FlatOut!
Image default
Car Culture História

V10: a história e a glória dos motores de dez cilindros – parte 2

Há alguns dias, falamos sobre como o Dodge Viper foi o primeiro carro com motor V10 produzido em série e sobre como a Lamborghini e a Audi acabaram envolvidas com os motores de dez cilindros. Terminamos aquele post falando que a Audi não foi a única fabricante alemã a colocar motores V10 em algo que não fosse um superesportivo, não é? Pois bem, temos certeza de que você já sabia a quem estávamos nos referindo.   Inspirado na Fórmula 1 De 2002 a 2005, enquanto a Audi projetava e construía o motor do Lamborghini Gallardo, outro bando de alemães também estava ocupado com um motor V10. Era a BMW, que neste período forneceu motores para a equipe Williams de Fórmula 1. Entre seus projetos está o BMW P83, motor capaz de entregar impressionantes 940 cv e de girar a 19.000 rpm. Tem noção do que é isto? Aumente o volume e aprecie a volta de classificação de Mark Webber para o GP da Bélgica de 2005, em Spa-Francorchamps