beverly rae kimes disse certa vez da marca americana que levou o nome de seu famoso fundador erret lobban cord o cord l 29 atraiu a maior atençao gerou menos vendas que qualquer outro carro de preço medio da historia exceto e claro o seu sucessor um bom resumo da marca a terceira do conglomerado automotivo de e l cord depois dele ter comprado a auburn e a duesenberg o primeiro cord se chamava l 29 e foi criado sob as patentes de traçao dianteira do artistico engenheiro harry miller e um dos pioneiros da traçao dianteira lançado como foi em 1929 e e talvez o maior classico da marca que estava destinada a ter vida curta 1929 1937 mas e do seu sucessor o cord 810 que quero falar aqui famoso nao somente pela entao incomum traçao dianteira mas principalmente pelo seu antologico e revolucionario desenho de carroceria [caption id= attachment_368211 align= aligncenter width= 999 ] cord l 29[/caption] e como este desenho nasceu e uma historia interessantissima ligada indelevelmente a historia de seu criador o hoje famoso gordon buehrig buehrig era extremamente criativo e talentoso mas tambem irrequieto e iconoclasta provavelmente por causa disso nunca parou por muito tempo em empresa alguma começou sua carreira em 1924 como aprendiz na gotfredson body company de detroit mas ja em 1926 se mudou para nova iorque para trabalhar na famosa lebaron em 1927 estava de volta a detroit trabalhando na packard o ano seguinte se passou no famoso departamento de arte e cores da gm o embriao do primeiro departamento de design como conhecemos hoje entao chefiado pelo lendario harley earl [caption id= attachment_368212 align= aligncenter width= 861 ] o jovem buehrig[/caption] mas buehrig era inquieto como ja disse em 1929 uma vaga apareceu na duesenberg e buehrig a agarra; aos 28 anos se torna inesperadamente o unico desenhista de carroceria da hoje lendaria companhia empenhada entao em fazer os melhores mais caros mas velozes e rapidos carros do mundo o duesenberg j e sj para faze los erret lobban cord contratara fred e augie duesenberg e os dera apenas uma missao fazer o melhor carro do mundo este carro e talvez o maior dos classicos do pre guerra um carro com um enorme oito em linha de 7 litros que tinha tudo que hoje se diz moderno duplo comando de valvulas no cabeçote e quatro valvulas por cilindro alem de construidos com tudo de bom e do melhor os duesenberg j tinham 265 cv quando um ford tinha 40 cv; mesmo um packard nao ia alem de 140 cv e quando colocaram um compressor centrifugo no motor para criar o sj de 320 cv ninguem acreditava trezentos e vinte cavalos [caption id= attachment_368214 align= aligncenter width= 999 ] o duesenberg sj 20 grand de buehrig[/caption] cerca de metade das carrocerias dos duesenberg s e sj foram desenhadas por buehrig que nos magnificos duesenberg deixou para sempre sua marca no mundo do automovel podia ter parado ali mesmo que ainda estariamos falando dele mas nao parou em 1933 buehrig volta a gm chegando la entra direto em um dos famosos concursos internos promovidos por harley earl em sua apresentaçao de abertura earl faz uma longa palestra sobre a importancia da face de um carro e de como os desenhistas deveriam sempre dar enfase a parte dianteira dos carros os farois como olhos e a grade dando alegria tristeza ou imponencia ao veiculo earl falou pelo que pareceram horas discorrendo longamente sobre a cara do carro e como eles jovens inexperientes deviam se preocupar com ela a palavra de earl era como gospel vindo de deus por ali afinal de contas [caption id= attachment_368217 align= aligncenter width= 808 ] earl nos anos 1950[/caption] prato cheio para o irrequieto buehrig ele acreditava que o que realmente importa e o formato total da carroceria a forma equilibrada e limpa o todo nao ia deixar barato tal coisa e enquanto earl falava ria sozinho plotando sua pequena insurreiçao no seu modelo para o concurso a frente nao seria o principal e sim apenas um detalhe mais que isso buehrig se deu a missao de fazer um carro sem cara criou um carro de forma agradavel e proporcional mas completamente sem face [caption id= attachment_368219 align= aligncenter width= 618 ] o primeiro esboço de buehrig radiador ao lado do capo[/caption] nele fez de tudo para tirar a enfase da frente; o carro nao tinha a entao tradicional grade frontal e os farois ficavam escondidos o capo parecia um caixao de defunto intencionalmente fez a frente ser a menos chamativa possivel limpa e sem detalhes como se nem existisse um motor e radiador ali um cara tem que se admirar com a coragem iconoclasta dele o enorme chutzpah deste desenhista entao jovem ainda tentando provar que o mais poderoso designer de seu tempo earl estava completamente errado voces podem imaginar o que aconteceu em seguida entre todos os designers do departamento o modelo de buehrig terminou em ultimo lugar a gente fica imaginando o desgosto de earl; esse garoto nao ouviu nada do que disse enquanto isso acontecia na gm na auburn em indiana as coisas nao iam bem financeiramente mas os engenheiros continuavam trabalhando principalmente num sucessor para o cord l 29 com melhorias em sua traçao dianteira e tambem aparecia a ideia de se criar um baby duesenberg um carro de luxo mais barato