no inicio da vw existia so o fusca o vw tipo 1 logo apareceria o tipo 2 o carro que conhecemos como kombi por muito tempo heinz nordhoff o arquiteto do renascimento da empresa no pos guerra acreditava que so isso bastava mas nenhuma empresa consegue passar muito tempo sem diversificar em 1955 aparece o karmann ghia um carro esporte derivado do fusca esses tres carros baseados no fusca sao todos fabricados aqui no brasil nos anos 1960 no inicio desta subsidiaria muito importante para a matriz em 1961 aparecia o tipo 3 uma carroceria maior ainda baseada na sagrada mecanica do fusca mas com 1 600 cm³ de deslocamento com algumas diferenças de estilo e detalhe mecanico o tipo 3 veio ao brasil e o conhecemos como ze do caixao seda quatro portas notchback tl fastback e variant perua la nos idos de 1965 porem heinz nordhoff teve que encarar o fato de que nao conseguiria mais sobreviver somente com o fusca um carro com entao quase 30 anos de idade outras opçoes mais modernas e de qualidade comparavel ocupavam um espaço no mercado diminuindo as vendas do velho besouro começavam varios estudos internos para substitui lo com ajuda da porsche entao quase uma extensao da engenharia vw a maioria delas contudo se concentrava em manter o motor traseiro contraposto refrigerado a ar mudando todo o resto nordhoff defendia sua filosofia de manter o maximo possivel do antigo carro de so mudar o que era comprovadamente melhor tecnicamente nordhoff planejou que nos anos 1970 dois carros continuariam o conceito do fusca seguindo sua filosofia de melhoria continua e gradual dois carros basicos um seria um novo carro grande chamado de tipo 4 o outro um novo fusca lançado em 1971 como 1302 que usaria mcpherson na frente e braço arrastado atras este ainda usando barra de torçao como mola [caption id= attachment_292092 align= aligncenter width= 999 ] a perua do vw411 1969 tipo 4[/caption] mas o que interessa aqui para nossa historia de hoje e o tipo 4 lançado no ano/modelo 1969 como vw 411 o tipo 4 foi desenvolvido para ser o futuro visto pelos olhos de nordhoff um carro moderno e eficiente mas que mantinha toda sua a filosofia de continuidade e aversao a modismos e obsolescencia programada um carro de luxo espaçoso mas logico como um fusca sempre fora as suspensoes eram o estado da arte de entao independente nas quatro rodas com mcpherson e direçao pinhao e cremalheira na frente e traseira por braço arrastado com molas helicoidais aqui um extremo cuidado na sua geometria e carga de molas e amortecedores foi empregado para que o eixo de rolagem fosse baixissimo o ganho de cambagem durante o movimento fosse sempre negativo e progressivo e o comportamento fosse neutro com este cuidado todo na geometria a suspensao nao precisava ser extremamente dura e atingiria a suavidade necessaria para este carro que afinal de contas seria o vw mais luxuoso de todos e todos notavam que em conceito de suspensao seguia o que de melhor existia na alemanha porsche 911 e bmw 2002 por exemplo [caption id= attachment_292090 align= aligncenter width= 848 ] as suspensoes do tipo 4 muito mais sofisticadas que as do fusca [/caption] a carroceria era monobloco com um assoalho completamente plano e grande espaço para ocupantes e bagagem sem ter peso exagerado o motor apesar de seguir o desenho basico do vw contraposto tradicional era totalmente novo e maior em tamanho e projetado com os entao novos sistemas de injeçao eletronica em mente praticamente um vw a ar big block começando na cilindrada maxima do motor do fusca original 1 7 litros foi lançado com 1 679 cm³ 90 x 66 mm e 69 cv a 4 500 rpm com dois carburadores solex 34 ou 81 cv a 4 900 rpm quando equipado com injeçao eletronica bosch d jetronic com a ventoinha de refrigeraçao deitada como nas nossas variant e tl proporcionava um porta malas extra em cima do motor [caption id= attachment_292094 align= aligncenter width= 800 ] variant ii a nossa versao do tipo 4[/caption] este carro nunca veio ao brasil mas tivemos a nossa propria versao dele quase dez anos depois do carro alemao a variant ii com uma carroceria propria mais moderna e derivada do brasilia em desenho tinha o motor vw de fusca mesmo com 1 600 cm3 e ventoinha baixa e nao o motor grande alemao a suspensao traseira era por braço arrastado como o tipo 4 mas aqui era com barra de torçao como o fusca 1302 na frente mcpherson tambem mas usando um sistema de desenho compartilhado com o passat na frente era mais moderno que o 411 e atras usando a mesma geometria um passo atras com a barra de torçao isso porque quando o variant ii aparece o sonho de nordhoff acabava passat e golf eram o futuro da vw mundial e o passat ja era produzido aqui mas por que nao um passat variant aqui entao por que desenhar um carro todo novo com motor antigo a vw estava num dilema filosofico aqui sim os modernos golf e passat eram melhores claramente o futuro mas para a europa aqui o fusca e a brasilia um golf baseado no fusca iam muito bem obrigado num pais cheio de estradas ruins e mecanicos piores a capacidade off road e simplicidade mecanica deles parecia ainda um produto viavel esse dilema acaba nos dando inclusive o gol inicialmente com motor de fusca e o variant ii [caption id= attachment_292097 align= aligncenter width= 564 ] a propaganda mostra a que veio o carro para um brasil sem asfalto [/caption] o variant ii nao foi um sucesso aqui mas e um carro interessantissimo suas suspensoes sofisticadas e o monobloco o colocam acima de todos os outros vw refrigerados a ar em comportamento e nao so nisso em segurança passiva tambem e superior aos fuscas e companhia com zonas de deformaçao da carroceria coluna de direçao deformavel e cintos de tres pontos tem otimo espaço interno e dois porta malas enormes otima visibilidade para fora com colunas finas e vidros grandes seu entre eixos longo e balanços pequenos o fazem tambem um carro mais confortavel e ainda assim muito bom em uso esportivo apenas o motor pequeno impede de o considerarmos uma perua esportiva e isso claro hoje em dia nao e dificil de resolver colaboraram para esta materia glauber pinto da oficina volt concept team @voltconceptteam malu loesch proprietaria claudio proprietario @goldackerclaudio douglas nascimento proprietario versoes lançado em 1978 o variant ii duraria apenas ate 1982 ultimo ano tambem do brasilia e ponto no qual a vw passaria a abandonar gradativamente o motor refrigerado a ar em 1978 no lançamento era apenas um modelo com apenas dois pacotes opcionais conjunto 1 que trazia limpador e lavador eletrico do vidro traseiro protetores dos para choques em lamina de borracha e lavador do para brisa com bomba eletrica o conjunto 2 incluia radio am/fm de 18 watts de potencia de saida apoio de cabeça acendedor de cigarros friso autocolante cromado lateral e revestimento do bagageiro dianteiro em carpete o painel era moderno com instrumentos quadrados parecidos como os que veriamos em seguida no vw gol havia espaço neste painel para conta giros mas nunca sairam de fabrica com ele estes eram montados somente como acessorios nas concessionarias seu motor era o mesma da variant anterior um quatro cilindros contraposto refrigerado a ar ohv com ventoinha baixa dois carburadores e 67 cv 56 cv no mais moderno metodo din a 4600rpm e 12 mkgf a 3200rpm o cambio era sincronizado de quatro marchas e os freios eram a disco na frente tambor atras com circuito hidraulico duplo cruzado os pneus radiais 185/70 sr14 o carro muda pouco nos quatro anos d produçao alem de cores e padroes de acabamento interno em 1980 e de nota o aparecimento de um novo banco dianteiro com encosto de cabeça separavel e regulavel em 1981 esses bancos recebem regulagem milimetrica do reclinador e o volante passa a ser o de dois raios em v invertido usado no gol quanto custam a