em 1948 preston tucker tentou transformar em realidade seu sonho de construir um carro revolucionario que reunia soluçoes inovadoras e tinha potencial para tornar seus contemporaneos obsoletos a partir do momento em que fosse colocado a venda ate mesmo a forma de financiar a fabrica era inedita mas tamanha inovaçao tambem foi a ruina deste visionario ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ao tentar viabilizar a produçao do carro preston tucker acabou processado por fraude primeiro por dizer que um carro que ainda nem havia saido do projeto era o carro do ano e depois por vender acessorios para este mesmo carro a centenas de clientes que jamais viriam a receber seus automoveis ha quem diga que tucker foi tao ousado em seu projeto que prometeu algo que nao podia cumprir o processo contra preston tucker acabou arquivado mas com a reputaçao incinerada ele teve que fechar a fabrica e encerrar a realizaçao de seu carro dos sonhos depois de produzir apenas 36 unidades outros 15 carros ja iniciados foram finalizados o que elevou a produçao total a 51 carros hoje 70 anos depois eles estao em museus e coleçoes particulares espalhadas pelo planeta — e um deles esta no brasil a menos de 150 km de sao paulo o tucker brasileiro o tucker paulista e o chassis 1035 o 35º dos 51 carros fabricados em 1948 originalmente na cor maroon o nosso grena ele chegou ao brasil entre o final de 1948 e inicio de 1949 segundo conta a excelente materia divida em 15 ediçoes publicada pela principal publicaçao de automoveis antigos no brasil a revista classic show o unico tucker zero quilometro a sair dos eua fora trazido pelas maos de um entao jovem empreendedor que tambem tinha um sonho estar envolvido com automoveis seu nome era jaime gantmanis apos circular rj e sp para promoçao da marca o tucker foi rifado por algumas vezes ate que caiu nas maos da familia fiadi a qual vendeu o carro ao senhor joseph molitor em 1952 ele era um entusiasta dos barcos de corrida e chegou tambem a fabricar um automovel fora de serie com base de oldsmobile que acabou na coleçao da familia marx nos anos 70 mas isto e outra historia a certa altura molitor pintou o tucker com duas cores o teto ficou na tonalidade castanha original e o corpo ganhou um tom azul celeste com esta configuraçao ele embarcou o tucker em uma viagem a passeio pela europa varias fotos originais desta viagem foram publicadas nas paginas da classic show por volta de 1955 molitor comprou um cadillac series 62 ano 1947 e acabou usando toda a sua mecanica e chassis para equipar o tucker o motor original do tucker foi parar em um barco de corrida ja com esta configuraçao e pintado na cor preto cadillac o tucker foi colocado a venda em uma loja de automoveis usados na av sao joao em sao paulo onde atraia a curiosidade de todos que por ali passavam apesar de ser um carro vistoso nenhum dos admiradores foi corajoso o bastante para levar o carro para casa depois de um ano ele foi arrematado por um comerciante de calçados chamado agop toulekian em 1956 sendo dado como pagamento de uma casa ao senhor orlando bombarda em 1959 que o vendeu a eduardo matarazzo em 1963 matarazzo era cunhado do colecionador roberto lee que comprou dele o tucker em um lote com outro dez cadillac a chegada ao museu de roberto lee roberto lee comprou o tucker interessado na mecanica cadillac ele a usaria como doadora de peças para seus varios modelos da marca americana mantendo a no galpao de peças longe dos olhos de todos que visitavam o museu durante toda a decada de 1960 foi somente em 1973 que o tucker começou a ganhar certo destaque internacional lee correspondendo se com varios americanos percebeu que aquele patinho feio como ele proprio se referia ao carro era algo especial dada a enorme curiosidade de entusiastas americanos que nao acreditavam que havia um tucker no brasil foi assim que no começo dos anos 70 roberto lee colocou o tucker #1035 em uma vaga no cantinho do museu atras do mercedes benz 500k spezial cabriolet a e ao lado da cadillac fleetwood 1937 onde permaneceu por mais quase cinco decadas ate ser recuperado e levado ao centro cultural natalli junto com os demais automoveis do acervo