A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
FlatOut Zero a 300

Valvoline apoia o quadro FlatOut Midnight!

Caros leitores! Uma rápida pausa na nossa programação, pois temos uma notícia bacana para compartilhar com vocês. Nos próximos meses, vocês verão a Valvoline Brasil exposta em alguns locais aqui no site e no nosso quadro de YouTube FlatOut Midnight: a marca gostou muito de nossa iniciativa de car culture e quis fazer parte dos parceiros que nos dão uma força essencial para que nossa bandeira siga tremulando. Em troca, vale seguir os caras no Instagram, pois eles chegaram há pouco tempo por lá e precisam de uma ajuda para crescer na rede.

Antes de Dr. John Ellis, fundador da Valvoline, criar os óleos lubrificantes para motores a vapor em 1866, a indústria usava petróleo cru para reduzir a fricção entre os componentes mecânicos, uma solução rudimentar que resultava em goma, corrosão nos componentes e comportamento instável em altas temperaturas. O lado curioso da história é que Ellis desenvolveu e refinou o seu primeiro óleo quase por acaso: a princípio, ele estudava as propriedades medicinais do petróleo cru, quando suas propriedades lubrificantes chamaram a sua atenção quase tão rápido quanto as suas limitações técnicas.

999

Não demorou muito para que a marca se envolvesse a fundo no automobilismo: venceu a primeira corrida organizada nos EUA (a Chicago Times-Herald Race, disputada em julho de 1895) e, menos de dez anos depois, conquistou o recorde de velocidade no gelo em 1904 com ninguém menos que Henry Ford ao volante do “999”, veículo construído por ele e Tom Cooper. Ford ficou tão satisfeito com a performance do lubrificante que todos os Ford T saíam da linha de produção com uma etiqueta no painel: “Este carro usa o lubrificante Valvoline Light Motor Oil. Nós recomendamos o seu uso. Nenhum outro lubrificante deve ser utilizado neste veículo”.

valvolineracing

Nestes mais de 150 anos de história, há diversos outros capítulos marcantes. Em 1910, desenvolveram o primeiro lubrificante para motores de aviação. Em 1939, criaram o X-18, um óleo universal que podia ser usado em todo tipo de transmissão e motor, entre veículos leves e pesados. Em 1954 criaram o All-Climate™ Motor Oil, lubrificante que eliminou de vez a necessidade de alterar a especificação do óleo de acordo com a estação do ano. Na década de 60, dominaram o mundo das arrancadas (com o qual eles possuem forte envolvimento até hoje), em 1970 venceram a Indy 500 e o primeiro título da Fórmula 1 veio em 1978, com Mario Andretti ao volante.

Nos carros de turismo, a Valvoline sempre mostrou força, com presença massiva nos carros da Nascar da década de 1980 para cá, nos campeonatos de protótipos e turismo da IMSA e SCCA, forte presença no mundo do WRC nos anos 90 e 2000 (com diversas vitórias conquistadas com Colin McRae) e até mesmo no campeonato australiano V8 Supercars Championship. E agora, os caras estão conosco. Obrigado pela confiança!

valvoline-touring

 

Playlist do FlatOut Midnight: veja todos os episódios!

Clique no ícone com os três traços empilhados (canto superior esquerdo do player) para escolher o seu episódio. Eles estão dispostos na ordem do mais recente pro mais antigo!

 

Matérias relacionadas

Os carros mais vendidos em abril de 2020, o SSC Tuatara em ação, Volkswagen considera Golf de 400 cv e mais!

Leonardo Contesini e Dalmo Hernandes

Este bonito Ford Maverick Super Luxo marrom com motor V8 está à venda

Dalmo Hernandes

GM diz não ter lucro no Brasil e poderá rever investimentos, Golf 8 aparece sem disfarces, Porsche Cayman ganha versão de rali e mais!

Leonardo Contesini e Dalmo Hernandes