e interessante notar que a mercede benz antes a antitese do carro esporte tradicional e da decoraçao externa espalhafatosa e juvenil que ficaria famosa com os japoneses nos anos 1990 onde todo mundo era alem de veloz furioso por algum motivo desconhecido hoje nao tem nenhum problema com ela [caption id= attachment_348265 align= aligncenter width= 999 ] o novo amg gt coupe slc revivido [/caption] toda vez que cruzo com um a45 amg e da um frio na espinha nada contra o carro que para todos os efeitos e algo bem interessante; mas sim pelo fato de que e um mercedes hatchback de traçao dianteira turbao e com asas aerofolios estrambolicos na traseira nao costumava ser exatamente o que significava esta marca mas logo o frio na espinha passa nao existe mais significado em nenhuma marca todas elas tao desesperadas em perseguir o lucro acima de tudo que se prestam a qualquer coisa por ele sem medo nem indecisao fabricas de carro esporte vendem peruas altas 4x4 sem problema algum e manufaturariam tambem versoes retro de suas respectivas mamaes aos 22 anos de idade se achassem que o mercado as compraria em quantidade tenho certeza antes admitir que o lucro era o principal era um pecado; lucro devia ser consequencia do trabalho bem feito; hoje o pecado a heresia e dizer o contrario a logica empresarial mercadologica permeia tudo hoje em dia mesmo fora de empresas claramente como uma religiao entao vou parar de falar nesse assunto antes que seja preso a uma cruz no meio da praça e seja queimado por heresia dinheiro e tudo e nada nos faltara com ele eu acredito mas a mercedes benz tradicional apesar de nunca fazer nada que pudesse ser confundido com esportivo sempre fez carros velozes os grandes sedas da marca sao justamente conhecidos por serem capazes de medias de velocidade impressionantes em viagens sempre na maior tranquilidade e a empresa sempre esteve envolvida em competiçao com grande sucesso como toda regra tem exceçao o primeiro 300sl e a da mercedes neste caso era um carro de competiçao e virou de rua a mais basica das definiçoes de carro esporte seu sucessor porem o r113 pagoda sl ja nao era mais tao esportivo assim mas pelo menos era pequeno agil e ainda excitante em algumas versoes quando chegam os anos 1970 a proxima geraçao de sl definitivamente abandonava o conceito de carro esporte para ser um mercedes de dois lugares conversivel veloz sim claro mas de forma confortavel e impassivel sem excitaçao demais envolvida um carro de luxo e qualidade [caption id= attachment_348340 align= aligncenter width= 999 ] os 300 sl na frente e atras 190 sl pagoda e um r107 vermelho[/caption] deste sl o r107 derivaria um interessante cupe de entre eixos alongado chamado slc uma versao meio dificil de entender na epoca e certamente anti esportivo coupe normalmente e menor do que o carro de quem deriva; este era maior mas como marcou a volta da mercedes as competiçoes vencendo um rali africano e ele um carro esporte claro que nao; mas e um paradoxo muito interessante na historia da companhia e um de seus melhores automoveis o c107 slc esta semana vimos a volta deste conceito na forma do novo mercedes amg gt coupe ao contrario de seu antecessor um supercarro de dois lugares dedicado este e como o velho slc um coupe de 4 lugares baseado no roadster sl um carro que por isso mesmo apesar do desempenho inferior ao carro que substitui parece mais interessante que ele um carro esporte mais usavel com mais possibilidades tem um porta malas grande e parece um 911 de motor dianteiro afinal o mundo nao e feito de pistas de corrida e andamos pouco nelas; um compromisso mais para o lado da rua nao e nada mal ainda mais nesse nivel de desempenho e mesmo que objetivamente ande menos que o carro anterior 580 cv 81 5 mkgf e um 0 96 km/h em 3 1 segundo a caminho de uma maxima de 315 km/h nao me parece menos que suficiente ta o sl pesa quase duas toneladas sem gente dentro e este coupe nao deve ficar muito atras disso mas nesse caso ate perdoamos os mercedes nunca foram carros leves este sendo o preço da sofisticaçao e solidez lendarias da marca entao vamos parar um pouco hoje e lembrar de onde veio esta lenda ou pelo menos uma parte dela pertinente aqui uma breve historia do mercedes slc r107 a base a geraçao r107 do roadster sl durou 18 anos no mercado como um carro caro e sofisticado competindo em mercados de primeiro mundo o que mostra como operava a mercedes benz entao muito a frente de seu tempo os entusiastas realmente nao sabiam o que esperar do sl ate entao o primeiro 300sl era um supercarro; o 190sl um carro lerdo que pegava carona com seu sucesso emprestando seu estilo a segunda geraçao w113 pagoda era um carro esporte menor mais agil e mais lento que o 300 sl original; era tambem bem menos agressivo e um carro mais chique quase feminino em sua personalidade e objetivo foi o r107 que cementou o que esperamos de um sl ate hoje basicamente um mercedes s class se o mercedes s class tivesse dois lugares e fosse conversivel esta tradiçao que perdura ate hoje nasceu aqui em 1971 com esta geraçao de sl mecanicamente na verdade muito e do w114 o carro que hoje chamamos de e class de entao mas muito viria do futuro s class w126 principalmente conforme a evoluçao do carro de cara era um 350 sl com um v8 pequeno e novo de 3 5 litros sohc com 200 cv na europa durante sua longa vida o r107 teria muitos motores o modelo basico era o 280 sl com um seis em linha dohc mas logo