ola tudo bem primeiramente e uma honra poder mostrar um pouco da minha saga aqui no flatout meu nome e gabriel tavares trabalho na area de preparaçao/manutençao de motores e vou contar um pouco sobre o projeto do meu vw gol g5 1 6 aspirado começando pelo começo e dificil dizer quando começou a minha paixao por carros propriamente dita desde pequeno sempre brincava com algum carrinho de controle remoto autorama ou qualquer outra coisa que tivesse rodas mas foi em dezembro de 2000 que fiquei realmente fascinado na epoca existia uma exposiçao a ceu aberto de carros antigos aqui em brasilia/df e para nao fugirmos do costume fomos eu e meu pai ate la lembro que entre os mavericks gordinis e fuscas um certo gol bola me encantou foi a primeira vez que eu vi um carro turbo de perto e a curiosidade para entender como uma turbina podia fazer aquilo tudo com um motor foi o que me impulsionou por querer saber mais sobre aquilo ja em meados de 2007 um primo meu montou um kadett turbo usando cabeçote 16v e uma 70 chegou a render na casa dos 300cv no motor numa epoca onde se usava pressostato de geladeira para driblar injeçao wtf hahaha o carro era um canhao andar naquilo foi literalmente o empurrao que faltava para eu entrar de vez no universo da preparaçao e depois disso nunca mais quis sair o primeiro carro meu primeiro carro foi um palio fire 1 4 flex que ganhei do meu pai nao era o carro mais bonito e muito menos o mais forte mas deixou certas saudades nessa epoca eu tinha meus 18 anos e estava cheio de ideias pra ele juntando uma ou outra grana acabei comprando um filtro conico e mandei refazer a admissao em aço carbono como o carro era preto pintei ela da mesma cor o que acabou dando um visual ate legal no cofre do motor nessa mesma epoca comprei um reservatorio para o respiro de oleo e apos essas duas grandes modificaçoes o palio bem continuou sendo um palio como nem tudo na vida e perfeito acabei vendendo ele uns 2 meses depois por conta de uma batida onde um taxista saiu de uma rua na contramao e me acertou de frente cheguei ate a arrumar ele mas nunca mais foi o mesmo carro r i p o gol g5 a historia do gol começa finalmente no inicio de 2011 quando meu pai resolveu comprar um carro para usar no dia a dia como desde o inicio havia gostado do carro insisti um monte para ficar com ele ate que seis meses depois consegui arremata lo ja com 5 200km rodados o gol assim que o comprei minha primeira modificaçao nele foi a instalaçao de molas esportivas da aliperti nunca foram as melhores molas do mundo mas o custo x beneficio era otimo a estetica para mim estava razoavel mas ainda achava que faltava um pouco de motor pouco tempo depois acabei decidindo por fazer uma preparaçao aspirada bem basica leia se 13 1 1 de taxa bicos de astra flex e etanol no tanque nao era o carro mais forte de brasilia claro mas era mais divertido que antes [gallery columns= 5 link= file ids= 67048 67049 67050 67051 67052 ] andei com essa configuraçao por dois anos e meio com exceçao de uma junta da bomba de oleo que resolveu deixar vazar oleo nunca tive nenhum tipo de dor de cabeça o carro era bom nao me dava problemas mas eu sentia que poderia melhorar o conjunto como um todo foi entao que em março de 2014 ja cansado de tanto arranhao e batida de porta em estacionamento resolvi pintar o carro por completo talvez nem fosse preciso pintar tudo mas achei melhor para nao haver nenhuma distorçao das cores depois de quase 60 dias de tortura a novela da pintura teve fim mas foi a partir dali que decidi deixar o carro apenas para brincar nessa mesma epoca entrei para o clube do gol g5 onde acabei fazendo inumeros amigos por la o projeto eu sempre gostei de carros diferentes com algo a mais alem das velhas receitas ja consagradas e com o gol nao poderia ser diferente apesar de existirem varios turbos montados sobre o bloco ea111 onde alguns ja beiram os 400cv e bem dificil ver esses motores com preparaçao aspirada usando quatro borboletas injeçao sequencial e bomba de oleo externa entao nesse sentido o objetivo do projeto e relativamente simples fazer um carro com mecanica 1 6 8v para alguns passeios nos finais de semana extraindo o maximo possivel para uma preparaçao aspirada colocando em termos mais tecnicos parti do seguinte rascunho bloco 1 6 std; pistoes e bielas forjados; virabrequim aliviado; cabeçote retrabalhado; sistema de lubrificaçao com carter seco e bomba externa; 4 corpos de borboletas; escape dimensionado em inox; e injeçao/igniçao sequenciais nossa mas uma mecanica dessas para andar na rua sim primeiro porque eu nunca fui fa de carros voltados exclusivamente para track days nao ao ponto de montar um como sempre acompanhei mais de perto o cenario da arrancada nacional seria ate mais logico fazer o carro para esse proposito porem o fato de ter que seguir um regulamento rigido me desanimava um pouco nesse vai e nao vai um carro pra rua com uma mecanica bem desenvolvida foi a melhor soluçao que encontrei com o projeto em mente parti para a desmontagem completa do carro incluindo toda a parte de powertrain e acabamentos internos mas isso ja fica para o proximo post ate mais por gabriel tavares project cars #210
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