boa noticia e que o variant ii nao e tao apreciado no mercado como o fusca e outros derivados ainda e um carro que pode ser comprado por preços bem razoaveis algo que nao vai durar para sempre ha noticias de carros exportados para a alemanha ja a preços bem altos; sua raridade e suas interessantes caracteristicas como carro certamente ja foram descobertas por fas da marca la fora mas ainda assim pode se encontrar carros em mau estado mas ainda possiveis de serem restaurados ou modificados por menos de cinco mil reais para um carro em bom estado espere pagar algo em torno de r$ 15 000 00 e o topo do mercado carros realmente perfeitos em tudo ainda assim nao chegam a um teto de r$ 30 000 00 hoje em dia vamos combinar que e dificil achar algo mais barato no que ficar de olho carroceria o carro ja e antigo com 40 anos ou mais e na epoca de sua fabricaçao corrosao da carroceria ainda era um problema entao e um ponto de atençao aqui e e muito provavel que se o carro nunca foi restaurado tera que ser agora as borrachas de vidro velhas podem acumular agua e causar corrosao da carroceria por ali por exemplo diz o glauber da oficina volt observar assoalho caixa de ar pe de coluna e principalmente a ponta da caixa de ar na qual integra caixa de roda dianteira estes pontos sao bem semelhantes a outros carros da familia vw a maior dificuldade e encontrar a ponta da caixa de ar no mercado de peças novas seja ela oem ou paralela peça muito rara muitas vezes existe necessidade de fabrica la com um funileiro acostumado a este tipo de coisa importante verificar as caixas de rodas tambem muito comum ocorrer corrosao nelas em carros desta epoca o douglas acrescenta os assoalhos nao sao iguais aos da brasilia nem da variant entao e preferivel que estejam bons; reposiçao e problema o claudio de pomerode/sc concorda que a carroceria e o principal ponto de atençao nesses carros alem do que ja foi dito acrescenta atentar ainda para o estado do assoalho do porta malas dianteiro observar o estado da area de fixaçao da suspensao dianteira agregado acabamento o painel de instrumentos costuma rachar com o sol e encontrar peça de reposiçao e muito dificil nao existe reposiçao nova so peça usada entao e um ponto importante a verificar peças avulsas de acabamento interno como puxadores manivela de vidros botoes etc nao sao problema sao comuns aos outros vw da epoca e faceis de achar mas somente na cor preta interior marrom por exemplo e um desafio pois mesmo essas pecinhas nao se encontram nesta cor acabamentos externos tambem sao ainda possiveis de ser encontrados e ajuda que peças como pontas de para choques lanternas de pisca e lanternas traseiras sao comuns com a brasilia suspensao/freios a suspensao dianteira geometricamente e igual a do passat e as peças do passat montam ali mas obviamente sem a massa do motor as cargas de amortecedor e mola sao totalmente diferentes nao existe reposiçao somente peças nos se forem encontradas o que se faz normalmente e recondicionar os amortecedores para a especificaçao original nunca usar peças de passat o comportamento do carro vai ficar totalmente errado [caption id= attachment_292108 align= aligncenter width= 999 ] os freios de santana na variant ii do claudio [/caption] os freios tambem nao sao problema todas as peças disponiveis o claudio da uma dica boa para um upgrade pode ser adaptado pinças e discos ventilados do santana sem dificuldade alguma motor/transmissao nao ha muito segredo aqui e um fusca afinal de contas como se dizia antigamente qualquer um que saiba ferrar um cavalo pode consertar um fusca nao ha problema em manter esses carros rodando peças existem em boa quantidade aqui e la fora existem tambem infinitas opçoes de preparaçao para eles apesar de aqui o espaço ser mais limitado lembre que e um motor de ventoinha baixa que fica debaixo do porta malas traseiro peças como ja dissemos a parte