dylan que ela merece nao aqui; aqui contamos o que ela e a triumph tiger t100ss 1964 parte indivisivel da persona de dylan nesses primeiros anos de nova iorque era justamente sua triumph dylan chegou na cidade a pe aos 19 anos mas quando fez fama e fortuna apos o sucesso de the freewheelin bob dylan fez diferente de todos os jovens musicos de sucesso entao inclusive seu amigo johnny cash que invariavelmente compravam para si um cadillac novo nao numa amostra de sua indole solitaria totalmente independente e sua alma profundamente ligada a liberdade individual comprou uma motocicleta e nao uma motocicleta qualquer lembre se que em 1964 a honda cb750 estava ainda cinco anos no futuro; motocicleta esportiva de alto desempenho era ainda inglesa entre elas claro que seria uma bicilindrica da triumph a moto preferida de 10 entre 10 dos cool kids mas dylan comprou uma tiger t100 ss de 500 cm³ e nao a mais famosa t120 boneville de 650 cm³ o motivo a tiger era a escolha de quem queria usar a moto para competiçao ou andar rapido nao so em retas era tambem uma das mais velozes motos da epoca [caption id= attachment_379757 align= aligncenter width= 999 ] triumph speed twin 5t 1937 o inicio[/caption] do fim dos anos 1950 ate o aparecimento das japonesas de quatro cilindros e qualidade superior na decada de 1970 nao havia moto mais desejavel que uma bicilindrica triumph de steve mcqueen a steve martin todo mundo tinha uma uma moto classica cujo design e inspiraçao ate de versoes modernas zero km [caption id= attachment_379758 align= aligncenter width= 999 ] o jovem edward turner[/caption] a origem das triumph bicilindricas e de 1937 e a chegada de edward turner na triumph a sinopse e que em 1936 turner viu que a empresa precisava desesperadamente de um novo produto exclusivamente atraente que se destacasse dos comuns monocilindricos de alto desempenho ingleses de entao turner era um homem com uma profunda compreensao do gosto do publico mesmo com todos os seus outros defeitos hoje famosos; se tornaria uma lenda no mundo da motocicleta https //flatout com br/big single moto esportiva um cilindro/ a nova moto deveria ter dois cilindros entao mas um que fosse compacto numa moto estreita para calar os detratores de motos com mais de um cilindro que diziam respaldados pelas motos de gp de entao que nada fazia curva como as monocilindricas [caption id= attachment_379760 align= aligncenter width= 999 ] o bicilindrico em 1937[/caption] para evitar o custo de um novo chassi o novo motor tinha que caber no lugar dos singles triumph em produçao isso descartou um v twin para produzir potencia superior aos monocilindricos mais fortes ele nao poderia ter valvulas laterais; mas como os problemas do comando de valvulas no cabeçote ainda nao estavam resolvidos ele nao poderia ser ohc esses criterios segundo a historia definiram o classico parallel twin ohv arrefecido a ar da marca [caption id= attachment_379761 align= aligncenter width= 999 ] o bicilindrico na tiger t100 ss de 1964[/caption] o bicilindrico paralelo arrefecido a ar foi construido em um carter esferoidal de aluminio contendo um virabrequim de dois mancais volante central e 360° de defasagem de igniçao entre os dois cilindros as bielas eram de aluminio forjado e andavam sobre bronzinas com lubrificaçao sob pressao a esquerda havia uma transmissao por corrente primaria fechada conectada a uma caixa de cambio separada de quatro velocidades a direita estava a caixa de distribuiçao com sua distinta tampa de liga polida contendo a transmissao por engrenagem para os eixos de comando e magneto alem de uma bomba de oleo a operaçao das valvulas eram por varetas e balancins e valvulas opostas como um dohc este design nao era apenas um bom compromisso entre funçao e preço mas tambem se ele provou ser extremamente confiavel [caption id= attachment_379763 align= aligncenter width= 999 ] tigar t100 ate 1963 com estranha carenagem[/caption] em 1937 o