ha alguns dias falamos sobre como o dodge viper foi o primeiro carro com motor v10 produzido em serie e sobre como a lamborghini e a audi acabaram envolvidas com os motores de dez cilindros terminamos aquele post falando que a audi nao foi a unica fabricante alema a colocar motores v10 em algo que nao fosse um superesportivo nao e pois bem temos certeza de que voce ja sabia a quem estavamos nos referindo inspirado na formula 1 de 2002 a 2005 enquanto a audi projetava e construia o motor do lamborghini gallardo outro bando de alemaes tambem estava ocupado com um motor v10 era a bmw que neste periodo forneceu motores para a equipe williams de formula 1 entre seus projetos esta o bmw p83 motor capaz de entregar impressionantes 940 cv e de girar a 19 000 rpm tem noçao do que e isto [youtube id= pkozog429jg width= 620 height= 350 ] aumente o volume e aprecie a volta de classificaçao de mark webber para o gp da belgica de 2005 em spa francorchamps a williams nao conseguiu nenhum titulo com os motores bmw mas os pilotos ralf schumacher juan pablo montoya mark webber e nick heidfeld mostraram se bastante competitivos para a bmw foi o suficiente para considerar a empreitada um sucesso assim em 2005 seu ultimo ano fornecendo motores para a williams a fabricante apresentou um motor v10 totalmente novo para as ruas o chamado s85 inspirado pela formula 1 e nada menos que um dos motores mais incriveis ja feitos pelos bavaros um monstro de cinco litros com comando duplo nos cabeçotes sistema variavel vanos na admissao e no escape taxa de compressao de 12 1 e linha vermelha do conta giros a 8 250 rpm o motor e refrigerado por um radiador duplo cada um dedicado a uma das bancadas de cilindros e o sistema de injeçao tem corpos de borboleta individuais o resultado eram 514 cv a 7 750 rpm e 53 mkgf de torque a 6 100 rpm com isto o s85 e um dos poucos motores a produzir mais de 100 cv por litro alem disso eram mais de 100 cv a mais que o v8 do m5 anterior o e39 considerado por muitos entusiastas da bmw como a melhor geraçao de todas em termos de desempenho design e dirigibilidade claro o m5 e60 tinha design mais controverso cortesia do polemico chris bangle quantidades ineditas de eletronica embarcada e a principio apenas transmissao semi automatica de sete marchas o cambio manual veio em 2006 mas seu motor v10 era capaz de leva lo ate os 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 328 km/h e ainda havia uma versao perua e61 para brigar com o audi rs6 avant tambem precisamos lembrar que a bmw colocou o v10 s85 no m6 da geraçao passada a e63 ou e64 no caso do roadster com ele o esportivo chegava aos 100 km/h em 4 1 segundos [youtube id= kllnclkkzb8 width= 620 height= 350 ] o v10 s85 era tao bom que em 2008 a bmw tirou dois cilindros dele e criou um v8 de quatro litros o chamado s60 entrega 420 cv a 8 300 rpm e 40 8 mkgf de torque a 3 900 rpm com ele o bmw m3 da geraçao e90 lançado em 2008 conseguia chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 286 km/h invasao japonesa como dissemos na primeira parte deste post os motores v10 nao sao exatamente comuns mas sempre sao memoraveis o lexus lfa por exemplo e o unico carro japones em toda a historia a ser movido por um motor v10 seu desenvolvimento pela divisao de luxo da toyota começou em 2000 tres conceitos foram apresentados em diferentes ediçoes do salao de detroit ate que em 2009 foi revelada a versao de produçao e começaram as encomendas o lexus lfa e um superesportivo com um v10 de de 4 8 litros na dianteira as bancadas de cilindros sao separadas por um angulo de 72° e os cabeçotes trazem comando duplo variavel vvt i de acordo com a toyota nao foi dificil a opçao por um v10 eles giram mais que os motores v8 e tem menos massa reciprocante que os v12 o que torna mais rapidas as respostas do motor a lexus diz que seu v10 leva apenas 0 6 segundos para ir da marcha lenta ao limite de giro com bielas de titanio e pistoes de aluminio ambos forjados corpos de borboleta individuais e carter seco o motor entrega 560 cv a 8 700 rpm e 48 9 mkgf de torque com corte de giro a impressionantes 9 500 rpm acoplado a uma transmissao aisin sequencial de seis marchas com borboletas atras do volante o v10 leva o lfa ate os 100 km/h em 3 7 segundos com maxima de 326 km/h e seu ronco para aqueles que insistem em dizer que motores japoneses nao tem alma e simplesmente um dos mais bonitos do mundo [youtube id= f0m6dvpk4m8 width= 620 height= 350 ] sim lembra muito o ronco de um v10 de formula 1 a lexus fez apenas 500 exemplares do lfa entre 2010 e 2012 isto inclui 50 unidades equipadas com o nurburgring package com 10 cv a mais 570 no total transmissao recalibrada para trocas 0 05s mais rapidas splitter frontal rodas mais leves novo conjunto aerodinamico na dianteira e uma asa traseira fixa em 2011 um lexus lfa nurburgring package deu uma volta no nordschleife em 7m14s64 nada menos que dez segundos mais rapido que o porsche 911 gt2 rs da geraçao passada 997 dotada de um flat six biturbo de 3 6 litros e 620 cv [youtube id= 2fvy05 ouzm width= 620 height= 350 ] o outro v10 americano na primeira parte deste especial dissemos que o primeiro motor v10 de rua nasceu nos eua com o dodge viper em 1992 tambem dissemos que com o fim da produçao do viper no ano que vem restara apenas a audi fabricando motores v10 atualmente acontece que isto nao e totalmente verdade o v10 americano resiste [youtube id= ndkwrh2o0nc width= 620 height= 350 ] quer dizer ele nao equipa automoveis e sim utilitarios o que isto significa primeiro que a dodge ram srt 10 nao e a unica picape com motor v10 que ja existiu segundo que o v10 da ford nao foi feito para girar alto como em um superesportivo e sim para privilegiar o torque e que maneira mais americana de conseguir um v10 torcudo do que fazer um v8 com dois cilindros a mais o ford v10 triton e derivado da familia modular de motores v8 ou seja e um v10 com alma de muscle car com comando simples nos cabeçotes e duas ou tres valvulas por cilindro dependendo do modelo ele surgiu em 1997 para equipar picapes suvs furgoes e caminhoes e e encontrado ate hoje a versao mais potente utilizada pela ford tem 308 cv e 63 3 mkgd de torque sendo utilizada nos caminhoes f 650 e f 750 super duty no entanto ha uma versao ainda mais potente que e utilizada em um onibus escolar o blue bird vision e um daqueles tradicionais onibus escolares amarelos que sempre vemos nos filmes produzido desde 2010 ele utiliza uma versao de 367 cv e 63 2 mkgf de torque do motor triton v10 de 24 valvulas no entanto em vez de gasolina o v10 e modificado para queimar propano tudo bem que nao e um motor esportivo mas devemos admitir a ideia de ir a escola em um onibus v10 nos soa bem interessante e uma pena que com o downsizing a tecnologia hibrida e as leis de emissoes estejamos diante de uma especie em extinçao
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