A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Cinema Projetos Gringos

Veja como foram feitas algumas das cenas mais incríveis de “Velozes e Furiosos 7”

Você já assistiu a “Velozes e Furiosos 7” (ou Furious 7)? Se já, ótimo — você vai curtir este vídeo. Se ainda não, não se preocupe: também dá para se entreter com ele. Mas do que estamos falando, exatamente? De um mini making of de algumas das cenas mais eletrizantes do sétimo filme da franquia, todo feito com câmeras GoPro Hero 4.

A maioria dos detratores dos filmes mais recentes da saga critica as perseguições e manobras implausíveis, mas a verdade é que boa parte delas foi feita com carros reais, acidentes reais, capotagens reais, saltos reais e explosões reais.

Esta é, na verdade, uma das maiores preocupações de Justin Lin, diretor da franquia desde “Velozes e Furiosos 3: Desafio em Tóquio” (Tokyo Drift, 2006). De acordo com o site Screen Rant, os primeiros dois filmes dirigidos por ele receberam algumas críticas contundentes quanto ao uso excessivo de computação gráfica em cenários e cenas de corrida, perseguição e ação. Assim, começando em “Velozes e Furiosos 5” (Fast Five, 2009), Lin decidiu focar-se mais em usar carros de verdade e dublês altamente treinados.

“Uma coisa que eu aprendi é que a computação gráfica jamais substitui cenas gravadas de verdade”, ele contou ao site em 2013, pouco antes da estréia do sexto filme. Talvez por isso, para aquela que se tornou, antes mesmo da estreia do filme, uma das cenas mais controversas de Furious 7 — os carros saltando de pára-quedas de um avião C-130 a 5.000 pés de altura (pouco mais de 1.500 metros) —, ele tenha decidido que, de fato, jogaria carros de verdade e os faria aterrissar.

fastfurious

Quando o trailer finalmente saiu, não foram poucos os que acharam a cena absurda até demais — então, quando o featurette que mostra como a cena foi feita, usando paraquedistas com câmeras na cabeça, pilotos altamente treinados para colocar o avião precisamente no ponto certo para soltar os carros, e mostrando um Challenger SRT8 caindo sobre as quatro rodas e continuando a rodar, a surpresa foi grande e ficamos com ainda mais vontade de assistir ao filme.

Acontece que esta não foi a única manobra ousada (para dizer o mínimo, na verdade) de “Velozes e Furiosos 7”. No vídeo que foi divulgado ontem, no dia da estreia, é possível ver Jeeps explodindo, um par de Nissan GT-R destruindo uma loja andando de ré, carros rolando montanha abaixo, caminhões rolando montanha abaixo, utilitários rolando montanha abaixo, e um ônibus capotando e parando atravessado no meio da estrada. Só um dia normal na vida de Dom, Brian e companhia.

Agora, não podemos falar muito porque ainda não assistimos — mas talvez vários de vocês já tenham. Assim, que tal você usar a área de comentários para dar suas impressões? Sem spoilers!

Matérias relacionadas

Este é o Lamborghini Aventador cuspidor de fogo da Liberty Walk para o SEMA Show

Dalmo Hernandes

Um motor de Porsche 911 era tudo o que faltava para o Karmann Ghia

Dalmo Hernandes

Se meu Fusca falasse: este é um Herbie original dos filmes – e está à venda!

Dalmo Hernandes