o mercado de supercarros e extremamente competitivo e nao estamos falando de uma competiçao entre os carros em si mas da disputa das fabricantes pela preferencia do consumidor e mais facil desenvolver fabricar e vender um superesportivo se voce tiver o apoio de uma fabricante de massa por tras como e o caso da lamborghini com a vw ou ate pouco tempo atras da ferrari com a fiat mesmo os que tentam faze lo de forma independente precisam de um bom respaldo e de um produto no minimo excelente como horacio pagani que aprendeu tudo o que precisava aprender com a lamborghini e na hora de alçar voo por conta propria conseguiu motores fornecidos pela mercedes amg poucas fabricantes independentes conseguiram replicar o sucesso do zonda o americano gerald jerry wiegert queria construir um superesportivo capaz de encarar de igual para igual os modelos da ferrari da lamborghini e da porsche e ele queria faze lo desde o inicio da decada de 1970 o que significa que seu carro precisava ser tao potente veloz e atraente quanto uma ferrari berlinetta boxer um lamborghini countach ou um porsche 911 turbo 930 wiegert fundou sua primeira companhia a vehicle design force em 1971 logo que se formou na faculdade imediatamente ele começou a trabalhar no primeiro projeto um prototipo que foi batizado como the vector e apareceu na capa da revista motor trend em 1972 era um mockup sem motor e sem interior com carroceria em formato de cunha a exemplo de dezenas de outros superesportivos da epoca e linhas futuristas que ja definiam parte do visual que seria adotado pela versao definitiva o carro foi relativamente bem sucedido no salao de los angeles daquele ano o que levou wiegert a seguir adiante ele chegou a anunciar que o carro usaria um motor rotativo wankel mas isto nao aconteceu no fim das contas atras dos bancos do primeiro prototipo que parecia um carro de verdade havia um bom e velho v8 norte americano era o vector w2 onde w significava wiegert e 2 o numero de turbocompressores que foi apresentado ao mundo em 1977 o carro ja exibia um visual bem mais proximo do adotado no produto final tinha farois lanternas portas que abriam para cima e um interior o motor era um v8 chevrolet small block 350 com dois turbos e segundo dados da epoca potencia que passava dos 600 cv [youtube id= 1etpoc2asbm width= 620 height= 350 ] completamente projetado por wiegert o carro ja trazia caracteristicas que se fariam presentes no modelo de produçao chassi do tipo favo de mel feito de aluminio e aço; carroceria de fibra de carbono e kevlar como o porsche 959 ; e o ja citado motor v8 biturbo a transmissao era automatica de tres marchas a turbo hydramatic 425 da general motors [youtube id= dlvefihysvc width= 600 height= 350 ] o prototipo foi testado a exaustao nos anos seguintes entre 1978 e 1987 foram mais de 160 000 km rodados com o carro com direito a atingir a marca de 389 km/h nas planicies de sal de boneville enquanto isto wiegert se esforçou para angariar fundos e poder dar inicio a produçao do superesportivo o que levou onze anos para acontecer isto pode explicar por que existem fotos do prototipo w12 em cores diferentes wiegert teve tempo para reconstruir o carro algumas vezes e acertar os detalhes do projeto sem pressa em 1989 o produto final rebatizado como w8 foi apresentado e começou a ser fabricado o motor continuava sendo um chevrolet small block biturbo porem com deslocamento de 365 pol³ seis litros de acordo com a vector o motor entregava 633 cv a 5 700 rpm e 89 4 mkgf de torque com pressao de 0 55 bar nos turbos a pressao era ajustavel por um seletor no painel e podia chegar a 1 bar em tese suficiente para chegar aos 1 200 cv exagero ou nao o w8 era um carro veloz a vector sustentava a declaraçao de que o carro chegava aos 389 km/h mas com potencia a potencia extra ele talvez ultrapassasse esta velocidade o 0 100 km/h era prometido em 3 9 segundos mas a road and