salve galera do flatout meu nome e kenji ashimi tenho 27 anos e moro na cidade de hamamatsu no japao como muitos outros conterraneos que vivem aqui — os chamados dekasegis — ha alguns anos resolvi largar tudo para tentar a vida trabalhando no japao meu interesse por carros começou desde cedo quando assistia junto com meu pai as corridas de f1 ainda na epoca do ayrton senna no entanto so vim a tomar gosto pelo assunto mesmo la pra meados dos anos 2000 quando assisti o anime initial d e este acabou se tornando a base de praticamente todo meu vicio automotivo a chance de vir para o japao entao era mais do que uma oportunidade de emprego era a realizaçao de um sonho quando se fala em um project car diretamente do japao logo o que vem a mente e que seja um skyline um supra ou alguma maquina de fazer drifts afinal nao faltam exemplos de esportivos bacanas e opçoes de preparaçao na terra do sol nascente ironicamente o carro que me conquistou e se tornou meu primeiro projeto nao tem nada a ver com isso — na verdade nem mesmo esportivo ele e trata se de um kei car com cambio automatico traçao dianteira mais de 150 mil km rodados e 20 anos de uso conheçam a historia do meu honda today 1994 se tem quatro rodas e anda e um carro tudo começou em outubro de 2011 quando finalmente tirei minha habilitaçao japonesa depois de anos no japao sonhando em ter um esportivo eu finalmente podia comprar o carro que quisesse — ou que meu dinheiro pudesse pagar para minha surpresa fui presenteado pelo meu pai com o carro que pertencia a ele — que infelizmente nao era um hachi roku pra alguem que teve o carater gearhead moldado por initial d um kei fwd nao era exatamente o que eu mais desejava mas nao podia reclamar — havia ganhado um carro sem esforço nenhum com a manutençao em dia e sem apresentar problemas mecanicos; o que mais eu poderia exigir se tem 4 rodas e anda e um carro diria takumi fujiwara — o protagonista de initial d assim era o today quando o recebi todo original e ostentando a marca de novato na traseira o carro questao e um honda today quatro portas de segunda geraçao identificado pelo codigo ja4 suas especificaçoes tecnicas sao bastante modestas mas suficientes dentro da proposta do carrinho o motor denominado e07a e um tres cilindros de 660 cm³ 12 valvulas e injeçao eletronica que produz 48 cv p e miseros 5 8 mkgf de torque se os numeros nao empolgam o ronco pelo menos era divertido mesmo original [youtube id= wv7navyp6bq width= 620 height= 350 ] nada mau pra um motor tao pequeno a suspensao tambem nao tem nada de inovadora e segue a receita basica macpherson na frente e eixo de torçao na traseira as dimensoes da carroceria sao realmente pequenas — mesmo se comparado com outros keis atuais — e lembram as do primeiro mini 3 29 m de comprimento 1 39 m de largura e 1 35 m de altura o lado bom e que por ser a versao mais basica o carrinho inteiro pesa somente 690 kg tendo como itens de conforto apenas ar condicionado direçao hidraulica desembaçador e limpador traseiro nada de vidros espelhos ou travas eletricas alarme air bag abs ou ate mesmo porta copos because race car simplicidade por dentro e por fora por que entao usar um carro tao sem graça como base pra um projeto voce esta no japao por que nao guarda pra comprar um silvia ou rx 7 e o que diriam alguns de fato se tivesse que citar uma razao logica para a escolha nao haveria nada que justificasse mas diria que o fato de ser meu primeiro carro e te lo recebido de meu pai contribuiu para isso e o carro que dirijo todos os dias para ir a todos os lugares do trabalho ao supermercado o carro com o qual aprendi minhas primeiras noçoes reais de mecanica e tive minhas primeiras doses de adrenalina mostrando que mesmo um carro com pouca potencia poderia ser divertido aos poucos fui passando a gostar do today e comecei a pensar em como melhora lo como o carro e automatico inicialmente pensei num possivel um swap de cambio para um manual mas acabei descobrindo mais tarde que ja existiam versoes do today com cambio manual de cinco marchas de fabrica e ate uma versao esportiva — conhecida como today rs today rs um hot hatch kei ainda que nao fosse realmente muito diferente do meu o rs tinha duas caracteristicas principais que me interessaram carroceria duas portas da safra pos facelift — que particularmente considero mais bonita — e