graças ao meu amigo murad eu tive o prazer de andar num ford modelo a e um chevrolet da mesma epoca se voce olhar no papel o chevrolet parece o carro mais avançado mais sofisticado e mais potente afinal de contas o ford tinha um quatro em linha de valvulas laterais 3 3 litros e 41 cv o chevrolet tinha primeiro seis cilindros em linha depois valvulas no cabeçote acionadas pelo comando lateral um ohv este seis em linha deslocava 3 2 litros e dava mais de 50 cv https //flatout com br/aceleramos este chevrolet 1931 na cidade de sao paulo/ mas no mundo real nao ha comparaçao possivel o ford e mais leve aos comandos anda muito bem e consegue acompanhar bem ate o trafego de uma sao paulo moderna quase cem anos depois de sua fabricaçao o chevrolet vamos dizer assim mostra sua idade nao e a toa entao que nos eua do pos guerra as revistas de hot rods americanas estavam cheias de ponta a ponta de fords todo jovem sonhava com ele e o modificava para ainda mais velocidade e os chevrolet eram carro de velho ainda mais considerando que em 1932 a ford lançou seu v8 cabeça chata; uma febre que acendeu a chama americana de alta performance por preço baixo a chevrolet continuou com seus seis em linha ohv e em 1953 ainda os tinha [caption id= attachment_363254 align= aligncenter width= 999 ] ford v8 1932 poder para o povo[/caption] mas ed cole o famoso engenheiro que no futuro se tornaria ceo da gm estava ja preparando algo para mudar isso em 1953; o novo v8 chevrolet tambem com valvulas no cabeçote o motor seria modernissimo leve pequeno mas de grande deslocamento era parrudo modular e tao eficiente que duraria cinquenta anos em produçao e o v8 das picapes chevrolet e do corvette basico hoje apesar de serem totalmente diferentes no detalhe sao iguais ao de 1955 em principios basicos de baixo peso e tamanho com alta cilindrada simplicidade robustez e centro de gravidade baixo por meio de so um comando no vale do v operando as valvulas no cabeçote mas tambem coisa de cinco anos depois do lançamento ja era talvez o mais popular motor para hot rods americanos normalmente altamente tradicionalista atenta as dificuldades de se desenvolver algo novo frente ao que ja se conhece e domina ford no caso a industria da modificaçao e alta performance americana rapidamente mudou de ford para chevrolet e nunca olhou para tras [caption id= attachment_363255 align= aligncenter width= 999 ] o v8 chevrolet de 1955 lendario hoje[/caption] david freiburger famoso ex editor da revista hot rod diz que ate hoje em 2024 todo fabricante de peças de alta performance americano ainda tem como seu carro chefe de vendas uma peça qualquer para o v8 small block chevrolet nao da nova familia ls a partir de 1997; nao do motor original mesmo e o motor que ao mesmo tempo e o mais vendido da historia e o que ganhou mais corridas incrivel uma dominaçao tao rapida uma virada tao radical um abandono de 40 anos de dedicaçao aos ford nao acontece por acaso por mais que o motor fosse melhor nao ha como essa mudança acontecer sem algum plano e este plano se deve todo praticamente a uma pessoa zora arkus duntov e a criaçao da gm performance parts que ele inspirou zora chega na gm [caption id= attachment_363259 align= aligncenter width= 999 ] zora trabalhando na gm com o cerv 1[/caption] a contrataçao do russo zora arkus duntov para a gm nao aconteceu a toa duntov tinha se formado engenheiro na alemanha e emigrado judeu que era para os eua fugindo de hitler antes da guerra criou uma empresa de usinagem e fabricaçao em nova iorque a ardun e ganhou bastante dinheiro durante a guerra com ela; com o fim dela manicaca que era resolve entrar para o negocio de preparaçao de v8 ford seu cabeçote ardun para ford cabeça chata torna o famoso v8 de valvulas laterais um ohv hemi nao fez sucesso inicialmente e zora vende o projeto acaba por se tornar uma conversao popular no inicio dos anos 1950 [caption id= attachment_363261 align= aligncenter width= 999 ] ford ardun v8 o cabeça chata tornado hemi[/caption] zora se muda para a inglaterra para