motor bicilindrico da speed twin parecia muito semelhante a uma unidade monocilindrica com duas portas de exaustao sem ser muito mais largo ou pesado o bicilindrico produzia apenas 4 cv a mais do que o monocilindrico de 500 cm³ da triumph 28 cv em comparaçao com 24 cv mas a entrega de potencia era muito melhor; era muito mais refinado com melhor torque e traçao em baixas velocidades alem de ser mais facil de dar partida naquele tempo sem partida eletrica [caption id= attachment_379764 align= aligncenter width= 999 ] tigar t100 ss 1964[/caption] depois que a turner fez um sucesso de vendas com a speed twin todos os fabricantes tiveram que oferecer uma; bsa norton royal enfield ariel ajs matchless o dois cilindros paralelos britanico veio para definir uma epoca inteira do motociclismo enquanto dezenas de milhares de pessoas mundo afora ja aprendiam a andar de moto em pequenas motos japonesas no inicio dos anos 1960 e as harley davidson e bmw eram as motos de luxo as bicilindrica britanicas continuaram a definir o que o motociclista de verdade o que queria velocidade desejava novidade aqui era o virabrequim a 360° hoje considerado o classico bicilindrico paralelo ingles nele os dois cilindros sobem e descem juntos como dois monocilindricos unidos; e assim por supostamente quando na ariel antes da triumph turner fez um bicilindrico de 250 cm³ derivado do motor quadrado de 4 cilindros da ariel square four e era um motor extremamente suave; nao o foi quando aumentado para o dobro da cilindrada mas assim ficou em 1939 aparece a versao esportiva da speed twin a tiger t100 tinha aproximadamente 7 cv a mais que a speed twin e vinha com taxa de compressao mais alta 8 1 todas as peças moveis internas eram polidas um unico carburador amal de 1 polegada alimentava combustivel e ar atraves de um novo coletor projetado para aumentar o fluxo o cabeçote e os cilindros eram de ferro fundido mas os pilotos de competiçao de fim de semana podiam encomendar um cabeçote de aluminio bronze quase pronta para corrida de fabrica a maquina era equipada com silenciadores do tipo megafone aberto quando a interrupçao da segunda guerra acaba a tiger t100 continua como o topo da linha triumph para uso esportivo; agora com garfo dianteiro telescopico ao inves do girder fork do pre guerra mas desde 1949 ja existe a thunderbird com o bicilindrico agora deslocando 650 cm³ esta era uma moto de luxo sem pretensoes esportivas em 1959 porem o aparecimento da t120 bonneville com 650 cm³ e dois carburadores coloca a tiger em segundo plano nos olhos do publico das ruas mas nao para os entusiastas mais dedicados que viam na t100 a versao de melhor comportamento menor peso e mais esportividade geral a t100ss e o modelo esportivo das tiger com mais taxa de compressao e ajuste de suspensao esportivo que vai de 1962 ate 1970; a de dylan era 1964 primeiro ano sem a feia carenagem traseira nela o bicilindrico media 69 x 65 5 mm para um total de 490 cm³; tinha taxa de compressao de 9 1 e 35 cv a 7000 rpm o cambio tinha so quatro marchas a suspensao era convencional com dois amortecedores atras e os freios tambores de 7 polegadas nas duas rodas era uma moto de 1360 mm de entre eixos com rodas de 18 polegadas e pesava 153 kg com seu tanque de 13 5 litros vazio o desempenho era impressionante para epoca se um pouco inferior em linha reta pelo menos ao da t120 bonneville era uma moto capaz de 170 km/h era uma moto que se nao a mais veloz do mundo em 1964 era uma moto seria de alto desempenho e ha o som que emana dela tambem hoje o classico sincopado e alto som de um british twin sem muito abafamento no escape; no filme ele e sempre presente quando a moto e usada uma escolha consciente a t100 ss uma escolha certamente de um entusiasta que sabia o que queria dylan e a t100 ss dylan comprou a moto nova com tanque vermelho quando tinha 23 anos de idade e imediatamente era visto por todo lado com ela e parte integrante de toda a