track so conseguiu chegar a marca dos 4 2 segundos a vector pediu que eles nao aferissem a velocidade maxima mas no fim das contas calculando as rotaçoes do motor na terceira marcha e o limite de giro a publicaçao estimou o numero em 350 km/h ok talvez o carro nao tivesse ficado mais rapido e nem mais veloz mas ainda tinha desempenho incrivel para a epoca para se ter uma ideia o lamborghini countach da epoca tinha 455 cv em seu v12 de 5 2 litros chegava aos 100 km/h em 4 9 segundos e tinha maxima de 288 km/h ja a ferrari testarossa com seu flat 12 de 390 cv chegava aos 100 km/h em 5 2 segundos com velocidade maxima de 290 km/h tudo isto dito o desempenho do vector w8 era so um detalhe supercarros precisam causar impacto mesmo parados e o visual cheio de entradas de ar recortes e linha retas do w8 parecia feito sob medida para tal a dianteira baixa e estreita acomodava duas reguas de iluminaçao os farois escamoteaveis ficavam ao lado de enormes entradas de ar no capo a asa traseira era tudo menos discreta e o interior parecia o do kitt a super maquina com direito a luzes coloridas dezenas de comandos e um computador de bordo que usava um diagrama do carro para mostrar tudo o que estava acontecendo com ele em uma pequena tela de cristal liquido ambar [youtube id= bqul6hwayru width= 620 height= 350 ] o carro era tao largo que a soleira da porta do motorista abrigava mais comandos e ate mesmo a alavanca do cambio turbo hydramatic e a impressao era que o volante ficava no centro do habitaculo tamanho o espaço que sobrava dentro dele devia ter cheiro de laque tambem o vector w8 era todo construido a mao por uma equipe pequena e por isso nenhum carro era 100% igual ao outro e ele nao era barato o preço partia de us$ 455 mil o equivalente a us$ 880 mil r$ 2 7 milhoes em conversao direta [youtube id= xxwflkqx2dg width= 620 height= 350 ] era uma visao curiosa um carro todo futurista com o ronco de um muscle car temperado pelo assovio dos turbocompressores e aparentemente havia quem curtisse a ideia a vector recebeu algo entre 17 e 19 encomendas do w8 o numero exato ainda e objeto de debate ate 1993 e conseguiu entrega las sem grandes problemas o relativo sucesso do supercarro empolgou wiegert que se apressou em desenvolver dois novos prototipos o wx 3 e o wx 3 roadster ambos eram baseados no w8 mas usavam motores v8 de sete litros e traziam alguns elementos mais modernos no visual ambos foram apresentados no salao de genebra de 1993 e novamente foram bem recebidos plot twist ao voltar de genebra pronto para começar a desenvolver suas versoes de rua wiegert foi recebido com um choque uma empresa indonesia chamada megatech havia comprado a vector enganando seus investidores que entregaram a companhia sem o conhecimento de seu fundador depois de uma longa batalha nos tribunais wiegert conseguiu proteger a propriedade intelectual de quase todos os os seus projetos mas acabou demitido de sua propria empresa a megatech usando componentes que nao estavam protegidos intelectualmente criou um carro chamado vector m12 que usava um v12 lamborghini e parte do projeto do w8 mas era considerado um vector falso para começar o motor nem era americano os indonesios ate conseguiram fabricar 17 carros ate 1999 quando wiegert venceu a disputa judicial e recuperou a propriedade da vector desde entao a companhia esta as voltas com o lançamento de um novo carro o wx 8 que seria movido por um v8 de dez litros com bloco de aluminio e dois turbocompressores capaz de entregar 1 800 cv e levar o superesportivo ate os 100 km/h em 2 5 segundos com maxima de 440 km/h o wx 8 foi apresentado pela primeira vez em 2007 e seguiu em exposiçao ate o ano seguinte depois disso a vector nao deu mais noticias e o misterio a respeito de como wiegert perdeu o controle de sua propria companhia nao foi completamente esclarecido ate hoje
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