para manter a marca viva; o chassi j era simplesmente caro demais para os tempos austeros pos crash da bolsa de 1929 era a grande depressao americana para desenha lo pensaram no cara que mais fez para criar uma identidade para a marca justamente buehrig [caption id= attachment_368225 align= aligncenter width= 999 ] o cord 810[/caption] harold ames braço direito de e l cord chama o antigo funcionario para um almoço informal nele conta a buehrig sobre sua intençao de fazer um duesenberg mais barato visto que as vendas dos carros da marca estavam paradas pelos efeitos da depressao nao demora muito para buehrig voltar para as empresas de cord e ja sabia que desenho usaria para este novo carro a tiracolo veio para indiana com o modelo do concurso aquele sem face que ficou em ultimo earl harley earl e a gm provavelmente nem perceberam que a maquete teoricamente propriedade da gm tinha saido do departamento art and colour mas mesmo que percebesse nao ia ligar para earl aquilo era lixo coisa recusada e do passado uma aberraçao como aquela nao serviria para nada e assim nasceu um dos mais influentes e famosos desenhos de automovel que chegou as ruas a ideia do pequeno duesy acabou se tornando o ultimo cord o 810/812 sim o iconico cord nariz de caixao saiu diretamente da lata de lixo da gm e mole o cord 810 mecanicamente era um carro modernissimo para sua epoca um dos problemas do l 29 era falta de traçao de peso sobre o eixo dianteiro o comprido oito em linha de valvulas laterais ficava atras do eixo dianteiro e o transeixo na sua frente tinha como ultimo componente o diferencial para o 810 primeiro foi desenvolvido um transeixo novo que como o citroen contemporaneo tinha o diferencial pertinho do motor e o resto do cambio para adiante do eixo e o motor era totalmente novo um v8 tambem muito mais compacto que o oito em linha [caption id= attachment_368226 align= aligncenter width= 999 ] o v8 e o transeixo do cord 810[/caption] o motor fora encomendado a lycoming a subsidiaria do imperio de cord que fazia motores inclusive o poderoso dohc dos duesenberg era um v8 de valvulas laterais com cabeçote e pistoes em aluminio com 4739 cm³ e 125 cv; depois uma versao com compressor centrifugo forneceria nada menos que 175 cv o 810 era tambem monobloco com um subchassi dianteiro que suportava o motor e o eixo dianteiro independente por braço arrastado [gallery ids= 368228 368227 368229 ] a transmissao seria a complexa e cara mas simplesmente sensacional pre seletiva da bragg kleisrath parte da bendix corporation operando por vacuo e comandos eletricos voce selecionava sempre a proxima marcha numa delicada alavanquinha operada pelos dedos e quando acionava a embreagem esta marcha entrava o carro era sensacional completamente moderno em seu comportamento; viraria usado uma sensaçao entre os entusiastas ate os anos 1950 o desempenho e a estabilidade eram inacreditaveis para a epoca e o cambio pre seletor uma delicia de usar karl ludvigsen famoso historiador americano restaurou um seda westchester com compressor nos anos 1950 e era um fa o carro foi uma sensaçao quando mostrado em 1935 e parecia que seria um sucesso mas a empresa ja em decadencia financeira nao conseguia coloca lo em produçao e a demora arrefeceu vendas e os primeiros carros tinham varios problemas claros de desenvolvimento abreviado o que piorou a situaçao em 1937 auburn cord e duesenberg fechavam as portas https //www youtube com/watch v=yimae 4wt6w mas e o desenho da carroceria do cord 810 que deu a ele sua cadeira cativa na historia do automovel quase sem cromados o 810 tinha dobradiças de porta escondidas e capo com dobradiças traseiras; lembre se que em 1935 ainda se abriam lateralmente na maioria dos carros nos paralamas farois escamoteaveis pela primeira vez na historia no cord os farois levantavam via manivela manual na cabine outra novidade bocal de abastecimento escondido por uma portinhola hoje universal limpadores de para brisa eletricos com mais de uma velocidade quando muitos eram a vacuo o recurso mais famoso era o nariz de caixao que deu ao veiculo seu apelido; uma grade envolvente com venezianas horizontais um produto do desejo de buehrig de nao ter uma grade vertical convencional em 1940 a hupmobile e graham paige compraram os estampos de carroceria do 810/812 e criaram com eles os convencionais sedas de 4 portas o hupmobile skylark e o graham hollywood mas essas marcas tambem em dificuldades nao duraram muito [caption id= attachment_368237 align= aligncenter width= 999 ] o graham hollywood[/caption] depois do fim da auburn cord duesenberg buehrig trabalharia para a budd para a studebaker e para raymond loewy em 1949 entrou para a ford onde ficou ate a aposentadoria em 1965 o maior tempo que ficou em qualquer empresa mas tambem onde criou menos barulho a unica coisa creditada a ele na ford foram algumas patentes de tetos conversiveis pouco usadas a idade deve ter apaziguado o fogo daquele criativo rapaz como ela inevitavelmente faz com todos faz a gente pensar um pouco nao o que mais deve ter ficado no lixo de gordon buehrig a diferença entre o fracasso e o sucesso esta muito mais ao acaso do que a gente gostaria de acreditar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.