A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Sessão da manhã

Uma disputa épica entre dois Porsche 911 Carrera RSR e um Shelby GT350 em Road Atlanta

De vez em quando ficamos tão limitados às grandes categorias do automobilismo (em parte por que a transmissão é pouco acessível) que quase esquecemos os tantos outros campeonatos e eventos menores que oferecem tanta emoção a pilotos e espectadores quanto a Fórmula 1, o WEC e o WRC, por exemplo.

Não, não estamos exagerando – e, para provar, trazemos aqui uma batalha épica entre clássicos de corrida: dois Porsche 911 Carrera RSR disputando posições com um Shelby Mustang GT350. O palco é o famoso circuito americano de Road Atlanta. A evento é o Classic Motorsports Mitty, ou simplesmente “The Mitty”, realizada desde 1978. A pilotagem? Brutal.

911x2 (2)

Foto: Chuck Andersen/Facebook

O The Mitty é um dos maiores eventos históricos dos EUA. Não é para menos: a corrida é um verdadeiro orgasmo para fãs de carros de competição clássicos – ou seja, todo fã de carros. Monopostos clássicos da Fórmula 1, protótipos lendários e bólidos de turismo das antigas dividem a pista ao mesmo tempo para uma disputa barulhenta, veloz e sem frescuras.

A edição de 2015 aconteceu entre os dias 23 e 26 de abril, o que nos faz lamentar termos demorado um mês e meio para topar com esta batalha épica entre dois Porsche 911 Carrera RSR 3.0 e um Shelby Mustang GT350. E nem estamos falando de uma briga pela ponta, e sim de uma disputa acalorada pela sétima colocação – o que, para falar a verdade, torna tudo ainda mais impressionante. Aumente o som e aperte o play:

Vamos conhecer um pouco dos protagonistas: o Porsche 911 Carrera RSR é a versão de competição do Carrera RS. Se a versão de rua tinha um flat-6 aspirado de três litros e 230 cv, o carro de corrida fabricado em 1973 e 1974 e vendido a equipes independentes tinha pelo menos 280 cv. Yvez Scemama pilota o carro amarelo, fabricado em 1973, enquanto Mike Banz está ao volante do carro branco, feito em 1974, e o vídeo traz imagens (e sons) capturados pelas câmeras onboard nos dois carros.

O Shelby GT350 (que é um exemplar de rua preparado e equipado com o body kit da versão de corrida GT350 R) pertence a Gary Moore (obviamente não se trata do lendário guitarrista britânico, morto em 2011) e Chuck Bentley, embora não fique claro qual dos dois é o piloto. Infelizmente ele não foi equipado com uma câmera, o que nos deixa “apenas” com o ronco dos dois motores boxer refrigerados a ar da dupla de 911.

911x2 (6)

Foto: Chuck Andersen/Facebook

O circuito de Road Atlanta, com seus pouco mais de quatro quilômetros, oferece diversas chances de ultrapassagem em suas 12 curvas (incluindo a famosa sequência de esses), e todas elas são aproveitadas pelos caras, que trocam de posição a todo momento.

O fato de o GT350 ser visto apenas pelo lado de fora dá a impressão de que ele é o rival a ser batido pelos a dupla de Porsche, ainda que obviamente a disputa seja do tipo “cada um por si” – e também dá a chance de apreciarmos as diversas saídas de traseira do clássico americano.

911x2 (4)

As câmeras se alternam ao longo do vídeo, deixando tudo ainda mais frenético – e fica ainda mais fácil perceber a tocada limpa da dupla de 911. De vez em quando dá para ver o Mustang crescendo no retrovisor direito do Porsche branco, e com um pouco de imaginação você consegue se colocar no lugar do piloto e imaginar sua tensão.

O vídeo tem pouco mais de seis minutos de duração e compreende as três últimas voltas da corrida. No fim das contas, o RSR 1974 de Banz termina em sétimo seguido pelo carro amarelo de Yves Scemama, enquanto o muscle car vem logo atrás, na nona posição.

911x2 (7)

Foto: Chuck Andersen/Facebook

Vencer uma corrida, qualquer uma, sem dúvida é objetivo de todo piloto. Contudo, este vídeo é uma prova irrefutável de que nem só de vencedores é feito o automobilismo. Ou, melhor ainda: no fim do dia, todos são vencedores – ainda mais depois de uma disputa como esta!

Matérias relacionadas

Final Edition: foi assim que nasceram os últimos Lancer Evolution da história

Dalmo Hernandes

Eis sua chance de comprar um raríssimo Escort XR3 Fórmula 1 Pace Car

Dalmo Hernandes

Os melhores hot hatches do universo: Fiat Uno Turbo i.e.

Dalmo Hernandes