quando sir lewis hamilton fez sua primeira apariçao como piloto da ferrari em maranello veio com trajes classicos italianos para dar o tom da ocasiao a ferrari entao para combinar trouxe nao o seu mais recente f80 ou 12 cilindri colocou atras dele uma f40 o f40 e um marco nao por ser um supercarro caro de produçao limitada; por mais que montes deles apareçam todo dia ter desempenho superlativo e produçao limitada nao basta para se fazer algo importante a produçao da f40 nem era limitada vamos falar serio ferrari garantia exclusividade no inicio e apenas 400 carros fabricados mas no fim 1315 delas foram feitas que sabemos nao o f40 representa o ponto da historia do automovel onde pela primeira vez se percebeu que apenas desempenho e alta tecnologia nao bastam para fazer um carro esporte desejavel que nao e o que se pode medir em numeros e publicar na imprensa que faz a diferença pessoas dirigem esses carros; e parecer rapido e dramatico quando ao volante e muito melhor do que ser realmente rapido registrado no papel nao entenda mal o f40 e rapido todos os 478 cv estavam presentes numa epoca em que 400 cv era considerado um absurdo e uma barreira intransponivel para carros de rua e mais o carro pesava coisa de 1100 kg apenas tinha traçao traseira e nada de abs controle de traçao ou qualquer outro sistema eletronico de controle na verdade nem assistencia nao ha servofreio ou assistencia na direçao mas era algo diferente impulsionado pela imprensa o automovel de alto desempenho estava em processo de civilizaçao no fim da decada de 1980 epoca da f40 a logica e clara um carro de cem mil dinheiros nao pode ter menos coisas ou ser menos sofisticado que um de 10 mil dinheiros a imprensa batia forte em carros feitos a mao menos sofisticados que um toyota corolla este processo nao sabia a imprensa entao mas sabemos nos hoje nos leva a coisas incriveis mas no frigir dos ovos inocuos se seu polo tivesse potencia pneus e freios para 300 km/h ele seria muito mais divertido do que e sim mas no frigir dos ovos um polo veloz e so um f40 definitivamente nao e um polo veloz [caption id= attachment_377504 align= aligncenter width= 999 ] nicola materazzi[/caption] nao e uma obra de arte perfeita se fazer automoveis e realmente arte nao uma obra prima de beleza good god no uma obra de arte filosofica em sua construçao e por detras do volante pois como toda obra de arte de verdade e fruto da alma humana de seus criadores enzo ferrari e o seu engenheiro nicola materazzi https //flatout com br/o adeus ao pai do ferrari f40/ ha muita gente que acha que o f40 e um caça niquel apenas uma forma de ganhar mais dinheiro depois que se percebeu que o 288 gto vendido em 400 unidades a um preço normal de ferrari mais caro o mesmo da testarossa de entao vendia em segunda mao a tres vezes o preço original uma 288 gto depenada em mais barata para se vender mais caro https //flatout com br/como foi realmente o nascimento da ferrari f40/ confesso que na epoca achava isso mas nao sabia o que sei hoje e mudar de ideia quando se tem mais informaçao uma atitude que devemos cultivar hoje acredito que enzo era velho e sabia que nao duraria muito viria a falecer em 1988 era uma forma que ele encontrou de mudar algo na sua empresa que ja nem era totalmente dele antes de partir um carro como ele sempre fizera somente para o entusiasta como o maximo que se pode almejar uso diario em carro desse tipo vamos falar serio nao e uma necessidade quem tem algo assim nem precisa ter um corolinha para o dia a dia pode ter um mercedes benz s class se quiser [caption id= attachment_377503 align= aligncenter width= 999 ] enzo com piero em 1988 ultimos dias[/caption] lembre se que enzo so mandava em competiçao nao podia nada em carro de rua mas para o f40 tira da cartola uma ultima carteirada pede ao conselho que avaliem o lançamento deste novo ferrari para comemoraçao dos 40 anos da empresa em 1988 usa sua idade avançada como um ultimo pedido e adoça o negocio falando de dinheiro podemos fazer o dobro de carros comparado ao 288 gto e cobrar o dobro do preço por cada um deles e ainda sobrara demanda e gastando pouco o carro estava basicamente engenheirado ja um negocio logico alem de uma estrategia de promoçao incrivel o ultimo ferrari de ferrari quarenta anos da empresa e tudo mais o f40 entao e algo descompromissado de qualquer consideraçao mundana e para o negocio de dirigir e mais nada e a criaçao de enzo novamente 40 anos depois de fundar sua empresa e 20 anos depois de abrir mao do controle sobre os carros de rua uma ferrari como antigamente novamente no ponto em que todo carro esporte começava a virar um carro de luxo de 2 lugares e alto desempenho nao aqui era uma besta fera para iniciados somente mas nem por isso era ruim andando devagar bob sharp uma vez me disse que o que mais espantou ele no carro foi como era tratavel marcha lenta estavel torque em baixa comandos tranquilos em peso ar condicionado nao tem som por causa do barulho mas de resto um carro normal fora o problema de ser baixo tranquilamente possivel de se usar diariamente mas hoje quase mais 40 anos depois do f40 tem gente querendo melhorar a obra dos dois um f40 e uma obra prima feita para ser dirigida nao meramente exibida diz o comunicado oficial da officine fioravanti uma especialista