entre as atraçoes do brazil classics renault show estava o grande leilao de carros antigos de araxa o evento e realizado ja ha 15 anos mas nesta ediçao de 2018 revelou o amadurecimento dessa modalidade de vendas no brasil — tanto pela qualidade dos lotes quanto pelas disputas volume de lotes vendidos e claro pelos valores atingidos realizado pela talladega motors — que tambem organiza outros leiloes de classicos pelo brasil como o de vinhedo — o leilao deste ano ofereceu 83 veiculos de todas as epocas e nacionalidades e teve como grande destaque o mercedes benz w18 typ 290 l cabriolet b 1936 que pertenceu a og pozzoli e tinha seu valor estimado entre r$ 2 400 000 e r$ 2 900 000 apesar de ter recebido lances pela internet eles nao atingiram o valor de reserva e o carro acabou nao arrematado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 202370 202368 202367 202360 ] mesmo sem o mercedes milionario o leilao deste ano atingiu o valor recorde de r$ 3 500 000 em vendas com 27 veiculos arrematados este recorde os lances e a disputa pelos carros tambem mostraram como o antigomobilismo brasileiro esta atingindo um nivel cada vez mais sofisticado com compradores e colecionadores mais criteriosos e consequentemente maior valorizaçao dos bons exemplares arrisco dizer que a qualidade do evento de araxa ira cedo ou tarde influenciar todo o cenario do antigomobilismo brasileiro nao porque teremos somente carros de altissimo nivel em todo o pais mas por se estabelecer como referencia publica destes aspectos nos quais se destaca — a qualidade dos carros e seus valores de venda um exemplo disso foi este gol gt 1986 completamente original sem nenhum tipo de restauraçao ou modificaçao interna ou externa e um tipo de carro dificilimo de se encontrar nessa condiçao e tem exemplares menos conservados e sem historico vendidos na casa dos r$ 20 000 quanto vale um exemplar que reune as caracteristicas mais desejadas por um colecionador e aqui que entra o leilao como referencia o modelo foi arrematado por r$ 66 000 nao estamos falando de especulaçao colecionadores trocaram lances para arrematar o carro sim e um preço acima da media para o modelo mas demonstra que o mercado começa a amadurecer em termos de qualificaçao dos classicos outro exemplo disso foi um chevrolet comodoro 1977 monocromatico bege com o interior marrom claro equipado com o meio teto de vinil direçao hidraulica e ar condicionado em excelente nivel de originalidade o modelo começou na casa dos r$ 50 000 altos e acabou arrematado por r$ 61 000 este comodoro quatro cilindros 1978 tambem atingiu um preço razoavelmente elevado mas que certamente servira de referencia para o restante do mercado foi arrematado por r$ 48 000 valor justificado por sua condiçao — nunca restaurado e com os revestimentos internos originais de fabrica com o meio teto de vinil e com pneus corretos para o periodo do carro as kombi de primeira geraçao como todos sabemos estao valorizadas ha tempos mas qual o valor medio para estes carros o que e considerado um exemplar excepcional novamente os leiloes servem como referencia publica de preços este exemplar standard de 1968 foi comprado zero quilometro por um convento da irmas franciscanas alcantarinas de itabirito/mg e la ficou ate recentemente depois de rodar apenas 28 000 km nao foi erro de digitaçao esta santa kombi rodou apenas vinte e oito mil quilometros em seus 50 anos de serviço e por isso e completamente original — do verniz da pintura ao revestimento dos bancos motor e demais acessorios e equipamentos os lances chegaram a r$ 91 000 porem o valor de reserva nao foi atingido ja o outro modelo oferecido uma picape 1974 restaurada com caçamba original volkwswagen foi disputada lance a lance ate ser arrematada por r$ 70 000 da mesma forma o criterio elevado dos colecionadores tambem se aplica a modelos com elementos faltantes nao originais que tem seus preços afetados este belo alfa spider veloce 1977 por exemplo foi vendido por apenas r$ 66 000 seu valor normalmente passa dos r$ 80 000 mas seus para choques estavam modificados outro modelo peculiar que provavelmente nao teria uma referencia de preço se nao tivesse sido arrematado em leilao e este cadillac eldorado biarritz custom classic 1978 seria um carro relativamente comum nos eua nao fosse por um detalhe este exemplar rodou apenas 1 200 milhas em 40 anos a historia me foi contada pelo vendedor o carro foi faturado pela concessionaria midway de pocomoke city em maryland/eua e ficou exposto no showroom como uma reliquia quando o proprietario da loja morreu seus filhos colocaram o carro a venda o colecionador brasileiro estava na regiao quando viu o anuncio e se tornou o primeiro proprietario do carro depois de 40 anos foi vendido em araxa por r$ 280 000 este fusca conversivel ja do modelo 1302 com suspensao mcpherson e vidros mais amplos que os do modelo vendido por aqui foi importado dos eua e esta totalmente original com o mesmo revestimento interno e capota instalados pela karmann em 1971 quando foi fabricado arrematado por r$ 130 000 o modelo mais disputado sem duvida foi a picape ford a 1930 um grupo de admiradores do modelo entrou em uma disputa acirrada de lances que a levaram seu preço dos r$ 100 000 para r$ 110 000 em seguida um lance de r$ 110 500 estava levando o carro quando veio um incremento de r$ 4 000 que o levou para r$ 114 500 acabou arrematado pelo lance seguinte que ofereceu um incremento de r$ 6 500 chegando aos