famosa fase inicial do artista que vai ate 1966 na verdade e tambem a protagonista do fim dessa fase que acontece justamente com um acidente que sofre com ela em 1966 [caption id= attachment_379781 align= aligncenter width= 999 ] dylan em sua moto 1965[/caption] o filme retrata esta fase inteira entao a moto e um dos personagens; a cena em que que vai buscar sua antiga namorada para viajar para um show parado debaixo da janela dela em cima da moto e depois os dois na estrada e particularmente emocionante para quem entende o poder que uma motocicleta tem de nos levar para longe dando uma sensaçao de liberdade plena [caption id= attachment_379751 align= aligncenter width= 999 ] com joan baez ativismo[/caption] retrata tambem o fim de uma epoca dylan era um icone da contracultura no seu inicio e a musica folk um berço de ideias revolucionarias dylan fez parte com joan baez do movimento de direitos civis e a velha guarda da folk music entao era fortemente esquerdista ate sua namorada da epoca suze rotolo que aparece na capa de the freewheelin bob dylan e teve o nome alterado no filme era filha do presidente do partido comunista americano mas embora tambem como a maioria da juventude de entao ter visoes mais a esquerda do espectro politico o ideal de liberdade e individualidade era maior em dylan do que qualquer ideologia politica no final de 1963 dylan começa a se sentir manipulado e limitado pelos movimentos folk e de protesto toda a historia de dylan eletrico o fato de usar uma banda completa e instrumentos eletrificados ao inves do dogma folk de violao e voz ecoados ate na bossa nova aqui e na verdade uma historia de libertaçao pessoal do que restringia sua liberdade como artista cortou relaçoes com todo o seu circulo o que parece facil mas nunca e duas letras de musicas dele legais para ler a letra criadas sobre este assunto de quebra com o velho circulo folk nesta epoca it ain t me babe que dizem nao ser sobre namorados se separando como parece e a mais explicita positively 4th street ; a 4th street fica no coraçao do bairro residencial de greenwich village em manhattan onde dylan morou e area central para a crescente cena da musica folk do inicio dos anos 1960 as duas musicas sao petardos nesta historia em 29 de julho de 1966 num acidente sobre o qual poucos detalhes existem nao muito longe da casa de seu empresario alan grossman em woodstock dylan trava os freios da tiger t100 ss inadvertidamente e vai ao chao nenhuma ambulancia foi chamada ou registro feito presumidamente por ele estar sob influencia fazendo shows sem parar como estava desde 1962 teve laceraçoes faciais e varias vertebras quebradas no pescoço dylan disse o seguinte sobre seu acidente quando sofri aquele acidente de moto acordei e recuperei meus sentidos percebi que estava apenas trabalhando para todos esses sanguessugas e eu nao queria fazer isso nos meses apos seu acidente bob dylan se retirou do que tinha sido uma agenda frenetica de turnes gravaçoes e apariçoes e nao tocou muito em publico por 8 longos anos sua musica se tornou mais pessoal e menos politica a medida que ele explorava o rock e blues e a musica country claro era um jovem dos anos 1960 se rock’n’roll era simples demais para ele como diziam seus pares era uma grande influencia; assim como eram o country e o folk e todo tipo de musica americana nao podia ser contido por dogmas em sua arte e nao se deixou ser o mais incrivel e como nao deixava ninguem o prender; mesmo naquela epoca de polarizaçao total sem meio termo possivel livre ele decidiu ser e foi como em ford vs ferrari mostra outro lado de uma epoca unica na historia da humanidade onde a criatividade e a liberdade de gente que nao podia ser contida por regras ou praticas antigas floresceu como nunca antes de gente que criou coisas que ate hoje reverenciamos carros musicas e motos tao classicas como uma triumph tiger t100 ss
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.