A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Vaga para mulheres causa polêmica, um triciclo Mopar no Brasil, Ilha de Man pode estar em Gran Turismo e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Vaga exclusiva para mulheres causa polêmica na China

article-2636430-1E19578800000578-214_634x423

Um shopping chinês está sendo acusado de sexismo depois de reservar 10 vagas de estacionamento reservadas apenas para mulheres. Tudo isso poderia ser visto como algo positivo se não fosse um detalhe: embora o shopping tenha pintado as vagas de rosa com os dizeres “Respeitosamente reservadas para mulheres”, elas são 30 cm mais largas que as vagas comuns — o que pode ser entendido como um reforço para o velho preconceito de que as garotas não são boas de braço.

A reação do público foi óbvia: houve quem achasse sexista e desrespeitoso, e que isso insulta a capacidade das mulheres. Já no outro lado do balcão, uma funcionária do shopping rejeitou as críticas, dizendo que não se trata de um insulto e que as vagas são maiores por questões práticas. “Não significa que as mulheres dirijam pior que os homens”.

Esta não é a primeira cidade na China a dedicar vagas exclusivas para mulheres. No shopping Wonder Mall em Hebei, um dos três pisos do estacionamento subterrâneo foi todo reservado para mulheres em 2010, e as vagas são 80 cm maiores (!!) e os setores não foram marcados com letras e números, e sim com os 12 animais do zodíaco chinês para que as mulheres não precisem decorar um código, bastando apenas assimilar um desenho.

As vagas rosa para mulheres parecem ser uma tendência em vários outros lugares, como Seul, na Coreia do Sul, onde há mais de 5.000 vagas próximas a entradas de shoppings e outros prédios comerciais. A justificativa é ajudá-las a caminhar menos de salto alto.

Na Alemanha, a cidade de Baden Wurttenberg garante às mulheres ao menos 10% das vagas próximas às entradas, para que elas se sintam mais seguras em relação a abusos sexuais.

Notícia sugerida por Ubiratan Leal

 

Mopar lança triciclo… elétrico

mopar-trikker-03

Embora seja historicamente associada a peças e preparações de alta performance, a Mopar é simplesmente a marca de peças de reposição, acessórios e preparação do grupo Chrysler (algo como a Motorcraft para a Ford ou a AC Delco para a GM). Por isso não se assuste com o novo lançamento da Mopar no Brasil: um triciclo daqueles usados por seguranças de estacionamentos movido por um motor elétrico.

Seu nome é Trikke 48V, uma referência ao motor de 48 volts e 350 watts instalado na roda dianteira. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio que pode ser recarregada em qualquer tomada doméstica em cinco horas e tem autonomia média de 45 km e velocidade máxima de 28 km/h — o que significa que ele pode ser bem divertido em certas ocasiões, especialmente por manter sempre suas três rodas no chão, fazendo curvas com a inclinação do corpo, como em uma moto. O que não é tão divertido é o preço: ele custa a partir de R$ 7.000 nas 43 concessionárias do grupo Chrysler no Brasil. 

 

Circuito da Ilha de Man pode estar em Gran Turismo 7

 

81_04

Um grupo de programadores da Sony Computer está na Ilha de Man estudando os sessenta e tantos quilômetros do famoso circuito do Tourist Trophy. A notícia vem da revista Bike Sports News, que descobriu por meio do departamento de turismo da Ilha de Man que esses técnicos estão lá para desenvolver a versão virtual do circuito, que será incluída no game Gran Turismo 7.

Caso isso se torne realidade (ou virtualidade, nesse caso) o Snaeffel Mountain será o circuito mais longo e possivelmente mais desafiador já incluído em um game da série.

 

Honda NSX flagrado em Nürburgring em versão de produção

1024253650182806937

O aguardado Honda NSX já foi apresentado em diversas formas ao longo dos últimos anos — até mesmo ao redor de um circuito ainda como protótipo. Agora, o NSX foi flagrado em testes em Nürburgring Nordschleife, e segundo o World Car Fans trata-se dos últimos testes do carro antes do seu lançamento, que deve acontecer ainda neste ano.

9216238891988919927

O carro parece exatamente o mesmo visto no Salão de Detroit no ano passado, que por sua vez era uma versão mais realista do conceito exibido em 2010 no mesmo evento. Ele usará um powertrain híbrido com dois motores elétricos movendo as rodas dianteiras e um V6 central-traseiro para as rodas de trás, como era em seu antecessor dos anos 1990.

 

Pagani oferece Huayra com câmbio manual

chajsxmc0flxmcwt6ffn

Hoje em dia quase nenhum supercarro é equipado com câmbio manual e há um bom motivo para isso: com números de torque passando dos 90 mkgf é difícil desenvolver uma embreagem capaz de equilibrar durabilidade e desempenho para o consumidor comum. O Pagani Huayra é um desses carros: ele tem 1.000 Nm de torque (101,8 mkgf) e por isso usa um câmbio automático com trocas sequenciais manuais.

Mas, segundo o pessoal do Jalopnik US, Horacio Pagani se dispõe a fazer um Huayra manual se o cliente assim quiser. Ele só precisa pagar por isso — e quando fala “pagar por isso”, Horacio não se refere apenas ao câmbio, e sim ao processo de pesquisa e desenvolvimento, testes e manufatura da peça. Depois disso o câmbio vai para o carro e só então o milionário obcecado por câmbio manual receberá seu Huayra manual.

 

 

Matérias relacionadas

As versões mais incríveis e raras que o Dodge Dart já teve

Dalmo Hernandes

Giannini 350 GP Anniversario é o Fiat 500 de motor central-traseiro de 350 cv que a gente sempre quis

Dalmo Hernandes

Como a Williams pode revolucionar a produção de carros elétricos nos próximos anos

Leonardo Contesini