entao amiguinhos estou aqui de novo para compartilhar com voces mais uma historia envolvendo um volkswagen sim meus outros project cars sao um fusca e um polo gti mas hoje a historia e sobre uma kombi 2010/11 que comprei zero quilometro apertem os cintos e vamos nessa posso começar o texto afirmando que e um carro fantastico e para deixa lo ainda mais fantastico montei alguns acessorios como vidros eletricos travas alarme e um radinho original vw que oferece a tecnologia bluetooth e gostaria de deixar claro que esse e o apice de tecnologia oferecido nesse carro minha ideia com relaçao a kombi era de ser um utilitario de baixo custo afinal ate o fim de sua produçao era a van mais barata que podia ser encontrada no mercado entao consegui unir a necessidade profissional/pessoal e cheguei a conclusao que seria a melhor escolha porem minhas expectativas com a kombi foram exageradas sinceramente eu esperava um carro 2010/11 e nao um carro 1960/2011 a folga no volante era um opcional que eu nao queria o limitador de velocidade tambem o cambio que piada precisava ficar procurando as marchas tinha ate cheat code fazer reduçao da terceira para a segunda sem antes engatar a quarta era algo impossivel ela tambem podia ter uma suspensao mais firme apesar de ser muito confortavel e um motor com desempenho de 1 4 nao de 0 8 fico imaginando esse carro carregado ou em uma subida de serra e finalmente entendo o olhar de odio que minha avo me fez quando ela me viu conduzindo a viatura um colesterol do transito a puxadora fila de tao lenta que e analisando os fatos a primeira coisa que fiz foi instalar catracas na suspensao dianteira e ajustar os dentes da suspensao traseira e pronto o carro agora estava no chao so nao contava que quase todos os componentes da suspensao e ate os eixos traseiros pudessem bater nas longarinas e que os pneus dianteiros fossem pegar tanto na caixa de roda ainda para ajudar as longarinas da kombi moderna na parte traseira sao diferentes das antigas nas mais velhas elas sobem livrando o eixo enquanto a moderna passa bem rente tive que inverter os terminais de direçao inverter a posiçao do amortecedor da direçao abrir caminho nas longarinas ate fazer uma tunagem nos canos de agua do motor que passam perto da suspensao dianteira mas quem disse que o barulho sumiu acho que sao as molas uma outra consequencia negativa que apareceu foi o desgaste excessivo dos pneus dianteiros a geometria da suspensao mudou com ela rebaixada entao quando a suspensao agia as rodas abriam e fechavam esfolando os pneus em certas ondulaçoes os pneus chegavam a cantar de tanto que o alinhamento corria para resolver isso tive que mudar o angulo dos terminais de direçao foi uma obra de arte e pense num sobe e desce no elevador para achar o ponto certo no fim ficou joia e agora nao gasta mais pneus uma coisa que estava me incomodando profundamente era a falta de direçao hidraulica um carro tao mediocre que tem uma direçao pesada e quanto mais carregado mais impossivel ficava de manobrar fazer uma baliza era uma suadeira entao comecei a pesquisar na net a procura de algo improvavel uma direçao hidraulica para a kombi pois acabei encontrando uma das partes boas e que a folga quase sumiu e a outra e que a direçao ficou uma manteiga mais uma vez na net comecei a procurar uma soluçao para as marchas loucas entao achei o short shifter da empi para a kombi e o punta tacco entrou em açao mas somente depois de eu ter feito um alongador para o pedal do acelerador pois ele e tao distante do pedal do freio que ate dores no tornozelo e no joelho eu estava tendo quem nunca dirigiu uma dessas maravilhas tem que levar em consideraçao que a posiçao de dirigir uma kombi e como se voce estivesse sentado junto a uma mesa e os pedais do acelerador e freio que deveriam ser alcançados somente com o leve movimento do tornozelo e perna nao sao alcançados assim normalmente o motorista tem que levar a perna de um pedal a outro pode nao parecer mas repetir essa manobra no transito e muito cansativo pois o tornozelo nao esta apoiado no assoalho aliviando o peso com o alongador o problema foi resolvido ficou de fabrica uma alteraçao interessante que fiz foi trocar o painel de instrumentos por um do gol ou fox nao sei ao certo notei que eles tem a mesma aparencia interna entao desmontar um pelo outro nao foi problema fiz essa troca porque o painel original nao oferece leitura de giro e temperatura de agua do motor e por capricho meu gostaria de ter essas informaçoes apostei que tudo funcionaria de primeira mas nao foi bem assim o conta giros e a leitura da temperatura funcionaram como deveriam porem a velocidade marcou bem errado entao tive que ir em uma casa de velocimetros para montarem um divisor e problema resolvido outra coisa que nao me agradava era a força do motor e consequentemente a velocidade final descobri que o motor da kombi tinha uma calibraçao que favorecia o torque a baixo giro entao tinha corte de giro a 5 500 rpm e em quarta marcha o corte era a 4 500 rpm limitando a 130km/h depois de algumas horas na frente do computador