trabalhar com sidney allard inclusive produzindo seu cabeçote la com ele mas de novo nao da muito certo volta de novo para nova iorque em 1953 a tempo de ver na exposiçao motorama da gm em nova york um pequeno carro esporte com carroceria de composito de fibra de vidro chamado corvette empolgado com o interesse da gm em carros esporte escreve uma carta para a chevrolet oferecendo seus serviços a carta chega a ed cole a pessoa certa na hora certa [caption id= attachment_363260 align= aligncenter width= 999 ] zora na allard inglaterra 1952[/caption] nesse ponto cole tinha problemas sua agenda de alta tecnologia e alta performance nao era bem vista pela gm e empurra la adiante impediria seu proprio avanço na escada corporativa consenso era cultivado carinhosamente pela liderança da empresa famosa por enviar o conteudo detalhado de reunioes para todos os envolvidos com antecedencia para evitar surpresas nela cole precisava de alguem para causar algum desconforto e desestabilizar o status quo mas esse alguem nao podia ser ele proprio; nao se quisesse continuar avançando sua carreira precisava de alguem para fazer isto por ele um laranja uma cara a tapa alguem corajoso um agent provocateur zora era perfeito para isso e foi contratado imediatamente [caption id= attachment_363263 align= aligncenter width= 999 ] ed cole[/caption] ao chegar em detroit zora encontrou um mundo totalmente diferente do seu provinciana caipira e ate bucolica em 1953 detroit era um feudo de conservadorismo do meio oeste americano os executivos da industria eram pessoas reservadas e usavam terninhos azul escuro cabelos cortados igual o engineering spec haircut oculos iguais gente simples desacostumada ao mundo em mudança fora de seu pequeno feudo do momento que chegou em diante o cosmopolita pan europeu zora arkus duntov se destacava profundamente daquilo tudo era diferente uma afronta um conflito em si mesmo zora tornaria o corvette um carro esporte de verdade sabemos mas nao foi essa sua maior contribuiçao seu chefe ed cole lhe disse que sua primeira missao era bolar um jeito de mudar a imagem da chevrolet de tradicionalista de carros lerdos e moles para alta performance e juventude como fazer isso a sua resposta veio na forma de uma carta aberta que empresarialmente era chamada de memorando na epoca hoje seria um e mail a carta e um manifesto interessantissimo pois mostra primeiro qual e o problema e depois como resolve lo parece obvio visto de nosso vantajoso ponto da historia mas e genial dentro da gm provavelmente ninguem entendia exatamente o motivo da imagem da marca e tambem o ponto de partida para a empresa que chamamos hoje de gm performance parts que fornece todo tipo de peça e motor para preparadores e pilotos/equipes criando peças prontas para preparaçao disponiveis em toda concessionaria chevrolet zora conseguiu que os hot rodders rapidamente mudassem de campo; a pena para nao o fazer era ser mais lento colocou a engenharia da gm a serviço dos entusiastas so ele podia fazer era um hot rodder finalmente numa posiçao de pedir o que os hot rodders queriam diretamente para a gm nao e genial [caption id= attachment_363262 align= aligncenter width= 999 ] o catalogo 2024 300 paginas de peças especiais[/caption] a carta foi publicada na integra pela primeira vez como documento historico na ediçao de janeiro de 1987 da revista hot rod o mais maluco e que tudo foi feito como sugerido por ela e os resultados foram exatamente o que ele previu dois anos antes do lançamento do chevrolet v8 prever o futuro nao e facil mesmo conhecendo o presente; mas zora o fez em 1953 para fazer jus a sua genialidade peço agora que voce se imagine dentro da gm em 1953 projetando rebimbocas para o novo chevrolet master de luxe e de repente recebesse isso na sua caixa de entrada pensamentos relativos a juventude hot rodders e chevrolet o movimento hot rod e o interesse por coisas ligadas a modificaçao de automoveis e a velocidade ainda estao crescendo a titulo indicativo as publicaçoes dedicadas ao hot rod das quais