FlatOut!
Image default
História

Uma revolução saída do lixo da GM

Beverly Rae Kimes disse certa vez da marca americana que levou o nome de seu famoso fundador, Erret Lobban Cord: “O Cord L-29 atraiu a maior atenção gerou menos vendas que qualquer outro carro de preço médio da história. Exceto, é claro, o seu sucessor.” Um bom resumo da marca, a terceira do conglomerado automotivo de E.L. Cord, depois dele ter comprado a Auburn e a Duesenberg. O primeiro Cord se chamava L-29, e foi criado sob as patentes de tração dianteira do artístico engenheiro Harry Miller. É um dos pioneiros da tração dianteira, lançado como foi em 1929, e é talvez o maior clássico da marca que estava destinada a ter vida curta (1929-1937). Mas é do seu sucessor, o Cord 810, que quero falar aqui, famoso não somente pela então incomum tração dianteira, mas principalmente pelo seu antológico e revolucionário desenho de carroceria. E como este desenho nasceu é uma história interessa