o motor e07a aprimorado com o sistema mtrec multi throttle responsive engine control — basicamente um sistema de corpos de borboletas individuais pra cada cilindro que junto com outras melhorias elevavam a potencia do pequeno motor a 64 cv o limite de potencia original permitida para um kei o motor e07a mtrec e algumas de suas caracteristicas este tambem era o motor do beat o pequeno kei roadster da honda alem disso o rs contava com uma lista de equipamentos e acessorios um pouco maior conta giros no painel vidros travas e espelhos eletricos spoiler traseiro alem de teto solar e farois de neblina como opcionais tudo parecia bem bacana a nao ser por um detalhe um rs manual chegava a custar o dobro ou ate mais do valor que eu poderia conseguir vendendo o meu dessa forma achei que seria melhor esperar um pouco e ir fazendo upgrades nele aos poucos em vez de tentar troca lo ate porque por ser essencialmente o mesmo com carro com a mesma plataforma havia a possibilidade de intercambiar peças o que significava que eu poderia transferir praticamente qualquer upgrade que fizesse no meu para um rs manual futuramente nasciam ai as primeiras ideias do project car ja que iria ficar com o carrinho decidi começar por algo bem simples e basico apenas para tentar melhorar um pouco o aspecto geral dele a pintura ja estava desgastada e bastante queimada especialmente no teto logo a primeira coisa a fazer seria repintar e polir a carroceria o resultado me agradou e o carro parecia ate mais novo depois disso foram as rodas algo facil de se conseguir no japao principalmente no mercado de usados sendo assim nao demorou muito para encontrar no site de leiloes do yahoo um jogo de rodas rs watanabe f8f nas medidas 13x4 5j em bom estado e na furaçao certa para o meu carro ainda que nao fossem tao largas quanto eu desejava ja eram alguma coisa se comparadas com as originais de 12 polegadas para calça las optei pelos convencionais bridgestone sneaker 155/60/r13 que nao sao nenhum exemplo de performance mas como nao tinha muito conhecimento acabei indo na conversa de sao os mais recomendado para kei dos vendedores sabe de nada inocente as primeiras modificaçoes um trato na carroceria e novas rodas e pneus de qualquer forma fiquei satisfeito com o efeito visual que as rodas e a pintura causaram e resolvi juntar dinheiro e aprender um pouco mais antes de partir para os upgrades de verdade nesse meio tempo fui convidado por um amigo que estava no japao para fazer uma viagem gearhead nosso objetivo seria ir dirigindo ate tokyo e passar pelos principais pontos de interesse do posto de vista gearhead no caminho como nao havia nenhum outro veiculo que pudessemos usar a missao de nos levar por essa viagem de 250 km foi dada justamente para meu ja4 #partiu tokyo carro lavado oleo e fluidos checados pneus calibrados bagagem na mala gps configurado e la fomos nos para a estrada nosso roteiro ja estava determinado partiriamos de hamamatsu e passariamos pelo circuito de fuji speedway pela touge de yabitsu um dos cenarios da quinta temporada de initial d lançada na epoca e pelo estacionamento do daikoku futo ate finalmente chegarmos a capital japonesa onde iriamos passar pelos principais pontos da shuto expressway seria uma longa viagem para nos e para o today chegamos no circuito de fuji no meio da tarde e embora fosse sabado nao havia muito movimento nos arredores; de qualquer forma tivemos a chance de encontrar alguns carros bacanas visitar o historico banking da curva 1 do antigo traçado preservado ate hoje e ver de perto um dos circuitos mais importantes do japao nossa proxima parada foi na provincia de kanagawa onde fica localizada a yabitsu pass a escuridao da noite e a ausencia de postes de luz na touge nos impedia de conseguir boas fotos mas a curiosidade de conhecer a estrada foi maior e subimos a touge assim mesmo — visitar um local que serviu de base para um dos cenarios de sua serie favorita era uma experiencia divertida especialmente por saber que mesmo sendo uma animaçao aqueles locais existem de verdade e foram fielmente reproduzidos desde entao tenho vontade de visitar todas as outras touges apresentadas em initial d algo que ainda pretendo fazer um dia nao da pra ver muita coisa mas esse lugar ja apareceu em initial d kanagawa tambem e onde se encontra o famoso daikoku futo um estacionamento