sediada na suiça com instalaçoes de fabricaçao em turim a sua f40 alte prestazioni e uma reformulaçao abrangente de elementos em todo o carro com o objetivo de manter a euforia da direçao enquanto fornece um pouco mais de rede de segurança [caption id= attachment_377511 align= aligncenter width= 999 ] f40 alte prestazioni da officine fioravanti discreta[/caption] sacrilegio ou atitude louvavel vamos conhecer um pouco mais dela antes de dar opiniao o f40 modernizado pelo menos nao ganhou uma tela no centro do painel isolamento termoacustico e novo design externo com paralamas mais alargados ainda pelo menos as mudanças sao dinamicas apenas [caption id= attachment_377506 align= aligncenter width= 999 ] f40 alte prestazioni da officine fioravanti[/caption] o motor tambem permanece o mesmo um pequeno e magnifico v8 de aluminio a 90° com virabrequim plano longitudinal dohc/4 valvulas por cilindro com apenas 2 936 cm³ mas dois turbocompressores ihi e dois intercoolers para dar nada menos que 478 cv a 7000 rpm e 58 mkgf a 4000 rpm o transeixo continua o mesmo tambem manual de 5 velocidades mas a suspensao e toda nova amortecedores ohlins ajustaveis em quatro direçoes novos braços rolamento de roda e cubos usando especificaçao e materiais de nivel aeroespacial as rodas parecem as originais mas sao maiores com 18 polegadas e 19 polegadas frente e tras dimensionadas para se ajustarem a pneus modernos aqui os michelin pilot sport cup 2 os freios brembo originais grandes discos ventilados na dianteira e na traseira com rotores de 13 polegadas de diametro e pinças de aluminio de quatro pistoes mas sem assistencia ou qualquer outro controle alem do pe do motorista foram trocados tambem agora ha discos de carbono ceramica e o sistema de frenagem tem abs ha tambem um sistema de elevaçao do nariz para contornar rampas e meios fios e a direçao por pinhao e cremalheira agora conta com direçao hidraulica sim mesmo com abs e pneus muito melhores e com um limite de aderencia mais progressivo sob o carro o f40 ainda deve ser muito emocionante de dirigir nao ha controle de traçao aqui nem qualquer isolamento acustico extra para silenciar a besta fera logo atras da sua cabeça tudo bem entao cada um vai tirar sua propria conclusao aqui modificar carros nao e algo ruim por si so; todos nos estamos carecas de fazer isso e o que fazemos com nossos carros e problema exclusivamente nosso ninguem tem nada com isso mesmo assim certos carros nos fazem cerrar os dentes e olhar para tudo com uma cara torta coisas como esta; o f40 e uma obra prima que ja em 1988 nao era o topo da tecnologia o porsche 959 mostrava onde estariamos 30 40 anos depois com seu pacote ultra tecnologico de alem de alta potencia traçao integral abs e conforto e usabilidade de qualquer carro normal bruce canepa atualiza 959’s hoje; ninguem ve problema nisso ja o f40 bem nao podemos deixar de ver que ja em 1988 era uma revolta contra justamente o caminho do 959 uma forma diferente de se ver o supercarro; a forma de alguem que conhece o genero como ninguem por ter ajudado a cria lo enzo ferrari nao concorda com enzo ue bate na porta da porsche para suas necessidades de carro esporte https //flatout com br/959 vs f40 a encruzilhada do futuro/ algumas publicaçoes estrangeiras se dizem felizes com esta modernizaçao dizem que e bom pois significa apenas que voce nao precisa dos reflexos de lewis hamilton para vivenciar o f40 adequadamente um imenso desserviço; quem disse que sao necessarios reflexos superiores para curtir um f40 nenhum carro precisa; voce precisa sim calibrar sua habilidade com o que o carro pode fazer e agir de acordo carros assim fazem de voce um motorista melhor carros que te protegem de tudo criam gente que acha que precisa de reflexos de hamilton para dirigir algo ora faça me o favor hamilton sera mais rapido que voce sempre mas nao e necessario ser ele para dirigir um f40 num kart ou num carro de f1 a habilidade dele e um bonus na rua onde sua diversao e o importante chega a espantar ouvir coisas assim mas entendo o motivo decadas e decadas ouvindo que carros sem abs sao inseguros que e necessario controle de traçao ate para um up newsflash controle de traçao so e algo que acelera menos quando voce nao faz isso convido voce a nao se levar por falacias deste tipo nao e necessario dar voltas em pistas com tempos profissionais nem fazer curvas totalmente de lado para curtir um f40 ou qualquer carro um f40 e sim uma ferramenta sensacional para lentamente e pacientemente melhorar seus reflexos e sua tocada e so respeita la e nunca ir alem do que voce sabe ser seguro quem sabe ai um dia depois de decadas curtindo e aprendendo com ela aos pouquinhos voce seja um motorista melhor e ai talvez voce talvez possa morrer com ela sim pois todos nos vamos morrer um dia nao recomendo ai que seja sozinho numa estrada deserta numa enorme bola de fogo gloriosa possivel de ser vista de fora do planeta andando tao rapido que consiga passar pelos portoes dourados ainda em chamas com ela de marcha a re e que ela pare fumegando ali perto enquanto sao pedro que correu com sua chave para abrir o portao chega rindo mas balançando a cabeça de um lado pro outro indo ate voce para lhe dar as boas vindas ha forma melhor de morrer
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