descobri que era possivel retirar o limitador do corte de giro tambem descobri que a coroa e pinhao do gol a ar sao mais longas que o da kombi se nao me falha a memoria iguais ao do tao falado sp2 e que o comando de valvulas precisaria ser trocado para ter eficiencia em giros mais altos mas na hora do vamos ver acabei decidindo por transformar o motor para 1 6l fazer o cabeçote e o escape [gallery columns= 4 link= file ids= 50481 50482 50483 50484 50485 50486 50487 50488 ] no final das contas deu mais trabalho do que o esperado mas posso dizer que o resultado ficou excelente o torque mesmo com a relaçao alongada ficou muito bom e o carro conseguiu desenvolver ate velocidades impressionantes no vacuo e na descida cheguei ate a cogitar a montar um supercharger ja que o cofre do motor da kombi tem espaço mas acabei deixando de lado percebi que com meu estilo de direçao eu acabaria em um caixao branco igual a kombi [gallery columns= 4 link= file ids= 50489 50490 50491 50492 50493 50494 50495 50496 50497 50498 50499 50500 50501 50502 50503 50504 ] uma vez na br estava alcançando o top speed quanto um monza com duas varas de pesca saindo pela janela decidiu nao levar a kombi a serio ele entrou acelerando na rodovia e sem pensar duas vezes se colocou a poucos metros a minha frente nao deu outra comecei a me aproximar ainda mais pois estava no vacuo do monzao por um instante me senti na nascar deu para perceber que o motorista e o passageiro estavam se perguntando como era possivel fiquei na perseguiçao por uns instantes notei que o monza havia chegado no top speed dele ate que eles desistiram e me deram passagem ou tentaram pois quando sairam da minha frente quem disse que eu conseguia passar a kombi mostrou toda sua vantagem aerodinamica me deixando por ali mesmo lado a lado com o monzao e as varas de pesca saindo pela janela mas ok cheguei aonde queria e o momento dias de trovao chegou ao fim um outro vw serviu de doador de peças para a kombi acabei trocando o banco do motorista freios dianteiros e rodas e para trocar as rodas deu trabalho o desenho arcaico das pontas de eixo da kombi me fizeram gastar algum tempo num torno procurando o ajuste certo para encaixar as novas rodas nesse tempo perdido no torno acabei montando barras estabilizadoras da empi para dar uma travada na carroceria e na suspensao alguns testes praticos depois as barras mostraram sua eficiencia quando fui subir um meio fio e uma roda traseira ergueu se e ali ficou girando em falso em vez de retirar as barras montei um blocante e pronto problema resolvido [gallery columns= 4 link= file ids= 50505 50506 50507 50508 50509 50510 50512 50513 50515 50516 50517 50518 ] participei de dois track days com o carro um em curitiba e outro em brasilia participar do track day e uma forma bonita de dizer que fui fazer bagunça porque os tempos de volta apesar de terem me deixado na lanterna nos dois eventos deixaram a kombi orgulhosa [youtube id= e94iaawniss width= 620 height= 350 ] [youtube id= il3ixzylwa width= 620 height= 350 ] [youtube id= aygzy7olxwq width= 620 height= 350 ] hoje posso dizer que a kombi esta aposentada das pistas cheguei a conclusao que se a ideia e andar rapido nao e o carro ideal para esse tipo de evento entao foquei e resto do projeto para se tornar um carro familia consegui achar no mercado livre o tecido laguna dos antigos gti para o interior do monstrao a unica coisa que pequei foi nao acreditar em um anuncio sobre o laguna liso no anuncio era descrito que aquele tecido custava o olho da cara porque sua cor era equivalente ao laguna vermelho achei que fosse papo de vendedor comprei o mais barato e me dei mal recebi um tecido bem mais claro por um terço do preço montei assim mesmo que se dane ficou bem bonito apesar dessa diferença me incomodar [gallery columns= 5 link= file ids= 50529 50523 50527 50530 50533 ] para deixar o carro mais confortavel tambem montei um sistema de ar condicionado o fornao agora pode ser uma geladeira quando for necessario nos dutos de distribuiçao do ar condicionado dentro da cabine existe um sistema de iluminaçao muito legal que resolveu o problema do buraco negro que sao os bancos traseiros quando nao existe luz na garagem agora nada se perde la atras uma outra tunagem que prova que nao tenho a capacidade de ser cirurgiao foi tentar instalar um logo de gti no volante e uma plaquinha retangular com o gti em relevo que tirei do polo e a ideia era instalar no volante da kombi para isso acontecer eu precisaria fazer uma pequena incisao e remover algum material do volante para poder encaixar o logo claro que tudo deu errado cortei torto errei na quantidade de material a ser retirado ficou bem longe do que eu esperava ate tentei usar silicone vermelho para dar uma enganada mas so piorou tudo deixei desse jeito depois compro um volante novo [gallery columns= 1 size= large link= file ids= 50526 50522 50528 50532 50531 50534 50535 50521 ] por enquanto e isso pessoal no proximo texto conto mais ate la por plautos lins project cars #150
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