quando o bmw m3 e30 começou a vencer no campeonato alemao de carros de turismo deutsche tourenwagen meisterschaft ou simplesmente dtm seu segredo era a combinaçao de motor girador baixo peso e dinamica acertada com precisao o mercedes benz 190e cosworth tinha bem um motor cosworth no caso do alfa romeo 155 v6 ti o segredo estava no seu v6 com ronco de formula 1; o opel calibra dtm tinha seu motor de 15 000 rpm o que a audi teve entao para conquistar seus titulos nas temporadas de 1990 e 1991 a resposta e simples uma limousine com motor v8 de mais de 400 cv e traçao nas quatro rodas seu seda topo de linha transformado em um carro de corrida vencedor no inicio dos anos 1990 a audi tinha motivos para comemorar titulos no wrc o campeoneto mundial de rali; e nos campeonatos de turismo americanos trans am e imsa gto eram recentes e a marca queria dar continuidade a esta sequencia de conquistas voce provavelmente vai lembrar do audi 200 quattro trans am e do audi 90 que triunfaram em 1988 e 1989 e eram movidos pelo fantastico cinco cilindros turbo da audi um dos motores mais sonoros do automobilismo aquela altura o dtm ja era uma competiçao consolidada no calendario automobilistico europeu desde o fim dos anos 1980 equipes de fabrica da bmw da mercedes e da opel degladiavam se em circuitos como hockemheim e nurburgring deslizando nas curvas e berrando alto diante de milhares de espectadores e telespectadores a temporada de 1990 na qual a audi estreou ja era a setima e as regras ja haviam mudado algumas vezes desde a primeira disputa a ideia da audi era levar o cinco cilindros turbo para ao dtm e ver o que ele seria capaz de fazer depois de dar aos americanos algumas liçoes dentro de sua propria casa no entanto modificaçoes recem introduzidas ao regulamento diziam que nao motores turbinados nao eram mais permitidos a ford havia monopolizado campeonato com o quatro cilindros turbo sierra rs500 cosworth e para as fabricantes alemas tal disputa era injusta como resultado a partir de 1989 a induçao forçada foi proibida so que o novo regulamento nao dizia nada a respeito de motores v8 e foi esta a soluçao rapidamente encontrada pela audi para conseguir ser competitiva no dtm o novo carro de corrida seria baseado no audi v8 que era feita sobre uma versao esticada da plataforma do audi 200 trans am no entanto o bolido seguiria as regras do grupo a de turismo o que significa que usar uma estrutura tubular com carroceria de fibra estava fora de questao os carros de corrida tinham monobloco e boa parte dos componentes da carroceria inalterados recebendo gaiola de proteçao e uma versao preparada do motor v8 utilizado nas ruas o audi v8 vendido nas lojas usava um v8 de 3 6 todo feito de aluminio com comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e injeçao multiponto sequencial para entregar 250 cv a 5 800 rpm e 34 6 mkgf de torque a 4 000 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas que levava a força para as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral quattro [youtube id= vfpi15w6lhi width= 620 height= 350 ] o motor original foi retrabalhado com componentes reforçados um novo sistema de injeçao e carter seco alem de novos coletores de admissao e escape para entregar cerca de 420 cv um belo salto em relaçao a potencia original o cambio tinha cinco marchas em vez de seis e novamente levava a força para as quatro rodas atraves do sistema quattro distribuida em proporçao de 50 50 entre os eixos dianteiro e traseiro a real e que o novo carro de corrida da audi nao foi levado muito a serio pelas rivais da bmw e da mercedes que o julgaram grandalhao e pesado demais para uma competiçao veloz como o dtm para se ter uma ideia o audi v8 de corrida pesava 1 220 kg contra cerca de 1 000 kg do bmw m3 e do mercedes benz 190e cosworth; e tinha entre eixos de 2 7 metros enquanto as medidas do m3 e do 190e ficavam em 2 56 metros 2 6 metros no 190e so que eles nao sabiam o que os esperava o motor quase 100 cv mais potente do audi v8 dtm fez diferença especialmente em circuitos com mais retas longas como avus ou hockenheim neste ultimo alias os pilotos hans joachim stuck walter rohrl e frank jelinski conseguiram uma vitoria tripla na temporada de 1990 que foi completamente dominada pela audi stuck foi o campeao naquele ano johnny cecotto da bmw ficou em segundo o que aconteceu depois o obvio bmw e audi protestaram dizendo que a presença do audi v8 na competiçao era injusta pois ele era mais potente e tinha traçao nas quatro rodas e ainda havia a vantagem do cambio de seis marchas que permitia melhor aproveitamento do torque do motor v e trazia relaçoes distintas para cada tipo de circuito mais curtas para circuitos mais travados e mais longas para circuitos com mais retas como resultado os organizadores decidiram que o peso minimo para o audi v8 na temporada seguinte seria de 1 300 kg sendo assim o carro de corrida manteve os acabamentos internos como revestimentos de porta e tabelier do painel de instrumentos com acabamento em madeira e tudo para ficar dentro do regulamento os engenheiros da audi nao se intimidaram pelas dificuldades impostas e começaram a pensar em formas de aumentar o rendimento do carro para a temporada de 1991 entao o audi v8 dtm ganhou o sobrenome evolution e novos componentes aerodinamicos um splitter na dianteira e uma nova asa traseira relativamente discretos para os padroes da dtm porem inteiramente funcionais e responsaveis por um aumento consideravel no downforce alem disso uma nova pintura prata com vermelho estreou naquele ano com isto nao com a nova cor mas com os novos componente aerodinamicos o desempenho do carro nas curvas melhorou e o audi v8 continuou imbativel hans joachim stuck e frank biela brigaram pelo titulo em pe de igualdade deixando audi e bmw para tras mais uma vez foi biela quem ficou com a taça com klaus ludwig da mercedes na segunda colocaçao e stuck em terceiro naturalmente que a audi queria repetir o sucesso na temporada de 1992 e eles decidiram tentar uma manobra arriscada para isto trocar o virabrequim cruzado utilizado no motor v8 ate entao por um virabrequim plano que permitia rotaçoes mais elevadas e um aumento no rendimento com o virabrequim plano o v8 de 3 6 litros chegou aos 462 cv que apareciam a 9 500 rpm acontece que a nao ser que o v8 dos carros de rua tambem tivesse virabrequim plano aquela era uma modificaçao ilegal a audi tentou convencer os organizadores de que o virabrequim plano era nada mais que um virabrequim cruzado modificado e nao uma peça completamente diferente e acredite se quiser colou a audi conseguiu permissao para dar inicio a temporada e seguiu competindo ate a metade do ano so que a bmw e a mercedes benz continuaram descontentes o que levou a cupula do dtm a rever a decisao e proibir o virabrequim plano do audi v8 em represalia a audi retirou seu time de campo imediatamente abandonando a temporada de 1992 na metade e deixando o caminho livre para que o mercedes benz 190e conquistasse seu primeiro e unico titulo no dtm no fim das contas podemos encarar a saida da audi como o inicio do fim da era classica na competiçao alema nos anos seguintes bmw e mercedes tambem deixaram a prova porque novas mudanças no regulamento tornavam os carros do dtm mais parecidos com prototipos e os gastos com desenvolvimento se tornaram proibitivos sobrando apenas a opel que competiu ate 1995
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