voce os conhece como rebatizados carros fabricados por uma companhias e vendidos com outra marca — muitas vezes resultando em uma combinaçao totalmente inesperada como hoje estamos com vontade de dar um no em seu cerebro separamos alguns casos de carros rebatizados muito muito bizarros preparado existem algumas razoes para o chamado badge engineering — que recebeu este nome por poupar o trabalho dos engenheiros apenas colocando um emblema diferente em um carro ja pronto pode ser que uma marca queira ingressar em um determinado segmento no mercado mas nao dispoe de nenhum modelo apropriado em seu portifolio em outros casos pode ser simplesmente porque a marca original nao tem força suficiente em um pais e a companhia decide se por outra subsidiaria do mesmo grupo alguns casos contudo sao tao absurdos que nao conseguimos imaginar outra razao para existirem que nao seja erro de julgamento dodge forza fiat siena [youtube id= m2nqgvoaldi width= 620 height= 350 ] este e o caso mais recente depois que a fiat comprou a chrysler e por consequencia a dodge muitos entusiastas se mostraram meio receosos com as possiveis trocas de emblema entre as marcas do grupo nada contra a ideia em si mas voce vai dizer que nao e no minimo inusitado ver um fiat siena — aquele mesmo que foi lançado no brasil em 1997 importado da argentina — ser vendido na venezuela como dodge forza mas espere que tem mais ele custa 274 800 bolivares para o le cerca de r$ 97 mil e 285 000 bolivares para o lx cerca de r$ 101 mil sim mais de r$ 100 mil por um siena imagine se resolvem lançar a versao r/t suzuki fun chevrolet celta o celta e um projeto brasileiro feito sobre a plataforma do chevrolet corsa de primeira geraçao lançado em 1994 isto nao o impediu de ganhar o emblema de uma marca japonesa na grade — o s da suzuki e nem foi no japao ate 2011 suzuki fun era o nome do chevrolet celta na argentina nao foi a primeira vez que a general motors e a suzuki trocaram emblemas — chevrolet tracker suzuki vitara e geo metro suzuki swift nao nos deixam mentir — mas de longe o suzuki fun foi a mais curiosa delas saab 9 2x subaru impreza a saab e ou foi porque a esta altura e dificil saber se a marca esta viva ou morta famosa por seus carros inovadores seguros e dependendo da versao rapidos mas os suecos nunca foram muito bons em administrar dinheiro e nos ultimos anos a marca lutou muito para se manter ativa um dos ultimos recursos usados pela chevrolet que foi dona da saab de 2000 a 2010 foi pedir que a subaru fabricasse uma versao saab do impreza wagon de segunda geraçao isto foi possivel porque a gm tambem era dona de 20% da fuji heavy industries conglomerado do que a subaru faz parte o resultado foi o saab 9 2x cuja dianteira projetada pela saab era totalmente nova incluindo para lamas e capo foi vendido apenas nos eua onde ficou conhecido como saabaru volkswagen taro toyota hilux de vez em quando um carro rebatizado nasce de um breve relacionamento entre duas companhias em 1989 a toyota queria abocanhar uma parcela maior do mercado europeu enquanto a vw queria introduzir ao mercado uma picape maior do que a caddy uma especie de saveiro derivada do golf de primeira geraçao e vendida ate 1996 sendo assim ficou firmado que a vw produziria a hilux em sua fabrica em hannover alemanha e a venderia como volkswagen taro nos anos seguintes a produçao passou para a fabrica da toyota em tahara no japao a joint venture contudo acabou em 1997 porque os dois lados nao ficaram satisfeitos com as vendas da picape dodge attitude hyundai accent o caso aqui e parecido com o da volkswagen taro a dodge queria um carro compacto para vender no mexico e a hyundai aproveitaria para ganhar algum dinheiro com o accent no pais sendo assim o accent foi vendido como dodge attitude no mexico de 2007 a 2013 — mas isto nao e a parte mais esquisita da historia na ultima atualizaçao do modelo em 2012 a dodge nem se incomodou em colocar seu emblema no lugar do h da hyundai pontiac le mans chevrolet kadett estreando na decada de 60 o pontiac le mans sempre havia sido um cupe grande com motor v8 — embora nao fosse um