construido em uma ilha artificial na baia de yokohama e um dos maiores pontos de encontro de gearheads de todo o japao onde se reunem todos os tipos de culturas e veiculos diferentes — alguns ate de gosto duvidoso ao chegar no local nos deparamos com uma grande variedade de lan evos skylines rx 7 entre outros; em meio a tantos carros mais caros e modernos meu ja4 era provavelmente o mais simples e modesto deles ainda assim era gratificante estar com o proprio carro num lugar tao importante para a cultura jdm daikoku futo carros tunados luzes neon musica eletronica e um kei intrometido no meio descansamos um pouco tirarmos mais fotos e entao partimos para os estagios finais da viagem saindo do daikoku futo tomamos a expressa sentido tokyo por onde tivemos a oportunidade de passar por alguns pontos bem conhecidos por quem ja jogou tokyo extreme racer como o retao da wangan line — palco das famosas corridas ilegais noturnas e do lendario mid night club nos anos 80/90 — a belissima rainbow brige e o anel viario c1 loop que percorre a area central de tokyo se voce ja jogou tokyo extreme racer provavelmente ja passou por aqui depois de duas voltas completas no c1 infelizmente sem bater nenhum recorde fizemos uma ultima parada em outro estacionamento em shibaura la encontramos um grupo de gearheads e tiramos mais algumas fotos antes de partir para akihabara onde passariamos a noite gearheads gearheads everywhere voltamos para casa no dia seguinte e o pequeno today ja4 se mostrou firme e valente durante toda a viagem o que de certa forma me deixava orgulhoso chegando em casa dei dois tapinhas de leve na coluna a ao descer do carro como um dono elogiando seu animal de estimaçao e agradecendo pelo passeio — eu estava realmente me apegando aquele carro [youtube id= zcrjyhbofkc width= 620 height= 350 ] momentos da viagem registrados em video algum tempo depois iniciei uma atividade que mais tarde acabaria se tornando um dos meus maiores passatempos com o carro sair de madrugada para dirigir nas touges com ajuda do google maps e do gps do celular eu localizava as estradinhas proximas que me pareciam mais interessantes e entao pegava o carro e ia conferir pessoalmente o traçado naturalmente nem todos os locais eram tao divertidos quanto pareciam um deles no entanto se mostrou perfeito para o proposito a okuhamana orange road ou simplesmente orange road [youtube id= dvtwsodtbuo width= 620 height= 350 ] viciante e a palavra que define este lugar sem nenhum semaforo e praticamente sem cruzamentos a orange road e uma touge localizada ao norte da cidade de hamamatsu e conta em seu trecho principal com mais de 50 curvas distribuidas em 10km de extensao o fato de estar numa regiao montanhosa pouquissimo movimentada mesmo durante o dia faz dela uma estradinha perfeita para quem quer dirigir apenas para se divertir em pouco tempo ja tinha me tornado viciado nela o traçado da touge e uma vista panoramica de uma de suas curvas mas eu nao era o unico que desfrutava daquela estrada; depois de algumas semanas frequentando o lugar descobri que grupos de jovens gearheads se reuniam na touge aos sabados de madrugada para se divertir dirigindo o que de certa forma era previsivel considerando a cultura automotiva de rua do japao o curioso e que embora o drift seja o estilo mais popular entre os hashiriya — como os japoneses chamam os corredores de rua — na orange road o que prenomina e o grip onde o que importa e ser rapido na curvas tendo o maximo de aproveitamento da aderencia dos pneus — dai o nome alguns levam a brincadeira tao a serio que ate cronometram seus tempos na touge [youtube id= 3 lgolo271c width= 620 height= 350 ] um pouco do movimento nas noites da orange road a sensaçao e de estar num autodromo por ser uma atividade em vias publicas — e ilegal queira ou nao — qualquer um pode chegar e participar havendo sempre uma variedade de carros diferentes sendo rwd fwd 4wd ou ate mesmo kei cars com o passar do tempo fui tendo mais contato com outros hashiriya e logo decidi me juntar a eles na pratica do grip passando a focar meu projeto nisso agora com um objetivo em mente era hora de por a mao na massa e dar continuidade ao projeto mas isso ja e assunto para o proximo post obrigado a todos e ate la por kenji ashimi project cars #107
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