r$ 121 000 outro classico arrematado foi esta belissima picape chevrolet marta rocha com o motor 3100 original ela foi restaurada de acordo com os padroes de fabrica — incluindo sua caçamba original em aço e os pneus diagonais 700 16 foi arrematada por r$ 120 000 muito popular entre os entusiastas nos anos 1990 os karmann ghia foram os primeiros modelos classicos da volkswagen a pegar preço valorizaram cedo e em seguida praticamente desapareceram dos classificados comuns permanecendo em sua maioria em coleçoes se ha dez anos os melhores exemplares ja beiravam os r$ 40 000 hoje um exemplar impecavel como este 1971 arrematado em araxa que tem plaquetas ferramentas do estepe e vidros todos originais e foi restaurado de acordo com suas especificaçoes de fabrica nao sai por muito menos que os r$ 81 000 pagos por ele um dos classicos nacionais mais populares e o jeep cj5 o modelo e onipresente em praticamente todos os clubes de jipeiros do brasil e por sua simplicidade mecanica e frequentemente modificado com motores e eixos mais competentes que os originais por essa mesma razao e dificil encontrar um exemplar que preserve suas caracteristicas de fabrica e tambem e dificil estabelecer um valor medio para eles modelos adaptados com motor diesel por exemplo podem custar ate r$ 45 000 mas este exemplar original de 1967 saiu por menos r$ 30 000 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 202317 202320 ] este belissimo impala conversivel 1958 e um dos raros exemplares do primeiro ano do modelo equipado com o motor equipado com o motor v8 big block w series turbo thrust foi arrematado por r$ 425 000 havia tambem modelos mais mundanos como este simpatico gol bx 1982 com menos de 60 000 km originais e nunca restaurado que foi arrematado por modicos r$ 12 000 este passat de primeira geraçao e um raro exemplar da versao lm produzido somente em 1975 para preencher o espaço entre as versoes l e ls o exemplar do leilao tem apenas 90 000 km originais todos os revestimentos vidros e conjunto optico original hella somente a pintura foi refeita tambem com uma tonalidade exclusiva daquele ano o vermelho nobre foi arrematado por r$ 25 000 outro nacional este mais novo que a media do leilao foi o ford versailles 1993 que pertenceu ao proprietario da famosa concessionaria ford novocar de novo hamburgo/rs o modelo e pintado na cor opcional vermelho cambridge e equipado com todos os opcionais da lista daquele ano foi arrematado por r$ 15 000 mais um classico nacional este aero willys 2 600 estava totalmente original incluindo o motor seis cilindros foi arrematado por r$ 35 000 este mercedes benz 300sl r129 1991 prata com o interior azul e equipado com o robusto motor m104 de tres litros e 24 valvulas foi arrematado por r$ 77 500 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 202323 202322 ] outro roadster arrematado no leilao foi este de soto six roadster um raro exemplar conversivel do modelo foi restaurado completamente com componentes importados e pneus period correct incluindo seus dois estepes foi arrematado por r$ 130 000 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 202280 202279 ] a outra grande estrela da noite foi o alfa romeo 2000 spider com a belissima carroceria touring desenhada por carlo felice cici anderloni este exemplar foi um dos 3 400 produzidos entre 1958 e 1961 e pertenceu ao ator italiano radicado no brasil otello zeloni mais conhecido pelo publico entusiasta por ter interpretado o vigilante mane no filme roberto carlos a 300 km/h de 1971 cada vez mais valorizado no mercado estrangeiro o modelo chegou a r$ 660 000 porem nao atingiu o preço de reserva o leilao tambem teve dois itens que foram doados para as instituiçoes de caridade locais de araxa este legitimo calendario pirelli 2007 com sophia loren como modelo aos 73 anos foi arrematado por r$ 3 000 enquanto este barril decorativo do lubrificante petrol personalizado pelo batistinha foi arrematado por impressionantes r$ 30 000 todo o dinheiro foi revertido para entidades de caridade locais houve tambem modelos que nao atingiram preço de reserva porem os lances interessaram seus vendedores nesses casos a venda do carro pelo lance ofertado ficou em situaçao condicional como foram negociados apos o leilao nao sabemos se eles foram arrematados ou nao sao os seguintes passat ts 1980 chegou a r$ 28 000 mas nao foi arrematado corvette 1959 atingiu o valor condicional de r$ 550 000 fusca 1600 se 1984 atingiu r$ 24 000 mas ficou em condicional corvette stingray 1976 atingiu o valor condicional de r$ 102 000 giulia gtv 2000 atingiu o valor condicional de r$ 170 000 lincoln premier 1957 exemplar produzido somente por um ano nos eua atingiu o valor condicional de r$ 255 000 rolls royce corniche 1978 atingiu o valor condicional de r$ 320 000 fusca 1995 caçador de sedas alemaes motor de 250 cv e preparaçao ao estilo do fusca mexicano mais moderno atingiu o valor condicional de r$ 40 000 oldsmobile 98 1952 atingiu o valor condicional de r$ 80 000 chevrolet 1929 atingiu o valor condicional de r$ 90 000 passat ts 1981 atingiu o valor condicional de r$ 33 000 willys teimoso 1965 atingiu o valor condicional de r$ 40 000 ford belina 1973 atingiu o valor condicional de r$ 23 000 fiat 147 serie 500 000 1982 atingiu o valor condicional de r$ 30 000 os demais modelos nao tiveram lances condicionais ou vencedores e nao foram vendidos sao os modelos da galeria abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.