voltou a ser 300 sl com um seis em linha 3 litros sohc os modelos v8 foram tambem 380 sl 450 sl 500 sl e ate nos eua 560 sl numa epoca em que o numero acuradamente refletia a cilindrada do motor o r107 durou ate 1989 c107 o coupe diferente ao basear seu coupe de quatro lugares mais caro e sofisticado no sl um pouco menor que os sedas s class a mercedes criou algo deveras interessante um carro que ate hoje paira nos sonhos dos amantes desta antiga mercedes benz que tinha carros tao sui generis e diferentes era mais agil e esportivo que o resto da linha e o aumento de entre eixos de 2 460 mm no sl para 2 820 mm no slc parece ter acalmado um pouco a traseira um pouco alegre principalmente quando se tira o pe bruscamente e em frenagem muita gente experiente o descreveu como o melhor dos mercedes benz algo para se prestar atençao baixo e largo o carro nao e pequeno aos 4750 mm nem muito menos leve um 450 slc pesava 1635 kg e mesmo o mais leve de todos eles pesava 1530 kg vazio na epoca era impossivelmente pesado e motivo de piada; hoje em dia parece normal mesmo assim o nome sl sport leich esporte leve parece incongruente mas como era baixo longo e com boa distribuiçao de peso e com motores sempre fortes e grandes o peso apenas era algo que combinava com o espirito solido e substancial dos mercedes da epoca; tambem combinava com ele a transmissao automatica que equipou a maioria dos carros o carro foi lançado como 350 slc em 1971 o motor como diz o nome era o novo v8 pequeno da mercedes era um sohc acionado por corrente duas valvulas por cilindro medindo 92 x 65 8 mm e 3499 cm³ dava 200 cv a 5800 rpm e 29 mkgf a 4000 rpm podia vir com transmissoes manuais de 4 ou 5 marchas e automatica de tres na frente duplo a sobreposto com molas helicoidais e barra estabilizadora; a direçao era tradicional mercedes com braço pitman e caixa de esferas recirculantes opcionalmente hidraulica atras braços arrastados independentes os freios eram a disco nas quatro rodas 278 mm de diametro na frente 279 mm atras a medida dos pneus era algo que nao vemos mais hoje 205/70vr14 tudo isso nao espanta ninguem hoje mas era avançadissimo em 1971 e num carro sem a necessidade de vencer corridas sem precisar de aro 20 e perfil 35 nos pneus agradabilissimo no uso real nas ruas e estradas o carro alcançava 212 km/h de final para o mercado americano logo o motor cresceria para 92 x 85 mm e 4520 cm³ no 450 slc; bom para 225 cv mas disponivel apenas em transmissao automatica de tres velocidades mais interessante era o 280 slc mais barato e leve com um seis em linha dohc injetado de 2 8 litros e 185 cv andava praticamente igual ao 350 slc mas era mais suave em funcionamento com menos barulho que de qualquer forma era mais agradavel e sofisticado setright disse do 280 slc podia andar 400 km entre reabastecimentos e uma pessoa podia continuar confortavel ao seu volante por vinte e quatro horas direto eu ja fiz medias de viagem de 190 km/h com este magnifico automovel sem me cansar nem um minuto ou imaginar que estava rapido demais [caption id= attachment_348328 align= aligncenter width= 999 ] o 5 0 homologaçao[/caption] em 1977 aparece uma versao realmente especial do carro o 450 slc 5 0 praticamente uma homologaçao de competiçao apenas 2769 deles seriam fabricados para que erich waxemberger pudesse fazer seus carros de rali baseados nele no 5 0 o motor que ja tinha cabeçotes de aluminio recebe tambem um bloco de aluminio; uma reduçao de 43 kg na frente do carro alem disso capo tampa de porta malas e outras peças pequenas tambem eram de aluminio fazendo um total de reduçao de peso de 57 kg o motor medindo agora 97 x 85 mm e 5025 cm³ dava com 8 8 1 de compressao nada menos que 240 cv a 5000 rpm e 41 mkgf a 3200 rpm a injeçao era k jetronic mecanica e nao a eletronica dos outros carros normais a transmissao era automatica nao havia entao caixa manual que aguentasse o torque do novo v8 o carro de serie pesava 1530 kg e o de competiçao 1380 kg em competiçao tambem o v8 chegava a 300 cv o carro prontamente ficou em segundo lugar no rali safari do quenia inicio de uma carreira curta mas de sucesso neste tipo de prova setright de novo um 450 slc 5 0 fazia zero a 100 km/h em 8 5 segundos e chegava a 225 km/h; eu consegui uma media de viagem de 214 km/h por 32 km e uma media de 202 km/h por 65 km existem carros hoje 2002 que sao mais rapidos mas nenhum deles tao tranquilo e confortavel; nenhum tem um pedigree tao bom para realmente nao parecer rapido o motor de aluminio depois ganharia uma versao normal de serie o 500 slc e um irmao menor o 380 slc ambos somente automaticos mas em 1981 toda a ideia de um cupe maior baseado no sl acabaria; o novo classe s w126 de 1979 traria consigo uma versao cupe na forma do 380 e 500 sec um carro muito maior e menos agil mas que vendeu bem melhor uma perda pequena no grande esquema das coisas para muitos porem era maior o melhor mercedes de verdade que ja existiu o nome foi usado novemente em 2016 numa versao do slk mas isso e coisa diferente sem relaçao aqui o sucessor espiritual de verdade e o novo slc o amg gt baseado no sl lançado este fim de semana passado parece que uma boa ideia nao perde a validade; um mercedes benz desejavel parecia estar sumindo mas este embora nao tao especial quanto seu antecessor parece definitivamente um passo na direçao certa as vezes especialmente aqui menos e mais
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