alma de cadillac series 62 1947 por baixo de toda carroceria do tucker esta um chassi completo mecanica diferencial cambio freios etc e painel do cadillac series 62 de 1947 a cadillac como voces sabem e a marca de luxo da general motors e naquela epoca era a marca de luxo mais famosa em terras brasileiras o modelo em questao contava com um motor v8 flathead 346 que desenvolvia 150 hp um numero excelente para a epoca para a instalaçao do conjunto cadillac na carroceria tucker foram feitas alteraçoes estruturais que alteraram o visual do carro — caso dos para choques dianteiros que tem tres frisos inexistentes no modelo original as caixas de ar sob as portas foram totalmente refeitas para sustentar a carroceria do tucker atualmente ha somente dois carros fora dos eua o exemplar brasileiro e outro que foi comprado por um colecionador do japao nos anos 80/90 coincidentemente o motor original do tucker foi encontrado por eduardo matarazzo no mesmo barco de corridas do senhor molitor nos anos 60 e atualmente guardado no acervo da familia em bebedouro/sp o museu roberto lee apos anos de abandono o museu paulista de antiguidades mecanicas mpam fundado por roberto lee e desde 1963 no municipio de caçapava/sp parece retomar um bom rumo o mpam foi oficialmente fechado no começo da decada de 1990 e o acervo foi doado a prefeitura municipal de caçapava em 2010 apos um acordo firmado entre o poder publico municipal e a filha de roberto lee mariangela desde entao houve duas tentativas de reabertura do acervo na primeira os carros foram retirados do local original do museu onde sofreram com as açoes do tempo e de vandalos tendo varias peças importantes roubadas vale lembrar que com a morte do roberto lee em 1975 varios carros em comodato foram retirados por seus proprietarios caso do rolls royce silver ghost 1921 e do renault 1906 por exemplo em 1986 dino weiss foi o responsavel pelo maior desfalque ao museu comprou de mariangela e sua mae maria pia 40 automoveis do acervo — praticamente todos os modelos mais raros e relevantes — enquanto alguns carros por restaurar foram roubados e cedidos a eduardo matarazzo cunhado de lee para que os recuperassem estes ultimos ficaram na fazenda da familia matarazzo em santa rosa do viterbo/sp com a situaçao cada vez mais precaria em 2010 foi feito um levantamento do acervo por uma comissao presidida pelo entao presidente do clube de autos antigos de taubate este levantamento teve uma serie de erros como anos de fabricaçao errados marcas mal identificadas e uma contagem total de apenas 27 automoveis no acervo exemplares importantes como o delage d6 75 sequer foram listados porque a comissao simplesmente nao conhecia o modelo em dezembro de 2010 a imprensa regional e alguns antigomobilistas do vale do paraiba foram convidados pela prefeitura municipal de caçapava/sp para um coquetel de reabertura do mpam naquela ocasiao o alfa romeo da helenice na verdade um fiat de corrida com grade de alfa — mas isto e uma outra historia e um buick special sedan 1938 estiveram expostos no centro cultural natali local aonde todo o acervo acabou transferido e permanece guardado ate hoje mostrando que a administraçao publica iria recuperar todo o acervo recebido como doaçao na segunda tentativa realizada em 2013 a qual deve seu bom sucesso nacional na comoçao causada entre colecionadores e entusiastas houve como emblematica a doaçao por comodato de varios veiculos militares e o retorno tambem por comodato de alguns carros importantes que ja fizeram parte do acervo como o hispano suiza speedster 1911 guardado por mariangela lee e o nash advanced six 464 limousine 1929 comprado pelo colecionador roberto martins do proprio lee no começo dos anos 1970 infelizmente esta segunda tentativa nao vingou por motivos politicos apesar do entusiasmo e belissimo trabalho feito pelo seu entao curador marcello belatos atualmente o mpam tenta se reerguer com um novo aliado luis gustavo cabett que e diretor regional da federaçao brasileira de veiculos antigos fbva cabett e um antigomobilista reconhecido nacionalmente e esta legalmente investido como gestor do mpam contando muito com o apoio da atual gestao da