mecanica nao e um problema aqui um mecanico que nao saiba consertar um motor vw refrigerado a ar mesmo hoje seria algo realmente estranho aqui no brasil peças sao faceis de achar e baratas para toda parte mecanica e existem preparadores de todos os tipos prontos a fazer literalmente o que voce quiser com esses carros a carroceria se precisar de restauro tambem nao deve ser problema a maioria dos funileiros de nosso pais esta acostumado a trabalhar com vw desta epoca os problemas especificos da variant ii de forma alguma impossiveis de se resolver como ja e um carro antigo como ja mencionamos algumas peças de acabamento podem apresentar desafio nenhum segredo aqui muita pesquisa e garimpo nos principais marketplaces e em grupos nas redes sociais focados no modelo mesmo o mercado livre e buscas diretas no google com o pn da peça hoje sao uma fonte praticamente inesgotavel de opçoes mas aqui e indispensavel falar com clubes e outros donos e realmente uma busca sem atalhos mas o glauber da algumas dicas extras a maioria das peças de acabamento sao compativeis com a brasilia entao ainda encontramos no mercado paralelo em pesquisas na internet existem alguns sites especializados bunnitu e o oem folks @oemfolks que costuma ter lanternas farois polainas e outras peças de acabamento depoimentos dos donos claudio de pomerode sc proprietario @goldackerclaudio a minha variant ii 1978 e um carro que entrega muito espaço conforto economia e prazer ao dirigir se considerarmos um veiculo da decada de 70 e da linha refrigerada a ar posso reforçar o que muitos ja dizem foi o melhor vw refrigerado a ar ja fabricado um interior muito bem acabado com bancos confortaveis ampla visibilidade com suspensao independente nas quatro rodas sendo equipada na dianteira com o sistema mcpherson e a caixa de direçao com pinhao e cremalheira faz do carro um produto diferenciado e a primeira station wagon da vw o motor e a transmissao sao muito precisos e robustos nao podemos afirmar que o desempenho seja muito bom mas desenvolve o suficiente para satisfazer o proprietario com um consumo de combustivel sustentavel a estetica e algo particular de cada pessoa mas na minha opiniao o carro nacional mais bonito da decada em que foi lançado malu loesch proprietaria a historia da minha variant ii ja foi contada aqui no flatout era o carro do meu avo que eu consegui comprar de volta quando ela chegou em sao paulo foi para a volt concept para os reparos de lataria em que pese ser bem conservada esta gentil senhora de 42 anos estava sofrendo um pouco com a ferrugem fizeram um trabalho fenomenal com ela e quando fui busca la na primeira parada no posto de combustiveis me fizeram 2 propostas de compra e incrivel como as pessoas que gostam de carros antigos tem um respeito enorme pelos demais colecionadores fazem perguntas sobre o sistema de embreagem sobre o freio quanto esse motor 1 6 de 4 cilindros aguenta de fato a refrigeraçao a ar e uma diversao para os amantes de carros a verdade e que ela chega facilmente aos 110 km por hora e extremamente macia talvez pela suspensao dianteira em que pese a direçao nao hidraulica e e muito estavel as vezes me pego lembrando do meu avo deixando a seguir na banguela na descida e esses sao os melhores momentos sou apaixonada por ela e vou seguir cuidando e mantendo para que a minha sobrinha no futuro tambem aprenda a dirigir nela aprenda a apreciar o carro e o valor sentimental tao grande que ela tem para nos por nos remeter aos vovos loesch que ja nao estao aqui nao a utilizo como meu carro do dia a dia mas poderia faze lo tranquilamente pois ela funciona super bem redondinha como dizemos como nao e possivel fazer seguro dela eu sou mais cuidadosa para onde vou onde estaciono e ate quais caminhos farei mas fora isso ela e completamente funcional e simplesmente deliciosa de dirigir
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.