o grande barato da internet e que da para aprender praticamente qualquer coisa com um tutorial em video por exemplo voce quer aprender a pilotar uma ferrari 365 gtb/4 daytona no circuito de sebring na florida e so assistir aos videos abaixo mas antes prepare os fones de ouvido ok nao e bem um tutorial e voce nao estara apto a pilotar uma ferrari daytona em sebring depois de assistir mas voce conhecera melhor o traçado e se um dia tiver a chance de pilotar qualquer carro por la ou decidir se tornar um piloto virtual certamente ja estara familiarizado com o circuito [youtube id= ie05vblvqb0 width= 620 height= 350 ] a daytona foi a ultima das ferrari gt com aquela pegada purista iniciada nos anos 1950 nos primeiros carros da marca foi isto que a permitiu ser transformada em um carro de corrida ela e um grand tourer claro mas tem dna de competiçao sucessora direta das lendarias 250 seu v12 de 4 4 litros tem seis carburadores weber de corpo duplo e originalmente entrega 375 cv a 7500 rpm fica montado atras do eixo dianteiro sendo entao central dianteiro o que empurra o piloto para tras e equilibra a distribuiçao de massas 52% na dianteira e 48% na traseira para o que tambem contribui a configuraçao da transmissao que e na verdade um transeixo ou seja integrada ao eixo traseiro sao cinco marchas sendo que o cambio e do tipo dogleg com as marchas impares para tras e as pares para a frente quando parece que mass esta colocando o carro na primeira marcha na verdade e a segunda que esta sendo engatada e claro a grelha na alavanca o video foi publicado no canal do goodwood road and racing e os caras dizem que a ferrari estava um tanto cansada o que explicaria as trocas de marcha nao muito precisas e a pilotagem oscilante tambem considere que aos 70 anos mass tambem nao esta mais como no auge de sua forma embora nao tenha conseguido muito destaque na formula 1 — onde competiu entre 1973 e 1982 com apenas uma vitoria no gp da espanha de 1975 e e mais lembrado por ter sido envolvido no acidente que matou gilles villeneuve — mass tem um curriculo vasto que inclui um titulo no campeonato europeu de turismo em 1972; um titulo no deutsche rennsport meisterschaft campeonato alemao de carros de turismo e prototipos ao volante de um porsche 962 e uma vitoria nas 24 horas de le mans de 1989 com sauber c9 jochen tambem e grande conhecedor do circuito de sebring pois correu la pela primeira vez na decada de 1970 e foi vencedor das 12 horas de sebring de 1987 tambem com o porsche 962 o cara conhece o circuito como a palma de sua mao e acompanhou todas as mudanças no trajeto que ao longo dos anos perdeu algumas curvas de alta velocidade e ganhou chicanes e trechos mais lentos ficando mais curto e menos brutal e por isso que poucos pilotos sao tao indicados para mostrar como e que se faz com uma ferrari daytona no circuito de sebring [youtube id= kjojae52cym width= 620 height= 350 ] o traçado de sebring nao e mais tao veloz quanto era na decada de 1970 quando mass correu la pela primeira vez mas ainda se trata de um circuito bem rapido e uma caracteristica dos circuitos feitos sobre aeroportos longas retas e curvas bastante abertas no entanto a pista conta com alguns trechos de concreto cujas placas formam muitos bumps nas juntas de dilataçao e com isto a suspensao e forçada a trabalhar constantemente fazendo com que o piloto precise ficar mais atento a perdas de aderencia o fato de a superficie do concreto ficar coberta de po tambem nao ajuda muito isto e sentido logo na primeira curva que aparece no video indicada com o nº 1 no mapa abaixo que parece bastante aberta mas nao e tanto assim a seguir vem um trecho rapido a direita que precede o antigo grampo 7 que foi adiantado para permitir uma area de escape maior — ali e possivel ouvir os punta taccos com muita clareza a partir dai entre as curvas 8 e 17 o circuito fica muito mais dinamico começando com um trecho sinuoso a chicane fangio que compreende as curvas 8 e 9 e rapido que e percorrido flat out sem reduzir ou frear depois vem um cotovelo a direita curva 10 cunningham que exige um leve toque nos freios antes de permitir que se saia a toda velocidade em direçao a curva collier 12 depois do cotovelo a direita 13 tower contorna se outra curva rapida a esquerda antes de pisar forte nos freios e percorrer a curva 15 a curva 16 e traiçoeira pois a pista e larga e plana prejudicando a visibilidade do traçado a frente e o piso e relativamente irregular mas e preciso sair dela com força para carregar velocidade na reta oposta por fim ha a curva 17 sunset pois e bastante aberta e nao ha muita referencia para encontrar a melhor trajetoria o muro interno cobre parte da visao a dinamica do carro esta bastante interessante neutro com um leve sub esterço nas entradas de curva e um leve sobre esterço nas saidas e a força do v12 e entregue de forma bastante linear sem atropelos e sem falta de folego e mass pode nao ser mais nenhum garoto mas suas dicas sao valiosas
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