esportivo de fato ainda era um carro americano respeitavel com direito a traçao traseira e tudo o mais e foi assim ate 1981 mas em 1988 a pontiac resolveu trazer o nome le mans de volta — com outro cupe v8 certo errado com uma versao rebatizada do daewoo le mans que por sua vez e um opel kadett e rebatizado — e tambem o carro que no brasil conhecemos como chevrolet kadett nao que o kadett seja ruim mas para os americanos foi no minimo um caso de expectativas frustradas eles odeiam este carro a proposito o kadett ainda e produzido — no uzbequistao onde e vendido como daewoo cielo agora nos vamos parar porque nossos olhos ja estao doendo citroen c2 peugeot 206 existem duas versoes do citroen c2 — a verdadeira um city car feito sobre a plataforma do c3 e vendido na europa onde ja saiu de linha e a copia chinesa que na verdade e um peugeot 206 rebatizado e modificado para parecer um citroen o resultado estetico nos deixa confusos — ele tem a cara de um citroen lembra o antigo c4 mas a carroceria e totalmente peugeot aston martin cygnet toyota iq ate da para entender a razao de ser do toyota iq lançado em — ele e um city car japones vendido no japao e na europa dois mercados onde as pessoas comem city cars no cafe da manha o que nao da para entender e quem achou que seria uma boa ideia dar a ele uma grade de aston martin um emblema de aston martin e vende lo como aston martin cobrando o triplo do preço do toyota foi so no reino unido e durou apenas de 2011 ao inicio de 2013 ele foi descontinuado porque as duas companhias esperavam vender 4 000 unidades por ano mas nem o acabamento mais luxuoso foi um bom argumento so conseguiram emplacar 150 deles cadillac cimarron chevrolet monza na verdade o nosso chevrolet monza foi so um dos varios carros derivados da plataforma j da general motors espalhados pelo mundo — opel ascona chevrolet cavalier pontiac sunfire e isuzu aska foram outros vendidos nos eua na europa e no japao mas sabe qual era o mais bizarro de todos eles o cadillac cimarron vendido entre 1982 e 1988 naquela epoca a cadillac ainda tinha o peso de uma marca de luxo mas os anos 80 pediam carros menores e mais economicos a cadillac tentou conciliar as duas coisas com sua versao do monza mas um carro pequeno para os padroes americanos com motor de quatro cilindros e traçao dianteira nao era exatamente o que o publico esperava de um cadillac precisamos dizer que foi um fracasso e que o cimarron e ridicularizado pelos americanos ate hoje isuzu gemini chevrolet chevette falando em isuzu sabia que voce nao vai estar totalmente pirado se quiser customizar seu chevette a moda japonesa entre 1974 e 1984 a isuzu vendeu o opel kadett c nosso bom e velho chevas como isuzu gemini e o danado tinha mesmo toda a pinta de carro japones nao e eagle talon mitsubishi eclipse ah os anos 90 em 1988 a chrysler decidiu criar uma marca para competir com os modelos importados do japao que estavam crescendo em popularidade nos eua para tal foi criada a eagle uma submarca que vendia modelos da chrysler e da mitsubishi rebatizados — sim eles chamaram os japoneses para ajudar combater os japoneses um dos exemplos mais famosos e bizarros foi o eagle talon nada menos que um mitsubishi eclipse com outra marca ele foi um dos ultimos sobreviventes da eagle tendo sido vendido ate 1999 — quando a chrysler desistiu da ideia buick sail chevrolet corsa parece que a general motors e mesmo fa de carros rebatizados — e alguns deles sao quase inacreditaveis como o buick sail veja bem a buick ja fez alguns dos carros mais luxuosos e legais do mundo como o buick gnx e atualmente e o canal para que os carros da opel cheguem aos eua e a china e foi na china que em 2001 a gm passou a vender um corsa b aquele lançado em 1994 rebatizado de buick sail um corsa da buick que ficou assim ate 2005 antes de se tornar um chevrolet e como um gol da bentley ou um ou um fiesta da lincoln ou um monza da cadillac ah isto ja aconteceu voce conhece algum outro exemplo bizarro para adicionar a esta lista claro que conhece manda ai nos comentarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.