prefeitura de caçapava liderada pelo prefeito fernando diniz isso possibilitou a reabertura oficial do mpam para ao publico depois de quase tres decadas segundo cabett o projeto foi uma questao muito defendida pelo atual secretario de cultura de capaçava sr fabricio correia que ve no mpam uma grande oportunidade cultural para o municipio reconhecido oficialmente pelo governo federal com o titulo de capital nacional do automovel antigo o flatout foi convidado por cabett para uma visita e acompanhados por colecionadores da regiao do vale do paraiba tivemos acesso irrestrito a todos veiculos que restaram no acervo recebidos por cabett tivemos a chance de conhecer e fotografar os automoveis do acervo em todos seus detalhes na visita fomos acompanhados de guilherme gomes e joao simonetti dois colecionadores herdeiros do legado de dois expressivos colecionadores do interior de mg e sp respectivamente — guilherme e filho de haroldo ancieto de brazopolis/mg e joao e filho de paulo simonetti um dos socios fundadores do clube de autos antigos de taubate o caat — e mantem os sites antigos verde e amarelo e o senhor automovel durante a conversa com os dois amigos escolhemos tres automoveis do acervo para trazer em detalhes ao flatout o alfa romeo rl 1923 com carroceria torpedo assinada pelo estudio italiano castagna que e a unica sobrevivente no mundo; o packard deluxe eight 903 com carroceria roadster 1932; e claro o famoso tucker torpedo 1948 que e o carro mais emblematico do acervo para atual geraçao entusiasta de automoveis classicos e a materializaçao da historia do mpam como o juliano descreveu muito bem em suas impressoes sobre o exemplar estar frente a frente com o tucker de roberto lee traz um misto de sabores contrastantes primeiro sem duvida uma dose massiva de reverencia e sorte por ter o prestigio de poder encaixar a lente ao corpo da minha camera e registrar este fragmento duplamente historico um dos colecionaveis mais raros e revolucionarios do mundo que pertenceu a um dos colecionadores mais importantes de nossa historia um restaurador de ferrari residente nos eua cujo nome me fugiu certa vez afirmou que os carros antigos ficam e continuam contando historias alem das vidas de quem os possuiu pensar nisso enquanto olho para estes tres farois me fazem pensar que este tucker ira passar por incontaveis geraçoes alem da minha a receita de sabores contem alguns traços de ironia por justamente aquele carro que ele mesmo nao via grande apreço num primeiro momento ser um dos principais destaques de seu acervo hoje e fatias de alegria e de tristeza misturadas se e triste pensar como as circunstancias passadas levaram o acervo ao atual estado e comovente e contagiante testemunhar o esforço de antigomobilistas como aqueles presentes naquela abafada tarde de domingo motivados por tao somente a paixao pela patina e a historia e curioso pensar que todos os percalços tao sofridos do tucker de lee acabaram por si tambem se transformar em uma terceira historia paralela o que vemos diante de nossos olhos conta todos os capitulos a sua maneira pele aqui presente mas com esqueleto e musculos de cadillac e coraçao morando distante suas portas nao abrem como deviam os paineis de carroceria carecem de alinhamento os frisos estao opacos desalinhados sofridos tao modificado e refeito ao longo dos anos jamais se enquadra como um survivor como normalmente antigomobilistas descrevem os barn finds o survivor deste tucker e a sobrevivencia existencial ele representa como o acervo de lee teimou em continuar existindo mesmo com tudo jogando contra mas agora as coisas irao mudar nada como as maos certas na hora certa esta historia do tucker brasileiro e a primeira de uma serie de tres publicaçoes sobre automoveis do acervo do mpam agradecemos ao sr luis gustavo cabett pela oportunidade de examinarmos em detalhes este mito da industria automobilistica mundial o mpam esta aberto ao publico mediante agendamento previo pelo telefone 12 3652 9222 o endereço e av dr jose de moura resende 475 vera cruz caçapava/sp fotos juliano barata joao simonetti veteran car club rj e guilherme gomes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.