cerca de meia duzia tem uma circulaçao muito grande e sao distribuidas a nivel nacional nao existiam ha cerca de seis anos de capa a contracapa estas revistas estao todas cheias de fords nao e de surpreender que a maioria dos hot rodders esteja vivendo dormindo e sonhando com fords modificados eles conhecem as peças da ford de ponta a ponta melhor do que o proprio pessoal da ford um jovem que compra uma revista pela primeira vez e imediatamente apresentado a ford e razoavel supor que quando os hot rodders ou pessoas influenciadas pelos hot rod compram transporte eles compram fords a medida que progridem em idade e renda eles passam de fords usados para fords novos deveriamos considerar que seria desejavel que estes jovens considerassem tambem os chevrolet penso que estamos em condiçoes de levar a cabo uma tentativa bem sucedida no entanto existem muitos fatores contra nos lealdade e experiencia com a ford industria e voltada para a ford hoje a lei dos numeros milhares estao e continuarao trabalhando nos fords aparecimento do v8 ohv da ford agora um ano a nossa frente quando uma linha superior de gm v8 apareceu houve notavelmente poucas tentativas de desenvolve los e nenhuma foi muito bem sucedida alem disso o aparecimento do v8 chrysler foi recebido com relutancia embora os sucessos dos ardun fords os condicionassem a aceitaçao do firepower pausa aqui para explicar este ultimo paragrafo a linha superior de gm v8 se refere aos cadillac e oldsmobile v8 os primeiros v8 ohv modernos de alta compressao lançados em 1949 o v8 chrysler firepower e o primeiro hemi que apesar de nao inicialmente adotado pelos hot rodders em breve seria adotado em competiçoes de dragster e grande fama e sucesso zora aproveita para cutucar dizendo que os ardun ford vieram antes tambem mas continuando a carta este ano e o primeiro em que os desenvolvimentos isolados da chrysler tiveram sucesso os recordes de bonneville sao divididos entre ardun fords e chryslers como todas as pessoas os hot rodders sao atraidos pela novidade contudo a experiencia ensinou lhes que novos desenvolvimentos sao dispendiosos e demorados e portanto eles sao extremamente conservadores pela minha observaçao um hot rodder leva cerca de tres anos para ser bem sucedido no desenvolvimento de um novo design de motor os ford v8 ohv estarao neste estado entre 1956 e 1957 o potencial teorico do nosso novo motor chevrolet v8 e extremamente alto mas deixar as coisas seguirem seu curso natural nos deixara um ano atrasados e entao poucos hot rodders escolherao o chevrolet para desenvolver um fator que pode superar largamente esta desvantagem seria a disponibilidade de peças de preparaçao projetadas pela gm disponiveis a venda para o publico se o uso do motor chevrolet fosse facilitado e as primeiras tentativas fossem coroadas de sucesso o apelo do novo motor v8 se consolidaria e ele nao receberia o estigma de ser caro como o cadillac ou o chrysler e uma mudança da ford para a chevrolet pode ser antecipada isto significa que o desenvolvimento de uma gama de peças especiais comandos de valvulas valvulas molas coletores pistoes e outros que deverao estar disponiveis ao publico logo no lançamento agora se as peças especiais forem usadas como itens opcionais para o corvette e a existencia do corvette fornece a brecha para isso essas peças serao reconhecidas pelos hot rodders como as mesmas peças que eles procuram para melhorar seus corvette bem como os seus chevrolet e como nao podemos impedir que os hot rodders entrem em corridas com corvettes ou chevys talvez seja melhor ajuda los a fazer um bom trabalho nisso para ter sucesso neste campo as peças nao podem ser apenas de motor mas tambem aos componentes do chassi alias o uso de ligas leves e o desenvolvimento de freios como tambores e discos compositos ja estao na agenda do grupo de pesquisa e desenvolvimento esses pensamentos sao oferecidos pelo que sao uma pessoa pensando alto sobre um assunto z arkus duntov 16 de dezembro de 1953
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