FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Uma seleção de arrancadas épicas, engraçadas ou simplesmente insanas para começar o dia acelerando

Não é difícil encontrar detratores da arrancada, que dizem que o desempenho de um carro não deve ser medido só por sua aceleração em linha reta e coisas do tipo. De fato, é um argumento interessante, mas vamos ser francos: às vezes tudo o que você quer é ver dois acelerando até o limite, com giro lá em cima e ronco ensurdecedor, para ver quem chega na frente. É a forma mais crua de disputa entre veículos — não tem como isso ser ruim.

Sendo assim, selecionamos alguns dos vídeos de arrancada mais legais que vimos nos últimos tempos e juntamos tudo em um post só. Por quê? Por que sim, oras! Shut up, get in, buckle up, hold on, beleza?

 

Dodge Viper T/A vs vs. Chevrolet Corvette Z06

Com um novo kit aerodinâmico, pneus Pirelli P Zero Corsa e amortecedores mais firmes, o Viper T/A (equipado com o pacote Time Attack) consegue aproveitar ainda melhor os 649 cv de seu V10 de 8,4 litros. Contudo, isto não significa que ele seja páreo para o Corvette Z06 e seu V8 supercharged de 6,2 litros e 658 cv — ambos totalmente stock. De qualquer forma, para nós os vencedores são todos aqueles que puderam testemunhar uma das arrancadas mais americanas de todos os tempos!

 

Lamborghini Huracán vs. Lamborghini Aventador

Praticamente toda a imprensa automotiva concorda: o novo Lambo de entrada, o Huracán, é mais avançado que seu irmão maior e mais caro, o Aventador. Mesmo com dois cilindros e quase 100 cv a menos, o sucessor do Gallardo é mais moderno (a começar pelo câmbio de dupla embreagem, enquanto o Aventador tem um automático convencional). Nesta puxada épica, o Aventador tem um sistema de escape que eleva sua potência de 700 cv para 730 cv, enquanto o Huracán é totalmente original e dotado de 610 cv. A diferença entre ambos, contudo, é bem pequena — só 0,3 segundo, o que nos faz imaginar o que aconteceria se a diferença de potência fosse menor…

 

Camaro COPO 2013 vs. Camaro 1967 preparado

Lá em 1969 a Chevrolet apresentou ao mundo Camaro COPO, versão do muscle car equipada com uma seleção de peças especiais (entre elas um V8 de 427 pol³ (sete litros) todo feito de alumínio com 430 cv e preparação para arrancada. Quase cinco décadas depois, o Camaro COPO ainda existe, e continua sendo preparado de fábrica para arrancadas, mas desta vez pode vir com três opções de motor — entre elas, um V8 de sete litros com, veja só, 430 cv! Mas sabe o que é incrível? Ver um Camaro 1967 preparado quase alcançar um Camaro COPO moderno no quarto-de-milha. Tempos? 9,3 segundos contra 9,9 segundos.

 

Caminhão monstro vs. dragster a jato

Não sabemos quem teve a ideia de colocar um caminhão monstro (também conhecido como big foot) para disputar uma arrancada contra um dragster a jato, mas somos fãs dessa pessoa. A primeira disputa já é bem legal, com dois caminhões monstros acelerando lado a lado (e jogando a carroceria para a frente e para baixo de um jeito absurdo nas frenagens). Depois, um dos caminhões corre contra o dragster a jato — que até dá uma vantagem de algumas frações de segundo antes de disparar na velocidade da luz (OK, nem tanto) e ultrapassar a picape anabolizada sem derramar uma gota de suor.

 

BMW M4 vs. BMW i8

A BMW tem uma gama vasta de modelos M, mas o queridinho sempre foi e sempre será o M3 — ainda que, em sua versão cupê, ele agora se chame M4. O caso é que o BMW mais comentado do momento não é um modelo M, e sim o i8, um híbrido que usa um motor a combustão de três cilindros e dois motores elétricos para entregar 362 cv. Como eles se saem contra os 431 cv do seis-em-linha de três litros biturbo do M4 no quarto-de-milha? Duas palavras: torque instantâneo.

 

Marcha a ré?

São só nove segundos de vídeo, mas valem a pena — pois estes nove segundos trazem a resposta para a pergunta: o que aconteceria se um dos pilotos engatasse a marcha a ré por engano em uma arrancada? Se você não curte passar vergonha alheia, não assista a este vídeo. Pensando bem, assista, sim!

 

Porsche Panamera vs. Rolls-Royce Wraith

Arrancadas costumam ser barulhentas, sujas e empolgantes, mas o que você vai ver aqui é a arrancada mais elegante da história: de um lado, o Porsche Panamera com seu V6 turbodiesel de três litros e 300 cv, capaz de chegar aos 100 km/h em seis segundos. Do outro, um Rolls-Royce Wraith que, apesar de ser o Rolls mais potente de todos os tempos, com um V12 biturbo de 6,6 litros e 632 cv, ainda é um Rolls-Royce, e a gente não costuma vê-los acelerando desse jeito. Quem ganha? O Rolls, claro, mas o Panamera perde com muita classe.

 

Dodge Viper T/A vs. Dodge Challenger Hellcat

AMERICA, F*** YEAH! Dois dos carros mais extremos da Mopar disputam uma arrancada que exala estrelas e listras, embalada pelo ronco do V10 de 8,4 litros aspirado e pelo rosnar do V8 de 6,2 litros supercharged de 717 cv do muscle car de produção mais potente de todos os tempos. É um banquete para os ouvidos que faz a vitória do Hellcat ficar em segundo plano.

 

Caminhão a jato vs. avião (sério)

O caminhão mais rápido do mundo se chama Shockwave, e é equipado com três motores a jato aeronáuticos capazes de entregar, ao todo, 36.000 cv. TRINTA E SEIS MIL CAVALOS. Você pode ler tudo sobre ele aqui, mas antes veja-o derrotar um avião na arrancada. É absurdo e não prova muita coisa (até porque é um avião antigo), mas é legal demais.

 

McLaren P1 vs. Bugatti Veyron

Esta é a única arrancada em vias públicas deste post, mas é tão épica quanto as outras: os adversários são ninguém menos que o McLaren P1 e o Bugatti Veyron. Quem é mais rápido: um dos três hipercarros mais desejados do mundo, com seu conjunto híbrido de 916 cv; ou o supercarro mais opulento da última década, com todos os seus dezesseis cilindros, dez radiadores e quatro turbocompressores, para entregar pelo menos 1.001 cv? Surpresa!

 

McLaren F1 vs. Bugatti Veyron

Mas você quer uma surpresa maior ainda? Pois veja isso: o McLaren F1 é um dos melhores automóveis de todos os tempos, em boa parte graças a seu V12 de 6,1 litros e 636 cv, capaz de levá-la aos 100 km/h em 3,2 segundos. Neste clássico do Top Gear, Richard Hammond dá as chaves de um F1 (que se parece muito com o carro que o Mr. Bean está vendendo) ao Stig e senta-se ao volante de um Veyron. Mesmo com quase 400 cv de vantagem e quase duas décadas de diferença entre ambos, o Veyron sofre para vencer o F1.

E é claro que você deve conhecer outros vídeos de arrancadas fenomenais, não é? Então não se faça de rogado e poste tudo nos comentários!