todo mundo sabe que dirigir caminhar tomar banho e abrir a geladeira sao praticas que nos levam a refletir sobre a realidade quem nunca foi dar uma volta de carro para dar uma arejada nas ideias e encontrou a soluçao para um dilema pessoal como eu havia prometido a mim mesmo no fim de 2021 comecei a dirigir bem mais em 2022 e estou repetindo a pratica em 2023 — o que significa que tambem venho pensando mais sobre as coisas terça feira passada foi um desses dias em que eu dirigi muito e pensei sobre o que estava a minha frente dirigi pouco mais de 370 quilometros — metade deles sob uma tempestade de verao das boas e foi ai que comecei a pensar de verdade veja so o waze me avisava a cada quinze minutos sobre um radar reportado a frente considerando quatro horas de estrada estamos falando de 16 radares — o que significa que a cada 25 km minha velocidade era monitorada para garantir a segurança rodoviaria desde que as regras da fiscalizaçao de velocidade mudaram entre 2021 e 2022 eu nao tenho muito o que reclamar dos radares eles agora precisam ser visiveis bem sinalizados os radares moveis e portateis nao podem ser ocultos precisam de coordenadas gps ficou mais facil para o cidadao de proteger contra um eventual abuso das autoridades e quando o motorista respeita o radar chegamos mais perto da desejada segurança no transito o que me provocou uma reflexao no fim das contas nao foram todos estes radares a cada 15 minutos mas as condiçoes da viagem de volta sob chuva a medida em que o waze avisava os radares e eu reduzia a distancia ate a garagem comecei a observar padroes de comportamentos de parte dos motoristas — dois comportamentos que isoladamente ja seriam perigosos mas que se complementaram de uma forma indesejavel quando a chuva forte começou a cair sobre nossas cabeças https //flatout com br/os quatro costumes do mau motorista que se acha bom de braco/ o primeiro tipo e o mau motorista que se acha bom de braço voce sabe do que estou falando ja o conhecemos ha alguns anos aqui mesmo no flatout sob chuva ele pratica os dois ultimos estagios que o caracterizam desse jeito dirigir rapido sob chuva e ser inultrapassavel caso voce nao lembre aqui vai a descriçao enquanto todos reduzem a velocidade e redobram a atençao o mau motorista que se acha bom de braço enxerga qualquer rua ou rodovia como o circuito de donington park no gp da europa de 1993 ele claro e ayrton senna senna era bom de chuva e se diferenciava dos seus rivais debaixo de chuva entao dirigir bem para o mau motorista que se acha bom de braço e dirigir rapido na chuva nao importa que a aderencia seja drasticamente reduzida que a visibilidade seja a mesma do espelho apos o banho e que ate as faixas da sinalizaçao representem um risco para ele como senna ele afunda o pe e deixa todos comendo poeira ou melhor tomando agua [ ] [ ] como ele e o mais rapido nas retas nas curvas e debaixo de chuva ele e o cara mais rapido do pedaço ninguem o ultrapassa porque ninguem tem o seu talento se ele esta na faixa da esquerda ninguem deve passa lo porque ele e o mais rapido se ele esta sendo ultrapassado acelera porque aquele motorista certamente ira atrapalha lo na proxima curva ninguem e bom como ele o problema desse motorista sob a chuva torrencial e que aquele tapa na cara que a realidade sempre acerta na cara dos iludidos ele esta la acelerando como se nao houvesse aquele monte de agua entre os pneus e o asfalto ate que chega a hora de ultrapassar um caminhao atravessando aquela parede branca de goticulas levantada pelos enormes pneus do cargueiro nesse momento sem saber que nao sabe ele se comporta como o outro tipo de motorista que aparece debaixo da chuva o inseguro todo motorista tem um certo nivel de insegurança mesmo os mais experientes ate os pilotos profissionais como fernando alonso ao contornar a curva 1 de indianapolis pela primeira vez ele aliviou o pedal de acelerador instintivamente mesmo achando que estava com o pe no fundo encarar uma chuva forte em uma rodovia com muitos caminhoes nao parece algo raro mas certamente nao e comum para a maioria dos motoristas as tempestades de verao costumam parar as pessoas a gente sabe que elas sao passageiras e a menos que elas nos peguem no meio do caminho e sempre melhor esperar alguns minutos ou ate uma ou duas horas antes de sair dirigindo e correr os riscos que essas intemperies trazem entao ha muitos motoristas sem experiencia na lida com essas condiçoes que acabam com uma grande insegurança ao volante alguns sao sensatos percebem a insegurança e buscando minimiza la vao para as faixas da direita e com velocidade reduzida seguem sua viagem ao seu modo mas outros aparentemente pensam que sua regua pessoal e a medida de todo o mundo entao voce encontra um carro muito mais lento na faixa da esquerda evidentemente amedrontado pela baixa visibilidade o que acontece a seguir varia de acordo com o perfil do sujeito se for o mau motorista que se acha bom de braço ele faz a ultrapassagem dele lentamente com medo do que ha a frente sem saber que uma ultrapassagem destas precisa ser feita da forma mais rapida possivel dentro das condiçoes seguras e nao se importa com quem vem atras afinal se o negocio esta ruim pra ele que e bom imagina pra quem nao e se for o motorista inseguro ciente de sua insegurança e melhor desistir da ultrapassagem e tentar outra hora alguns chegam ao ponto de iniciar a ultrapassagem e desistir na metade sim depois de passar 15 20 segundos emparelhado com o caminhao — a 80 km/h estamos falando de quase meio quilometro — ele alivia o acelerador e desiste de ultrapassar o caminhao tudo sob a forte chuva e o spray das rodas do caminhao seria facil chegar a essa altura do texto dizendo com uma relativizaçao rasa do tipo havia radares por todos os lados mas todo mundo estava fazendo coisas perigosas abaixo do limite de velocidade mas a questao nao e essa o brasil nao conseguiu atingir as metas dos planos de segurança viaria para a decada passada apesar de toda a cruzada contra a velocidade inadequada quando finalmente parecemos ter resolvido a questao da velocidade ela causou efeitos colaterais sobre os quais ja falamos por aqui e enquanto concentramos os esforços no controle da velocidade a formaçao dos condutores nao evoluiu para melhor os simuladores nao foram eficazes o custo da cnh e elevado e a qualidade da formaçao e baixa — e de novo quem diz isso nao sou eu mas o observatorio nacional de segurança viaria que em 2013 ja havia dito que a formaçao de condutores no brasil e adestramento e agora dez anos depois continua defendendo a revisao completa do processo de habilitaçao dos condutores talvez tenha a ver com a desumanizaçao do automovel — aquela ideia de que carros sao maquinas e nao pessoas usando uma maquina — mas um pouco mais de estrada e rua e menos planilhas e calculos deixa claro que independentemente da tecnologia das normas de segurança das leis das maquinas de fiscalizar o ponto chave da segurança no transito sao as pessoas pessoas mais seguras e melhor preparadas fazem um transito mais seguro motoristas adestrados bem o adestramento serve somente em situaçoes previstas sob controle quando o imprevisivel entra em cena o resultado so podera ser igualmente imprevisivel como um acidente de transito
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