FlatOut!
Image default
Car Culture

Uma volta em Nürburgring Nordschleife em 1967

Desde que foi transformado em um grande complexo automobilístico com hotéis, shoppings, pequenas indústrias e até um parque de diversões, o circuito de Nürburgring atrai milhares de visitantes todos os anos, que lotam a faixa de asfalto que se estende por pouco mais de 22 km pela floresta para acelerar livremente em um local seguro e apropriado.

Mas nem sempre foi assim. Houve um época em que Nürburgring mais parecia uma estradinha quase deserta em um pedaço rural da velha Alemanha Ocidental, como mostram estas fotos do circuito tiradas em 1967.

Y55zj2J

Elas foram digitalizadas e compartilhadas no Reddit por um usuário que comprou uma caixa com negativos Kodachrome fotografados entre 1952 e 1969 por um antigo engenheiro da Porsche chamado Jack Moody. Um dos rolos retratava a visita do engenheiro ao Ring.

Na época o autódromo já era aberto ao público, mas parece que os frequentadores tinham um perfil um pouco diferente do que se encontra por lá hoje. Com exceção dos roadsters MG, a maioria dos carros eram bem convencionais, como um par de Renautl Dauphine, vários DKW e alguns Mercedes. Da até pra ver um Isetta no final da fileira da foto acima — imagine só como deve ser isso. Vinte minutos?

aMtr4Js

A parte mais legal dessa história, não é apenas a chance de ver como era Nürburgring há 47 anos. Os caras do Bridge to Gantry deram um jeito de encontrar imagens recentes feitas exatamente nos mesmos lugares onde Moody fotografou em 1967 e fizeram esse comparativo em vídeo.

Mesmo que cinco décadas seja muito tempo, é impressionante ver como tudo ao redor mudou, mas a pista continua a mesma, como se o tempo não tivesse passado para ela — o que faz muito sentido. O tempo não passa para os imortais.